Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ricardo Pinto, há 10 horas:

Devia de haver a separação, um tópico para politica nacional, e outro para internacional, até pode ser aquele dos states, é só mudar o titulo.

discordo. A política é um todo tanto a nível nacional como a nível internacional, o que se passa num país no outro canto do mundo pode influenciar o nosso país.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 14 minutos:

discordo. A política é um todo tanto a nível nacional como a nível internacional, o que se passa num país no outro canto do mundo pode influenciar o nosso país.

As leis da física influenciam o futebol e não é por isso que vais começar a falar de gravidade no tópico do Benfica para justificar uma bola que passou por cima da baliza. Eu percebo que tudo influencia tudo. Até o célebre efeito borboleta. Isso não quer dizer que não possas ter vários tópicos de temáticas que se focam em coisas diferentes. Até para deixar tudo mais organizado e até impulsionar temas diferentes. 

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 18 minutos:

As leis da física influenciam o futebol e não é por isso que vais começar a falar de gravidade no tópico do Benfica para justificar uma bola que passou por cima da baliza. Eu percebo que tudo influencia tudo. Até o célebre efeito borboleta. Isso não quer dizer que não possas ter vários tópicos de temáticas que se focam em coisas diferentes. Até para deixar tudo mais organizado e até impulsionar temas diferentes. 

sim e não. Sim, porque dá para a afunilar as conversas e elas ficarem mais focadas em cada tópico. Não, porque o afunilar pode ser castrador por serem tão focadas num tema.

Compartilhar este post

Link para o post

Há mais conversa sobre política nacional por serem véspera de eleições. Mas normalmente o tópico tem um equilíbrio porreiro.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Há mais conversa sobre política nacional por serem véspera de eleições. Mas normalmente o tópico tem um equilíbrio porreiro.

Podemos falar de política nacional sobretudo neste e falamos de politica internacional no outro este mes. Depois juntamos tudo.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 19 horas:

Porquê? pergunta genuína, nunca tinha ouvido alguém dizer isso. 

A última saída em massa foi no ano passado, muita malta, sobretudo jovens, a sair do BE para a JCP e o PCP. Foi uma enxurrada mesmo. E não se ouviu falar em lado nenhum. 

E o que dizes bate certo com o que me vão dizendo também. Além de que há lá algumas figuras que são muito protegidas e levados ao colo, por terem os pais que têm, ou por terem ligações muito fortes a X o Y. 

O SAS acabou por explicar. É a minha opinião.

Passaram de um partido fiel às suas ideias e ativista, para um partido que passou a ser ideologicamente (demasiado) flexível e ativista das causas "trending" nas redes sociais.

Face à Catarina Martins, nunca gostei muito dela e acabou por tornar o partido na imagem dela. Vazio e focado nos likes.

Compartilhar este post

Link para o post

a catarina martins é a hillary clinton cá do burgo

0 carisma com cheirinho a snob 

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizacao Diaria de dia 14/01/2022

PS 37.5% (-0.5%)
PSD 28.9% (=)
CH 7.6% (+0.4%)
BE 5.8% (+0.1%)
CDU 5.1% (-0.1%)
IL 4.8% (+0.2%)
PAN 2.9% (+0.1%)
CDS 2.4% (+0.1%)
L 1.5% (+0.1%)

OBNs 3.5% (-0.4%) 

Quanto ao que o @JohnyM disse.. 

Nim. 

O Livre teve muito mais oportunidades de expor o seu programa em 2022 que em 2019 e fe-lo bem. Em 2019 foi proveitoso isso não ter acontecido na medida que a Joacine só ia enterrar os debates, por ser gaga, portanto até foi positivo eleitoralmente não terem tido tantos debates e só o dos pequenos. 

Em 2019 sem debates, não acredito que o Rui Tavares pudesse fazer melhor que a Joacine, por muita visão e sentido que a sua argumentação possa ter. Não teria o mesmo impacto que tem tido este ano. 

O que teria mudado tudo de figura seria um Rui Tavares no parlamento desde 2019. Aí cheira-me que estariam taco a taco com o Bloco neste momento. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 15 minutos:

Devia haver um tópico só para tratar das questões das políticas das pescas.

pode mudar-se o título deste mas só até à extinção da sardinha, depois volta ao normal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

Por acaso nem se falou da questão do Cazaquistão por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu sistema eleitoral de sonho seria o seguinte...
100 deputados eleitos de forma uninominal, em 100 circulos geograficos feitos para tal, em que so se elegesse o vencedor.
7 Circulos regionais (Sul do Tejo, Madeira, Acores, AML, AMP, Norte, Centro). 100% proporcionais, que elegessem 131 deputados no total. Cada pessoa votaria 2 vezes, uma para efeitos uninominais e outra para os circulos regionais, que sao 100% proporcionais. Isso daria importancia ao voto de todos os portugueses e nao so aos de Lisboa e Porto, esquecendo tudo o resto. As pessoas ate podiam votar 2x no mesmo partido, estariam a votar na lista A para vencedor do circulo e na lista B que iria eleger proporcionalmente X numero de deputados.

A divisao dos circulos regionais seria mais equitativa, dando todos o mesmo numero de deputados (excepto as ilhas), para valorizar o interior. Em compensacao, haveria mais circulos uninominais nas areas mais populosas. Podiamos ter 2 ou 3 na cidade de Lisboa por exemplo.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Devia haver um topico só para o Cazaquistão.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 24 minutos:

O meu sistema eleitoral de sonho seria o seguinte...
100 deputados eleitos de forma uninominal, em 80 circulos geograficos feitos para tal, em que so se elegesse o vencedor.
7 Circulos regionais (Sul do Tejo, Madeira, Acores, AML, AMP, Norte, Centro). 100% proporcionais, que elegessem 131 deputados no total. Cada pessoa votaria 2 vezes, uma para efeitos uninominais e outra para os circulos regionais, que sao 100% proporcionais. Isso daria importancia ao voto de todos os portugueses e nao so aos de Lisboa e Porto, esquecendo tudo o resto. As pessoas ate podiam votar 2x no mesmo partido, estariam a votar na lista A para vencedor do circulo e na lista B que iria eleger proporcionalmente X numero de deputados.

Como funcionaria isso?

Seria algo como temos hoje (mas em vez de 18 distritos a eleger tudo terias 7 circulos a eleger 100 ) + 131 deputados eleitos através da percentagem nacional direta desse 2º voto?

(foi o que percebi, se estiver mal corrige-me)

Editado por rcoelho14

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, mas também aquilo é tão opaco e há tanta propaganda de ambos os lados que acho que nem no Cazaquistão saberiam sobre o que falar.

Pelo que li ninguém faz puto ideia. Entre repetir o que os comentadores dizem na tv ou perguntar ao meu vizinho que vai pedalar aos domingos com uma camisola da Astana, vai dar ao mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 2 minutos:

Como funcionaria isso?

Seria algo como temos hoje (mas em vez de 18 distritos a eleger tudo terias 7 circulos a eleger 100 ) + 131 deputados eleitos através da percentagem nacional direta desse 2º voto?

(foi o que percebi, se estiver mal corrige-me)

Nao, nao me expliquei bem.  Vou explicar tudo com mapas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Agora:

Nao, nao me expliquei bem.  Vou explicar tudo com mapas.

Ok, obrigado 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o tópico esta semana teve ali um momento que parecia o Cazaquistão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 11 minutos:

Ok, obrigado 🙂

Vou ter que reformular a minha ideia, estava a favorecer muito PS/PSD. Mas vai ficar muito interessante, da-me umas 2h e dou pormenores. Vai ajudar imenso a dar valor ao interior, impedindo anomalias sem representatividiade tipo Ergue-te ou ADN de entrar no parlamento ao mesmo tempo que vai permitir ter um parlamento justo e equitativo, em que cada voto conta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Agora:

Vou ter que reformular a minha ideia, estava a favorecer muito PS/PSD. Mas vai ficar muito interessante, da-me umas 2h e dou pormenores. Vai ajudar imenso a dar valor ao interior, impedindo anomalias sem representatividiade tipo Ergue-te ou ADN de entrar no parlamento ao mesmo tempo que vai permitir ter um parlamento justo e equitativo, em que cada voto conta.

Fico à espera!

Acho que está na hora de pensar numa reformulação do modelo eleitoral usado, para que o interior não se resuma a uma escolha entre PS e PSD e votos noutros partidos valham 0.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 18 minutos:

Ok, obrigado 🙂

Ele está a chamar-te de burro de forma dissimulada.

O "vou fazer um gráfico", é o equivalente de "precisas de um desenho?" 😁

Citação de rcoelho14, há 4 minutos:

Fico à espera!

Acho que está na hora de pensar numa reformulação do modelo eleitoral usado, para que o interior não se resuma a uma escolha entre PS e PSD e votos noutros partidos valham 0.

Acabaste de explicar o porquê de não haver uma reformulação. Não interessa ao PS e PSD dar força ao interior, e os outros partidos não conseguem influenciar nada no interior.

Por alguma razão, o interior está moribundo e ninguém se preocupa com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 39 minutos:

Ele está a chamar-te de burro de forma dissimulada.

O "vou fazer um gráfico", é o equivalente de "precisas de um desenho?" 😁

Acabaste de explicar o porquê de não haver uma reformulação. Não interessa ao PS e PSD dar força ao interior, e os outros partidos não conseguem influenciar nada no interior.

Por alguma razão, o interior está moribundo e ninguém se preocupa com isso.

Não sejas assim, deixa-me acreditar na humanidade 😞

Mas isso é mais que óbvio. Se 2 partidos basicamente mandam nisto desde sempre, têm a grande maioria dos votos, e beneficiam do estado atual da coisa, é normal que nunca iriam procurar uma alternativa que lhes tirasse vantagem.
É tipo o "First Past The Post" nos USA, que só beneficia os 2 partidos do poder, por isso nunca irão fazer alterações que promovam a inclusão de partidos extra no senado e diminua o seu poder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 hora:

Fico à espera!

Reformulei tudo.
Tendo por base um Portugal com 230 deputados. Votarias 2x.
O primeiro voto seria para o teu circulo, terias 120 deputados assim escolhidos, distribuidos territorialmente por todo o pais.
O segundo voto seria compensacao nacional (e internacional), que daria 110 deputados 100% proporcionais, que me perdoem as pessoas que vivem no estrangeiro, mas acho que seria um incentivo para nao abandonarem o pais, teriam apenas impacto no circulo de compensacao nacional, por isso so votariam nesta votacao, ainda assim, poderiam votar Livre ou CDS e ter chances de eleger 1 deputado por este circulo, mais vale isso do que nao ter impacto nenhum na pratica como acontece atualmente).
O primeiro voto seria apenas para pessoas que vivem em Portugal... Pode ser polemico, estou aberto a sugestoes se acharem errado.

Terias 308 municipios (circulos) a votar individualmente. Cada um elegeria 1 representante virtual por cada 1000 votos no municipio (valor fixo permamente que ate ajudaria a incentivar a votar nos municipios para que chegassem aos 1000 no partido pretendido)+ 1 representante uninominal do vencedor do municipio (para ajudar municipios como o Corvo a ter um minimo de importancia e terras com menos populacao). Esses Representantes seriam transferidos diretamente para 10 grandes circulos que seriam Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Setubal, Acores, Madeira, Sul (Beja+Portalegre+Evora+Faro), Centro (Castelo Branco, Santarem, Leiria, Coimbra) e Norte (Guarda, Viseu, Braganca, Vila Real, Viana do Castelo).

Lisboa daria 25
Porto 21
Braga 10
Setubal 10
Aveiro 8
Centro 17
Sul 9
Norte 13
Ilhas 7

Assim por exemplo o grande circulo de Lisboa, elegendo 25 deputados iria eleger os seguintes representantes para o primeiro voto nos seus municipios em 2019...
Lisboa-NAcional.png
Nessa imagem tambem esta o circulo compensatorio.

Todas as regioes teriam importancia individual e ainda mais no circulo de compensacao. O Parlamento nao seria muito diferente do atual, acredito, apesar de ainda so ter visto estes 2 casos, Lisboa e Compensatorio. PAN e CDS ja tem mais deputados que os reais, o que considero positivo.

Se quiseres um sistema menos bipartidario, aumentas o numero de deputados do circulo compensatorio, se quiseres menos o inverso.

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 9 minutos:

Segundo isso perdemos IL e Livre é isso? Pelo menos em Lisboa.

E não sei como me sentir em relação à exclusão de um círculo internacional. Em nível de constituição não sei se seria possível.

Coincidência também, no Reddit alguém postou há bocado como seria o parlamento ao longo dos anos com círculo eleitoral único.

https://old.reddit.com/r/portugal/comments/s4l2zt/e_se_houvesse_apenas_um_circulo_eleitoral_nacional/

Nos comentários também falaram no método de Webster/Sainte-Laguë, defendido pelo PAN que supostamente favorece mais partidos pequenos, usado na Suécia, Noruega, Nova Zelândia e a nível federal na Alemanha (e alguns países de Leste).

De qualquer forma, acredito que chegamos a um ponto onde é importante defender o estudo de métodos eleitorais diferentes e o impacto que teriam cá.
Segundo o post no Reddit, cerca de 15% dos votos vão para o lixo, com 28% no interior e 4% em Lisboa. Votar em partidos pequenos fora de Lisboa é meter voto fora em todos os distritos exceto talvez no Porto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 55 minutos:

Nos comentários também falaram no método de Webster/Sainte-Laguë, defendido pelo PAN que supostamente favorece mais partidos pequenos, usado na Suécia, Noruega, Nova Zelândia e a nível federal na Alemanha (e alguns países de Leste).

Pelo menos no caso da Alemanha, países com menos de 5% dos votos não entram nas contas para o parlamento, portanto não acho que se possa dizer que favoreça os partidos pequenos.

Citação

cerca de 15% dos votos vão para o lixo, com 28% no interior e 4% em Lisboa. Votar em partidos pequenos fora de Lisboa é meter voto fora em todos os distritos exceto talvez no Porto.

Qualquer que seja o método, vais ter sempre pessoas a votar em partidos que não vão eleger, não acho que se possa dizer que é "deitado ao lixo".

Citação de Ticampos, há 1 hora:

Deste o exemplo de Lisboa, mas nos concelhos mais pequenos não ias criar mais deputados do PS/PSD do que acontece atualmente? Não seria quase um First-past-the-post como no UK?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...