Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Almeno, há 7 horas:

Passaram de um partido fiel às suas ideias e ativista, para um partido que passou a ser ideologicamente (demasiado) flexível e ativista das causas "trending" nas redes sociais.

Isto é verdade. No entanto há também o reverso, as causas de sempre do BE, como os direitos gay, também se tornaram mais trending. Acho que é um bola de neve, depois com exageros típicos de redes sociais. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 2 horas:

Segundo isso perdemos IL e Livre é isso? Pelo menos em Lisboa.

E não sei como me sentir em relação à exclusão de um círculo internacional. Em nível de constituição não sei se seria possível.

Coincidência também, no Reddit alguém postou há bocado como seria o parlamento ao longo dos anos com círculo eleitoral único.

https://old.reddit.com/r/portugal/comments/s4l2zt/e_se_houvesse_apenas_um_circulo_eleitoral_nacional/

Nos comentários também falaram no método de Webster/Sainte-Laguë, defendido pelo PAN que supostamente favorece mais partidos pequenos, usado na Suécia, Noruega, Nova Zelândia e a nível federal na Alemanha (e alguns países de Leste).

De qualquer forma, acredito que chegamos a um ponto onde é importante defender o estudo de métodos eleitorais diferentes e o impacto que teriam cá.
Segundo o post no Reddit, cerca de 15% dos votos vão para o lixo, com 28% no interior e 4% em Lisboa. Votar em partidos pequenos fora de Lisboa é meter voto fora em todos os distritos exceto talvez no Porto.

Não, perdes Livre, IL, Chega em Lisboa. Mas ganhas 1 Livre, 1 IL, 1 Chega em Portugal. Esses 3 ficam. Exatamente na mesma.

Citação de manfrenjensenden, há 1 hora:

Deste o exemplo de Lisboa, mas nos concelhos mais pequenos não ias criar mais deputados do PS/PSD do que acontece atualmente? Não seria quase um First-past-the-post como no UK?

Não, não.... Longe, tremendamente longe disso. Os concelhos mais pequenos iriam transferir os representantes para o grande círculo. Que elegeria os deputados para a AR correspondentes. Seria mais FPTP se não tivesses o outro voto. Já faço os outros 9 grandes círculos e coloco aqui. 

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor debate da Inês Sousa Real. O Rio foi apertado em alguns momentos.

De resto mais um debate na RTP que durou 20 minutos e uns segundos, com o Adelino Faria a dizer nos últimos cinco temos que terminar a cada dois segundos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 1 hora:

Pelo menos no caso da Alemanha, países com menos de 5% dos votos não entram nas contas para o parlamento, portanto não acho que se possa dizer que favoreça os partidos pequenos.

Qualquer que seja o método, vais ter sempre pessoas a votar em partidos que não vão eleger, não acho que se possa dizer que é "deitado ao lixo".

Sim, mas a nível nacional 15% dos votos não contarem para nada e em certas zonas 28% é muito voto. Só contando Portugal (nada de emigrantes) e assumindo uma população adulta de 8.3M de pessoas (pelos números de 2020 da PORDATA é algo por volta disso) em que todos votam (na realidade em 2019, 45.5% de pessoas abstiveram-se, ou 4 250 000 pessoas), falamos de cerca de 1.2M de votos que no final não têm representação parlamentar (ou 770 604 votantes se fiz bem as contas tendo em conta a abstenção).

Estou a assumir, claro, que sejam realmente 15% de votos que não têm representação.

Sobre o mínimo de 5%, por exemplo, na Nova Zelândia só se aplica se partidos com menos que 5% não consigam eleger ninguém.

Citação

Examples of countries using the Sainte-Laguë method with a threshold are Germany and New Zealand (5%), although the threshold does not apply if a party wins at least one electorate seat in New Zealand or three electorate seats in Germany.

Sweden uses a modified Sainte-Laguë method with a 4% threshold, and a 12% threshold in individual constituencies (i.e. a political party can gain representation with a minuscule representation on the national stage, if its vote share in at least one constituency exceeded 12%).

Norway has a threshold of 4% to qualify for leveling seats that are allocated according to the national distribution of votes. This means that even though a party is below the threshold of 4% nationally, they can still get seats from constituencies in which they are particularly popular

De qualquer forma não sei se teria impacto positivo ou negativo cá. Uma das distinções feita a este método vs Método D'Hont que usamos é que o D'Hont beneficia partidos maiores e este beneficia partidos menores.

Citação

The Jefferson/D'Hondt method favors larger parties while the Webster/Sainte-Laguë method favors small parties.[2] The Webster/Sainte-Laguë method is generally seen as more proportional, but risks an outcome where a party with more than half the votes can win fewer than half the seats.

Citação de Ticampos, há 53 minutos:

Não, perdes Livre, IL, Chega em Lisboa. Mas ganhas 1 Livre, 1 IL, 1 Chega em Portugal. Esses 3 ficam. Exatamente na mesma.

Não, não.... Longe, tremendamente longe disso. Os concelhos mais pequenos iriam transferir os representantes para o grande círculo. Que elegeria os deputados para a AR correspondentes. Seria mais FPTP se não tivesses o outro voto. Já faço os outros 9 grandes círculos e coloco aqui. 

Ah ok, tinha percebi mal então.

E que desvantagens haveria de ou acabar com círculos e aplicar o método atual à percentagem de votos total, ou então manter círculos e acabar com o Método D'Hont?
Por acaso pesquisei a ver se encontrava algo e só me apareceu este artigo do Observador, escrito por um João Almeida em que pelas contas que ele apresenta, ao acabar com os círculos e manter o Método D'Hont, o parlamento seria: PS 91 deputados, PSD 70, BE 24, PCP 16, CDS 10, PAN 8, CH 3, IL 3, LIVRE 2, AL 1, MRPP 1, RIR 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 15 minutos:

Ah ok, tinha percebi mal então.

E que desvantagens haveria de ou acabar com círculos e aplicar o método atual à percentagem de votos total, ou então manter círculos e acabar com o Método D'Hont?
Por acaso pesquisei a ver se encontrava algo e só me apareceu este artigo do Observador, escrito por um João Almeida em que pelas contas que ele apresenta, ao acabar com os círculos e manter o Método D'Hont, o parlamento seria: PS 91 deputados, PSD 70, BE 24, PCP 16, CDS 10, PAN 8, CH 3, IL 3, LIVRE 2, AL 1, MRPP 1, RIR 1

Muitas desvantagens, nesta altura se calhar terias o Ergue-te com grupo parlamentar, porque teriam eleito o JPC em 2015. E o parlamento ia ser uma balbúrdia. Com imensos partidos. Algo tipo Brasil. Em que se vota no candidato e não na Ideologia do partido. Porque com tanto partido já ninguém sabe quem defende o quê. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 hora:

Sim, mas a nível nacional 15% dos votos não contarem para nada e em certas zonas 28% é muito voto. Só contando Portugal (nada de emigrantes) e assumindo uma população adulta de 8.3M de pessoas (pelos números de 2020 da PORDATA é algo por volta disso) em que todos votam (na realidade em 2019, 45.5% de pessoas abstiveram-se, ou 4 250 000 pessoas), falamos de cerca de 1.2M de votos que no final não têm representação parlamentar (ou 770 604 votantes se fiz bem as contas tendo em conta a abstenção).

Estou a assumir, claro, que sejam realmente 15% de votos que não têm representação.

Mas isso vai acontecer sempre. Lembra-te dos EUA: (quase) cada Estado envia todos os representantes para o colégio eleitoral pelo partido que ganhou, nem que seja por um voto. Achas que 50% dos americanos desperdiçaram o voto? 

Não sou adepto do sistema americano, nem estou a defender o português, mas em todos os sistemas isso acontece. Isso é mais uma daquelas coisas para ser do contra dos iluminados do r/portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

PS 39.1% (+1.5%)

PSD 28.4% (-0.5%)

CH 7.6% (=)

BE 5.2% (-0.6%)

CDU 4.7% (-0.4%)

IL 4.3% (-0.5%)

PAN 2.5% (-0.4%)

L 2.3% (+0.8%)

CDS 2.2% (-0.2%)

OBNS 3.7%

Citação de manfrenjensenden, há 25 minutos:

Mas isso vai acontecer sempre. Lembra-te dos EUA: (quase) cada Estado envia todos os representantes para o colégio eleitoral pelo partido que ganhou, nem que seja por um voto. Achas que 50% dos americanos desperdiçaram o voto? 

Não sou adepto do sistema americano, nem estou a defender o português, mas em todos os sistemas isso acontece. Isso é mais uma daquelas coisas para ser do contra dos iluminados do r/portugal.

O problema do sistema português a meu ver não é prejudicar os pequenos partidos, prejudica, mas não é a chave mestra, o real problema do sistema português é prejudicar o interior e os estrangeiros. O meu sistema ia resolver o problema do interior ao mesmo tempo que não lhes daria mais deputados do que aqueles que merecem e mantendo o equilíbrio nacional, não transformando a AR em uma casa com 20 partidos em que já ninguém entende nada. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 2 horas:

Muitas desvantagens, nesta altura se calhar terias o Ergue-te com grupo parlamentar, porque teriam eleito o JPC em 2015. E o parlamento ia ser uma balbúrdia. Com imensos partidos. Algo tipo Brasil. Em que se vota no candidato e não na Ideologia do partido. Porque com tanto partido já ninguém sabe quem defende o quê. 

É um bom ponto de vista, nunca tinha pensado nesse prisma concordo, obrigado.

Citação de manfrenjensenden, há 45 minutos:

Nos EUA o problema é ainda pior. Votar num partido que não sejam os 2 de sempre não vale a pena. Em nenhum estado.
Mas isso é um problema do First Past the Post em que o vencedor leva tudo, pode ter 10% dos votos, mas se todos os outros tiverem 9% então fica com a maioria na mesma. É um sistema horrível de escolha na minha opinião.

Não estando a tentar defender o ponto de vista do post que referi (estou mais a tentar aprender um pouco e ter pontos de vista distintos), mas não acreditas que esta situação também contribui para um maior afastamento da política (e consequente subida da taxa de abstenção) da parte da população?

É que pelo menos da minha parte, dos partidos em que me revejo ou que acho poderem contribuir positivamente com ideias, nenhum tem possibilidade de ser eleito no meu distrito (Aveiro), mas ainda assim tenho bastantes escolhas. Num distrito do interior (onde então se fala dos tais 28% dos votos sem representação - e não digo que o número esteja correto porque não fui fazer contas) isto tem um impacto ainda maior.
Pelo menos é a minha forma de ver a cena: especialmente as populações mais jovens começam a rever-se em novas ideias que têm vindo a surgir (daí o aparecimento da IL e do Livre em 2019, e quem sabe um milagrezinho com o Volt este ano, o que duvido) e estes novos partidos só são eleitos em Lisboa atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Os registos para o voto antecipado em mobilidade abrem hoje (até dia 20).

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 10 horas:

PS 39.1% (+1.5%)

PSD 28.4% (-0.5%)

CH 7.6% (=)

BE 5.2% (-0.6%)

CDU 4.7% (-0.4%)

IL 4.3% (-0.5%)

PAN 2.5% (-0.4%)

L 2.3% (+0.8%)

CDS 2.2% (-0.2%)

OBNS 3.7%

Porra se o CDS acaba atrás do Livre, é uma derrota colossal do Chicão mesmo que consiga eleger 1 ou 2 deputados. 

Tou surpreendido com este descolar final do PS, não esperava. 

Em relação à tua ideia de sistema eleitoral, gosto excepto da ideia de cada pessoa ter de votar duas vezes. Seria um pouco confuso explicar isso às pessoas. Não é possível ter um círculo de compensação sem obrigar a fazer dois votos??

Outra forma de impedir uma salganhada no parlamento com demasiados partidos pequenos, é termos algo semelhante à Alemanha com o mínimo de 5% para entrar. Se calhar 5% é muito mas e que tal 2%?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 26 minutos:

As sondagens desta vez parecem pipocas, sempre que entro aqui tem uma nova.

e agora vão passar a ser diárias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 10 horas:

Não estando a tentar defender o ponto de vista do post que referi (estou mais a tentar aprender um pouco e ter pontos de vista distintos), mas não acreditas que esta situação também contribui para um maior afastamento da política (e consequente subida da taxa de abstenção) da parte da população?

Sim, eu percebi que foi só uma partilha tua.

Este sistema pode ter esse problema, mas qual é a alternativa? Com o voto por distrito, tens, teoricamente, pelo menos um representante da tua zona. Com esse exemplo, podes estar a obrigar uma pessoa de Bragança a escolher entre deputados de todos os partidos, mas nenhum representa a tua área e os seus problemas.

Para além disso, como o @Ticampos disse num dos últimos posts, muitos partidos na assembleia não significa sempre algo positivo. Imagina coligações de 5/6 partidos para poder governar. Como resultado, terias mais crises políticas, daí a regra dos 5% na Alemanha, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 11 horas:

PS 39.1% (+1.5%)

PSD 28.4% (-0.5%)

CH 7.6% (=)

BE 5.2% (-0.6%)

CDU 4.7% (-0.4%)

IL 4.3% (-0.5%)

PAN 2.5% (-0.4%)

L 2.3% (+0.8%)

CDS 2.2% (-0.2%)

OBNS 3.7%

Ecogeringonça

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 9 horas:

A primeira página do DN deste domingo

Com todo o pouco respeito que tenho pela Aximage. Eles deram 51% Medina e 27% Moedas, nao podem ser levados a serio.

https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjQyOiJtZWRpYS9zb25kYWdlbnMvb2JqZWN0b19vZmZsaW5lLzEwNDEuMy5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI2OiJsaXNib2EtYWdvLTIwMjEtYXhpbWFnZS1wMiI7fQ==/lisboa-ago-2021-aximage-p2

Ate eu
, apenas com dados do reddit e acesso a 0 sondagens faria melhor que eles (e nao estou a exagerar, desculpem a soberba).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 10 minutos:

Com todo o pouco respeito que tenho pela Aximage. Eles deram 51% Medina e 27% Moedas, nao podem ser levados a serio.

https://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjQyOiJtZWRpYS9zb25kYWdlbnMvb2JqZWN0b19vZmZsaW5lLzEwNDEuMy5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI2OiJsaXNib2EtYWdvLTIwMjEtYXhpbWFnZS1wMiI7fQ==/lisboa-ago-2021-aximage-p2

Ate eu
, apenas com dados do reddit e acesso a 0 sondagens faria melhor que eles (e nao estou a exagerar, desculpem a soberba).

Realmente, não estou dentro do mundo das sondagens mas uma sondagem só em Lisboa e com faixas etárias e sexos tão mal representados em relação às suas proporções na população não parece ter muito valor, não.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Brahimi, há 30 minutos:

Realmente, não estou dentro do mundo das sondagens mas uma sondagem só em Lisboa e com faixas etárias e sexos tão mal representados em relação às suas proporções na população não parece ter muito valor, não.

Pior... O racio partidario de pessoas por genero em Portugal nao e equilibrado, ha diferencas dantescas, nao admira terem dado tanta vantagem ao PS. As mulheres votam PS, os homens votam PSD. A Aximage parece que anda a brincar com isto tudo...

Entrevistaram 58% Mulheres, 42% homens, vergonhoso.

Por falar nisso, tenho que ver o racio atual deles.

https://www.publico.pt/2022/01/13/politica/noticia/ps-forte-maiores-65-anos-menos-escolaridade-1991747

Isto sim e uma boa sondagem.  PS a fre
nte do PSD com quase o dobro dos votos nas mulheres, em empate tecnico nos homens.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw @Ticampos, não sei se viste mas o Rui Tavares fez um AMA no Reddit onde aponta como realista eleger 2 deputados em Lisboa, 1 no Porto e estar dentro da margem de eleger em Setúbal. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 31 minutos:

Btw @Ticampos, não sei se viste mas o Rui Tavares fez um AMA no Reddit onde aponta como realista eleger 2 deputados em Lisboa, 1 no Porto e estar dentro da margem de eleger em Setúbal. 

Nao vi. Realisticamente faria tudo muito sentido, mas tinha que estar para ai nos 2.5/3.0% nacional para tudo isso acontecer. Os distritos sao os corretos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Nao vi. Realisticamente faria tudo muito sentido, mas tinha que estar para ai nos 2.5/3.0% nacional para tudo isso acontecer. Os distritos sao os corretos.

Qual seria a probabilidade de o Livre eleger por Setúbal? Voto no círculo de Setúbal e não queria votar nem BE nem PCP.. Mas também não queria “desperdiçar” um voto num partido que não eleja 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 3 minutos:

Qual seria a probabilidade de o Livre eleger por Setúbal? Voto no círculo de Setúbal e não queria votar nem BE nem PCP.. Mas também não queria “desperdiçar” um voto num partido que não eleja 

Não acho que seja impossível. Não acho que seja muito provável também. Mas a pensar assim é que não elegem mesmo, né?! Qualquer voto em qualquer partido conta, nem que conte menos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...