Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de André Sousa, há 24 minutos:

E, em casos de casas arrendadas, dos impostos que pagaram sobre esse valor, juntamente com IMI, condomínio e da própria prestação da casa, caso a mesma tenha sido comprada com recurso a financiamento.

É muito bonito olhar para quem tem casas arrendadas e fazer contas aos rendimentos que se obtém desses imóveis considerando apenas o rendimento em si, sem qualquer despesa. 

ya só têm tipo uma prestação de lucro por mês, enquanto lhe pagam a casa ainda. Tou-me a basear na minha, se a arrendasse. Va com imi e condominio, so tinha tipo 11 prestações do credito de lucro por ano, e a casa a pagar-se a ela própria ainda. Até dá pena.

Quem passa mal sao aqueles das rendas congeladas como falou o hans, que ja tao muito aquem dos valores praticados hoje em dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, Agora:

Quem passa mal sao aqueles das rendas congeladas como falou o hans, que ja tao muito aquem dos valores praticados hoje em dia.

Essas rendas já estão a ser descongeladas desde os anos 90 e ta quase tudo nas mãos de autarquias (habitação publica), n de privados…

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 minutos:

O q o che quer dizer é q as casas já existem. Acho q tipo 15% do mercado são casas vazias

2% é habitação publica

Ok, tudo bem. Mas partindo do princípio que essas casas não pertencem ao estado, este tem que as comprar, certo? Diria que aí o investimento até é maior. Ou estou a ver mal a coisa?

Ou estão a dizer que há milhares de casas que pertencem ao estado e estão vazias a apodrecer?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Agora:

Ok, tudo bem. Mas partindo do princípio que essas casas não pertencem ao estado, este tem que as comprar, certo? Diria que aí o investimento até é maior. Ou estou a ver mal a coisa?

Ou estão a dizer que há milhares de casas que pertencem ao estado e estão vazias a apodrecer?

Não, mas de grandes empresas q as usam para manipular o mercado

somos o pais da europa com menos habitação publica, abaixo até dos estados unidos. Somos social democratas em algumas coisas, mas mt liberais noutras como na habitação e construção, e a maior parte dos subsídios e ajudas do estado vão para as empresas lucrar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

Não, mas de grandes empresas q as usam para manipular o mercado

somos o pais da europa com menos habitação publica, abaixo até dos estados unidos. Somos social democratas em algumas coisas, mas mt liberais noutras como na habitação e construção, e a maior parte dos subsídios e ajudas do estado vão para as empresas lucrar

Ok, voltamos ao mesmo. Como tencionas meter essas casas no mercado como públicas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Agora:

Ok, voltamos ao mesmo. Como tencionas meter essas casas no mercado como públicas?

Com investimento, claro

ate temos a bazuka pra isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Ou seja, o Estado entrar forte no imobiliário?

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Sim, porque não? Não vai resolver tudo, porque o espaço é finito e nem toda a gente "cabe" nas melhores zonas das cidades e porque neste momento temos uma escassez brutal de operários de construção civil qualificados e de materiais de construção que estão muito caros, mas ajudava e, no longo prazo, até poderia ser uma fonte de receita interessante para o erário público.

Ora bem. Melhores ou piores os reguladores têm limites e zonas cegas. Não há melhor forma de controlar preços do que criar uma alternativa competitiva. E claro, teria esse extra de poder vir até a ser fonte de receita. Um dos problemas de várias das nossas privatizações foi acabarem com potenciais fontes de retorno. Vives de impostos e pouco mais...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

Com investimento, claro

ate temos a bazuka pra isso

Pronto, só me parece que isso é um investimento monstruoso e não sei se há capacidade para isso. Isto digo eu do alto da minha ignorância, mas não me parece assim tão simples...

Eu iria por outra via (não ignorando a ideia da habitação pública que me parece boa, mas não acho exequível que seja possível que seja a única devido ao investimento necessário além de que não acho que seja uma solução sustentável a longo prazo).

Porque não tentar dinamizar outras áreas do país? Descentralizar, criar incentivo para ir para o interior, criar infraestrutura para que essa mudança seja possível. Está 60 ou 70% do país enfiado em 2 ou 3 grandes áreas metropolitanas e fica tudo estrangulado.

Depois porque não tentar perceber as razões para esta escalada? Se os preços continuam a aumentar é porque há quem continue a comprar. Quem e com que fim está a comprar todas estas casas? E com que dinheiro? Porque não tentar analisar e tentar ver se há forma de limitar ou controlar a partir daí?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 5 minutos:

Depois porque não tentar perceber as razões para esta escalada? Se os preços continuam a aumentar é porque há quem continue a comprar. Quem e com que fim está a comprar todas estas casas? E com que dinheiro? Porque não tentar analisar e tentar ver se há forma de limitar ou controlar a partir daí?

Se estas a tentar chegar aos vistos gold, acho q há quem diga q isso n tem trazido assim tanto investimento quanto se achava, um flop

Mas quem fica com as casas são estrangeiros q investem cá, com mais poder de compra, n são os portugueses

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 5 minutos:

Pronto, só me parece que isso é um investimento monstruoso e não sei se há capacidade para isso. Isto digo eu do alto da minha ignorância, mas não me parece assim tão simples...

Eu iria por outra via (não ignorando a ideia da habitação pública que me parece boa, mas não acho exequível que seja possível que seja a única devido ao investimento necessário além de que não acho que seja uma solução sustentável a longo prazo).

Porque não tentar dinamizar outras áreas do país? Descentralizar, criar incentivo para ir para o interior, criar infraestrutura para que essa mudança seja possível. Está 60 ou 70% do país enfiado em 2 ou 3 grandes áreas metropolitanas e fica tudo estrangulado.

Honestamente, para descentralizares como deve ser o investimento teria ser muito superior. Aliás, terá de ser, porque alguma coisa terá de ser feita nesse sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu expropriava as casas. Estamos a falar duma emergência nacional. 

Com esta brincadeira dos combustíveis vamos ter pessoas a viver em tendas, como em São Francisco. E casa abandonadas ao lado das tendas. 

Se bem que aqui em Portugal não há essa pachorra protestante e ainda bem que somos católicos. Não dava um mês para essas casas serem arrombadas e ocupadas de livre e espontânea vontade. São as tais correções de mercado. E usocapiao está na lei. Uma pessoa pode pôr o pé à porta da casa dum imóvel e exercer a sua posse. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de andriy pereplyotkin, há 31 minutos:

Honestamente, para descentralizares como deve ser o investimento teria ser muito superior. Aliás, terá de ser, porque alguma coisa terá de ser feita nesse sentido.

Acredito que seja um investimento tão grande ou superior, mas vejo maiores ganhos a longo prazo. Comprar casas e arrendar mais baixo é atirar dinheiro ao problema. Quando essas casas estiverem ocupadas temos o mesmo problema. Tens é que criar condições para que o mercado vá noutras direções. Pelo menos é o que acho.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 10 minutos:

Acredito que seja um investimento tão grande ou superior, mas vejo maiores ganhos a longo prazo. Comprar casas e arrendar mais baixo é atirar dinheiro ao problema. Quando essas casas estiverem ocupadas temos o mesmo problema. Tens é que criar condições para que o mercado vá noutras direções. Pelo menos é o que acho.

Reafirmando a minha frase inicial, não acho nada que seja atirar dinheiro ao problema. Pelo contrário, acho que é essencial para se poder vir a resolver o problema:

Citação de andriy pereplyotkin, há 2 horas:

A única forma de regular é estando lá dentro, é cada vez mais evidente. Ou crias alternativa pública ou não andas aqui a fazer nada.

Sou bastante a favor de descentralização, só acho que encará-la como uma solução para a questão habitacional é um erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 hora:

Imagina q compras 50k casas devolutas, vamos dizer, a 100k cada (preço exagerado). Dá 5 mil milhões. Um quinto disso podia ter sido pago pelas dividas do lfv.  Vamos dizer q precisa de obras, 50k cada casa, dá 2.5 mil milhões 

tens 7.5MM e dá pra fazer esse investimento q o che pedia

A bazuca são 14 mil milhões, a tap recebeu a pouco 4 mil milhões 

eu metia o che a ministro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 minutos:

Imagina q compras 50k casas devolutas, vamos dizer, a 100k cada (preço exagerado). Dá 5 mil milhões. Um quinto disso podia ter sido pago pelas dividas do lfv.  Vamos dizer q precisa de obras, 50k cada casa, dá 2.5 mil milhões 

e cereja no topo do bolo - metias uma empresa do vieira a fazer as obras e ele ainda pagava a dívida!

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 57 minutos:

Se expropriares só tens que renovar. 2,5mm fica o projeto.

Sem regulação do mercado, a solução terá que ser executar expropriações. A manta é curta, tapas dum lado, despatas doutro. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 5 horas:

Com uma 125 não tens qualquer tipo de imposto de circulação como também não serás abrangido pelas inspeções.

Não tenho 125 mas um colega meu paga cerca de 80€ por seguro anual. Consumos deverá rondar os 2l/2.3l por aí.

Revisões: varia imenso onde vás. Obviamente que se fores a casas conceituadas irás pagar mais um bocado. Se tiveres algum jeito poderás até fazer tu próprio, é fácil de fazer. Para teres uma ideia numa casa conceituada:

https://ibb.co/kMpZfNV

Tens ai revisões de 150€ mas é normal, é quando se muda a correia. O @RoMbA tem uma, deve conseguir ajudar-te mais um bocado.

Ter atencao que ao comprar moto, não gastes todo o teu orçamento na mota. Tens de comprar material de proteção que é essencial: capacete integral (não compres daqueles abertos um dia tens um azar e lá se vai os dentes todos, casaco (se for daqueles de duas estações, que podes tirar e meter o forro térmico ficas com um casaco para todo o ano - embora que no verão vais sempre sofrer mais um bocado, existe casacos próprios para o verão) e por último luvas ( eu tenho uma da alpinestars curtas mas para os dias de frio e inverno comprei umas do Lidl, 15€ e são excelentes!). Se queres investir o mínimo mas sem ter material tosco aconselho a ires ao site outletmoto que tem bons preços.

SE vires que o teu orçamento disponível não dá para a PCX + o equipamento, vê as CBF 125 da Honda que ainda melhora os consumos, já vi a fazerem 1.7l 😅

É isso tudo o que disseste 👏

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 8 horas:

Que limites? Não pode ser o governo a decidir preços? 

Citação de Black Hawk, há 7 horas:

"É o mercado a funcionar" é a resposta padrão (o teclado corrigiu-me "padrão" para "ladrão" e estive quase para deixar passar, parecia-me apropriado) para os abusos que se cometem em todos os sectores de actividade. As casas estão a um preço proibitivo? Mercado. As rendas estão a tornar-se incomportáveis para o português médio? É o mercado. A gasolina sobe exponencialmente à mínima variação do preço do barril e mantém-se quando este desce? É assim que o mercado funciona.

Mercado, mercado, mercado. Que se f*da o mercado. Se calhar o mercado tem de ser regulado porque claramente só funciona em prol de alguns e sempre contra a maioria. Daqui a nada as pessoas estão a passar fome (lol daqui a nada) e a morar nas ruas e nessa altura bem podem tentar argumentar que a culpa é dos mercados, que as pessoas quando se revoltarem queimam mercados e mercadores.

Chulos de m*rda.

Se o governo decidisse o preco, sobretudo num pais nao produtor de petroleo, ou o preco fixo estava acima ou ajustado ao preco de mercado ou se estivesse um pouco para baixo passado umas semanas comecava a nao exitir gasolina disponivel.

Basicamente porque é que as gasolineiras venderiam a Portugal a um preco fixo, se podem vender a outro pais pelos preco fixo de Portugal + x? 

É um pouco o que acontece na Venezuela que até tem petroleo mas nao capacidade de refinar. O preco da gasolina é fixa oficialmente, o problema é que para teres gasolina a esse preco, tens de fazer fila de varias horas...se nao queres tens de recorrer ao mercado negro e pagar precos de mercado (ou ate acima, porque a pratica é ilegal e logo envolve outros custos)

Citação de Banks29, há 6 horas:

O problema não é alternativas públicas, é a falta de poder que essas alternativas públicas tem sobre o mercado imobiliário. Impic é uma empresa do estado que literalmente não serve para nada, tu ligas ou mandas email e ninguém te sabe responder ao que eles próprios pediram ao certo. Só servem basicamente para cobrar mais € a malta das Imobiliárias sem fazerem um chaveto. Há mais mas nenhuma delas novamente tem algum poder para fazer o que quer que seja do mercado. O Governo tem de se mexer neste capítulo para começar aos poucos a regulamentar as coisas. 

Precisa de haver regulamentação, nos outros países elas existem, porque é que aqui tem de ser diferente ? E acho que estás a julgar mal porque acho que a população em geral iria reagir bem ao ajuste do mercado, menos os velhos que iam ver os seus 900€ mensais talvez a serem baixados. 

Novamente, no teu exemplo metes o Senhor A, esse Senhor A não devia existir no plano. A venda/arrendamento não devia ser algo que devia estar apenas nas mãos dos proprietários. Porque foi assim que isto começou, o Senhor A meteu a casa dele por 299€ a arrendar, o vizinho viu que tinha mais um tijolo que ele e meteu 300€, como o A não gostou vai que meteu 350€ e por ai a fora. Agora morar naquele prédio custa 800€ por casa quando estão numa zona de 350€ no máximo. 

Nos EUA por exemplo, todos os imóveis vão parar ao MLS(Major Listing system) os "brokers" podem angariar as casas, apenas casas muito especificas que o estado queria intervir/já há um comprador ainda sem ter ido ao mercado ou que mal vão para venda tenham contratos de exclusividade com um broker não vão parar a esse sistema. Todo o resto vai parar ao sistema, quer seja para vender ou arrendar, o proprietário só tem de estar presente para assinar os papéis. O próprio sistema cria uma fração de valor entre o qual o valor pode ser vendido/arrendado (mediante características, localização e afins). Os Senhorios/proprietários não deviam ter mão no mercado, tão simples quanto isto. Um sistema que fosse equilibrado, com regras e que fosse flutuando conforme as variantes ao seu redor iria melhorar imenso o mercado. 

O mercado de arrendamento dos Estados Unidos é tudo menos um bom exemplo. Onde eu estou, boa sorte para encontrares uma casa com 2 quartos por menos de 4500$ por mes. Nao ha mercado mais especulatorio do que aqui a nivel de real-estate.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 21 minutos:

O mercado de arrendamento dos Estados Unidos é tudo menos um bom exemplo. Onde eu estou, boa sorte para encontrares uma casa com 2 quartos por menos de 4500$ por mes. Nao ha mercado mais especulatorio do que aqui a nivel de real-estate.

Mesmo. Quando tive em Newark de férias, até me passei mas também ganhas 4x mais 😁

Editado por RoMbA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 10 horas:

ya só têm tipo uma prestação de lucro por mês, enquanto lhe pagam a casa ainda. Tou-me a basear na minha, se a arrendasse. Va com imi e condominio, so tinha tipo 11 prestações do credito de lucro por ano, e a casa a pagar-se a ela própria ainda. Até dá pena.

Exato. Estás a basear-te na tua. O problema é que se puseres a tua casa a arrendar, precisas de ir para outro lado. E se vais para outro lado, tens duas opções: ou pagas uma renda como muita gente, ou compras outra casa.

Como diz o outro: é fazer as contas. 

Editado por André Sousa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de André Sousa, há 43 minutos:

Exato. Estás a basear-te na tua. O problema é que se puseres a tua casa a alugar, precisas de ir para outro lado. E se vais para outro lado, tens duas opções: ou pagas uma renda como muita gente, ou compras outra casa.

Como diz o outro: é fazer as contas. 

É isso que estou a pensar em fazer. Pago +- 250€ ao banco e sei que alugo por 500€ na boa. O banco já disse que posso ir até 260 mil se apresentar o contrato de arrendamento. O problema é que está tudo caro por isso vou esperar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 9 minutos:

É isso que estou a pensar em fazer. Pago +- 250€ ao banco e sei que alugo por 500€ na boa. O banco já disse que posso ir até 260 mil se apresentar o contrato de arrendamento. O problema é que está tudo caro por isso vou esperar.

Muito bem.

Pagas 250€ ao banco e alugas por 500€. Desses 500€ tiras 140€ para o estado, e tiras também o valor do IMI e do condomínio. Supondo que pagas 20€ de condomínio e que o teu IMI diluído mensalmente resulta numa despesa de 10€ por mês, tens despesas no valor de 170€. Ou seja, o teu rendimento, depois de pagares as despesas, dá-te 80€/mensais.

Vais ao banco pedir 250.000€... tens de entrar com 25.000€. Juntas os impostos e o valor da escritura para um imóvel desse valor e já pagas do belo.

Não que não existam bons negócios neste ramo mas não é o que muita gente acha que é.

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...