Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

E o problema é que isto não vai ficar pelos combustíveis: Preço grossista da luz atinge 442,54 euros/MWh e supera pico de dezembro. É recorde – ECO (sapo.pt)

442€/MWh = 0.442€/kWh, portanto imaginem a quanto ficará o kWh para o consumidor final.

Tens uma diferença, e se leste a notícia completa e não apenas o título sabes qual é.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kiko17, há 2 minutos:

Tens uma diferença, e se leste a notícia completa e não apenas o título sabes qual é.

O quê? Não ser um impacto imediato? É relevante, mas já se sabe como estas coisas funcionam: sobem rápido, mas descer...

Compartilhar este post

Link para o post

vai ser só pais a fazer rondas pela casa, aos berros, a desligar luzes

Editado por IlidioMA
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 30 minutos:

O quê? Não ser um impacto imediato? É relevante, mas já se sabe como estas coisas funcionam: sobem rápido, mas descer...

Como está explicado na noticia, há a ERSE que regula o preço das energias, vão existir medidas governamentais para que o aumento possa nem vir a existir, e a existir será sempre abaixo de dois dígitos, como está na noticia mais uma vez.

Para o mercado livre, o teu fornecedor de energia pode aumentar o preço, mas tem que primeiro avisar-te com 30 dias de antecedência e segundo e mais importante, só o pode fazer se o motivo já estiver previsto no contrato.

Editado por Kiko17

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 28 minutos:

vai ser só pais a fazer rondas pela casa, aos berros, a desligar luzes

Ui, para quê? Quadro da luz logo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kiko17, há 12 minutos:

Como está explicado na noticia, há a ERSE que regula o preço das energias, vão existir medidas governamentais para que o aumento possa nem vir a existir, e a existir será sempre abaixo de dois dígitos, como está na noticia mais uma vez.

Para o mercado livre, o teu fornecedor de energia pode aumentar o preço, mas tem que primeiro avisar-te com 30 dias de antecedência e segundo e mais importante, só o pode fazer se o motivo já estiver previsto no contrato.

Isso seria interessante se as Entidades Reguladoras deste país funcionassem bem. Acho que não preciso de explicar que não é o caso.

De resto tens razão, mas eventualmente isto vai ser sentido, há sempre contratos a expirar, pessoas a mudar de comercializador, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que é first world problem, mas também noto um aumento significativo nos preços de voos. Queria ir a casa (Heathrow-Lisboa) e qualquer fim-de-semana nos próximos meses ida e volta é 300€ para cima. Não está melhor nos outros aeroportos de Londres no cu de judas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 7 horas:

os combustíveis fósseis vão acabar, isto é só uma amostra do futuro. Eu adoro ❤️

Eu também adorava se tivesse outra hipótese. E até adorava mais se tivesse condições para ter um carro elétrico mas morando em prédio e sem garagem bem que posso esperar sentado

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano17, há 7 horas:

não percebo é o porquê do aumento tão cedo. Antigamente era preciso 2/3 semanas para atualizarem preços, especialmente para descer. Agora, sem haver rotura nem nada, subiu 20$ e o preço foi logo atualizado logo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Achas que cumpre algum dos seis anos? Entre recursos e decisões desses recursos ou muito me engano ou acaba por ir à vida dele. Já são 77 anos e pelos vistos com alguns problemas de saúde graves associados.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 13 horas:

Achas que cumpre algum dos seis anos? Entre recursos e decisões desses recursos ou muito me engano ou acaba por ir à vida dele. Já são 77 anos e pelos vistos com alguns problemas de saúde graves associados.

Vai ser tipo Oliveira e Costa, provavelmente. O tribunal confirmou o Alzheimer, apesar da condenação e, logo, é uma questão de tempo até ficar incapacitado, de vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Não culpem a guerra por tudo. Existe especulação, mas alguém está a aproveitar a onda para carregar forte e feio no consumidor.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

A quem liberalizou isto, os meus parabéns. A economia portuguesa morre este mês. A liberdade individual do cartel das gasolineiras não, essa está viva e sinto o palpitar dos seus corações a cada litro que abasteço. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

hoje era só scooters elétricas na estrada e foi em dia de chuva, que maravilha ❤️ Pena eu ser o único de bicicleta. Ciclovias já!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

No fim-de-semana já vou testar um percurso para o trabalho de bike, de 15km. Venho de mochila e tudo para simular um dia de trabalho. Se o fizer bem vou começar a deixar o carro em casa às sextas (numa fase inicial). São 6€/dia em combustível + portagens neste momento. O percurso de carro por nacional não fica por 6€ mas fica por mais 2 visitas anuais ao mecânico dada a qualidade das estradas na Trofa.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

O aumento poderá ser maior do que o previsto. 

Falei agora com uma pessoa da área e a gasolina poderá aumentar, na proxima semana entre 12 e 15 centimos, já o gasóleo deverá subir entre os 25 e os 30 cêntimos. 

Edit - (não entram aqui as contas do ISP) 

Editado por Lifehouse

Compartilhar este post

Link para o post

Além do gasóleo/gasolina, muito medo do que a ERSE decidir em abril quando fizer a atualização dos preços de eletricidade. Eles apenas atualizam os preços do mercado regulado, mas as outras comercializadoras irão atrás.

É rezar para que tenham tido uma boa estratégia de compra nos últimos meses. Senão o aumento será brutal.

De qualquer forma, quando forem anunciados os aumentos, é estar muito atento ao simulador da ERSE para ver a comercializadora (ou mesmo a SU) com os preços menos maus.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 32 minutos:

No fim-de-semana já vou testar um percurso para o trabalho de bike, de 15km. Venho de mochila e tudo para simular um dia de trabalho. Se o fizer bem vou começar a deixar o carro em casa às sextas (numa fase inicial). São 6€/dia em combustível + portagens neste momento. O percurso de carro por nacional não fica por 6€ mas fica por mais 2 visitas anuais ao mecânico dada a qualidade das estradas na Trofa.

15km ida e 15km de volta?! Eu só faria isso se fosse por estradas sem carros e não o faria todos os dias...e só com bike de estrada, senão é uma commute longa pa chuchu. 15km é puxado...

EDIT: Ou estás a dizer 7.5km para cada lado?

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...