toze2 Publicado 12 Julho 2022 Citação de Hammerfall, há 10 minutos: Segundas de manhã e sextas à tarde, onde assino? 😄 Mas a sério, eu há uns tempos a falar com o meu pai na empresa dele seria difícil acomodar um dia completo sem as pessoas, mas tipo toda a gente fora quarta à tarde e depois gerir entre o resto do pessoal uma manhã ou tarde entre terça e quinta era muito fazível na óptica dele (e ele é bastante retrógado nestas m*rda das horas de trabalho, tou-lhe sempre a dar na cabeça). Dependendo do negócio e circunstâncias era mais "aplicável" do que simplesmente não trabalhar um dia inteiro. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Julho 2022 Citação de toze2, há 15 minutos: Uma outra solução até era poderes tirar 2 meios dias por semana, há contextos em que poderia fazer sentido. Lidar com espanhois e dinamarqueses que só trabalham sexta de manhã é terrível, ninguém responde. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 12 Julho 2022 Citação de kareca, há 1 minuto: Lidar com espanhois e dinamarqueses que só trabalham sexta de manhã é terrível, ninguém responde. Isto bastava não? 😄 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 12 Julho 2022 Citação de kareca, Agora: Lidar com espanhois e dinamarqueses que só trabalham sexta de manhã é terrível, ninguém responde. Na empresa onde estava os alemães também faziam o mesmo. A partir das 12h de cá, xau Laura. E bem. Quem está errado é quem tem reuniões as 17h de uma sexta feira. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 12 Julho 2022 só mais um possível esquema de horário para a discussão: conheço aqui em PT quem trabalhe numa posição normal de escritório 4 dias seguidos e descanse 2 a seguir em 7 dias trabalha na mesma 5, mas apenas 4 seguidos detesta, porque o fim de semana é móvel Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 12 Julho 2022 Citação de UnReal, há 15 minutos: acho graça a algumas respostas, às tantas são os primeiros a glorificar o Ronaldo por ficar a bater livres depois da hora, o Musk por dormir no chão de fábrica, a senhora que tem 3 trabalhos de limpeza para sustentar a família, o não sei quem que passa horas a ensaiar o concerto favorito deles para irem ver ao Alive mas quando é o average joe do lado sentem-se atacados, ai que ele trabalha muito e depois o chefe não me valoriza a mim lel Estás a tentar dar um dos maiores anormais deste mundo como um bom exemplo para alguma coisa. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Julho 2022 Citação de Solero, há 2 minutos: Na empresa onde estava os alemães também faziam o mesmo. A partir das 12h de cá, xau Laura. E bem. Quem está errado é quem tem reuniões as 17h de uma sexta feira. Não respondem o dia todo, mesmo. A não ser que um cliente deles necessite de algo "urgente". Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de UnReal, há 28 minutos: acho graça a algumas respostas, às tantas são os primeiros a glorificar o Ronaldo por ficar a bater livres depois da hora, o Musk por dormir no chão de fábrica, a senhora que tem 3 trabalhos de limpeza para sustentar a família, o não sei quem que passa horas a ensaiar o concerto favorito deles para irem ver ao Alive mas quando é o average joe do lado sentem-se atacados, ai que ele trabalha muito e depois o chefe não me valoriza a mim lel Não iria tão longe, mas também não entendo o problema. Se eu recebo bem, chega ao final do ano e recebo um bonus grande, vejo progressão possivel, sinto-me motivado porque sou bem recompensado, gosto da minha equipa e do meu trabalho, porque não haveria de trabalhar as horas que achar adequadas para poder fazer as coisas? Eu nem vivo em Portugal, portanto essa conversa dos chefes cá serem uma treta não pega p mim. Como é óbvio também não vejo mal em quem trabalha só 8h por dia e pronto. Cada um vive a vida que quer. Editado 12 Julho 2022 por jean-luc godard Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 12 Julho 2022 Mas porque raio é que cada um (empregado, empregador, freelancer, etc) não pode escolher se prefere trabalhar x horas por dia, y dias por semana? Pior ainda é quererem que haja leis a dizer que é igual para todos. Diferentes trabalhos requerem diferentes cenários, diferentes ambições requerem diferentes compromissos. Há que não ter uma venda nos olhos para pensarmos que todos são iguais a nós. E sobre as Marias trabalharem 9 a 10 horas por dia, provavelmente não é suficiente para serem valorizadas o mesmo que nós. E não me digam que em 10 pessoas que comentam aqui, mais de metade, inconscientemente, não é culpada desta subvalorização. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Julho 2022 Citação de UnReal, há 9 minutos: só mais um possível esquema de horário para a discussão: conheço aqui em PT quem trabalhe numa posição normal de escritório 4 dias seguidos e descanse 2 a seguir em 7 dias trabalha na mesma 5, mas apenas 4 seguidos detesta, porque o fim de semana é móvel Quanto muito, a conclusão que se pode tirar é que cada caso poderá ter uma diferente modalidade. Porque é que tem de ser tudo 8h x5? Acredito que em muitos casos faça sentido 40h semanais, em alguns casos até 45/50h. Mas são muitos mais os que não fazem. Eu não consigo ter mais de 30h produtivas por semana, e o programador que disser que consegue sistematicamente 7h/8h boas por dia está a mentir. Há limites de profissão para profissão. O jogador de futebol, que foi um exemplo que deste, também não está 8h por dia a treinar, nem sequer faz sentido. Um programador pode meter uma manhã de grande qualidade e mais 2h à tarde, a partir daí o código que escrever é para reescrever no dia seguinte ou para o assombrar para o resto da vida (quote do Robert C. Martin). No fundo, o que acho que deve ser discutido é se não está na altura de fazermos todos de conta que trabalhamos 8h por dia, e passar a ficar no escritório menos tempo mas a produzir o mesmo. Depois cada empresa deve analisar o que faz mais sentido no seu caso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 12 Julho 2022 Citação de Plagio o Original, há 22 minutos: se nós dissessemos q queremos 4 dias de trabalho, o mesmo salário, e só porque queremos e podemos, sem as m*rda da produtividade e "é melhor pra mim pq sou colarinho branco", não havia estas coisas. quem quer continuar a trabalhar 10h por dia podia, o resto da malta ia pra praia. Epá, eu acho que para alguém achar que isto é um pedido razoável a única explicação só pode ser ter um bullshit job em que já não faz nada de qualquer maneira e por isso acha justo poder trabalhar menos 20% do tempo e ganhar o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Julho 2022 Citação de Brahimi, há 1 minuto: Epá, eu acho que para alguém achar que isto é um pedido razoável a única explicação só pode ser ter um bullshit job em que já não faz nada de qualquer maneira e por isso acha justo poder trabalhar menos 20% do tempo e ganhar o mesmo. Então achas mal Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 12 Julho 2022 Ter voltado a fazer teletrabalho 3 dias por semana já é uma vitória para mim. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Julho 2022 (editado) eu por acaso continuo 100% em teletrabalho, mas muito gente na empresa de outras áreas já não noto que sou mais produtivo em casa do que no escritorio onde é pausas para cafés, imenso barulho e onde ninguem trabalha tb de facto 8h( ou então ficam 10h no escritorio), portanto mais vale estar em casa, poupo tempo e dinheiro Editado 12 Julho 2022 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Julho 2022 Citação de Mayday, há 1 hora: Trabalhas exactamente o mesmo numero de horas. Parece-me irrelevante. Claro, mas não entendes a diferença entre ter um dia completamente livre vs ter várias horas livres ao longo da semana? Rendem muito menos, diria. Citação de UnReal, há 40 minutos: acho graça a algumas respostas, às tantas são os primeiros a glorificar o Ronaldo por ficar a bater livres depois da hora, o Musk por dormir no chão de fábrica, a senhora que tem 3 trabalhos de limpeza para sustentar a família, o não sei quem que passa horas a ensaiar o concerto favorito deles para irem ver ao Alive mas quando é o average joe do lado sentem-se atacados, ai que ele trabalha muito e depois o chefe não me valoriza a mim lel Sou o meu próprio chefe, can't beat that. E Musk = 💩 . Btw, hoje gostava de ser o meu próprio chefe mas a receber em USD. Aumento de 20% sem fazer nada, incrível. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 12 Julho 2022 Citação de Mica, há 12 minutos: Quanto muito, a conclusão que se pode tirar é que cada caso poderá ter uma diferente modalidade. Porque é que tem de ser tudo 8h x5? Acredito que em muitos casos faça sentido 40h semanais, em alguns casos até 45/50h. Mas são muitos mais os que não fazem. Eu não consigo ter mais de 30h produtivas por semana, e o programador que disser que consegue sistematicamente 7h/8h boas por dia está a mentir. Há limites de profissão para profissão. O jogador de futebol, que foi um exemplo que deste, também não está 8h por dia a treinar, nem sequer faz sentido. Um programador pode meter uma manhã de grande qualidade e mais 2h à tarde, a partir daí o código que escrever é para reescrever no dia seguinte ou para o assombrar para o resto da vida (quote do Robert C. Martin). No fundo, o que acho que deve ser discutido é se não está na altura de fazermos todos de conta que trabalhamos 8h por dia, e passar a ficar no escritório menos tempo mas a produzir o mesmo. Depois cada empresa deve analisar o que faz mais sentido no seu caso. eu não acho de todo que seja produtivo 8h por dia, ou se quer que esteja sentado à secretária essas horas, e se calhar também por isso às vezes faço 10h porque tento ir buscar em "tempo" aquilo que já não sai em "qualidade" só tento é ser esperto e guardar para as horas menos produtivas (para mim, as duas primeiras da manhã e o final da tarde) tudo aquilo que é mais rotineiro/processual/etc. e que pode ser feito estando mais desligado mas daqui a pouco também estamos a ir buscar a história dos night owls e dos early birds eu já na faculdade estudava das 22h - 04h da manhã porque era quando me sentia mais produtivo, infelizmente não há horário de trabalho que se adeque a isto, será que devia? vale o que vale Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 12 Julho 2022 (editado) Eu que numa fase inicial da minha vida adulta sempre tive trabalhos precários e mal remunerados em postos pouco valorizados quer pelo empregador quer pela sociedade em geral, trabalhar 10 horas por dia é um suicídio. Primeiro porque das 8horas de trabalho tenho de acrescentar mais 2h que era a de almoço. Em seguida as 8 horas nunca erma 8horas, eram sempre 8h mais 30minutos, sim pq para as empresas é fechar o estamine mesmo até a hora de fecho, depois tens 10min para arrumar tudo e ires para casa, óbvio que os 10minutos para fechar nunca eram realizáveis.... Era um miúdo na altura, que tinha chegado ao mundo de trabalho portanto ia comendo o que me davam, mas ter apenas um domingo de folga por mês (os sábados trabalhava todos), era difícil. Olhava para as minhas colegas, que já eram mães, família etc e percebia que não tinham tempo nenhum para estar com a respectiva família. Depois é tudo uma bola de neve, o cliente exige, as empresas dão e os funcionários tem de se adaptar. Quando entrei fechava as 20, quando saí já se fechava as 22h. Não se abria na Páscoa, já se abri na Páscoa o dia todo. No natal e ano novo, fechava nas vésperas por volta das 17h. Já se estava a fechar as 19 no natal e 20h no ano novo. Como tal, acho bonita a discussão dos horários e afins, ainda bem que existe essa discussão mas é necessário na minha optica olhar pela precariedade e falta de condições que muitos portugueses têm. _______ Já nem falo em fábricas e assim, que muitas delas são de movimentos extremamente repetitivos, imagina uma pessoa estar 10horas a fazê-lo. Para além, que nesses locais ainda existe o mapa da produtividade, onde tens de fazer x peças por hora, não dá para fazeres a gestão de vou trabalhar mais nestas horas e abrandar nestas. Editado 12 Julho 2022 por Alonso. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 Falta sindicalização em Portugal, isso sim. 8 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Julho 2022 Citação de UnReal, há 3 minutos: eu já na faculdade estudava das 22h - 04h da manhã porque era quando me sentia mais produtivo, infelizmente não há horário de trabalho que se adeque a isto, será que devia? vale o que vale Claro que sim, assumindo que o teu trabalho não precisa de input/discussão directa com outros, então sim. Eu, se fosse chefe de outrem, preocupar-me-ia mais com o facto do trabalho estar feito do que propriamente a que horas foi feito. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 12 Julho 2022 Citação de UnReal, há 12 minutos: eu não acho de todo que seja produtivo 8h por dia, ou se quer que esteja sentado à secretária essas horas, e se calhar também por isso às vezes faço 10h porque tento ir buscar em "tempo" aquilo que já não sai em "qualidade" só tento é ser esperto e guardar para as horas menos produtivas (para mim, as duas primeiras da manhã e o final da tarde) tudo aquilo que é mais rotineiro/processual/etc. e que pode ser feito estando mais desligado mas daqui a pouco também estamos a ir buscar a história dos night owls e dos early birds eu já na faculdade estudava das 22h - 04h da manhã porque era quando me sentia mais produtivo, infelizmente não há horário de trabalho que se adeque a isto, será que devia? vale o que vale Eu também sou muito produtivo entre as 23:00-03:00. Imensas vezes chego às 16-17 e se já não tiver calls nem nada desligo-me vou à minha vida relaxo e depois dou um boost de 2-3 horinhas nesse intervalo e adianto imenso trabalho. O teletrabalho e a flexibilidade de horários tem-me sempre permitido fazer isto. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Julho 2022 Para que fique claro, acho muito bem que trabalhem mais horas do que aquelas para que são pagos, isto se a iniciativa for vossa. Já se for pedido/exigido pelo patronato, especialmente de forma recorrente, é mandar passear, digo eu. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 12 Julho 2022 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Para que fique claro, acho muito bem que trabalhem mais horas do que aquelas para que são pagos, isto se a iniciativa for vossa. Já se for pedido/exigido pelo patronato, especialmente de forma recorrente, é mandar passear, digo eu. Isto é que me deixa cego. Eu já trabalhei e trabalho muita hora a mais, mas é uma decisão minha. Mas por exemplo recorrentemente agora marcam-me reuniões para as 18-19 quando o horário de saída é às 18. Já falei com a malta mais do que uma vez. Eu tenho 0 problemas com isso, mas a malta mais nova não tem "autonomia/coragem" de recusar estas coisas (e temos malta dessa na equipa). Depois tenho os miudos a pedirem desculpa por meterem férias e a acharem que têm de trabalhar mais nos dias antes de irem de férias.. Tudo errado. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Julho 2022 (editado) Citação de toze2, há 3 minutos: Isto é que me deixa cego. Eu já trabalhei e trabalho muita hora a mais, mas é uma decisão minha. Mas por exemplo recorrentemente agora marcam-me reuniões para as 18-19 quando o horário de saída é às 18. Já falei com a malta mais do que uma vez. Eu tenho 0 problemas com isso, mas a malta mais nova não tem "autonomia/coragem" de recusar estas coisas (e temos malta dessa na equipa). Depois tenho os miudos a pedirem desculpa por meterem férias e a acharem que têm de trabalhar mais nos dias antes de irem de férias.. Tudo errado. antes de ir de férias tento deixar todos os meus temas fechados, mas mais por mim que pelos outros o que pode implicar fazer um ligeiro extra antes de encerrar para férias e como nas entrevistas de emprego os mais novos têm medo de perguntar sobre salarios/tempo de trabalho/ferias com receio de ficarem mal vistos Editado 12 Julho 2022 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Julho 2022 (editado) Atualmente sou gestor de projetos, nomeadamente na área de Lean Management e Agile (basicamente organização de trabalho e eliminação de desperdícios) e digo-vos que se alguém te de fazer horas extra, trabalhar no fim de semana, andar em pânico a trabalhar como um desalmado antes das férias para deixar tudo organizado então é porque o trabalho está mal organizado, mal dimensionado, existe fraca gestão de recursos (humanos e não só) e um grande comodismo com a situação. E não, isto não é só para grandes empresas. É possível organizar o trabalho melhor em empresas de qualquer dimensão. Já tive experiência nisso. Agora, outra coisa é me dizerem que trabalham em x horários diferentes porque têm mais produtividade num horário do que noutro. Essa é toda uma outra conversa. Outra também é andar fora das horas de trabalho a estudar, aprender e melhorar-se a si mesmo. São coisas completamente distintas de trabalhar mais horas para garantir o trabalho "normal". Editado 12 Julho 2022 por SAS_Robben 6 2 Compartilhar este post Link para o post