Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Eu acho que este tipo de ações só os prejudica...
Ao olhos do comum dos mortais a mensagem que devia passar não passa e fica a ideia que são um bando de tolinhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 horas:

Como já explicaram podiam fechar já amanhã essas centrais da EDP, assim ficava a EDP uma empresa produtora de energia mais limpa e o preço da luz disparava. Já temos poucas famílias e passar frio em casa. 

A malta tem de começar a perceber que das poucas coisas onde Portugal pouco falhou foi na aposta nas energias renováveis para produção de eletricidade. É verdade que estamos atrasados no solar neste momento, mas se os projetos que estão na calha avançarem podemos entrar nos eixos. Btw, a malta também tem de perceber como funciona a produção de eletricidade, o que é produção intermitente e firme de eletricidade, etc.

Se calhar tinha mais lógica irem atirar uns ovos verdes ao Galamba, ao António Costa e ao Medina, porque onde estamos verdadeiramente atrasados é nos transportes públicos e mobilidade suave. E nesse aspecto o transporte individual contribui com muitas emissões, há uma margem enorme de redução de emissões e está-se a trabalhar pouco e mal nesse aspecto (E eu sei que o Duarte Cordeiro também tem a pasta de alguns métodos de transporte público). Basta ir a qualquer país da Europa e comparar com Portugal e parecemos mais um país de 3o mundo. 

Citação de HappyKing, há 38 minutos:

Outra coisa fascinante que ocorre sempre quando este tipo de protestos ocorrem é o argumento de que estes jovens tinham que recuar aos tempos antes de Cristo porque não podem usar telemóvel nem coisas que tais. Tão fascinante quanto parvo. 

Tens alguma razão nisso. Mas não deixa de ser verdade que muitos destes movimentos (não conheço o caso deste protesto) tem muita base em movimentos "Degrowth", com pouca fundamentação científica. E normalmente apoiados por malta que vive bem que não se lembra que os mais afetados seriam os mais pobres que viveriam ainda pior. Com todas as consequências políticas disso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 9 minutos:

Coitadinho do fã das tochas. Estou cheio de pena.

parece a malta do tuning aqui há uns anos 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 38 minutos:

Eu acho que este tipo de ações só os prejudica...
Ao olhos do comum dos mortais a mensagem que devia passar não passa e fica a ideia certeza que são um bando de tolinhos.

fixed

• Concordo! 7

Compartilhar este post

Link para o post

Fds mm burras as miudas

Assim o duarte qualquer coisa faz o que lhe apetece. O que é que lhe vão fazer? Atirar-lhe tinta verde?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

exige-se uma resposta mais rápida a todos os membros capazes de tomarem decisões e uma maior atenção da sociedade como um todo nomeadamente a comunicação social. O que se tem feito, face a urgência.

Acho bonita a esperança ingénua nesse brand awareness, mas espero que se comece a pensar em escalar a coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 horas:

Sinceramente, não há nada que pudesses fazer. No máximo, meter a cruzinha num partido "verde" e rezar para que ele ganhe as eleições.

E, mesmo assim, só Portugal teria um efeito perto do 0.

É preciso uma concertação global que, só vejo a acontecer, se o @Che chegar a uma reunião do G20 e sequestrar aquela gente toda 

Para diminuir as emissões de gases com efeito estufa e evitar o aumento da temperatura para além dos 1,5 ºC? Sure, tem de ser a nível global (e o próximo passo é certamente incluir e apoiar países em desenvolvimento nessa transição).

Mas em Portugal também temos imenso com que nos preocupar e a consciência ambiental deve continuar bem presente. Temos cidades em que a qualidade do ar é miserável (comprovadamente associável a doenças como cancros), vamos seguramente passar por ondas de calor cada vez piores, por períodos de chuva cada vez mais intensos...e continuamos a viver como se nada fosse acontecer. Não temos nem há grande vontade de ter transportes públicos de qualidade, as cidades continuam sem ter respostas para estes fenómenos extremos e a vontade de ir nessa direção também não é muita...Aliás, uma pessoa olha para Lisboa, para o que foi o debate das últimas eleições autárquicas e para as polémicas que têm existido desde então, e depois olha-se para o que se tem feito em cidades como Barcelona, Paris...e é mesmo de ficar envergonhado.  

E, claro, ninguém daqui vai mudar isto por si só, mas só o facto de sermos mais conscientes e participativos, no dia a dia, em conversas com amigos e familiares até, já é um primeiro passo. Só assim se evitam coisas como a história da expansão do metro em Loures, cuja população de uma certa zona preferiu ter lugares de estacionamento, em vez de uma paragem de metro à porta de casa. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro estes comentários centristas e calculados à boomer ocidental. Acordem: o vandalismo é a melhor e mais eficaz forma de protesto. Aliado à violência é imbatível. Queremos mais. É preciso sequestros, ameaças, torturas. Não há perdão para quem vende o chão que pisa em nome do capitalismo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 14 minutos:

Adoro estes comentários centristas e calculados à boomer ocidental. Acordem: o vandalismo é a melhor e mais eficaz forma de protesto. Aliado à violência é imbatível. Queremos mais. É preciso sequestros, ameaças, torturas. Não há perdão para quem vende o chão que pisa em nome do capitalismo.

Os neo nazis concordam contigo

• Triste 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 45 minutos:

Acho bonita a esperança ingénua nesse brand awareness, mas espero que se comece a pensar em escalar a coisa.

Eu gostava genuinamente de acreditar que as alterações climáticas serão resolvidas pela classe política a nível global. Já perdi a esperança disso mesmo há algum tempo. O que o Sunak anunciou há uns dias é mais um exemplo disso. E parece-me certo que se não for a classe política a resolver as alterações climáticas serão as alterações climáticas a resolver a classe política (e não política). 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 11 minutos:

Os neo nazis concordam contigo

Ninguém disse que o vandalismo passaria incólume.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que este é dos poucos temas que posso falar aqui pq sei sobre o assunto hehe trabalho quase só com petroliferas.

Sobre o petróleo, como é óbvio tem e terá o seu lugar no mix de energia nos próximos 50/60 anos. Atualmente até é razoavelmente limpo produzir um barril de petróleo no mundo ocidental porque as grandes empresas são extremamente reguladas. Querer cortar completamente no petroleo neste momento seria só enviar milhões de pessoas para a pobreza - não tanto no ocidente, que já tem uma escala razoável de energias renováveis, mas mais nos países em desenvolvimento que ainda dependem muito dos combustiveis fosseis.

Adicionalmente, não me faz muito sentido meter a EDP no meio disto. É das poucas empresas Portuguesas com grande escala e uma potência Europeia a nível de energia renovável com projetos em todo o lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 horas:

Tiveste os canais todos por cá a falar sobre isto a manhã toda. Tens notícias por cá quando a Greta faz alguma coisa ou aqueles jovens em Itália mandaram tomate ou coisa parecida contra as obras de arte. No resto fala-se pouco quanto a mim tendo em conta a gravidade da situação.

Alertar para o tema? Acredito que sim. Mas esse destaque que hoje aconteceu não creio que vá resultar em mudanças significativas nos canais generalistas/informativos. Hoje falou-se sobre o ministro, amanhã ninguém fala sobre as alterações climáticas. Quanto muito falam para referir a notícia do ministro do dia anterior. 

E mesmo que isso seja verdade não deixa de ser verdade o que referi - pagam, e não é pouco, para limpar a sua imagem. 

E isso não faz com que deixem de ter duas centrais no top 10 dos mais poluidores.

Refinaria da Galp lidera lista dos maiores poluidores de Portugal em 2022 - SIC Notícias (sicnoticias.pt)

Dez maiores poluidores em Portugal aumentam em 18% emissões de CO2 - Ambiental - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)

mw-616

Para além de ser essa produção que mantém um preço de energia aceitável quando a oferta do mix renovável é insuficiente, todo esse CO2 é pago.

Compartilhar este post

Link para o post

A desobediência civil não leva a lado nenhum. Que grandes conquistas foram levadas a cabo através da desobediência? Pois, nenhumas. 

Os tolinhos que façam uma petição que eu, após analisar, talvez assine. Só assim chegaremos a um mercado de habitação cujas rendas não superam o salário mínimo nacional, metas ambientais sustentáveis, mercado laboral adequado, serviços de qualidade, etc. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

Para além de ser essa produção que mantém um preço de energia aceitável quando a oferta do mix renovável é insuficiente, todo esse CO2 é pago.

Percebo o primeiro argumento, que aliás já outros users tinham indicado atrás, e que por isso agradeço-te a ti e a eles por trazeres essa perspetiva. 

Em relação à segunda parte onde traças a linha? Ou seja, imagina que eles poluiam o dobro e que por isso pagavam por hipótese o dobro. Valeria a pena em termos do impacto da poluição vs dinheiro obtido? E se fosse o triplo? Há limites nessa poluição para coimas diferentes?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei. Mas tenho para mim que Portugal é uma gota mínima no oceano de poluição que é gerado por países como a China ou a Índia e já muito faz para o contributo efectivo que dá em termos de poluição. Acho que esta ideia se aplica à Europa como um todo, até.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 41 minutos:

Não sei. Mas tenho para mim que Portugal é uma gota mínima no oceano de poluição que é gerado por países como a China ou a Índia e já muito faz para o contributo efectivo que dá em termos de poluição. Acho que esta ideia se aplica à Europa como um todo, até.

Pegando aqui um pouco nisto, a realidade 'e que a Europa que ja faz bastante poderia fazer melhor, alias os grandes defensores de planos drasticos de mudanca de atitudes a nivel climatico, argumentam que a Europa e os States/Canada/Australia consomem muito mais per capita do que no resto do mundo e consequentemente muita da producao da China e de outros paises produtores se deve em parte a procura por parte dos paises ocidentais, logo mudancas a nivel de consumo na Europa iriam reflectir-se positivamente a nivel ambiental nas Chinas do mundo...

Esta historia ja foi varias vezes discutida a nivel economico e basicamente mesmo que ignoremos o facto de que isso ia gerar desemprego extremo noutras partes do globo, a realidade 'e que a maioria da populacao mundial ja tem um padrao de consumo globalizado sobretudo nos paises do sudoeste asiatico e nessas partes do mundo as pessoas estao mais preocupadas em sobreviver e prosperar como veem que acontece no ocidente do que em problemas ambientais.

Depois ha o tal argumento que eu sinceramente nao sei ate que ponto esta estudado, mas basicamente deixar de um momento para o outro o mesmo num time-frame demasiado rapido ia diminuir drasticamente a qualidade de vida dos paises sub-desenvolvidos, uma vez que a agricultura moderna se baseia numa infrastutura dependente de combustiveis fosseis. Da mesma forma que se comermos tudo biologico deixa de existir espaco e capaciade para alimentar a populacao mundial.

'E um problema complicado para o qual a solucao 'e a evolucao tecnologica e nao tolinhos a mandar tinta e desocupados a cortarem o transito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 8 horas:

Acho que este é dos poucos temas que posso falar aqui pq sei sobre o assunto hehe trabalho quase só com petroliferas.

Sobre o petróleo, como é óbvio tem e terá o seu lugar no mix de energia nos próximos 50/60 anos. Atualmente até é razoavelmente limpo produzir um barril de petróleo no mundo ocidental porque as grandes empresas são extremamente reguladas. Querer cortar completamente no petroleo neste momento seria só enviar milhões de pessoas para a pobreza - não tanto no ocidente, que já tem uma escala razoável de energias renováveis, mas mais nos países em desenvolvimento que ainda dependem muito dos combustiveis fosseis.

Adicionalmente, não me faz muito sentido meter a EDP no meio disto. É das poucas empresas Portuguesas com grande escala e uma potência Europeia a nível de energia renovável com projetos em todo o lado.

Seria errado colocar o petróleo no mesmo patamar onde está o carvão  na atualidade, daqui a 50/60 anos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 8 horas:

Isso é evidente, é sabido que os países menos desenvolvidos são os que poluem mais. Mas os desenvolvidos também podem poluir menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe qual é a contrapartida dos empregadores ao quererem criar o 15° mês?

Ainda não li em lado nenhum 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...