tozequio Publicado 14 Novembro 2023 (editado) Eduardo Vítor Rodrigues condenado por peculato perde mandato. Mais uma mini-bomba para o PS. Para além de presidente da câmara de Gaia é o presidente da Área Metropolitana do Porto, portanto não é apenas mais um autarca. Editado 14 Novembro 2023 por tozequio Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 14 Novembro 2023 Citação de Puto Perdiz, há 2 horas: O cair a pique foi nas últimas eleições, nestas vão recuperar. O BE tem um eleitorado fixo e depois tem um que gravita entre eles e o PS. O que se está a passar é que o Livre finalmente está a conseguir ir buscar parte desse eleitorado e também está a começar a ir buscar eleitorado ao BE. Ajuda a isso terem o RT a dar a cara em vez da Joacine. Nem mais. Conheço inclusive malta que votou IL que agora deve votar Livre lolo Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 14 Novembro 2023 Eu estou mesmo a leste, não consigo perceber como é que com tudo aconteceu, o PNS pode ser considerado credivel para o que quer que seja. Mesmo a nivel de partido, ninguém mete mão nisto? 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 14 Novembro 2023 Citação de HIM, há 4 horas: Sinto que o pessoal ainda não está ciente do pulo que o Livre vai ter, e de como o Bloco vai cair a pique. Isso não faz sentido nenhum, desculpa. O L até pode crescer, mas o BE não vai cair, muito menos a pique. Não vão passar de 5 deputados a 1 ou 2. Devem crescer, até, com a malta que votou no PS em 2022 e volta para eles. E o Livre existe como alternativa desde 2014 já. Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 14 Novembro 2023 (editado) Citação de Jamarcus, há 8 minutos: Isso não faz sentido nenhum, desculpa. O L até pode crescer, mas o BE não vai cair, muito menos a pique. Não vão passar de 5 deputados a 1 ou 2. Devem crescer, até, com a malta que votou no PS em 2022 e volta para eles. E o Livre existe como alternativa desde 2014 já. Falo pelo que leio e observo no que me rodeia. È bem possível que esteja errado… Em relação ao Livre, são dois mundos completamente diferentes comparando 2019, por exemplo, e 2024. O Rui Tavares é dos políticos mais genuínos que por aqui apareceram, tipo Bernie. Acredito que o BE tenha perdido força, pois apesar de tudo, existia malta como eu e como malta que eu conheço que têm votos “flexíveis”, que votavam neles devido a serem “diferentes” e das poucas alternativas na esquerda, e que agora vão votar no Livre. Claro está, posso estar completamente errado. É somente uma impressão minha baseada no meu meio. Editado 14 Novembro 2023 por HIM Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 14 Novembro 2023 No meu meio, quem votava PS vai votar Chega, quem votava PSD vai votar Chega, quem votava BE vai votar Chega, quem votava CDS vai votar Chega e quem votava PCP vai votar Chega. 5 Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 14 Novembro 2023 Citação de Rain Dog, há 16 minutos: No meu meio, quem votava PS vai votar Chega, quem votava PSD vai votar Chega, quem votava BE vai votar Chega, quem votava CDS vai votar Chega e quem votava PCP vai votar Chega. E quem votava Chega, vai votar a dobrar. E com este post mais 2 votos para o Chega Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 14 Novembro 2023 Citação de Rain Dog, há 28 minutos: No meu meio, quem votava PS vai votar Chega, quem votava PSD vai votar Chega, quem votava BE vai votar Chega, quem votava CDS vai votar Chega e quem votava PCP vai votar Chega. Citação de RAG, há 11 minutos: E quem votava Chega, vai votar a dobrar. E com este post mais 2 votos para o Chega Ao dizerem estas coisas só beneficiam o Chega. No entanto, se não disserem nada também beneficiam o Chega. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 3 horas: Um estudo interessante sobre algo que vai novamente ser discutido na próxima campanha eleitoral nos próximos meses: https://www.kark.com/news/education/arkansas-department-of-education-report-details-students-using-education-freedom-accounts-to-attend-private-schools/ LITTLE ROCK, Ark. – As a part of the state’s new education reform law, known as Arkansas LEARNS, eligible students can receive state funds as vouchers called an Education Freedom Account to attend specific private schools. (...) The report shows that the majority of students enrolled at a private school through EFAs this year were already in private schools before applying. (...) "These voucher programs ultimately benefit families that were already private school families and that frankly could already afford to send their children to private schools,” Noland said. “Now, they’re getting a taxpayer-funded discount. Eu acho que 'e um conceito interessante que estas a falar aqui, "justica fiscal/justica social" Quem ja paga 40-45% de impostos, nao pode deduzir 1 centimo no IRS, tambem nao pode usufruir de beneficios sobre educacao, saude, etc? Compartilhar este post Link para o post
Don Vito Corleone Publicado 14 Novembro 2023 (editado) Citação de Bashir, há 1 hora: Eu estou mesmo a leste, não consigo perceber como é que com tudo aconteceu, o PNS pode ser considerado credivel para o que quer que seja. Mesmo a nivel de partido, ninguém mete mão nisto? É isto. Como é que depois de tudo o que fez, dentro do partido é visto como o sucessor obvio e salvador do partido? Será que não ha ninguem com competência para se chegar à frente? Editado 14 Novembro 2023 por Don Vito Corleone Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Novembro 2023 Citação de HIM, há 1 hora: Em relação ao Livre, são dois mundos completamente diferentes comparando 2019, por exemplo, e 2024. O Rui Tavares é dos políticos mais genuínos que por aqui apareceram, tipo Bernie. lol Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 14 Novembro 2023 O Livre é capaz de ganhar mais um deputado, mas não mais que isso. O BE acredito que cresça com a Mortágua e o PCP estagna ou perde um deputado. 2 Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 14 Novembro 2023 Citação de Bashir, há 1 hora: Ao dizerem estas coisas só beneficiam o Chega. No entanto, se não disserem nada também beneficiam o Chega. É disso que eles vivem. E infelizmente, nem há nada que possas fazer, o fenómeno da migração cada vez mais pronunciado, em conjunto com a crise que está praí prometida pelos alemães, é o rastilho perfeito para este tipo de ideologias. Em todo o lado e aqui, em Portugal, ainda estamos só no começo. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Novembro 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 1 hora: Eu acho que 'e um conceito interessante que estas a falar aqui, "justica fiscal/justica social" Quem ja paga 40-45% de impostos, nao pode deduzir 1 centimo no IRS, tambem nao pode usufruir de beneficios sobre educacao, saude, etc? Essa é também uma questão interessante e a minha opinião genérica é que pode (e isso acontece cá. Na saúde por exemplo). O meu ponto naquele post era ligeiramente ao lado: Quem defende os vouchers de ensino defende a hipótese teórica de que dessa forma os alunos que hoje andam nas escolas públicas poderiam andar nas escolas privadas. O que aquele estudo, para aquele caso específico naturalmente, mostra é que isso não aconteceu pois quem usufruiu dessa medida para estudar nas escolas privadas já lá andava. Há outras questões que se podem colocar sobre o tema (mais próximas sobre a questão que levantaste): Deve o estado financiar o estudo em escolas privadas de crianças cujos pais tinham essa condição previamente? Porque esta pergunta é diferente da que fizeste: eles não podem ter acessos a benefícios na educação? Editado 14 Novembro 2023 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 14 Novembro 2023 O PCP se coloca o Miguel Tiago a secretário geral, o partido teria um líder para bater de frente com o Costa e com o Ventura. Agora têm um líder que nem sei quem é, nem me apetece votar neles, não me apetece votar sequer. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 13 minutos: Essa é também uma questão interessante e a minha opinião genérica é que pode (e isso acontece cá. Na saúde por exemplo). O meu ponto naquele post era ligeiramente ao lado: Quem defende os vouchers de ensino defende a hipótese teórica de que dessa forma os alunos que hoje andam nas escolas públicas poderiam andar nas escolas privadas. O que aquele estudo, para aquele caso específico naturalmente, mostra é que isso não aconteceu pois quem usufruiu dessa medida para estudar nas escolas privadas já lá andava. Há outras questões que se podem colocar sobre o tema (mais próximas sobre a questão que levantaste): Deve o estado financiar o estudo em escolas privadas de crianças cujos pais tinham essa condição previamente? Porque esta pergunta é diferente da que fizeste: eles não podem ter acessos a benefícios na educação? O Estado deve proporcionar a todos o valor base que gasta com cada estudante. Se o estado gasta 3000 ano em media por cada estudante, cada um deve poder ou ir para o ension publico e pagar e nao pagar nada, ou ir para o privado e pagar o excesso dos 3000 (seria menos porque teria de ser calculado apenas o valor variavel para a compensacao), sendo que esse 'e pago pelo estado. 'E uma questao de equidade. O facto de os pais ja poderem ou nao pagar 'e irrelevante porque normalmente eses mesmos pais ja contribuem muito significativamente para impostos. Um pouco como dupla tributacao, isso 'e penalizar em duplicado. Na Saude ha anos que o sistema ja devia ter sido mudado para um sistema em que 'e obrigatorio ter seguro de saude. O estado teria um que seria sem custos para quem nao pode pagar e com custos dependendo do rendimento das pessoas, sendo que essas mesmas pessoas podem optar por ter outro seguro em vez do que tem o Estado, pagando o mesmo ou mais. 'E assim que funciona na Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suecia, etc... Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 14 Novembro 2023 Citação de HIM, há 7 horas: Sinto que o pessoal ainda não está ciente do pulo que o Livre vai ter, e de como o Bloco vai cair a pique. Eu acardito! Não ligues aos críticos HIM! Fuck BE, bora Livre (mas sem malucos como a Joacine) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Novembro 2023 Citação de antifa, há 6 horas: Um PM adepto de ferrovia. Não é o que sempre sonhaste? Eu sonho com um governo que aposte nos TP. De preferência com um primeiro-ministro sem tiques de Salazar. Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 14 Novembro 2023 Citação de Spikey, há 1 hora: ...e o PCP estagna ou perde um deputado. Mais uma vitória para o partido comunista português! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Novembro 2023 Citação de HIM, há 4 horas: Nem mais. Conheço inclusive malta que votou IL que agora deve votar Livre lolo Se o Livre não fosse um partido de um homem só, eu seria um desses, provavelmente 😄 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Novembro 2023 Citação de Burkina2008, há 1 hora: O Estado deve proporcionar a todos o valor base que gasta com cada estudante. Se o estado gasta 3000 ano em media por cada estudante, cada um deve poder ou ir para o ension publico e pagar e nao pagar nada, ou ir para o privado e pagar o excesso dos 3000 (seria menos porque teria de ser calculado apenas o valor variavel para a compensacao), sendo que esse 'e pago pelo estado. 'E uma questao de equidade. O facto de os pais ja poderem ou nao pagar 'e irrelevante porque normalmente eses mesmos pais ja contribuem muito significativamente para impostos. Um pouco como dupla tributacao, isso 'e penalizar em duplicado. Tu percebes isto infinitamente melhor do que eu mas se: Incentivas a procura (através da entrega desse "cheque") nas escolas privadas isso não irá levar a que as mesmas aumentem os seus preços? Levando a que quem lhes consegue aceder sejam as mesmas pessoas que já o conseguiam aceder previamente? O que me escapa neste raciocínio ? Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Novembro 2023 (editado) Citação de HIM, há 8 horas: Sinto que o pessoal ainda não está ciente do pulo que o Livre vai ter, e de como o Bloco vai cair a pique. O Bloco cair não deve cair significativamente, tem 4% na minha projecção twitter em linha com 2022, agora o Livre deve crescer bastante, está com 2% quase 3%. Citação de HIM, há 4 horas: Tenho dúvidas que o BE não caia. Muita malta votava BE, como eu já o fiz, devido à falta de alternativa na esquerda. Com o Livre, a coisa vai mudar de figura. Mas pensando a fundo, vejo mais transferência de votos de ex-PAN do que do BE Passar para uns 5% dos votos. Tendo em conta que nas últimas legislativas tiveram 1.5%, já é um valente pulo. Isso mesmo, o pan está acabadissimo no meu modelo. Mas o BE mantém e o Livre sobe. Editado 14 Novembro 2023 por Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 14 Novembro 2023 Btw, o Livre deve mesmo crescer, parece que vocês não se lembram de 2019 em que o PAN nem aparecia nalgumas sondagens e depois teve 5%. O chega. Il tb cresceram imenso depois de entrar no parlamento. O Livre não cresceu por causa das peixeiradas da Joacine, mas o RT esteve tão bem nos debates que reergueu o partido. E parece que vocês não estão a contar com os debates que ele terá agora... Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Novembro 2023 Citação de HappyKing, há 45 minutos: Tu percebes isto infinitamente melhor do que eu mas se: Incentivas a procura (através da entrega desse "cheque") nas escolas privadas isso não irá levar a que as mesmas aumentem os seus preços? Levando a que quem lhes consegue aceder sejam as mesmas pessoas que já o conseguiam aceder previamente? O que me escapa neste raciocínio ? Podes ver isso por esse prisma ou que as pessoas iriam procurar mais escolas privadas e mais instituicoes dessas poderiam abrir Ou seja inicialmente, possivelmente as escolas existentes privadas iriam aumentar os precos devido ao aumento da procura (indirectamente ligada com a compaticipacao do estado), mas no medio prazo passariam a existir mais opcoes de escolas e os precos deveriam estabilizar (se nao baixar). Claro que isto 'e teoria economia num mercado perfeito (que nao existe). Agora esse argumento que tu lancas pode se dizer de tudo. Nao vale a pena aumentar salarios em anos onde nao existiu inflacao porque basicamente os supermercados (por exemplo) sabendo que as pessoas conseguiam fazer as suas compras mensais com 500 euros antes, agora com 510 no bolso podemos aumentar o preco 2% em tudo. 'E uma questao de escolha. O modelo americano 'e uma m*rda a nivel de escolaridade obrigatoria porque da poder aos pais para elegerem que tipo de ensino querem dar as criancas. Em Portugal claro que se pode ir para uma escola "internacional" ou religiosa, mas na base o curriculum, que eu sabia, 'e relativamente homogeneo. Economicamente a coisa bem feita ate pode ser benefica para o Estado...apenas ideologicamente 'e um sapo dificil de engolir para alguns. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Novembro 2023 Citação de Burkina2008, há 10 minutos: Economicamente a coisa bem feita ate pode ser benefica para o Estado...apenas ideologicamente 'e um sapo dificil de engolir para alguns. Este custa-me a engolir, confesso 🙂 A minha única reserva sobre a questão é aquilo que referir acontecer e depois teres andado a "tirar" dinheiro da escola pública agudizando ainda mais a crise em que vive sem grandes efeitos práticos positivos. Mas percebo o teu ponto de poder ser aplicado a outras coisas e o ponto da introdução de oferta devido à maior procura que levaria à estabilização do preço. 2 Compartilhar este post Link para o post