Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Está a fazer falta alguém fazer uma desconstrução deste tema em partes de forma a percebermos exatamente o que está a falhar. Tenho dúvidas que explicar investimentos arriscados e taxas de juro no ensino básico vá resolver alguma coisa.

Faria mais lógica se o conhecimento fosse facultado no momento zero da nossa vida profissional, que é quando nos inscrevemos no IEFP. Ou então não. Está a fazer falta a tal desconstrução.

Compartilhar este post


Link para o post

Vamos promover uma acção de conscientizacao acerca da relação entre a taxa de juro e o preço das obrigações a todos os portugueses que só têm até ao nono ano (metade da população), já falei com o doutor António costa

Editado por Plagio o Original
  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

Está a fazer falta alguém fazer uma desconstrução deste tema em partes de forma a percebermos exatamente o que está a falhar. Tenho dúvidas que explicar investimentos arriscados e taxas de juro no ensino básico vá resolver alguma coisa.

Faria mais lógica se o conhecimento fosse facultado no momento zero da nossa vida profissional, que é quando nos inscrevemos no IEFP. Ou então não. Está a fazer falta a tal desconstrução.

Tens aqui parte dela. 

Esta questão da falta de literacia financeira está concentrada nos adultos e não em quem está a estudar agora - aí estamos em linha com a média da OCDE: https://www.bportugal.pt/sites/default/files/anexos/papers/re202205_pt.pdf

É só mais um exemplo de como o atraso das qualificações das gerações mais velhas é um problema estrutural do nosso país. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 11 minutos:

Tens aqui parte dela. 

Esta questão da falta de literacia financeira está concentrada nos adultos e não em quem está a estudar agora - aí estamos em linha com a média da OCDE: https://www.bportugal.pt/sites/default/files/anexos/papers/re202205_pt.pdf

É só mais um exemplo de como o atraso das qualificações das gerações mais velhas é um problema estrutural do nosso país. 

A questão aqui é que este estudo baseou-se em cinco questões (que eu diria serem bastante boas, ao contrário de muitos destes 'estudos' que costumam vir de think thanks de vãos de escada), uma é manifestamente difícil, duas são efectivamente sobre literacia financeira, mas as primeiras duas são matemática do sexto ano. Aquela tal matemática de mercearia que as gerações mais velhas costumam orgulhar-se de saber de trás para a frente:

image.png.c27e097436e783d851fdbee7f13bda23.png

image.png.fc2ddfce9623ab0811ef42ed0992a626.png

Isto é tão mau que é quase melhor acreditar que temos um país cheio de gente irremediavelmente burra e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post

Essa última pode estar relacionada com literacia financeira, nomeadamente não saber o que é inflação.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

a gente põe um reclame em tempo de antena, ou naquelas publicidades da rtp, ai do português que não saiba quanto é que é 2% de 100 euros

Compartilhar este post


Link para o post

Deixem-me interromper momentaneamente a discussão sobre a literacia financeira para enaltecer o trabalho que o Público tem feito em reportagens com mulheres no âmbito do 25 de Abril.

https://www.publico.pt/multimedia/interactivo/como-as-mulheres-romperam-o-cerco/aurora-rodrigues

Há passagens impressionantes. 

Preparou-se. “Decidi que não choraria lá dentro, que não daria dar parte fraca e que, enquanto conseguisse, não diria uma palavra. Também decidi que não diria um palavrão, nem dos pequeninos.”

No dia 23 de Maio, voltaram a levá-la. “A sala tinha uma mesa com uma gaveta e uma cadeira para o ‘pide’ se sentar. Eu estive sempre num banco, sem costas.” Fizeram escarro ao alvo. “Os ‘pides’ iam entrando. Faziam perguntas. Eu não respondia. Escarravam para cima de mim.”

...

Para “manter a presença de espírito”, cantava. “Cantava aquela canção do José Mário Branco, a Ronda do Soldadinho. ‘Um e dois e três/Era uma vez/Um soldadinho/ De chumbo não era/ Como era/O soldadinho/Menino cresceu/Mas não colheu/De semear/Os senhores da terra/O mandam prá guerra/Morrer ou matar’…”

...

Por volta do décimo dia, avisaram-na que vinha aí “a brigada dos índios”. Apareceu-lhe um homem de olhar esgazeado. “Eu estava no meio da cela e ele batia, batia, batia, batia sem dizer uma palavra, como se fosse uma máquina. Eu só pensava: isto vai acabar, isto vai acabar. Só acabou quando a porta se abriu e entraram outros que o agarraram.” Ficou de pé, ainda, de mãos nos bolsos. Sentia-se indisposta. Foi à casa de banho, sem saber se ia evacuar ou vomitar. Estava com uma hemorragia. Já não se levantou. Desmaiou. Levaram-na em braços. “E a tortura continuou.”

 

Que força tiveram estas pessoas. E o quanto lhes devemos.

  • Like 5

Compartilhar este post


Link para o post

Na hora de almoço acabei de ler os programas da direita e não gostei nada. O do PSD é um programa demasiado ambicioso. Quem me dera que eles conseguissem metade do que prometem.

O da IL é bem fraco a comparar com o anterior.´Tem umas m*rda meio genéricas do tipo "Reduzir a carga fiscal sobre os profissionais liberais e os trabalhadores independentes", e nem sei bem o que é um "profissional liberal".

E tem coisas de quem não conhece o país como " Maior concorrência do serviço ferroviário atualmente prestado pela CP e reforma do governo  do setor ferroviário". É suposto haver batalha de empresas de ferrovia num país tão pequeno? Em que nenhuma terá viabilidade financeira?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 9 minutos:

Na hora de almoço acabei de ler os programas da direita e não gostei nada. O do PSD é um programa demasiado ambicioso. Quem me dera que eles conseguissem metade do que prometem.

O da IL é bem fraco a comparar com o anterior.´Tem umas m*rda meio genéricas do tipo "Reduzir a carga fiscal sobre os profissionais liberais e os trabalhadores independentes", e nem sei bem o que é um "profissional liberal".

E tem coisas de quem não conhece o país como " Maior concorrência do serviço ferroviário atualmente prestado pela CP e reforma do governo  do setor ferroviário". É suposto haver batalha de empresas de ferrovia num país tão pequeno? Em que nenhuma terá viabilidade financeira?

Regra geral, quase todos os partidos parecem estar a viver num país que não é o meu. E antes que me digam "bem-vindo à campanha eleitoral", já li outros programas no passado e nunca vi custos para o Estado deste nível. Fico mais admirado vindo da AD, já que o PSD tem a reputação de ser mais austero que o PS.

O Chega, sem surpresas, é o maior sem noção de todos. IL e PCP partilham segundo posto.

Editado por Mica
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 horas:

Se contarmos com esta nova socialização do Chega... se calhar tens razão 😂

É pela socialização do Chega que acho que a direita vai ter maioria. Não é à toa que na última sondagem depositada na ERC pela Católica o Chega vai buscar mais votos ao PS que à AD.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 22 minutos:

Na hora de almoço acabei de ler os programas da direita e não gostei nada. O do PSD é um programa demasiado ambicioso. Quem me dera que eles conseguissem metade do que prometem.

O da IL é bem fraco a comparar com o anterior.´Tem umas m*rda meio genéricas do tipo "Reduzir a carga fiscal sobre os profissionais liberais e os trabalhadores independentes", e nem sei bem o que é um "profissional liberal".

E tem coisas de quem não conhece o país como " Maior concorrência do serviço ferroviário atualmente prestado pela CP e reforma do governo  do setor ferroviário". É suposto haver batalha de empresas de ferrovia num país tão pequeno? Em que nenhuma terá viabilidade financeira?

Vou tão votar em branco.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 6 minutos:

Vou tão votar em branco.

Ou isso ou no PAN por causa dos animaizinhos!

  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 30 minutos:

Parece que a CNN vai trabalhar em conjunto com uma empresa brasileira a IPESPE, que no seu último estudo da primeira ronda dava 33% Bolsonaro... Boa sorte com isso.

CNN e TVI avançam com sondagens para as legislativas - CNN Portugal (iol.pt)

Imagem

Não andaram muito longe das outras empresas de sondagens. O maior problema talvez seja é o tamanho da amostra. 1100 inquéritos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Essa última pode estar relacionada com literacia financeira, nomeadamente não saber o que é inflação.

É aquela palavra "stays" que pode indicar, em erro, que as coisas ficam iguais. Continua a ser mau que tanta pouca gente perceba isso.

Sobre a das poupanças, também pode ser um bocado de literacia financeira, de não saber que ao ano significa que o teu dinheiro vai aumentar por isso também aumentam os juros que recebes. Ou isso ou os portugueses factorizaram o custo de manutenção de conta e as taxas bancárias que estão habituados 😁

Compartilhar este post


Link para o post

Quem quer que vá para o governo, é bom que mantenham os subsídios do fundo ambiental para 2024. Já tenho planos para os 1000€ que me devia o sr. António Costa.

Compartilhar este post


Link para o post

Disseram-me que hoje vai sair uma sondagem com AD fortissima. Vamos ver se se concretiza.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 5 horas:

Portugal é um país super conservador com o seu dinheiro, é tudo super cagado de investir é considerado "jogar na bolsa" (muitos por não terem dinheiro para absolutamente nada quanto mais para investir, mas também muitos por desconhecimento)

Nesta perspectiva é normal que uma pergunta que pergunte "uma coisa que dá dinheiro é o quê?" as pessoas respondam "claro que é mais arriscado", "cá não arrisco em nada só no Euromilhões isso é que vale a pena"

Ter literacia financeira e ter um perfil conservador no que toca a investimentos não me parece que sejam conceitos antagónicos. Pode perfeitamente existir uma pessoa com literacia financeira suficiente para conhecer os conceitos básicos, mas que simplesmente prefere uma opção mais segura para fazer investimentos 

Compartilhar este post


Link para o post

Este PNS é de rir, então quando saíram os resultados nos Açores à pergunta se o PS viabilizava o governo da AD respondeu que o PS Açores era independente para decidir da sua melhor maneira, mas que no continente isso garantidamente não aconteceria.

agora que o PS Açores já anunciou que por si não vai viabilizar o governo regional da AD ele vem dizer que a nível nacional se isso acontecer vai viabilizar?👀

🤣

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kaz, há 2 minutos:

Este PNS é de rir, então quando saíram os resultados nos Açores à pergunta se o PS viabilizava o governo da AD respondeu que o PS Açores era independente para decidir da sua melhor maneira, mas que no continente isso garantidamente não aconteceria.

agora que o PS Açores já anunciou que por si não vai viabilizar o governo regional da AD ele vem dizer que a nível nacional se isso acontecer vai viabilizar?👀

🤣

Acho que ele voltou atrás e já diz que não vai viabilizar

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 32 minutos:

Disseram-me que hoje vai sair uma sondagem com AD fortissima. Vamos ver se se concretiza.

Hj no twitter apareceu-me um print qq da RTP, de um evento (debate?) entre a Mariana Mortágua e o Bernardo Blanco, a dizer que às 20:00, no telejornal, ia sair uma sondagem, mas não sei se o print é de hoje.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

Hj no twitter apareceu-me um print qq da RTP, de um evento (debate?) entre a Mariana Mortágua e o Bernardo Blanco, a dizer que às 20:00, no telejornal, ia sair uma sondagem, mas não sei se o print é de hoje.

Elas andam na política há tanto tempo e continuam a confundir a Mariana com a Joana 🙂 E nem são assim tão parecidas.

Mas é verdade o que dizes. Importa notar que a sondagem foi recolhida há duas semanas e portanto o debate entre os dois ainda não entrou na equação. 

O debate dos partidos com assento parlamentar é hoje às 21, btw. É o penúltimo tendo em conta que no início da próxima semana há o debate nas rádios. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 minutos:

Elas andam na política há tanto tempo e continuam a confundir a Mariana com a Joana 🙂 E nem são assim tão parecidas.

Mas é verdade o que dizes. Importa notar que a sondagem foi recolhida há duas semanas e portanto o debate entre os dois ainda não entrou na equação. 

O debate dos partidos com assento parlamentar é hoje às 21, btw. É o penúltimo tendo em conta que no início da próxima semana há o debate nas rádios. 

Peço perdão pela minha falha. 🙂

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...