Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação

Voto de protesto dá vitória ao Chega no Algarve. PS e PSD justificam com "desalento" e "esquecimento"

Partido de André Ventura alcança marca dos 27,2% dos votos e conquista vitória num dos círculos eleitorais. Resultados confirmam o que apontavam as sondagens e Faro torna-se no primeiro distrito onde Chega foi a força política mais votada. O partido elegeu três deputados pelo Algarve, os mesmo que PS e AD.

Em 2022, nas eleições Legislativas anteriores, Faro já tinha sido o círculo onde o Chega tinha alcançado o melhor resultado distrital, com 12,3%. Este ano, o Algarve tornou-se na primeira região nacional onde o partido liderado por André Ventura foi o mais votado. O Chega mais do que duplicou o resultando, alcançando 27,2% dos votos (64 228 votos). O PS, a segunda força política mais votada, ficou-se pelos 25,5% e a AD pelos 22,4% - cada um elegeu três deputados.

Por concelhos, o Chega venceu em Portimão, Lagoa, Silves (onde a Câmara é presidida pela CDU), Albufeira, Loulé e Olhão. Nos restantes 10 municípios algarvios, o PS foi a opção mais escolhida por quem votou.

A AD, que apresentou como cabeça de lista Miguel Pinto Luz, vice presidente da Câmara Municipal de Cascais, não conseguiu qualquer vitória concelhia, ficando atrás do PS em 14 dos 16 concelhos da região.

O resultado veio confirmar o que diziam as sondagens, que já apontavam para uma vitória do Chega na região mais a Sul de Portugal. Antes das eleições, quem ia votar no Chega já tinha explicado ao Expresso que se tratava de um voto de protesto. Em particular, pelo esquecimento a que o Algarve tem sido sujeito por parte dos dois partidos que têm dividido o poder (PS e PSD).

Conhecidos os resultados no distrito de Faro, os líderes regionais de PS e PSD concordam. “Nas últimas duas décadas, os partidos de protesto têm tido os melhores resultados no Algarve”, resume ao Expresso Cristóvão Norte, presidente dos sociais-democratas no Algarve. “O BE já aqui teve 16%, o PAN chegou aos 6% e agora é o Chega, que já tinha tido o melhor resultado de sempre, em 2022, no Algarve”, continua.

Para Cristóvão Norte, esta realidade deve-se ao facto de, “por um lado, no Algarve, os efeitos económicos são amplificados”. Quando existe uma crise económica, “os efeitos são muitíssimo maiores, e o mesmo quando a economia cresce. Veja-se o que aconteceu com a pandemia”, exemplifica. Por outro, continua, à forma como “grandes obras estruturais têm caído no esquecimento”. E recorda o Hospital Central do Algarve, que nunca saiu do papel. As portagens na Via do Infante que nunca foram retiradas. Ou a requalificação da EN125, nunca terminada.

Cristóvão Norte vê, ainda, uma ligação entre o aumento de 40 mil votantes verificado no Algarve, entre a Legislativas de 2022 e as eleições deste ano, e uma subida semelhante no número de votantes no Chega. “O voto nulo ou em branco é o voto mais próximo do voto no Chega”, defende, “é o voto de protesto, de descontentamento”.

Já Luís Graça, líder do PS/Algarve, contactado pelo Expresso, remeteu qualquer resposta para o comunicado emitido ao final da noite. “Tomamos devida nota do desalento com que muitos algarvios se expressaram e não ficaremos indiferentes ao desejo manifestado de mais ação e maior visibilidade política para a nossa região”, lê-se no documento, assinado por Luís Graça.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 11 minutos:

Já alguém conseguiu encontrar e/ou falar com o Senhor que dissolveu a Assembleia da República?

Foi ao multibanco.

Compartilhar este post


Link para o post

Vão acabar as piadas tipo "xuxalismo", venezuela, e afins, porque dificilmente não vamos ter no mínimo 10 a 15 anos de direita a governar em Portugal.

Resta saber qual.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 horas:

Aqui varias pessoas ...  Acham que ridicularizar e chamar de fascistas aos Cheganos e a quem tem preocupacoes ... 'e a solucao....

Como é que alguém consegue tirar esta conclusão? E ao mesmo tempo dá-me alento no sentido que podíamos estar bem pior.

Compartilhar este post


Link para o post

Realmente chamar fascistas a quem vive diariamente com o fantasma do RSI e dos indostânicos é inaceitável.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JackBauerPT, há 4 minutos:

No Porto concelho o CH teve abaixo de 10%.

E foi o melhor distrito. Melhor no sentido de ter sido onde tiveram menos votação. 

Compartilhar este post


Link para o post

São 9h e ainda está trânsito no IC20. Demita-se, Sr. Montenegro.  

  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lucho^, Agora:

São 9h e ainda está trânsito no IC20. Demita-se, Sr. Montenegro.  

Ninguém te mandou ir morar para aí, especialmente com as obras que andam aí a fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lucho^, Agora:

São 9h e ainda está trânsito no IC20. Demita-se, Sr. Montenegro.  

Continuem a votar AD(N)

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de JackBauerPT, há 18 minutos:

No Porto concelho o CH teve abaixo de 10%.

Mal era....esse senhor do clube vermelho ia lá ter votos dos azuis 😂😂😂

Vota PDC😜

Compartilhar este post


Link para o post

E se o PS alarga está vantagem com os votos do eleitorado da Europa e fora da Europa? O PS continuaria a deixar a AD comandar? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, Agora:

E se o PS alarga está vantagem com os votos do eleitorado da Europa e fora da Europa? O PS continuaria a deixar a AD comandar? 

Neste momento, ao PS, interessa estar na oposição. Quem criou este sarilho e quem beneficiou dele, que resolva o problema criado. Agora, é que vamos ver os experimentados líderes partidários deste País, que terão de lidar com os problemas internos e externos, mas também com as condicionantes parlaramentaes criadas com o resultado destas eleições. Não se esqueçam, atestado pelo maior político profissional e, simultaneamente, não-profissional deste País, que Montenegro está preparado para governar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de depina, há 43 minutos:

48 que em princípio devem ser 50 (o ticampos aponta a 2 mandatos no círculo fora da Europa e Europa)

estamos todos fdds, parece me que vamos andar de eleições em eleições. 
bela cagada que o Marcelo arranjou aqui.

Deixa tar que o ticampos não teve muito sucesso nestas eleições

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de depina, há 44 minutos:

48 que em princípio devem ser 50 (o ticampos aponta a 2 mandatos no círculo fora da Europa e Europa)

estamos todos fdds, parece me que vamos andar de eleições em eleições. 
bela cagada que o Marcelo arranjou aqui.

Quem arranjou a cagada não foi o Marcelo, foi a PGR

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Quem arranjou a cagada não foi o Marcelo, foi a PGR

Continua a dizer isso, pode ser que vire verdade

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Banks29, há 4 minutos:

E se o PS alarga está vantagem com os votos do eleitorado da Europa e fora da Europa? O PS continuaria a deixar a AD comandar? 

Se o PS por milagre tivesse os números e fosse para o governo apoiado pela esquerda seria 100% certo que haveria eleições após o primeiro orçamento já em Outubro não passar, e nessas eleições quem está no poder sairia prejudicado. Isto porque nunca o PSD e CDS deixariam passar um orçamento influenciado por BE, Livre, etc.

Ao assumir ir para a oposição colocam não só o ónus da governação imediata no PSD como também dão ao chega a escolha de passarem a ser o partido que colaborou com uma governação instável ou o partido que provocou nova crise politica.

  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lucho^, há 13 minutos:

São 9h e ainda está trânsito no IC20. Demita-se, Sr. Montenegro.  

IC28 DE MAIO!

Captura-de-ecra-2024-02-28-161648.png

  • Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, Agora:

Ao assumir ir para a oposição colocam não só o ónus da governação imediata no PSD como também dão ao chega a escolha de passarem a ser o partido que colaborou com uma governação instável ou o partido que provocou nova crise politica.

Exatamente o que penso. Sem tirar, nem por. E talvez seja a melhor estratégia para erradicar o CH.

Compartilhar este post


Link para o post

A melhor coisa que o PS tem a fazer agora é estar na oposição, viabilizar o governo da AD e não levantar grandes ondas. E pelo discurso do PNS parece que vai ser mesmo isso que vão fazer.

Dada a capacidade da AD de se autossabotar, diria que nas próximas eleições recuperam uma parte significativa da % de votos que perderam este ano.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

 

Ao assumir ir para a oposição colocam não só o ónus da governação imediata no PSD como também dão ao chega a escolha de passarem a ser o partido que colaborou com uma governação instável ou o partido que provocou nova crise politica.

Como se isso interessasse aos eleitores do Chega

  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de La Flame, há 3 minutos:

A melhor coisa que o PS tem a fazer agora é estar na oposição, viabilizar o governo da AD e não levantar grandes ondas. E pelo discurso do PNS parece que vai ser mesmo isso que vão fazer.

Dada a capacidade da AD de se autossabotar, diria que nas próximas eleições recuperam uma parte significativa da % de votos que perderam este ano.

Quase de certeza que não vão passar o OE.

o ónus ficará do lado do ch.

Compartilhar este post


Link para o post

E o Chega terá mesmo de votar a favor, não bastará abster-se, já que a Esquerda tem mais deputados que AD+IL. 

Compartilhar este post


Link para o post

A IL também sai disto de pila murcha. 8 deputados é muito menos do que aquilo que imaginariam conseguir.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...