Burkina2008 Publicado 24 Julho 2024 Neo-liberalismo? Achar Que se o estado tem um serviço gratuito deve ser para toda a população? Estupida é a ideia que quem já paga a existência desse serviço com os seus impostos sejam as pessoas que não podem beneficiar deles. Eu até já disse várias vezes que até se devia pagar mais impostos, agora não pode ser que pagar mais impostos seja uma condição que elimina usufruto de serviços que sao pagos exactamente com esses impostos @Blackhhawk gostava de ver alguém publicar um artigo a explicar porque é que matar bebês palestiniano é mau. Aliás podia vir numa sequência de artigos de opinião sobre outros factos lógicos como, a “guerra é mau” ou “temos de acabar com a pobreza”…que existam sempre artigos de opinião desses para servirem de bússola moral. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 24 Julho 2024 Se calhar é por viver cá já há algum tempo nos Países Baixos, mas em algumas coisas até concordo com o que fazem aqui (fazem-no por exemplo para habitação ou seguro de saúde), onde a maioria do pessoal paga, mas se demonstrarem que precisam de apoio económico para tal (pobreza, etc...), o estado chega à frente para cobrir o custo, e para teres esse apoio precisas de disponibilizar bastantes dados (saldo bancário, etc...), para o qual eles terão acesso para evitar burlas. Não é um sistema de todo perfeito, e não vou falar dos custos porque não se compara, mas tenta mitigar a igualdade de oportunidades um pouco e dá maior hipótese de manter um nível de qualidade alto desse tipo de serviços. Hoje em dia começo a ver isso como um complemento a longo prazo mais efetivo aos serviços públicos básicos (mas que não são urgentes/primários) que puramente garantir acesso universal (em que os impostos cobrem totalmente o orçamento), porque é uma forma de garantir que quem tem rendimentos suficientes não foge às suas contribuições para esses serviços e indiretamente suporta a possibilidade de ajudar quem mais precisa. Tendo em conta isto, podemos terminar esta conversa a qualquer ponto esta semana? Sinto que estamos a retirar demasiada energia ao Musa, energia que ele pode dedicar a tentar meter o rebento na creche, telefonar diretamente às creches para confirmar o que tem de fazer melhor para o sucesso, chatear quem tiver de ser, ou até praticar ativismo para trazer este problema à esfera política. Ele estar aqui a discutir num fórum ad nauseum e usar o seu tempo precioso não me parece que o vá ajudar de todo a resolver o problema e no final de contas, não é isso que todos queremos? 1 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 24 Julho 2024 Citação de Rōnin, há 8 horas: Começo a achar que isto não tem nada a ver com cresces lol Com cresces acho que não tem muito a ver, não... Citação de Lip McBoatface, há 8 minutos: Se calhar é por viver cá já há algum tempo nos Países Baixos, mas em algumas coisas até concordo com o que fazem aqui (fazem-no por exemplo para habitação ou seguro de saúde), onde a maioria do pessoal paga, mas se demonstrarem que precisam de apoio económico para tal (pobreza, etc...), o estado chega à frente para cobrir o custo, e para teres esse apoio precisas de disponibilizar bastantes dados (saldo bancário, etc...), para o qual eles terão acesso para evitar burlas. Era mesmo eu que ia disponibilizar o meu saldo bancário ao Estado... 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Julho 2024 Citação de Burkina2008, há 14 minutos: Estupida é a ideia que quem já paga a existência desse serviço com os seus impostos sejam as pessoas que não podem beneficiar deles. Faz sentido. Bolsas de estudo, por exemplo - toda a gente paga, toda a gente usa. Ou o RSI - toda a gente paga, toda a gente recebe. Ah, espera... Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de Lip McBoatface, há 15 minutos: Se calhar é por viver cá já há algum tempo nos Países Baixos, mas em algumas coisas até concordo com o que fazem aqui (fazem-no por exemplo para habitação ou seguro de saúde), onde a maioria do pessoal paga, mas se demonstrarem que precisam de apoio económico para tal (pobreza, etc...), o estado chega à frente para cobrir o custo, e para teres esse apoio precisas de disponibilizar bastantes dados (saldo bancário, etc...), para o qual eles terão acesso para evitar burlas. Não é um sistema de todo perfeito, e não vou falar dos custos porque não se compara, mas tenta mitigar a igualdade de oportunidades um pouco e dá maior hipótese de manter um nível de qualidade alto desse tipo de serviços. Hoje em dia começo a ver isso como um complemento a longo prazo mais efetivo aos serviços públicos básicos (mas que não são urgentes/primários) que puramente garantir acesso universal (em que os impostos cobrem totalmente o orçamento), porque é uma forma de garantir que quem tem rendimentos suficientes não foge às suas contribuições para esses serviços e indiretamente suporta a possibilidade de ajudar quem mais precisa. Tendo em conta isto, podemos terminar esta conversa a qualquer ponto esta semana? Sinto que estamos a retirar demasiada energia ao Musa, energia que ele pode dedicar a tentar meter o rebento na creche, telefonar diretamente às creches para confirmar o que tem de fazer melhor para o sucesso, chatear quem tiver de ser, ou até praticar ativismo para trazer este problema à esfera política. Ele estar aqui a discutir num fórum ad nauseum e usar o seu tempo precioso não me parece que o vá ajudar de todo a resolver o problema e no final de contas, não é isso que todos queremos? Já está inscrita numa privada junto com os filhos dos doutores. E também, por causa de alguém que postou os requisitos, no fim de semana enviei email à ISS a reclamar do tratamento que fui sujeito (que acho injusto). Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de Lip McBoatface, há 45 minutos: Se calhar é por viver cá já há algum tempo nos Países Baixos, mas em algumas coisas até concordo com o que fazem aqui (fazem-no por exemplo para habitação ou seguro de saúde), onde a maioria do pessoal paga, mas se demonstrarem que precisam de apoio económico para tal (pobreza, etc...), o estado chega à frente para cobrir o custo, e para teres esse apoio precisas de disponibilizar bastantes dados (saldo bancário, etc...), para o qual eles terão acesso para evitar burlas. Não é um sistema de todo perfeito, e não vou falar dos custos porque não se compara, mas tenta mitigar a igualdade de oportunidades um pouco e dá maior hipótese de manter um nível de qualidade alto desse tipo de serviços. Hoje em dia começo a ver isso como um complemento a longo prazo mais efetivo aos serviços públicos básicos (mas que não são urgentes/primários) que puramente garantir acesso universal (em que os impostos cobrem totalmente o orçamento), porque é uma forma de garantir que quem tem rendimentos suficientes não foge às suas contribuições para esses serviços e indiretamente suporta a possibilidade de ajudar quem mais precisa. Tendo em conta isto, podemos terminar esta conversa a qualquer ponto esta semana? Sinto que estamos a retirar demasiada energia ao Musa, energia que ele pode dedicar a tentar meter o rebento na creche, telefonar diretamente às creches para confirmar o que tem de fazer melhor para o sucesso, chatear quem tiver de ser, ou até praticar ativismo para trazer este problema à esfera política. Ele estar aqui a discutir num fórum ad nauseum e usar o seu tempo precioso não me parece que o vá ajudar de todo a resolver o problema e no final de contas, não é isso que todos queremos? Citação de Duda34, há 38 minutos: Com cresces acho que não tem muito a ver, não... Era mesmo eu que ia disponibilizar o meu saldo bancário ao Estado... Para pedir o abono de família (e já agora os apoios pré-natais) é necessário apresentar os saldos bancários além do IRS. E antes era qualquer coisa, hoje já são mais finos e exigem a relação de contas do banco de portugal de modo a terem a certeza que a pessoa entrega tudo o que está em seu nome. Quem tem mais de 100mil no total não tem direito a apoios. Editado 24 Julho 2024 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Julho 2024 Citação de Lip McBoatface, há 54 minutos: Tendo em conta isto, podemos terminar esta conversa a qualquer ponto esta semana? Sinto que estamos a retirar demasiada energia ao Musa, energia que ele pode dedicar a tentar meter o rebento na creche, telefonar diretamente às creches para confirmar o que tem de fazer melhor para o sucesso, chatear quem tiver de ser, ou até praticar ativismo para trazer este problema à esfera política. Ele estar aqui a discutir num fórum ad nauseum e usar o seu tempo precioso não me parece que o vá ajudar de todo a resolver o problema e no final de contas, não é isso que todos queremos? Só depende dele perceber o que são critérios (ou não concordar com eles) e não o mau gosto em tshirts. Quando souber então que quem comprou casa até 2011 recebe "apoio" em IRS vai aos arames. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 24 Julho 2024 Citação de Ghelthon, há 41 minutos: Faz sentido. Bolsas de estudo, por exemplo - toda a gente paga, toda a gente usa. Ou o RSI - toda a gente paga, toda a gente recebe. Ah, espera... Sim porque eu nem defendo que a Universidade devia ser universalmente gratuita. queres mesmo comparar o RSI como um serviço oferecido pelo estado? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Julho 2024 Viver numa simulação não é nada fácil. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 24 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 4 horas: É creche, pá! Citação de Duda34, há 1 hora: Com cresces acho que não tem muito a ver, não... juro que escrevi assim depois de ter lido isto lol as horas batem certo e tudo, senhores juízes 🙏(antes que venha aí o procurador geral... 😂😭) 2 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 24 Julho 2024 fds a mais hilariante é “o estado não tem nada a ver com quanto eu tenho na conta” QUERO A MINHA CRECHEEEEE Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 24 Julho 2024 Citação de Lip McBoatface, há 1 hora: Se calhar é por viver cá já há algum tempo nos Países Baixos, mas em algumas coisas até concordo com o que fazem aqui (fazem-no por exemplo para habitação ou seguro de saúde), onde a maioria do pessoal paga, mas se demonstrarem que precisam de apoio económico para tal (pobreza, etc...), o estado chega à frente para cobrir o custo, e para teres esse apoio precisas de disponibilizar bastantes dados (saldo bancário, etc...), para o qual eles terão acesso para evitar burlas. Não é um sistema de todo perfeito, e não vou falar dos custos porque não se compara, mas tenta mitigar a igualdade de oportunidades um pouco e dá maior hipótese de manter um nível de qualidade alto desse tipo de serviços. Hoje em dia começo a ver isso como um complemento a longo prazo mais efetivo aos serviços públicos básicos (mas que não são urgentes/primários) que puramente garantir acesso universal (em que os impostos cobrem totalmente o orçamento), porque é uma forma de garantir que quem tem rendimentos suficientes não foge às suas contribuições para esses serviços e indiretamente suporta a possibilidade de ajudar quem mais precisa. Tendo em conta isto, podemos terminar esta conversa a qualquer ponto esta semana? Sinto que estamos a retirar demasiada energia ao Musa, energia que ele pode dedicar a tentar meter o rebento na creche, telefonar diretamente às creches para confirmar o que tem de fazer melhor para o sucesso, chatear quem tiver de ser, ou até praticar ativismo para trazer este problema à esfera política. Ele estar aqui a discutir num fórum ad nauseum e usar o seu tempo precioso não me parece que o vá ajudar de todo a resolver o problema e no final de contas, não é isso que todos queremos? Mas em Portugal para usufruir de apoios tem de se dar essa informação toda. Saldos bancários, imóveis e etc. Eu andei na Universidade de 2008 a 2013, e basicamente para me darem bolsa tinham acesso a tudo o que os meus pais e eu tínhamos. Convinha é que o Estado também fizesse o seu trabalho e não fechasse tanto os olhos aos pagamentos feitos debaixo da mesa. O que não falta para aí é malta que declara o ordenado mínimo e depois recebe mais umas centenas de euros por fora. Conheço um caso de uma empresa com dezenas e dezenas de funcionário, que presta serviços a multinacionais e em que ex-funcionários já fizeram queixas às autoridades competentes e estás fecham os olhos. Isto sim causa uma injustiça gigante e ainda é um verdadeiro cancro em Portugal porque podes ganhar mais no final do mês, quase não descontar e ainda tens direito a mais benefícios sociais e prioridades porque no papel ganhas menos que uma pessoa que declare tudo direitinho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de challenger, há 11 minutos: Mas em Portugal para usufruir de apoios tem de se dar essa informação toda. Saldos bancários, imóveis e etc. Eu andei na Universidade de 2008 a 2013, e basicamente para me darem bolsa tinham acesso a tudo o que os meus pais e eu tínhamos. Convinha é que o Estado também fizesse o seu trabalho e não fechasse tanto os olhos aos pagamentos feitos debaixo da mesa. O que não falta para aí é malta que declara o ordenado mínimo e depois recebe mais umas centenas de euros por fora. Conheço um caso de uma empresa com dezenas e dezenas de funcionário, que presta serviços a multinacionais e em que ex-funcionários já fizeram queixas às autoridades competentes e estás fecham os olhos. Isto sim causa uma injustiça gigante e ainda é um verdadeiro cancro em Portugal porque podes ganhar mais no final do mês, quase não descontar e ainda tens direito a mais benefícios sociais e prioridades porque no papel ganhas menos que uma pessoa que declare tudo direitinho. Há uma empresa, com quase 1000 empregados, que o CMPT adora o dono e que, alegadamente, paga pouco em salário bruto e o resto em ajudas da piç*, se o funcionário assim o desejar Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 24 Julho 2024 (editado) Citação de Pavel, há 34 minutos: fds a mais hilariante é “o estado não tem nada a ver com quanto eu tenho na conta” QUERO A MINHA CRECHEEEEE nao percebi. és a favor ou contra que o estado tenha acesso a tudo o que tens na conta, e tendo acesso aos extratos, o que compras? edit: li extrato, mas é o saldo. mea culpa. mas mantenho a primeira questao. Editado 24 Julho 2024 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 1 minuto: nao percebi. és a favor ou contra que o estado tenha acesso a tudo o que tens na conta, e tendo acesso aos extratos, o que compras? edit: li extrato, mas é o saldo. mea culpa. mas mantenho a primeira questao. Não se trata de ter acesso mas sim de exigir isso para receberes algo. Tens sempre a opção de não mostrar e não ter o apoio. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 24 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 5 minutos: nao percebi. és a favor ou contra que o estado tenha acesso a tudo o que tens na conta, e tendo acesso aos extratos, o que compras? edit: li extrato, mas é o saldo. mea culpa. mas mantenho a primeira questao. o que o @smashing_pumpkin disse, é óbvio que as coisas têm de ser comprovadas 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 24 Julho 2024 Citação de challenger, há 33 minutos: Mas em Portugal para usufruir de apoios tem de se dar essa informação toda. Saldos bancários, imóveis e etc. Eu andei na Universidade de 2008 a 2013, e basicamente para me darem bolsa tinham acesso a tudo o que os meus pais e eu tínhamos. Convinha é que o Estado também fizesse o seu trabalho e não fechasse tanto os olhos aos pagamentos feitos debaixo da mesa. O que não falta para aí é malta que declara o ordenado mínimo e depois recebe mais umas centenas de euros por fora. Conheço um caso de uma empresa com dezenas e dezenas de funcionário, que presta serviços a multinacionais e em que ex-funcionários já fizeram queixas às autoridades competentes e estás fecham os olhos. Isto sim causa uma injustiça gigante e ainda é um verdadeiro cancro em Portugal porque podes ganhar mais no final do mês, quase não descontar e ainda tens direito a mais benefícios sociais e prioridades porque no papel ganhas menos que uma pessoa que declare tudo direitinho. Tenho que começar a usar um selo "Só neste país" para responder a este tipo de cenas. Não é só em Portugal que pedem esse informação, e estavam aí a falar de extratos @Jimpo, no UK é normal para teres acesso a benefits. Aliás, para ter settled status tive que provar que vivia aqui mostrando extratos ao longo de 5 anos Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos: Não se trata de ter acesso mas sim de exigir isso para receberes algo. Tens sempre a opção de não mostrar e não ter o apoio. Em que é que tens que mostrar o saldo bancário? Citação de Sandes., há 2 minutos: Tenho que começar a usar um selo "Só neste país" para responder a este tipo de cenas. Não é só em Portugal que pedem esse informação, e estavam aí a falar de extratos @Jimpo, no UK é normal para teres acesso a benefits. Aliás, para ter settled status tive que provar que vivia aqui mostrando extratos ao longo de 5 anos Nesses casos eu sei. Agora não sabia é que haviam apoios em que era preciso mostrar o saldo bancário (deduzo que para comprovar os rendimentos declarados) Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 24 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: Em que é que tens que mostrar o saldo bancário? Nesses casos eu sei. Agora não sabia é que haviam apoios em que era preciso mostrar o saldo bancário (deduzo que para comprovar os rendimentos declarados) Apoio pré-natal e abono de familia. Só tens direito se tiverem menos de 100mil na contas. E agora pedem a relação de contas no banco de portugal, há 8 anos bastava 1 conta e dizer que só havia aquela. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 24 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: Em que é que tens que mostrar o saldo bancário? Nesses casos eu sei. Agora não sabia é que haviam apoios em que era preciso mostrar o saldo bancário (deduzo que para comprovar os rendimentos declarados) Yup e já fui recusado casas de rendas mais baratas (as chamadas rent to buy) porque o meu agregado ganhou mais 1k que o máximo anual por causa de um bónus. Acontece Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Julho 2024 Para além da literacia financeira e alimentar, vamos ter de incluir literacia social nas escolas Condição de Recursos - SS 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Julho 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos: Apoio pré-natal e abono de familia. Só tens direito se tiverem menos de 100mil na contas. E agora pedem a relação de contas no banco de portugal, há 8 anos bastava 1 conta e dizer que só havia aquela. Isso do apoio pré natal não é assim só na Madeira? A minha namorada é que andou a tratar disso e não vamos ter ajuda nenhuma (faz sentido dados os nossos rendimentos, como é óbvio), além do bombom na retenção do IRS. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 24 Julho 2024 Os meus pais puseram todo o abono de família que recebiam (40 euros por mês) de mim para uma conta a prazo na caixa geral de depósitos. Quando fiz 18 anos tinha 1.5 milhões de euros na conta. Tive também direito a bolsa da dges quando entrei no acesso ao ensino superior, só me pediram uma declaração de honra do meu pai em que dizia que os rendimentos declarados eram verdadeiros e a declaração de irc do empreendimento em que o meu pai colaborava porque tinha o mesmo nome do empreendedor com quem colaborava Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Julho 2024 @Plagio o Original lamento informar mas estás num momento de forma lastimável. Esses níveis de ironia estão pelas ruas da amargura, tudo demasiado evidente. Tens que melhorar o teu jogo. 4 Compartilhar este post Link para o post