El Colosso Publicado 19 Março 2025 (editado) Citação de HappyKing, há 1 hora: Pelo menos a nível de arrendamento parece-me ser verdade no caso de Lisboa: Where are Europe’s most expensive cities for renters? https://www.investigate-europe.eu/posts/house-prices-and-rents-rising-across-europe Adoro como Vienna aparece sempre como uma das cidades mais baratas da Europa, wonder why that is EDIT: Antes que venham responder, é uma pergunta retórica Editado 19 Março 2025 por El Colosso Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 19 Março 2025 Citação de Descartes, há 4 minutos: E quem é que disse que não há crise habitacional? O "sempre foi assim" são as "15 pessoas por apartamento" que o bug referiu. Então o que pretendeste com todo aquele texto? Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ? Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo. E dizes que é assim há pelo menos 60 anos. Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 19 Março 2025 Citação de Descartes, há 25 minutos: O PS avançou com essa medida e meio mundo começou imediatamente a espumar da boca. Ai que o Estado está a inviabilizar a propriedade privada... Meu Deus!!!!.... Por favor, deixem o mercado funcionar que ele vai acabar por se auto-regular. E deixem-me beneficiar mais uns anos da quota que tenho na imobiliária ou da consultoria financeira que lhes presto.... Esta é fácil. Começou a ouvir-se falar disso a partir do momento em que o André trocou a causa dos ciganos pela da imigração descontrolada. Porque "15 pessoas por apartamento" já havia nos anos 60 quando se deu o êxodo da população rural para as cidades e para albergar a mão de obra que construiu as grandes infraestruturas; já havia nos anos 70 quando seu deu o 25 de Abril e vieram os retornados do Ultramar; já havia nos anos 80 quando começaram a surgir como cogumelos os bairros de barracas para servir a imigração dos PALOP; continuou pelos anos 90 apesar do Programa de Erradicação de Barracas que o Cavaco implementou e que, embora seja unanimemente reconhecido como o último Programa de investimento público a sério em Habitação, não fez mais do que transferir as pessoas das barracas para apartamentos de Habitação Social, não resolvendo problema nenhum de cariz económico-social. Ou seja, há pelo menos 60 anos que temos problemas de escassez de habitação e situações de excesso de indivíduos por fogo, em vários momentos problemas bem mais graves e disseminados do que aqueles que temos hoje, mas como nessa altura o André ainda nem andava na CMTV, nem havia gente do Nepal... Este é o exemplo paradigmático do fabrico de perceções. Lol. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 19 Março 2025 Citação de Descartes, há 27 minutos: Esta é fácil. Começou a ouvir-se falar disso a partir do momento em que o André trocou a causa dos ciganos pela da imigração descontrolada. Porque "15 pessoas por apartamento" já havia nos anos 60 quando se deu o êxodo da população rural para as cidades e para albergar a mão de obra que construiu as grandes infraestruturas; já havia nos anos 70 quando seu deu o 25 de Abril e vieram os retornados do Ultramar; já havia nos anos 80 quando começaram a surgir como cogumelos os bairros de barracas para servir a imigração dos PALOP; continuou pelos anos 90 apesar do Programa de Erradicação de Barracas que o Cavaco implementou e que, embora seja unanimemente reconhecido como o último Programa de investimento público a sério em Habitação, não fez mais do que transferir as pessoas das barracas para apartamentos de Habitação Social, não resolvendo problema nenhum de cariz económico-social. Ou seja, há pelo menos 60 anos que temos problemas de escassez de habitação e situações de excesso de indivíduos por fogo, em vários momentos problemas bem mais graves e disseminados do que aqueles que temos hoje, mas como nessa altura o André ainda nem andava na CMTV, nem havia gente do Nepal... Este é o exemplo paradigmático do fabrico de perceções. Tinhas também o pessoal do Leste da Europa no final dos anos 90, inicio dos anos 2000 a morarem 20 por casa 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Março 2025 (editado) Citação de Tibraco, há 14 minutos: Então o que pretendeste com todo aquele texto? Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ? Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo. E dizes que é assim há pelo menos 60 anos. Tibraco: Então o que pretendeste com todo aquele texto? Descartes: Responder à pergunta do bug. Tibraco: Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ? Descartes: Sim. O bug perguntou desde quando é que isso acontecia. Tibraco: Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. Descartes: Queres o contacto do bug? Liga-lhe: @bug Tibraco:Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo. Descartes: Sim. Tibraco: E dizes que é assim há pelo menos 60 anos. Descartes: Sim. Citação de El Colosso, há 10 minutos: Tinhas também o pessoal do Leste da Europa no final dos anos 90, inicio dos anos 2000 a morarem 20 por casa Romenos e Moldavos, essencialmente. Citação de André Sousa, há 12 minutos: Lol. Não és tu o André, fica sossegado. Não te esqueças que és apenas um súbdito. Editado 19 Março 2025 por Descartes 5 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Março 2025 Citação de El Colosso, há 11 minutos: Adoro como Vienna aparece sempre como uma das cidades mais baratas da Europa, wonder why that is EDIT: Antes que venham responder, é uma pergunta retórica Qual é a razão? Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 19 Março 2025 Citação de André Sousa, há 9 minutos: Lol. 3 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 19 Março 2025 Citação de Descartes, há 4 minutos: Tibraco: Então o que pretendeste com todo aquele texto? Descartes: Responder à pergunta do bug. Tibraco: Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ? Descartes: Sim. O bug perguntou desde quando é que isso acontecia. Tibraco: Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. Descartes: Queres o contacto do bug? Liga-lhe: @bug Tibraco:Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo. Descartes: Sim. Tibraco: E dizes que é assim há pelo menos 60 anos. Descartes: Sim. Romenos e Moldavos, essencialmente. Não és tu o André, fica sossegado. Não te esqueças que és apenas um súbdito. Ao contrário do Plagio, tu mereces o meu tempo de descanso. Sente-te lisonjeado. A definição de "crise habitacional" não pode ser "escassez de habitação e excesso de individuos por fogo"? Parece-me aceitável considerar que sim. Portanto, pelas tuas palavras, sempre existiu crise habitacional em Portugal. Aliás, segundo a tua retórica, já foi bem mais grave do que é agora. E, para esclarecer os incautos, é precisamente contra isso que me insurgi. Aliás, pergunta ao Tio Hans quanto lhe custou o apartamento. Ou pergunta à geração nascida nos anos 70 se tiveram tanta dificuldade para adquirir casa como a geração dos anos 90. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 19 Março 2025 Citação de Petar Musa, há 8 minutos: Qual é a razão? São a cidade da Europa com mais habitação pública Citação de Descartes, há 14 minutos: Romenos e Moldavos, essencialmente. Quase como se esta conversa fosse cíclica, dantes eram os doutores na Roménia que vinham para aqui puxar betão, agora é o pessoal asiático que vem fazer entregas e trabalhar na Uber 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Março 2025 (editado) Citação de Tibraco, há 45 minutos: Ao contrário do Plagio, tu mereces o meu tempo de descanso. Sente-te lisonjeado. Fico sempre lisonjeado quando respondes a um post meu. O meu egómetro dispara nessas alturas. Citação de Tibraco, há 45 minutos: A definição de "crise habitacional" não pode ser "escassez de habitação e excesso de individuos por fogo"? Parece-me aceitável considerar que sim. Portanto, pelas tuas palavras, sempre existiu crise habitacional em Portugal. Aliás, segundo a tua retórica, já foi bem mais grave do que é agora. E, para esclarecer os incautos, é precisamente contra isso que me insurgi. Aliás, pergunta ao Tio Hans quanto lhe custou o apartamento. Ou pergunta à geração nascida nos anos 70 se tiveram tanta dificuldade para adquirir casa como a geração dos anos 90. A definição de "crise habitacional" não pode ser "escassez de habitação e excesso de individuos por fogo"? Sim. Parece-me aceitável considerar que sim. A mim também. Portanto, pelas tuas palavras, sempre existiu crise habitacional em Portugal. Sim. Aliás, segundo a tua retórica, já foi bem mais grave do que é agora. Sim, apesar do termo mal utilizado. Embora me sinta duplamente lisonjeado por considerares que eu me expresso de forma retórica. E, para esclarecer os incautos, é precisamente contra isso que me insurgi. Incauto esclarecido. Obrigado. Aliás, pergunta ao Tio Hans quanto lhe custou o apartamento. Vou fazer isso imediatamente. Ou pergunta à geração nascida nos anos 70 se tiveram tanta dificuldade para adquirir casa como a geração dos anos 90. Certo. Tens por aí algum contacto de alguém da geração de 70? Editado 19 Março 2025 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 19 Março 2025 Ninguém quer falar do elefante na thread! 2 Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 19 Março 2025 A reportagem da SIC sobre a crise na habitação da década de 70 estava engraçada. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 19 Março 2025 Quem quiser perceber quem sao os tais “investidores” ricos que representam a ganancia… https://www.thinkingaheadinstitute.org/content/uploads/2022/09/PI-300-2023-3.pdf Spoiler: sao os fundos de pensoes a nivel mundial que dependem de capital gains a volta dos 4% anuais para continuarem a ser sustentaveis e a pagar mensalmente aos pensionistas…e que teem a volta de 55 Trillion usd investidos que representam mais do que o GDP anual dos States, China e Japao combined Ha single individuals, claro que sim, mas as whales do investimento mundial sao os fundos de pensoes e os hedge funds (que sao constituidos em 30-40% por esses mesmos fundos de pensoes) Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Março 2025 Taxar de forma violenta a segunda habitação. Ilegalizar moradias. Só se podem construir prédios. Criar um passe mensal de alojamento local. O Estado paga o passe. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 19 Março 2025 Citação de Che, há 23 minutos: Taxar de forma violenta a segunda habitação. Ilegalizar moradias. Só se podem construir prédios. Criar um passe mensal de alojamento local. O Estado paga o passe. E transformar Tróia e a Comporta no novo Dubai? Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 19 Março 2025 Citação de kareca, há 58 minutos: Ninguém quer falar do elefante na thread! os elefantes não são europeus 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Março 2025 (editado) Citação de Su1, há 20 minutos: os elefantes não são europeus Há os africanos e os indianos. Distinguem-se bem por causa do tamanho das orelhas. Editado 19 Março 2025 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Março 2025 Citação de kareca, há 10 minutos: Agora tremi A passagem dos elefantes costuma, por norma, causar trepidação. Compartilhar este post Link para o post
pils Publicado 19 Março 2025 Os preços começaram a subir, muito à conta dos vistos Gold em 2014. Os chineses e americanos investindo 500000 euros numa casa tinham um visto, para andar pela a Europa à vontade. Conheço uma pessoa que pagava à 2 anos 2000 euros de renda junto ao estádio da luz a um chinês, que estava representado por um advogado. Ou seja nunca viu o chinês. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 19 Março 2025 (editado) Citação de pils, há 7 minutos: Conheço uma pessoa que pagava à 2 anos 2000 euros de renda junto ao estádio da luz a um chinês, que estava representado por um advogado. Ou seja nunca viu o chinês. Manda-me o contacto que isso está muito barato. Só não percebo porque a pessoa tinha de ver o dono da casa. Editado 19 Março 2025 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Março 2025 Citação de kareca, há 1 minuto: Manda-me o contacto que isso está muito barato. Só não percebo porque a pessoa tinha de ver o dono da casa. Não te safas. Ele teve o cuidado de dizer que foi "à 2 anos". O mesmo cuidado que eu tive a colocar as aspas. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 19 Março 2025 Citação de Descartes, há 4 minutos: Não te safas. Ele teve o cuidado de dizer que foi "à 2 anos". O mesmo cuidado que eu tive a colocar as aspas. Aqui á gato? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Março 2025 Citação de kareca, Agora: Aqui á gato? Parece-me que sim. Já agora aviso-te que anda por aqui alguém a implicar com os erros ortográficos e gramaticais dos outros. Se ele apanha esse teu acento agudo em vez do grave podes arranjar problemas. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 19 Março 2025 Citação de Descartes, há 21 minutos: Parece-me que sim. Já agora aviso-te que anda por aqui alguém a implicar com os erros ortográficos e gramaticais dos outros. Se ele apanha esse teu acento agudo em vez do grave podes arranjar problemas. E mais grave de tudo é que se corrigir o acento, vai ter que o descorrigir quando adicionar o h. Diz ele, todo confiançudo, acabando de inventar a palavra descorrigir. Compartilhar este post Link para o post