Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Dos partidos democratas, eu não suporto o PCP. Levei tantos anos uma tentativa de lavagem que aquilo é que era bom, que funcionou em sentido contrário.

E cheguei a ir a reuniões da JCP.

Compartilhar este post

Link para o post

O comunismo falhou quando em 1961 os marxistas sentiram a necessidade de construir um muro, mas 64 anos depois ei-los aqui, com boas perspectivas para se manterem no parlamento para os próximos anos. Merecem o meu respeito, mais do que muitos outros partidos democráticos.

Citação de Petar Musa, há 5 minutos:

Dos partidos democratas, eu não suporto o PCP. Levei tantos anos uma tentativa de lavagem que aquilo é que era bom, que funcionou em sentido contrário.

E cheguei a ir a reuniões da JCP.

Eu por estes dias não suporto é o BE, e já votei neles mais do que uma vez.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Votei nos dois. Odeio os dois. Cheguei a ir a um comício do PCP e a ir a uma reunião da JCP. 

Depois apercebi-me que percebia mais do que eles e desisti. Desisti da política em si, por assim dizer. E desisti de votar já nem me lembro se foi nas últimas duas ou três que existiram e nem sei quais foram. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Eu por estes dias não suporto é o BE, e já votei neles mais do que uma vez.

Somos 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Esterilização forçada é sempre para ser contra. Nem que seja pelo fator de abrir a porta para um Milei aparecer, redefinir deficiência para incluir termos vagos, como por exemplo imbecil, e depois todas as pessoas que tenham QI inferior a 70, 80, ou 90 são esterilizadas. Entretanto se o vosso vizinho, que tem uma vendetta contra vós e/ou vossos, for uma das pessoas que, ou conhecer quem (networking), está encarregada dos testes de QI, lá vão vocês e/ou os vossos para a mesa de operação.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 2 horas:

Votei nos dois. Odeio os dois. Cheguei a ir a um comício do PCP e a ir a uma reunião da JCP. 

Depois apercebi-me que percebia mais do que eles e desisti. Desisti da política em si, por assim dizer. E desisti de votar já nem me lembro se foi nas últimas duas ou três que existiram e nem sei quais foram. 

Não desistas de nós

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 11 horas:

Percebo um bocado esse sentimento, do outro lado.

O partido natural onde voto é o BE. Mas ando com uma embirração nos últimos anos...

No L irrita-me o extremo europeísmo, e como o Ilídio disse, ser um partido de um homem só. Já têm mais de 10 anos e só têm uma figura de relevo, são ainda piores que o Chega neste aspeto.

O PCP irrita-me o extremo não europeísmo, e a posição sobre a Ucrânia, obviamente (embora a perceba em parte). Por outro lado, são o partido com quem mais me identifico na forma de fazer política, gostava que fossem todos assim.

No PAN e no PS não consigo equacionar votar, pelo menos no futuro próximo. E não tenho bichanos para influenciarem o meu voto.

Estou exatamente na mesma situação, votei LIVRE nas últimas legislativas mas não vou voltar a repetir o voto. E também não vou votar BE, CDU, PAN ou PS. 

Provavelmente se isto não mudar votarei em branco. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 40 minutos:

Estou exatamente na mesma situação, votei LIVRE nas últimas legislativas mas não vou voltar a repetir o voto. E também não vou votar BE, CDU, PAN ou PS. 

Provavelmente se isto não mudar votarei em branco. 

Estou em querer que, quando as datas das eleições estiverem mais próximas, nós vamos começar a definir um partido para votar.

É que por esta pequena amostra do CMPT, 100 votos vão ser suficientes para a Maioria absoluta 

Compartilhar este post

Link para o post

Quem vandalizou os Paços do Concelho? - Leonor Caldeira - SÁBADO

Spoiler

Nos últimos dias de 2023, a Sábado, a par de outros órgãos, noticiou: "ativistas hasteiam bandeira da Palestina e pintam fachada da Câmara Municipal de Lisboa". Nas imagens, para além da bandeira da Palestina onde habitualmente se encontra a bandeira da cidade, pode ver-se uma traja com os dizeres "PALESTINA LIVRE" e, pintado a graffiti vermelho, a palavra "GENOCIDA", escrita duas vezes, acompanhada de manchas de tinta da mesma cor.

No dia da ação, foi partilhado na rede social X um vídeo de 58 segundos, onde é possível ver quatro pessoas, encapuzadas e usando roupa larga, a grafitar e a atirar balões de tinta vermelha à fachada, antes de dispersarem do local a correr.
Ora, nos primeiro dias de janeiro de 2024 – cerca de duas semanas após o ocorrido – Carlos Moedas distinguiu os agentes principais da Polícia Municipal de Lisboa, Luís Rodrigues e Germano Silva, pela intervenção "nos atos de vandalismo contra os Paços do Concelho, no dia 22 de dezembro de 2023".

A 4 de abril de 2024, o DIAP de Lisboa comunicou que havia proferido acusação contra "um arguido pela prática de um crime de introdução em lugar vedado ao público e de um crime de dano qualificado". Finalmente, em janeiro de 2025 foi notícia a condenação desse "ativista" numa multa de 3.000 euros e mais de 11.000 euros de indemnização ao Município de Lisboa.
Considerando que o processo é público, pedi a sua consulta e o acesso foi-me concedido por 10 dias na plataforma Citius, nos termos da lei.

Após análise, percebi que a pessoa que foi constituída arguida estava em situação de sem abrigo no momento da detenção e que não compareceu nas três audiências de julgamento.

Mas não é só. Ao longo do processo, não há qualquer menção ao vídeo dos factos sob julgamento. O Sr. Agente Principal Luís Rodrigues afirmou em audiência que, pelas 7h30 da manhã, encontrava-se a fazer ronda quando encontrou o arguido "a escrever e a grafitar a fachada" e, em flagrante delito, algemou-o. Esta versão foi considerada provada e, com base nela, foi o arguido condenado.

Contudo, no vídeo, é possível ver que os autores dos grafitis são quatro pessoas, que o fazem em simultâneo e não apenas uma. Mais se observa que os atos são concluídos e que as pessoas dispersam no local, sem qualquer detenção ou presença da polícia.

A 26 de fevereiro de 2025, os coletivos "Coletivo pela Libertação da Palestina" – que comunicou à ação à comunicação social nessa madrugada, pelas 7h29 – "Climáximo" e "Greve Climática Estudantil" publicaram um comunicado, no qual acusam a Câmara Municipal de Lisboa, PSP e tribunal de deterem e condenarem uma pessoa arbitrariamente por esta ação. Nele, contam que tentaram chegar à fala com o arguido e com o seu defensor, sem sucesso. Mais importante ainda, denunciam que "os coletivos falaram entre si e não conhecem ninguém que tenha sido detido, julgado ou condenado no seguimento desta ação.

De facto, este comunicado dos três Coletivos e o processo judicial mereciam uma investigação jornalística de fundo. O processo já transitou em julgado, mas as perguntas são bem mais do que as respostas.

Esta história é incrível e triste ao mesmo tempo. Tanto por fazer. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Não votar a favor disto é um bocadinho sinistro. Ainda para mais tendo em conta o histórico do país na matéria. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que me faz confusão ler o argumento que provavelmente não voltarão a votar no Livre porque é um "one man show".

Eu até compreendo que o Rui Tavares se destaque porque é um tremendo orador e diferencia-se do resto do parlamento pela positiva. No entanto há muitas, e boas, intervenções da Isabel Lopes e do Paulo Muacho na assembleia, mas que infelizmente não têm tanto destaque na comunicação social... Ainda hoje o Paulo Muacho vai participar num debate na Now, onde tem tido presença regular. Por outro lado, confesso que não conheço muito do 4o elemento parlamentar do Livre, o Jorge Pinto.

Isto só para dizer que é da minha opinião que essa sensação, ou ideia, que o Livre é um "one man show", equiparado ao Chega, é muito devido à pouca cobertura da comunicação social. Se forem às redes sociais do partido conseguem encontrar várias participações de todos os elementos, e conseguem julgar melhor o seu valor.

Editado por Rdom
  • Like 1
  • Concordo! 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 4 minutos:

é muito devido à pouca cobertura da comunicação social. 

Pouca cobertura sobre o Livre e excesso de cobertura ao partido fascista e de extrema-direita, que conta com paineleiros nos espaços de debate dos canais de informação, por exemplo, SIC Notícias e CNN Portugal. 

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 48 minutos:

No entanto há muitas, e boas, intervenções da Isabel Lopes e do Paulo Muacho na assembleia, mas que infelizmente não têm tanto destaque na comunicação social...

Eu sempre que vejo a Isabel Lopes na televisão é quase invariavelmente atrás do Rui Tavares nos corredores da AR a acenar a cabeça a cada três palavras ditas pelo homem. 

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou muito desiludido com o PCP. 

Já estive a ver e vou votar na PEV. 

• Haha 3
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

PCP bem a inventar a associação entre as palavras sardinha, enlatado e transportes públicos. Força, Miguel Tiago.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

Eu sempre que vejo a Isabel Lopes na televisão é quase invariavelmente atrás do Rui Tavares nos corredores da AR a acenar a cabeça a cada três palavras ditas pelo homem. 

Esse é precisamente o grande problema da pouca cobertura da comunicação social, dá pouco ou nenhum destaque a outros membros do partido, para além da principal figura. Inevitavelmente, isto contribui para que se crie a sensação que o Livre seja um projeto uni-pessoal. Recomendo ver as redes sociais oficiais do Livre, onde publicam as intervenções, sem cortes, de todos os membros na assembreia.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 7 minutos:

pouca cobertura da comunicação social, dá pouco ou nenhum destaque a outros membros do partido, para além da principal figura

Isto também parte do próprio partido. Se cada vez que são convidados para Expressos da Meia noite ou coisa parecida é o Rui que lá vai isso não ajuda. Nesse tipo de programas só no caso do Livre é que é o líder do partido que lá vai. Nunca se vê a Mortágua, o Raimundo ou o Rui Rocha, por exemplo, nesses programas. No caso do Livre muitas vezes, quase sempre, é ele.

O partido não está isento de culpas nesse tópico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Em 20/03/2025 at 20:30:

BE pondera "Missão Cabelo Grisalho" à portuguesa e quer Louçã, Rosas e Fazenda como cabeças-de-lista

Os nomes de três fundadores do BE estão a ser pensados para encabeçar listas nas legislativas de maio, apurou o Expresso, com inspiração numa estratégia seguida pelo Die Linke alemão

Não creio que a estratégia resulte cá. Diria que cá uma parte significativa do eleitorado vota sem saber quem são os cabeças de lista dos seus distritos. A preponderância desses cabeças de lista na Alemanha como no Reino Unido é muito superior à nossa infelizmente.

Pelo menos o Louça está confirmado. Em Braga. Os outros dois falam-se para Aveiro e Leiria. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 1 hora:

Inevitavelmente, isto contribui para que se crie a sensação que o Livre seja um projeto uni-pessoal.

também não ajuda dois factos:

1 - A Joacine e outras Joacines que possam aparecer. Eu vou a correr votar Livre e depois deparo-me com um Pedro Pinto de esquerda no Parlamento? Garanto-te que tenho genuíno medo disso.

2 - O Facto de o Livre se armar aos cucos que as bases, as primárias, a descentralização da liderança, muito horizontal, muito moderno, mas cada vez que esse modelo tão moderno lhe produz um gajo que a liderança (que jura que não o é, q'horror, autoridade e quê, q'horror! - mas aqui são iguais ao Bloco) quase que lhe fazem ou folha, ou pelo menos sabotam-no.

Não gosto destas coisas no Livre, tenho receio voltar a dar o meu voto a uma Joacine, e detesto esta nojinho a dizerem que têm uma porra de um liderança, que o líder é sicrano, devidamente eleito para mandar, e que manda mesmo (claro, com as salvaguardas típicas de partidos normais). Reputo-as de um certo infantilismo. Faz-me lembrar Associações de Estudantes do Secundário. Irrita-me, pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...