Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Eu estou com um feeling horrível para domingo.

Com base nos resultados possíveis quase rezo para que AD+IL passem os 115 deputados. Não tenho interesse nenhum em ter de ir a eleições para o ano nem acho que sirva algum interesse deste país.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Com base nos resultados possíveis quase rezo para que AD+IL passem os 115 deputados. Não tenho interesse nenhum em ter de ir a eleições para o ano nem acho que sirva algum interesse deste país.

O que me preocupa mesmo é o Chega.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o Calafate da CNN há sondagens internas de partidos a colocarem-nos com 22%.Não me admiraria assim sendo de aumentarem ainda mais os 50 macacos que tem no parlamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

Segundo o Calafate da CNN há sondagens internas de partidos a colocarem-nos com 22%.Não me admiraria assim sendo de aumentarem ainda mais os 50 macacos que tem no parlamento.

Pois. Se assim for não deverão estar muito longe de serem os líderes da oposição.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que a única coisa que irá acontecer será a AD com maioria absoluta, da última vez com o Costa foi assim e não me admirava nada que nabos como o povo português é, fossemos pelo mesmo caminho novamente e acho mesmo que essa será a grande surpresa de domingo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 3 minutos:

Eu acho que a única coisa que irá acontecer será a AD com maioria absoluta, da última vez com o Costa foi assim e não me admirava nada que nabos como o povo português é, fossemos pelo mesmo caminho novamente e acho mesmo que essa será a grande surpresa de domingo. 

AD com maioria absoluta e PS como segunda força política eu assino por baixo, porque isso quer dizer outras coisas que me agradam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 6 minutos:

De 3 cenários alternativos um, tudo o resto não é compatível em simultâneo. Ou temos CHEGA fortíssimo nos 20-25 e a AD como em 2024. Ou temos AD fortíssima e CHEGA nos 15-18. Ou então sobem os 2 ligeiramente, ficando a AD nos 30-32 e o CHEGA dos 18-20.
Tendo para o 3º.

Não é possível termos uma AD quase ou mesmo absoluta com um CHEGA fortíssimo a lutar taco a taco com o PS ao mesmo tempo.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

AD com maioria absoluta e PS como segunda força política eu assino por baixo, porque isso quer dizer outras coisas que me agradam.

Eu acho que só uma hecatombe do crl nos próximos anos poderia tirar AD/PSD e o PS de segundas forças politicas em Portugal (depende de qual dos partidos está na liderança). 

Alias, a meu ver estas eleições só estão praticamente com as percentagens exactamente por serem tão perto uma da outra e dos 6M que foram votar, este ano provavelmente teremos uma redução para ai de 1M ou mais. 

Citação de Ticampos, há 4 minutos:

De 3 cenários alternativos um, tudo o resto não é compatível em simultâneo. Ou temos CHEGA fortíssimo nos 20-25 e a AD como em 2024. Ou temos AD fortíssima e CHEGA nos 15-18. Ou então sobem os 2 ligeiramente, ficando a AD nos 30-32 e o CHEGA dos 18-20.
Tendo para o 3º.

Estás a contabilizar quanta % ou número de votantes que podem faltar as eleições ? É que porque eu considero que vamos ter uma grande redução no geral do país todo e não só em Lisboa.

Mesmo o Porto já não é basicamente FC Porto, mesmo ao redor hoje em dia já é muito dividido por exemplo, acredito bem como disse ao Mica, que a redução dos votos deste ano deve rondar o 1M não só porque há muita malta que se fartou de ir votar bem como a situação do campeonato que fica decidida sábado praticamente as 20h e depois é que começam os festejos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 2 minutos:

Estás a contabilizar quanta % ou número de votantes que podem faltar as eleições ? É que porque eu considero que vamos ter uma grande redução no geral do país todo e não só em Lisboa.

Se a abstenção for enorme o CHEGA cai a pique e a AD dispara para cima. Partidos como o CHEGA safam-se melhor quando a participação aumenta. 
Aliás, essa era uma das críticas que se fazia constantemente na noite eleitoral entre as 19h e 20h de ciclos eleitorais antigos. Que a abstenção era altíssima e que algo tinha de mudar. Mudou... Apareceu o CHEGA e tirou essa malta toda da abstenção.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

O que me preocupa mesmo é o Chega.

Vejo diariamente a tenda do chega no funchal e a única coisa que posso dizer é que desta vez vejo muito mais gente lá e muito menos vergonha em permanecer lá e em falar com os otários.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Mas os 50 macacos não iam fazer com que eles acabassem? Não era esse o plano supremo, deixá-los entrar que depois despareciam? ....

nada disso, têm de estar na coligação do governo, aí é que as pessoas vão perceber!!!

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 32 minutos:

Eu acho que só uma hecatombe do crl nos próximos anos poderia tirar AD/PSD e o PS de segundas forças politicas em Portugal (depende de qual dos partidos está na liderança). 

Alias, a meu ver estas eleições só estão praticamente com as percentagens exactamente por serem tão perto uma da outra e dos 6M que foram votar, este ano provavelmente teremos uma redução para ai de 1M ou mais. 

Mesmo o Porto já não é basicamente FC Porto, mesmo ao redor hoje em dia já é muito dividido por exemplo, acredito bem como disse ao Mica, que a redução dos votos deste ano deve rondar o 1M não só porque há muita malta que se fartou de ir votar bem como a situação do campeonato que fica decidida sábado praticamente as 20h e depois é que começam os festejos. 

De onde tiras esses números?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Eu estou com um feeling horrível para domingo.

A minha única certeza para Domingo é que o Bloco leva uma talhada e a Mariana Mortágua demite-se

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 minuto:

A culpa é nossa por lhes chamarmos fachos.

Porque nem são, foram apenas votos contra o sistema.

Hoje em dia também já não se pode votar em partidos que defendem ideias fascistas que se chama logo fascistas às pessoas, maldita sociedade woke cheia de mimimimis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 minutos:

A minha única certeza para Domingo é que o Bloco leva uma talhada e a Mariana Mortágua demite-se

Olha que não sei. Se a abstenção disparar até podem eleger mais deputados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 7 minutos:

A culpa é nossa por lhes chamarmos fachos.

A culpa é nossa mas é por sequer falarmos deles. São o Beetlejuice da política, falámos neles e agora não desamparam a loja.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 8 minutos:

De onde tiras esses números?

Vamos tendo cerca de 5.4M/5.5M de votantes nas últimas participações +/-, considerando essa como a nossa base de votos em geral diria que sendo tão perto uma da outra voltamos a esses números e com as festas que vão acontecer do campeonato + mortes está o caldo perfeito para se perder 1M de votos, não diria a vontade ou com 100% de certeza mas diria que é bem possível que seja um número real de votos perdidos.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 minuto:

Vamos tendo cerca de 5.4M/5.5M de votantes nas últimas participações +/-, considerando essa como a nossa base de votos em geral diria que sendo tão perto uma da outra voltamos a esses números e com as festas que vão acontecer do campeonato + mortes está o caldo perfeito para se perder 1M de votos, não diria a vontade ou com 100% de certeza mas diria que é bem possível que seja um número real de votos perdidos.  

Não, eu queria saber se eram números que tiravas do ar ou do cu.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 17 minutos:

mortes? oi?

onde é que me perdi no teu raciocínio? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 20 minutos:

Vão levar coça mas não se demite porque não há ninguém para ir para lá. Eles não dão abébias à oposição interna que também é cada vez menos numerosa.

Eu conheço umas pessoas do Bloco e pelo que vou vendo nas redes sociais aquilo está uma miséria, a campanha é toda feita dentro do seu circulozinho e com pessoas cada vez mais velhas, até no meio dos alternos que o BE dantes dominava cada vez vejo menos Bloco e mais CDU. E aquela demografia de pessoal com com curso superior nos 30's que era deles foi toda para o Livre.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

A culpa é nossa mas é por sequer falarmos deles. São o Beetlejuice da política, falámos neles e agora não desamparam a loja.

Podes achar que a culpa é tua e calar-te mas isso não vai resolver nada. O populismo sempre atraiu os descontentes, por isso quanto mais descontentes estiverem os portugueses com a sua situação atual, mais os populistas vão crescer. Isto, claro, se houver alguém capaz de capitalizar sobre esse descontentamento, como é o caso do André Ventura.

O crescimento exponencial deve-se também à visibilidade do partido, claro. Em 2019 tinham 1% e em 2024 18%, mas os portugueses não estavam 1800% mais insatisfeitos 5 anos depois.

Portanto tens aqui duas variáveis com as quais tens de saber jogar. Por um lado, quanto pior ficar Portugal nos próximos tempos, mais o Chega irá crescer, assumindo que mantém um líder carismático que saiba tirar partido do populismo. Aqui não há nada a fazer, podes meter um Rui Tavares à frente de todas as forças políticas e podes ter os debates que te apetecer com o AV a perder por larga margem.

Por outro, estabilidade e confiança dos portugueses esvazia o populismo e reduz este tipo de partidos à sua insignificância, mas tal é impossível se um país vai a eleições 3 vezes em 4 anos, se os PM continua a ser alvo de polémicas e se o maior partido da oposição tem um líder também ele envolvido em polémicas (mais ou menos graves, mas ainda assim polémicas). Descredibilização da política resulta em descontentamento que resulta em mais força para os extremos.

Eu se tivesse de eleger a variável mais importante nesta equação, seria sem dúvida a sagacidade do André Ventura em ter entrado em cena no momento certo com o discurso populista perfeito. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de hugoooo_17, há 1 minuto:

mortes? oi?

onde é que me perdi no teu raciocínio? 

As mortes de um ano para o outro. Claro que também houve muitos jovens que passaram a puder votar. Não sei se um equilibraria com o outro, diria que talvez haja mais mortes do que jovens a puder votar em 1 ano. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Btw hoje sai uma sondagem grande da Católica para a RTP, provavelmente a ultima antes das eleições?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...