Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de dpitz, há 4 minutos:

Não tenho problema nenhum com trincheiras. A minha é a dos explorados. Não tenho dúvida nenhuma sobre isso. 

Eu sei. E, no fundo, fora uma "meia dúzia" de anormais, estamos todos do mesmo lado. Podemos, e isso é óptimo, é ter formas muito diferentes de defender os vulneráveis, os explorados.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 42 minutos:

Escreveste bem, como é teu apanágio, mas a principal questão é esta: haverá aqui alguém que discorda disso? É que eu não vi ninguém a dizer que "o problema é delas porque o salário mínimo está a subir depressa demais".

Vi, isso sim, pessoas a discutir um assunto que é técnico, também de uma forma técnica (uns mais que outros, vá, de acordo com o conhecimento que têm do mesmo). Volto a dizer que não me parece que alguma das pessoas que participou na discussão ache realmente que o SMN está demasiado alto, ou que a culpa dos problemas económicos do país reside no valor do SMN.

A conversa começou com um indicador económico puro e duro, e que tem um efeito mau na economia. Mas também ninguém disse que o problema era do SMN, nem se disse que o SMN não devia ser aumentado. Disse-se que o problema era aumentar o SMN sem outras medidas a acompanhar, e não me parece que alguém discorde. E definitvamente ninguém ilibou os patrões para colocar as culpas nas pessoas que recebem o SMN, como estás aí a querer dar a entender.

Do ponto de vista pessoal, estou bem tranquilo quanto à questão da (in)sensibilidade, porque já estive nos dois lados desse espectro de "produção de bens materiais", citando-te.

Como diz o Tio Hans, na verdade estamos todos do mesmo lado, mas uns agarram-se ao seu chapéu ideológico e debitam constantemente as mesmas coisas, seja qual for a discussão, e são incapazes de acolher, ainda que momentaneamente, visões diferentes daquelas a que estão habituados.

P.S.: No fundo, o problema não se resolve com ideologias. Seja ela uma ou outra, o problema vai manter-se. Portanto seria preferível, de maneira geral, maior foco na solução, do que na ideologia. Eu apenas falei no problema, porque não tenho conhecimento suficiente para apontar a solução. Certamente que haverá quem o tenha, seja no CMPT ou fora (não querendo com isto dizer que espero que sejamos nós aqui a resolver o problema, mas podemos discuti-lo como adultos que somos e tentar chegar a bom porto).

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isto tá muito estranho

Era suposto as pessoas dizerem que não se sentem seguras por não terem polícias na sua rua apesar de não ser verdade?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

O teu post é, provavelmente, o mais lúcido que li por aqui nas últimas páginas. Quando se fala da insensibilidade de quem ganha 920€ e ouve discursos frios sobre 'gerar valor', ou quando fala do desespero de quem não consegue pagar um T0,está-se a falar de falta de dignidade. E o meu ponto inicial era precisamente esse: a economia e a política deviam servir para as pessoas viverem com dignidade, não para sermos "escravos pagos" que vivem para pagar contas e impostos até morrer e vir o próximo tomar o lugar.

As trincheiras de que falei existem, sim, e compreendo o lado defensivo de quem se sente esmagado pela realidade social.

Citação de Ghelthon, há 14 minutos:

Escreveste bem, como é teu apanágio, mas a principal questão é esta: haverá aqui alguém que discorda disso? É que eu não vi ninguém a dizer que "o problema é delas porque o salário mínimo está a subir depressa demais".

Vi, isso sim, pessoas a discutir um assunto que é técnico, também de uma forma técnica (uns mais que outros, vá, de acordo com o conhecimento que têm do mesmo). Volto a dizer que não me parece que alguma das pessoas que participou na discussão ache realmente que o SMN está demasiado alto, ou que a culpa dos problemas económicos do país reside no valor do SMN.

A conversa começou com um indicador económico puro e duro, e que tem um efeito mau na economia. Mas também ninguém disse que o problema era do SMN, nem se disse que o SMN não devia ser aumentado. Disse-se que o problema era aumentar o SMN sem outras medidas a acompanhar, e não me parece que alguém discorde. E definitvamente ninguém ilibou os patrões para colocar as culpas nas pessoas que recebem o SMN, como estás aí a querer dar a entender.

Do ponto de vista pessoal, estou bem tranquilo quanto à questão da (in)sensibilidade, porque já estive nos dois lados desse espectro de "produção de bens materiais", citando-te.

Como diz o Tio Hans, na verdade estamos todos do mesmo lado, mas uns agarram-se ao seu chapéu ideológico e debitam constantemente as mesmas coisas, seja qual for a discussão, e são incapazes de acolher, ainda que momentaneamente, visões diferentes daquelas a que estão habituados.

P.S.: No fundo, o problema não se resolve com ideologias. Seja ela uma ou outra, o problema vai manter-se. Portanto seria preferível, de maneira geral, maior foco na solução, do que na ideologia. Eu apenas falei no problema, porque não tenho conhecimento suficiente para apontar a solução. Certamente que haverá quem o tenha, seja no CMPT ou fora (não querendo com isto dizer que espero que sejamos nós aqui a resolver o problema, mas podemos discuti-lo como adultos que somos e tentar chegar a bom porto).

Eu escrevi ai atrás mas passou meio despercebido:

Citação de Abraxas, Em 09/06/2026 at 12:58:

Acho que o Ghelthon, tal como eu, não está a falar de uma posição de achar que o salário minimo devia ser mais baixo, mas sim de mostrar que apenas subir não é suficiente. A meu ver o argumento dele não é de uma posição de achar bem ou mal, é simplesmente a realidade que é. A estrutura do nosso país está muito mal montada e andamos a correr atrás de compensar o avanço global sem nunca restruturar a nossa economia de baixo valor, isso acaba por sufocar as empresas que não conseguem pagar mais, roubar o dinheiro suado das pessoas que trabalham para pagar contas e sobreviver e afastar pessoas que dedicaram uma vida a estudar para ir viver fora porque aqui não compensa viver com esta estrutura. 

Acho que todos queremos melhor para nós e para os nossos filhos, acho que ninguem aqui deseja que alguém voltasse a viver com 500€ por mes na forma como as coisas estão. Gostava sim que tu pudesses estudar e ganhar 3000€, 4000€, 5000€ com um curso superior. Gostava sim que a minha vizinha da frente que trabalha num café pudesse comprar ou alugar casa e não ter de se sujeitar a viver num quarto de 10m2 com o filho no Brasil e mandar dinheiro para lá, gostava sim que a minha mulher pudesse abrir a loja dela sem ter o coração nas mão a achar que no fim do mês não tem dinheiro para a renda, gostava sim que o meu cunhado não tivesse de ter 3 trabalhos para pagar 1300€ numa zona não nobre por um 1 T1 e cuidar da filha e pagar um carrinho pequenino que tiveram de comprar para a transportar, gostava sim que vivêssemos num país onde o meu primo pudesse sepultar os pais com dignidade. e não o pode fazer da forma que queria porque não tem dinheiro para pagar uma sepultura digna, tendo de os deixar numa cova simples de terra com uma cruz. 

Acho que o tema aqui é mais este.

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 6 minutos:

O teu post é, provavelmente, o mais lúcido que li por aqui nas últimas páginas. Quando se fala da insensibilidade de quem ganha 920€ e ouve discursos frios sobre 'gerar valor', ou quando fala do desespero de quem não consegue pagar um T0,está-se a falar de falta de dignidade. E o meu ponto inicial era precisamente esse: a economia e a política deviam servir para as pessoas viverem com dignidade, não para sermos "escravos pagos" que vivem para pagar contas e impostos até morrer e vir o próximo tomar o lugar.

As trincheiras de que falei existem, sim, e compreendo o lado defensivo de quem se sente esmagado pela realidade social.

Eu escrevi ai atrás mas passou meio despercebido:

Mas as pessoas responderam-te, muitas concordaram contigo, e chegaram a conclusões que se calhar não gostaste. Tu depois respondeste a dizer que te ridicularizaram...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 31 minutos:

Mas as pessoas responderam-te, muitas concordaram contigo, e chegaram a conclusões que se calhar não gostaste. Tu depois respondeste a dizer que te ridicularizaram...

Oh meu, acho que andámos a ler páginas diferentes. O meu primeiro post não trazia 'conclusões' económicas para se concordar ou discordar; era um apelo à compreensão e menos cinismo. E a resposta imediata a isso foi ser apelidado de 'choradeira', não ter 2 dedos de testa e ver as opiniões gerais tratadas como 'discussões de m*rda' e levar com o meme do costume a chamar-me de centrista iluminado.

Podes não concordar com a minha visão, o que eu respeito e aceito perfeitamente. Mas tentarem reescrever o que aconteceu e fingir que isto aqui é super fixe, na boa e super saudável quando a primeira reação foi só agressividade e ironia barata... poupem-me.

Valeu pelo post do BlackHack, do Hans, Ghelthon e de quem quis falar minimamente a sério

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 1 minuto:

Oh meu, acho que andámos a ler páginas diferentes. O meu primeiro post não trazia 'conclusões' económicas para se concordar ou discordar; era um apelo à compreensão e menos cinismo. E a resposta imediata a isso foi ser apelidado de 'choradeira', não ter 2 dedos de testa e ver as opiniões gerais tratadas como 'discussões de m*rda' e levar com o meme do costume a chamar-me de centrista iluminado.

Podes não concordar com a minha visão, o que eu respeito e aceito perfeitamente. Mas tentarem reescrever o que aconteceu e fingir que isto aqui é super fixe, na boa e super saudável quando a primeira reação foi só agressividade e ironia barata... poupem-me.

Valeu pelo post do BlackHack, do Hans e de quem quis falar minimamente a sério

Eu n sei se me apetece ler outra vez mas tenho quase a certeza que só te acusaram de choradeira depois de chorares a dizer que as pessoas foram cinicas e te ridicularizaram

Tbm n é facil quando se discutem 200 assuntos diferentes de seguida em 2 ou 3 páginas 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...