Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Depois de terem debatido, na última quinta-feira, os três projetos-lei – do Chega, do PSD e do CDS – que visam limitar a mudança de género, os partidos votaram esta tarde. Todas as propostas foram aprovadas.

A lei de 2018 vai ser revogada: os menores de idade vão ficar proibidos de mudar de nome e género no registo civil e as pessoas com mais de 18 anos vão poder fazê-lo desde que apresentem um relatório médico, que “comprove o diagnóstico de incongruência de género", subscrito por um psicólogo e por um médico. Também os bloqueadores pubertários e a terapia hormonal vão ser restringidos aos jovens.

https://expresso.pt/direitos-igualdade/2026-03-20-psd-cds-e-chega-juntam-se-e-aprovam-lei-que-proibe-menores-de-mudar-de-genero-no-registo-civil-a75a6477

Aqui estão as reformas estruturais.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Depois de terem debatido, na última quinta-feira, os três projetos-lei – do Chega, do PSD e do CDS – que visam limitar a mudança de género, os partidos votaram esta tarde. Todas as propostas foram aprovadas.

A lei de 2018 vai ser revogada: os menores de idade vão ficar proibidos de mudar de nome e género no registo civil e as pessoas com mais de 18 anos vão poder fazê-lo desde que apresentem um relatório médico, que “comprove o diagnóstico de incongruência de género", subscrito por um psicólogo e por um médico. Também os bloqueadores pubertários e a terapia hormonal vão ser restringidos aos jovens.

https://expresso.pt/direitos-igualdade/2026-03-20-psd-cds-e-chega-juntam-se-e-aprovam-lei-que-proibe-menores-de-mudar-de-genero-no-registo-civil-a75a6477

É a democracia. A população quer descriminar os wokes, votou para descriminar os wokes e o governo descrimina os wokes. Não gostas, vai para a Venezuela.

“Lideramos a luta contra o wokismo. O CDS é o original”, diz Paulo Núncio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Ainda bem que temos mais uma medida que vai melhorar o país!

cambada de filhos da p*ta.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo a dizer que mais valia se juntarem todos no mesmo partido.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

(em 2024) a taxa de privação material específica das crianças situava-se em 15,1%, um valor acima da média europeia e do registado em 2021

mais de 30% não participa em viagens escolares não gratuitas, mais de 30% não consegue convidar amigos para brincar e comer, mais de 20% não tem um espaço adequado para estudar e mais de 6% não tem possibilidade de celebrar ocasiões especiais

em 2024, 2,3% das crianças que viviam em famílias em risco de pobreza ou exclusão social disseram ter uma saúde má ou muito má, enquanto nas restantes crianças o valor foi de 0,7%

(em Portugal) 21,2% daqueles que viveram numa situação financeira má na adolescência vivem hoje em risco de pobreza

A taxa de risco de pobreza caiu 0,8 pontos percentuais (p.p.) entre 2019 e 2024, mas precisaria de cair 5,4 p.p. adicionais até 2030 para cumprir o objetivo da estratégia. A taxa de risco de pobreza dos trabalhadores caiu 0,9 p.p. entre 2019 e 2014, mas ainda dista 3,6 pp do objetivo oficial

Combate à pobreza infantil em Portugal tem sido "muito insuficiente"

Mas o que interessa é que esses trans todos (3300 desde 2018) não tenham essa facilidade toda em influenciar as nossas crianças!

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 49 minutos:

É a democracia. A população quer descriminar os wokes, votou para descriminar os wokes e o governo descrimina os wokes. Não gostas, vai para a Venezuela.

“Lideramos a luta contra o wokismo. O CDS é o original”, diz Paulo Núncio

Querem mais uma razão para odiar o Núncio? 

Um dos apelidos dele é Lynce. Sim, com "y". 

E tem isto na página da Wikipedia:

Screenshot_2026-03-20-16-21-11-917_com.brave.browser-edit.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

Tenho vergonha do nosso parlamento.

A perseguição que se faz a um grupo de pessoas que simplesmente só quer ser feliz, respeitada e viver a sua vida nos seus próprios termos devia de ser vista como um sinal do que está a chegar.

• Concordo! 15

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

as questões fundamentais!

luís bem!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 10 minutos:

Tenho vergonha do nosso parlamento.

A perseguição que se faz a um grupo de pessoas que simplesmente só quer ser feliz, respeitada e viver a sua vida nos seus próprios termos devia de ser vista como um sinal do que está a chegar.

Já foram os imigrantes, agora os trans. A seguir vão continuar para o resto do LGBT ou vão passar para os deficientes? Eu tenho ódio a estes gajos e a quem os apoia.

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 34 minutos:

Querem mais uma razão para odiar o Núncio? 

Um dos apelidos dele é Lynce. Sim, com "y". 

E tem isto na página da Wikipedia:

Screenshot_2026-03-20-16-21-11-917_com.brave.browser-edit.jpg

image.png.88256828b6cdbcb2ac75d8b0bb2c028c.png

• Like 6
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Núncio não é o único na AR filho de um sobrinho-neto do 3° Visconde de Apúlia ou algo que o valha, gosto de como uma parte da pequena aristocracia conseguiu-se adaptar bem ao Portugal republicano.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 2 horas:

Já foram os imigrantes, agora os trans. A seguir vão continuar para o resto do LGBT ou vão passar para os deficientes? Eu tenho ódio a estes gajos e a quem os apoia.

Hoje foi uma boa vergonha. Andar a reverter direitos fundamentais em 2026 é algo que me envergonha muito 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 horas:

Menos uma chatice para os pais que não querem saber dos filhos. Eles que se desemerdem quando puderem votar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom saber que retirar liberdades é a prioridade do nosso governo nos tempos tranquilos e estáveis que vivemos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 7 horas:

O ISP baixa dois centimos no gasoleo e um centimo na gasolina. Isto é gozar. 

Não podemos ser irresponsáveis e permitir que o povo açambarque o combustível todo, não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 21 minutos:

Hoje foi uma boa vergonha. Andar a reverter direitos fundamentais em 2026 é algo que me envergonha muito 

Isto, para mim, é uma daquelas manobras de distração.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que já resolvemos um assunto fundamental para a nossa sociedade, aguardo pelas medidas para resolver os temos secundários como a crise energética, a crise da habitação e a do SNS. 

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

Agora que já resolvemos um assunto fundamental para a nossa sociedade, aguardo pelas medidas para resolver os temos secundários como a crise energética, a crise da habitação e a do SNS. 

Não esquecer o outro assunto fundamental das bandeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Ha 3 razoes por este reverse da lei da identidade ser um disparate

1 - Da mesma razao que eu me reservo e espero que a lei sempre o faca, de nao respeitar decisoes dos outros, tambem os outros devem ter o direito de fazer o que quiserem com o seu corpo e identidade desde que nao interfiram com terceiros.

2 - Mudar uma lei aprovada ha pouco tempo, faz Portugal parecer um pais de cata-ventos 

3 - Como no tempo que a lei foi inicialmente aprovada, ha n outros temas mais importantes para discutir/resolver/decidir.

Isto 'e daquelas coisas como bandeiras do orgulho gay...eu quero la saber que a cidade tenha essas bandeiras na camara ou o meu vizinho ou quem quer que seja. Ate ao momento que nao me obrigem a meter uma no meu quintal, cada um sabe de si e faz o que quer. Existe tanto de um lado da barricada como de outro, um fascinio com proibir e censurar que cheira apenas a fragilidades...

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Isto, para mim, é uma daquelas manobras de distração.

Para o pacote laboral?

Compartilhar este post

Link para o post

@Trump despacha lá a bomba, já não vale a pena andarmos aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...