Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

A direita queixa-se que a esquerda usa o Passos Coelho em qualquer discussão, mas está constantemente a tratá-lo como um D. Sebastião e a quererem que volte, porque não têm mais ninguém de jeito. 

Por amor de deus, não vai ser um gajo que governou no período da troika e que teve a popularidade de um caroço de um pêssego que vai ter sucesso e derrotar o PS. 

Editado por Jpa
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 1 hora:

de voltar a pensar em Passos Coelho. A direita precisa de uma figura exemplar, digna e em que os Portugueses confiem.

Se há coisa que eu acho sobre Passos Coelho é, de facto, que os portugueses confiam nele. Os reformados e pensionistas então deve ser uma confiança que nem se fala. Isso e quem ficou sem metade do subsídio de Natal. 

Olha aqui 10 minutos que mostram que ele é mesmo uma pessoa de confiança:

Citação de Puto Perdiz, há 5 minutos:

btw, o Frederico Pinheiro foi buscar o João Nabais para advogado dele. Nisso foi esperto.

Já tinha sido ele a acompanhá-lo na CPI. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

Se há coisa que eu acho sobre Passos Coelho é, de facto, que os portugueses confiam nele. Os reformados e pensionistas então deve ser uma confiança que nem se fala. Isso e quem ficou sem metade do subsídio de Natal. 

Olha aqui 10 minutos que mostram que ele é mesmo uma pessoa de confiança:

Já tinha sido ele a acompanhá-lo na CPI. 

Outro aspecto positivo é que o Passos Coelho tiraria relevância ao Chega e principalmente ao André Ventura.Passos segura Ventura e defende "posição não racista" do PSD

Editado por mestes

Compartilhar este post

Link para o post

Posso estar errado naquilo que vou dizer mas parece-me que muitas das decisões governamentais tomadas em portugal na época em que o Passos Coelho governou, estavam condicionadas pelo o plano de recuperação económico, nomeadamente pelo FMI.

Esses discursos demonstram bem que o homem não sabia bem no que se ia meter lol.

Seja como for, se tivesse que escolher entre o vendedor de banha da cobra e o Passos Coelho, escolhia este último, sem dúvida.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mestes, há 42 minutos:

Outro aspecto positivo é que o Passos Coelho tiraria relevância ao Chega e principalmente ao André Ventura.Passos segura Ventura e defende "posição não racista" do PSD

Era óbvio que alguém que nem gastava 3€num dominio de email não podia ser boa coisa

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 4 minutos:

Carrega Massamá

O que tens contra Massama???? (Ya, neste momento encontro-me entre 4 paredes a 500m da casa dele).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 6 minutos:

O que tens contra Massama???? (Ya, neste momento encontro-me entre 4 paredes a 500m da casa dele).

Nada, só a comer croissants

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 8 minutos:

Eu tenho horror a pobre;

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 20 minutos:

O que tens contra Massama????

Ninguém gosta de massa má.

Compartilhar este post

Link para o post

É engraçado como a esquerda detesta o homem que lhes salvou a pele e permitiu governar a belo prazer estes últimos anos com todas as regalias e comidinha para todos os amigos. 

O grande erro do PSD é ter aceite governar na altura da troika. Era deixar os m*rda que meteram o país em bancarrota a governar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

permitiu governar a belo prazer estes últimos anos com todas as regalias e comidinha para todos os amigos. 

Queres explicar este ponto Jimpo?

Estamos a falar ainda do governo que, por exemplo, aumentou a dívida pública de 107% do PIB em 2011 para 131% do PIB em 2015 certo?

Editado por HappyKing
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

Estamos a falar ainda do governo que, por exemplo, aumentou a dívida pública de 107% do PIB em 2011 para 131% do PIB em 2015 certo?

Sempre tive uma dúvida quanto ao aumento da dívida pública nesta altura. O valor emprestado pela troika conta para o aumento da dívida pública?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 22 minutos:

É isto que tás a falar?

undefined

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AdrianoGomes, há 8 minutos:

Sempre tive uma dúvida quanto ao aumento da dívida pública nesta altura. O valor emprestado pela troika conta para o aumento da dívida pública?

Não sei se existem excepções em alguns casos particulares, ou para a contabilidade martelada com que se avançam alguns valores, mas fora isso claro que conta.

Não consigo ver o Cavaco a falar sem imaginar o Montenegro a chorar por dentro. E por fora também, já agora.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 17 minutos:

É isto que tás a falar?

Lê o que eu escrevi e conseguirás tu próprio responder à tua pergunta.

_________

Mas mais do que isso, causa-me alguma impressão se falar em 'com todas as regalias e comidinha para todos os amigos' quando este governo é marcado precisamente pelo controlo e redução bastante substancial da dívida (pode-se discutir a que custo e eu provavelmente irei concordar) mas eu já disse aqui e volto a repetir ipsis verbis:

Pegar naquela que é talvez a única reforma estrutural que o Costa efetuou não é grande take. Ainda para mais quando se sabe que essa boa gestão de divida pública é absolutamente fulcral para situações futuras similares aquela que estamos a viver ou similares à que vivemos até há pouco tempo (pandemia). 

Se o governo acabasse hoje, o Costa deixaria muita coisa má. Mas talvez a melhor coisa que deixa é precisamente essa gestão de divida pública e essa gestão não será útil apenas para o próximo ano ou dois mas também a médio/longo prazo.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

A questão Passos Coelho prende-se com a forma como o Costa lhe tirou o tapete e formou a Geringonça. O PSD nunca soube lidar com isso. O Passos é um jotinha, carreirista político (como tantos outros), levado ao colo por nomes como Miguel Relvas (o pináculo da honestidade), mas criou em alguns setores da sociedade esta aura de homem providencial que em Portugal se gosta de ter e que vem dos tempos do cidadão de Santa Comba Dão. Eu estive no PSD nessa altura da Troika e do Passos e sempre desconfiei da imagem que lhe queriam dar de alguém impoluto e fora do sistema....uma espécie de Cavaco Silva que diz que não é político quando fez política a vida toda. Aliás, não foi o PSD a ser obrigado a ir para o poder naquela altura. O Passos não queria ir a eleições na altura do PEC IV e sabia que o PEC dava para ganhar tempo e arranjar uma outra solução diferente da Troika. O Marco Antônio Costa e amigos é que disseram: "Ou vamos a eleições ou saltas fora, Passos". Depois chegamos aos dias de hoje em que revistas como a Sábado tentam reabilitar a imagem de Passos e vender a imagem de ser muito honesto a quem os malandros do PS lhe tiraram o tapete. Este Governo é um desastre, a máquina do PS para se apoderar do Estado fá-lo como ninguém, mas o Passos de ser providencial não tem nada. 

• Like 4
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AdrianoGomes, há 42 minutos:

estás a focar-te apenas num dos pontos, mas esse razão tem dois vectores, embora coloquialmente a gente fale sempre de dívida pública. É a dívida pública, por confrontação com o PIB.

Toda a gente fala sempre de reduzir a dívida, aumentar a dívida, e nunca se fala do assunto pelo outro vector, o PIB. O governo PAF podia ter feito de tudo para reduzir a dívida, mas ela é medida - no que interessa - por confronto com o PIB e as suas medidas/medias da troika causaram uma estagnação, vero retrocesso!, de actividade económica que estávamos perante um Sísifo Coelho, a carregar o calhau para ficarmos igual, porque a dívida podia descer, mas o PIB também, porque havia muito menos actividade económica, muito mais desemprego, muito mais gente sem produzir, economia sem bulir, voltávamos ao mesmo lugar, senão sempre a piorar.

O Costa não é que tenha feito grande coisa pela dívida, não muito diferente da receita PAF - aliás, é condão do Costa não fazer grande coisa XD - mas fez (ou presidiu a um período em que) algo pelo PIB, com o boom do turismo, redução drástica do desemprego. Aumenta a actividade económica, milagre, diminui a dívida. Claro que sim, aumenta o PIB e a dívida é sempre medida pelo PIB, visto a esta distância, não é compreensível que aquelas cabeças pensantes da Troika, FMI, essa malta toda com os modelos e os gráficos na cabeça e quê, não tenha percebido que impor austeridade tão agressiva a uma economia ia sufocar o PIB que essa economia produz, e, sine quae non, frustrar qualquer esforço de reduzir a dívida. Custa-me imaginar que eles tenham pensado no problema desta maneira tão simplista que a gente tipicamente faz "como é que está a dívida?" sempre olvidando da segunda parte "como é que está o PIB"?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 horas:

É engraçado como a esquerda detesta o homem que lhes salvou a pele e permitiu governar a belo prazer estes últimos anos com todas as regalias e comidinha para todos os amigos. 

O grande erro do PSD é ter aceite governar na altura da troika. Era deixar os m*rda que meteram o país em bancarrota a governar. 

ahahah

estás virado um autêntico boomer

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 3 minutos:

ahahah

estás virado um autêntico boomer

É capaz. O que sei é que comecei a trabalhar em 2011, juntei-me em 2014 e tive de emigrar em 2017. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Lê o que eu escrevi e conseguirás tu próprio responder à tua pergunta.

_________

Mas mais do que isso, causa-me alguma impressão se falar em 'com todas as regalias e comidinha para todos os amigos' quando este governo é marcado precisamente pelo controlo e redução bastante substancial da dívida (pode-se discutir a que custo e eu provavelmente irei concordar) mas eu já disse aqui e volto a repetir ipsis verbis:

Pegar naquela que é talvez a única reforma estrutural que o Costa efetuou não é grande take. Ainda para mais quando se sabe que essa boa gestão de divida pública é absolutamente fulcral para situações futuras similares aquela que estamos a viver ou similares à que vivemos até há pouco tempo (pandemia). 

Se o governo acabasse hoje, o Costa deixaria muita coisa má. Mas talvez a melhor coisa que deixa é precisamente essa gestão de divida pública e essa gestão não será útil apenas para o próximo ano ou dois mas também a médio/longo prazo.

Então qual é a tua analise em relação ao crescimento da divida publica durante o governo de Passos e durante os outros governos (excepto o governo de Socrates)? E depois qual é a tua analise do crescimento da divida publica durante o governo de Socrates? Só para perceber do que estamos a falar.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui a questão é mais a liberdade política que o Passos teve na sua governação.

A mim parece-me que o homem não passou de um fantoche do FMI e se tivermos que levar com o PSD num futuro próximo, preferia ver o Passos a frente do país sem a trela que tínhamos naquela altura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

estás a focar-te apenas num dos pontos, mas esse razão tem dois vectores, embora coloquialmente a gente fale sempre de dívida pública. É a dívida pública, por confrontação com o PIB.

Toda a gente fala sempre de reduzir a dívida, aumentar a dívida, e nunca se fala do assunto pelo outro vector, o PIB. O governo PAF podia ter feito de tudo para reduzir a dívida, mas ela é medida - no que interessa - por confronto com o PIB e as suas medidas/medias da troika causaram uma estagnação, vero retrocesso!, de actividade económica que estávamos perante um Sísifo Coelho, a carregar o calhau para ficarmos igual, porque a dívida podia descer, mas o PIB também, porque havia muito menos actividade económica, muito mais desemprego, muito mais gente sem produzir, economia sem bulir, voltávamos ao mesmo lugar, senão sempre a piorar.

O Costa não é que tenha feito grande coisa pela dívida, não muito diferente da receita PAF - aliás, é condão do Costa não fazer grande coisa XD - mas fez (ou presidiu a um período em que) algo pelo PIB, com o boom do turismo, redução drástica do desemprego. Aumenta a actividade económica, milagre, diminui a dívida. Claro que sim, aumenta o PIB e a dívida é sempre medida pelo PIB, visto a esta distância, não é compreensível que aquelas cabeças pensantes da Troika, FMI, essa malta toda com os modelos e os gráficos na cabeça e quê, não tenha percebido que impor austeridade tão agressiva a uma economia ia sufocar o PIB que essa economia produz, e, sine quae non, frustrar qualquer esforço de reduzir a dívida. Custa-me imaginar que eles tenham pensado no problema desta maneira tão simplista que a gente tipicamente faz "como é que está a dívida?" sempre olvidando da segunda parte "como é que está o PIB"?

Por favor Ilidio, resolve o problema da fome e da paz no Mundo.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

Pensaram de forma simplista porque na realidade, o objetivo é deixar-nos "rasteirinhos" a necessitar da esmola da Europa, para a nossa sobrevivência. Não acredito minimamente que sejam burros a esse ponto. (Teoria da conspiração alert)

O país melhorou de forma conjuntural porque a Europa melhorou nesse período, tanto que dos primeiros sectores que tivemos melhoria foi no turismo, ou seja, melhores condições de vida dos estrangeiros. O costa não fez quase nada para a melhoria do nosso país, pelo o contrário, ainda ajudou a enterrar mais com vistos gold e ajudou a criar um buraco na habitação, de tal ordem que é dos maiores da Europa.

Editado por Sima01
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...