Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 16 minutos:

Acho que quer passar uma imagem contrária ao PNS, de não decidir de forma precipitada mas escolheu mal o dossier para o fazer quando já existe tanta informação pública. 

Para mim é isto mesmo. O PS tem feito imensa porcaria no governo e o Montenegro foi a correr pegar numa das poucas coisas bem feitas. É burro.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, Em 19/12/2023 at 15:02:

Está visto que a estratégia é fazer campanha pelo PS, para que não tenha de ser ele a descalçar a bota do CHEGA.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Portugal nao 'e mais nem menos racista do que qualquer outro pais no mundo.

Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Mas é certamente mais do que (se) pensa.

Citação de kareca, há 2 horas:

Barómetro racista já a seguir.

Citação de Almeno, há 2 horas:

Como são todos os outros.

Citação de HappyKing, há 1 hora:

Bem vindos ao meu Ted Talk. 

Portugal é um país racista. 

Boa noite e obrigado. 

Citação de bmfpcdm, há 52 minutos:

Até aqui tudo bem; ora, quando se fala em racismo estrutural, aí é que a porca torce o rabo.

Citação de HappyKing, há 33 minutos:

Estranho seria se um país que teve um império colonial durante quase seis séculos não tivesse enraizado na sua sociedade o racismo estrutural. Existe, naturalmente, e não o negar é o pressuposto inicial para o combater. Quem o faz (a negação) presta um péssimo serviço a esse combate.

Acho que quer passar uma imagem contrária ao PNS, de não decidir de forma precipitada mas escolheu mal o dossier para o fazer quando já existe tanta informação pública. 

Citação de whatever, há 27 minutos:

O nosso racismo tem muito mais a ver com a falta de educação, pobreza e tacanhez do que com o colonialismo. O colonialismo, pelo contrário, até terá sido um contributo para a 'normalização' do convívio de diferentes povos no nosso território.

Lembro me que havia um tópico para isto

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 58 minutos:

O nosso racismo tem muito mais a ver com a falta de educação, pobreza e tacanhez do que com o colonialismo. O colonialismo, pelo contrário, até terá sido um contributo para a 'normalização' do convívio de diferentes povos no nosso território.

A frase não é minha mas descreve o que acho:

E o colonialismo como realidade institucional e ideologia é o produto de cinco séculos de dominação colonial (do século XV ao século XX) que inculcaram, institucionalizaram e normalizaram na sociedade portuguesa as lógicas discriminatórias de inclusão vs exclusão, da exploração vs privilégio, da pureza racial vs degradação do outro racializado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 horas:

O troglodita do Montenegro quer mandar o tgv para as calendas. Burro do crl.

É cada tiro cada melro.

Estava bom para ser dirigente do meu clube.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 16 minutos:

É cada tiro cada melro.

Estava bom para ser dirigente do meu clube.

trocava o montenegro por qualquer loureiro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Para mim é isto mesmo. O PS tem feito imensa porcaria no governo e o Montenegro foi a correr pegar numa das poucas coisas bem feitas. É burro.

Para mim ficou apresentado no episódio caricato de constituir uma comissão para analisar o relatório da Comissão Independente do novo aeroporto, comissão que foi nomeada com aval do PSD.

Mas já agora para quem acha isso inocente fala-se que um dos que vai compor a Comissão que vai analisar os resultados da outra Comissão é o José Eduardo Martins que logo no dia seguinte ao parecer Alcochete foi ao seu espaço de comentário na SIC N dizer que no final o Aeroporto irá ser construído no Montijo por ser mais barato. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 4 minutos:

Para mim ficou apresentado no episódio caricato de constituir uma comissão para analisar o relatório da Comissão Independente do novo aeroporto, comissão que foi nomeada com aval do PSD.

Mas já agora para quem acha isso inocente fala-se que um dos que vai compor a Comissão que vai analisar os resultados da outra Comissão é o José Eduardo Martins que logo no dia seguinte ao parecer Alcochete foi ao seu espaço de comentário na SIC N dizer que no final o Aeroporto irá ser construído no Montijo por ser mais barato. 

Não fosse a questão dos terrenos do Montijo poderem ficar submersos daqui a algum tempo, teoricamente o Montijo é muito melhor opção que Alcochete, dada a proximidade a Lisboa, a facilidade de levar lá transportes públicos etc. O problema é que esta conversa de tgv+aeroporto parece um frete à ANA, ou dito de outra forma, uma cunha do Arnaut.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Não fosse a questão dos terrenos do Montijo poderem ficar submersos daqui a algum tempo, teoricamente o Montijo é muito melhor opção que Alcochete, dada a proximidade a Lisboa, a facilidade de levar lá transportes públicos etc. O problema é que esta conversa de tgv+aeroporto parece um frete à ANA, ou dito de outra forma, uma cunha do Arnaut.

É que parece mesmo algo saida da boca do Arnaut, é incrivel como em tanta coisa para pegar no PS e no PNS o Montenegro decidiu atacar das poucas coisas boas que querem fazer

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 17 minutos:

Tendo em conta que o Arnaut foi um dos que o meteu onde ele está, é normal que agora ande a fazer as vontades ao dono.

Eu acho genuinamente que o montenegro nao tem nocao de metade das m*rda que faz. Faz o que lhe mandam e, na verdade, é pra isso que la está.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de stelfans, há 6 minutos:

Tendo em conta que o Arnaut foi um dos que o meteu onde ele está, é normal que agora ande a fazer as vontades ao dono.

Eu acho genuinamente que o montenegro nao tem nocao de metade das m*rda que faz. Faz o que lhe mandam e, na verdade, é pra isso que la está.

É absolutamente incrivel como depois de todos os escandalos do PS, ele não consegue ter maioria absoluta sem coligação. É vergonhoso para o PSD (e eu nem sequer estou próximo ideologicamente do PSD)

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 2 minutos:

É absolutamente incrivel como depois de todos os escandalos do PS, ele não consegue ter maioria absoluta sem coligação. É vergonhoso para o PSD (e eu nem sequer estou próximo ideologicamente do PSD)

O não conseguir ter maioria absoluta não me choca.

O que me choca é ele nem conseguir meter o PSD na frente do PS. Ele devia ter pedido a demissão o governo caiu. Alegava problemas pessoais e estava feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 horas:

A frase não é minha mas descreve o que acho:

E o colonialismo como realidade institucional e ideologia é o produto de cinco séculos de dominação colonial (do século XV ao século XX) que inculcaram, institucionalizaram e normalizaram na sociedade portuguesa as lógicas discriminatórias de inclusão vs exclusão, da exploração vs privilégio, da pureza racial vs degradação do outro racializado.

Eu não digo que o que está descrito acima não seja verdade, agora o racismo que está descrito acima parece-me existir em muitos outros países sem a mesma história de colonialismo que nós temos.

E não digo isto para tentar dizer que a nossa história colonial foi um género de Jogos Sem Fronteiras primitivo, ou que até foi bom porque permitiu aos europeus brancos fazer umas excursões a outros continentes. Mas quando olho para a nossa história e vejo personagens como o Pe. António Vieira e o contrasto com o nosso presente em que temos um partido anti-ciganos com 15% das intenções de voto e forças de segurança a torturar asiáticos por desporto, algo me diz que há aqui, neste fosso, algo muito mais latente e presente do que o passado colonial.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 5 minutos:

Eu não digo que o que está descrito acima não seja verdade, agora o racismo que está descrito acima parece-me existir em muitos outros países sem a mesma história de colonialismo que nós temos.

E não digo isto para tentar dizer que a nossa história colonial foi um género de Jogos Sem Fronteiras primitivo, ou que até foi bom porque permitiu aos europeus brancos fazer umas excursões a outros continentes. Mas quando olho para a nossa história e vejo personagens como o Pe. António Vieira e o contrasto com o nosso presente em que temos um partido anti-ciganos com 15% das intenções de voto e forças de segurança a torturar asiáticos por desporto, algo me diz que há aqui, neste fosso, algo muito mais latente e presente do que o passado colonial.

Claro que nós não somos mais ou menos racistas que qualquer um dos paises colonizadores, mas o que impressiona sempre é que sempre que se tenta ter uma conversa sobre essa assunto do ponto de vista de "Não podemos apenas e só glorificar o que se fez nessa altura, é preciso reconhecer que também fizemos muitas coisas más" existe sempre um ataque a essa ideia. Pode vir do facto do pessoal que defende isso (a maioria de esquerda) não consegue passar bem essa ideia ou o facto de a glorificação desse passado ser tão intrinseco à nossa personalidade e modo de ser que é visto como um ataque ao que é ser "Portugues"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 1 hora:

trocava o montenegro por qualquer loureiro

Com o filho depois tinhas a Troika em Portugal por um século...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acima de tudo há que mudar a maneira como se ensina história. Sem saber nada do assunto diria que ainda ensinamos do mesmo modo que se ensinava no período de Salazar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 7 minutos:

Claro que nós não somos mais ou menos racistas que qualquer um dos paises colonizadores, mas o que impressiona sempre é que sempre que se tenta ter uma conversa sobre essa assunto do ponto de vista de "Não podemos apenas e só glorificar o que se fez nessa altura, é preciso reconhecer que também fizemos muitas coisas más" existe sempre um ataque a essa ideia. Pode vir do facto do pessoal que defende isso (a maioria de esquerda) não consegue passar bem essa ideia ou o facto de a glorificação desse passado ser tão intrinseco à nossa personalidade e modo de ser que é visto como um ataque ao que é ser "Portugues"

Não sei se percebi bem o que querias dizer. Existe um ataque à ideia da glorificação ou do reconhecimento das atrocidades que cometemos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 5 minutos:

Não sei se percebi bem o que querias dizer. Existe um ataque à ideia da glorificação ou do reconhecimento das atrocidades que cometemos?

Um ataque ao reconhecimento das atrocidades. Basta ver o chinfrim que se fez aquando de haver algum pessoal a querer que se mudasse o nome do Padrão dos Descobrimentos ou quando alguém vem falar no possivel retorno de artefactos que vieram para Portugal nessa altura

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 9 horas:

Portugal nao 'e mais nem menos racista do que qualquer outro pais no mundo.

Ok eu entendo o que queres dizer, mas para os padrões dos países ocidentais acho que há uma certa displicência neste assunto em Portugal, acho que culturalmente nunca o enfrentamos a 100% e é um pouco tabu, assumimos sempre que "ah e tal sim até tivemos escravatura e colónias mas nunca fomos assim tão maus", tens pouca representatividade das minorias em cargos políticos, tens uma certa aceitação dum racismo casual e "light" no dia a dia nas conversas do café etc. 

Comparo com os States e o UK, aí tens uma cultura completamente diferente. Por um lado também não queria o que os gajos têm, de ter uma sociedade obcecada em ver discriminação em todo o lado, mas por outro também há uma maior consciência coletiva nestes assuntos, as pessoas são mais sensíveis a estes assuntos tanto para o bem como para o mal. Eu acho que no fundo entendes o que quero dizer

As coisas também são diferentes dependendo da zona do país, eu acredito que as pessoas p.ex na área metropolitana de Lisboa são geralmente um pouco menos racistas que aqui na Madeira, simplesmente por um maior contacto com minorias étnicas sobretudo a população negra. Aqui há tão poucas pessoas negras que há muito preconceito parvo, noto que as pessoas são muito rápidas a fazer comentários racistas "light" pelas costas quando aparece alguém negro, não vejo isso em Lisboa 

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

Com o filho depois tinhas a Troika em Portugal por um século...

Dá-me um irreal, um imaginário

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Acima de tudo há que mudar a maneira como se ensina história. Sem saber nada do assunto diria que ainda ensinamos do mesmo modo que se ensinava no período de Salazar. 

Os nossos métodos de ensino, especialmente em Linguas e em disciplinas de Humanidades, são absolutamente atrozes. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tão bom o Ventura a dar baile ao PSD.

Perguntaram-lhe a opinião dele do Montenegro dizer que com o Chega não faria acordos e o Ventura respondeu que "isto é o que ele diz agora, quando chegar a altura ele vem cá falar".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 4 horas:

Um ataque ao reconhecimento das atrocidades. Basta ver o chinfrim que se fez aquando de haver algum pessoal a querer que se mudasse o nome do Padrão dos Descobrimentos ou quando alguém vem falar no possivel retorno de artefactos que vieram para Portugal nessa altura

Mudar o nome 'e revisionismo nao 'e um tema de ser racista ou nao. As coisas devem ser analasidas no contexto historico da epoca e nao aos padroes que alguns hoje acham aceitaveis. Esse 'e que 'e o problema. A glorificacao dos "Descobrimentos" sobretudo pelo Estado Novo pode nao ter sido a melhor, mas tambem nao 'e diferente do que outros paises fizeram 'a epoca com outras historias nacionalistas. Ensinar que nem tudo foi bom 'e positivo, dizer apenas que afinal fomos uns negreiros exploradores e mais nada 'e um disparate. Mas isto mais uma vez foi apenas uma discussao estupida no twitter, nada mais...

Citação de noikeee, há 3 horas:

Ok eu entendo o que queres dizer, mas para os padrões dos países ocidentais acho que há uma certa displicência neste assunto em Portugal, acho que culturalmente nunca o enfrentamos a 100% e é um pouco tabu, assumimos sempre que "ah e tal sim até tivemos escravatura e colónias mas nunca fomos assim tão maus", tens pouca representatividade das minorias em cargos políticos, tens uma certa aceitação dum racismo casual e "light" no dia a dia nas conversas do café etc. 

Comparo com os States e o UK, aí tens uma cultura completamente diferente. Por um lado também não queria o que os gajos têm, de ter uma sociedade obcecada em ver discriminação em todo o lado, mas por outro também há uma maior consciência coletiva nestes assuntos, as pessoas são mais sensíveis a estes assuntos tanto para o bem como para o mal. Eu acho que no fundo entendes o que quero dizer

As coisas também são diferentes dependendo da zona do país, eu acredito que as pessoas p.ex na área metropolitana de Lisboa são geralmente um pouco menos racistas que aqui na Madeira, simplesmente por um maior contacto com minorias étnicas sobretudo a população negra. Aqui há tão poucas pessoas negras que há muito preconceito parvo, noto que as pessoas são muito rápidas a fazer comentários racistas "light" pelas costas quando aparece alguém negro, não vejo isso em Lisboa 

Isso 'e um disparate. Fala se mais em racismo nos States porque existe uma percentagem muito maior da populacao de que nao 'e branca. Ser mais falado nao quer dizer que seja menos racista ate porque os States ainda ha poucos anos tinham (teem) grupos como o KKK que linchavam negros. O Reino Unido tambem tem muito boa historia recente passando ate pelos hooligans...

O Racismo 'e algo das pessoas nao das nacoes. Obvio que nacoes onde as pessoas nunca contactaram com ninguem de racas diferentes sera mais racista do que outros, mas a ideia que Portugal 'e mais ou menos racista que os States, Inglaterra, Espanha ou a Holanda 'e um disparate. 

Compartilhar este post

Link para o post

Quando as pessoas dizem "Portugal é/não é um país racista" estão a falar dos seus habitantes, não do país em si...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...