Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Eu não vou votar em branco por causa do Chega.

Same

Votar em branco é dar mais força ao Chega, o eleitorado deles vai todo votar é o que está mais mobilizado 

Vai ser uma corrida ao voto útil no centro, eu sendo de esquerda vou ter que votar PS

BE, PAN, PCP e IL vão ser dizimados por isto, o PAN desaparece 

Citação de antifa, há 33 minutos:

Votar em branco podendo dar o ónus da governação ao capricho do Chega não me parece grande opção desta vez.

Para alguém de direita nessa situação sinceramente ou votam na IL e rezam que eles rejeitem qualquer entendimento com o Chega e em caso de governo de direita se tornem a oposição desse lado. Ou votam no PAN, porque sim e porque sempre é dar força a uma alternativa neutra, ou fecham os olhos e votam no Livre para dar força a um partido de esquerda menos agressivo. Se conseguirem engolir, o mais normal seria votar no PNS, porque no fundo no fundo entre estar lá o PSD ou o PS todos sabemos que vai dar ao mesmo e o PNS sempre garante algumas obras essenciais para o país.

Ainda assim acho que o melhor é rezarem para haver uma geringonça pouco estável que ao mesmo tempo leve o PSD a ir buscar o Passos.

Na maioria dos distritos só vale a pena votar PS ou AD, votar IL em Leiria ou Aveiro é provavelmente um voto no chega 

Citação de Petar Musa, há 8 minutos:

Deixa o Passos estar bem onde está.

O PSD tem imensa gente, um discreto que ganhe coragem e chegue-se à frente e deixe as carcaças no baú.

Eu acho que vai haver gerigonça, mas mais estável, sinceramente. Deverá ser algo entre PS+BE+PAN e Livre.

PS só governa se ganhar por larga vantagem a AD, os partidos a sua esquerda menos o Livre vão ser arrasados, o pessoal não tem noção da força que o Chega está, numa geração baseada em fake News, instagrams e TikTok’s 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 38 minutos:

Ainda há pouco tempo isso ficou bastante visível no caso da Carla Castro. São tão coesos como a farinha. 

são coesos. São tão coesos que quem não alinha está a bazar de lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 15 horas:

"Pessoal, como é que vamos recuperar o voto dos pensionistas?

É pá, sei lá. Recupera o discurso dos anos 70 início de 80."

E pronto, foi assim que renasceu a AD e conversa do Gonçalvismo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Votar em branco podendo dar o ónus da governação ao capricho do Chega não me parece grande opção desta vez.

Para alguém de direita nessa situação sinceramente ou votam na IL e rezam que eles rejeitem qualquer entendimento com o Chega e em caso de governo de direita se tornem a oposição desse lado. Ou votam no PAN, porque sim e porque sempre é dar força a uma alternativa neutra, ou fecham os olhos e votam no Livre para dar força a um partido de esquerda menos agressivo. Se conseguirem engolir, o mais normal seria votar no PNS, porque no fundo no fundo entre estar lá o PSD ou o PS todos sabemos que vai dar ao mesmo e o PNS sempre garante algumas obras essenciais para o país.

Ainda assim acho que o melhor é rezarem para haver uma geringonça pouco estável que ao mesmo tempo leve o PSD a ir buscar o Passos.

É preciso ver caso a caso, ou seja, distrito a distrito. Em Portalegre ou em Beja de que adianta engolir um sapo e votar num PAN ou Livre da vida?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estas eleições vou dissecar fortemente as listas de candidatos dos Partidos, aqui no distrito do Porto... 

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portalegre, pela primeira vez em 30 ou 40 anos, a decisão do voto não vai ser pessoa n°2 do PS vs. pessoa n°1 do PSD. A pessoa n°1 do Chega vai entrar realisticamente nesta luta. Vai ser giro.

Nota: Portalegre elege 2 deputados e o 1° do PS está quase sempre garantido.

Compartilhar este post

Link para o post

Até por Braga, nas últimas em 2022 foram 9 para o PS e 8 para o PSD, depois 1 para Chega e IL.

Com isto se votar á esquerda dificilmente algum deles vá eleger, o chega aqui saca mais 2 deputados no mínimo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de KAralinda, há 3 minutos:

Estas eleições vou dissecar fortemente as listas de candidatos dos Partidos, aqui no distrito do Porto... 

Estranhamente, do que vi da lista da AD, parece-me que a lista do Porto é das poucas coisas minimamente decentes que fizeram. Meteram independentes em 1º e em 4º, como as pessoas do Porto tanto gostam, não me parece que haja gajos caídos aqui de paraquedas, sem qualquer ligação à região, ao contrário, p.e., da nº1 do Bloco, a Marisa Matias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Como assim? Aquilo parece uma lista de associação de estudantes. 

Ainda há pouco tempo isso ficou bastante visível no caso da Carla Castro. São tão coesos como a farinha. 

Mesmo assim, o PSD parece-me mais à deriva do que a IL. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 23 minutos:

Estranhamente, do que vi da lista da AD, parece-me que a lista do Porto é das poucas coisas minimamente decentes que fizeram. Meteram independentes em 1º e em 4º, como as pessoas do Porto tanto gostam, não me parece que haja gajos caídos aqui de paraquedas, sem qualquer ligação à região, ao contrário, p.e., da nº1 do Bloco, a Marisa Matias.

Porra, oh Tio.. 

Meteram como número 2 o Nuno Melo, que nasceu em Famalicão, tendo sido presidente concelhio do partido, e que tinha sido eleito três vezes pelo círculo de Braga. Se isto não é um paraquedista .. 

Colocaram em sétimo o Pedro Roque dos TSD. Uma pessoa que nasceu em Setúbal e que já exerceu vários cargos municipais em Almada. Já foi o número dois pelo Algarve e foi eleito também por Leiria. Se isto não é um paraquedista .. 

É preciso continuar a descer a lista?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 30 minutos:

Sim... A lista da AD (numa vista de olhos fugaz) não parece ser uma coisa abstruza...

Não conheço os Pintos que se candidatam pelo Livre (o Paupério parece ser o nº3)...

No BE temos o paraquedas Marisa Matias mas ainda assim prefiro a ela que a Catarina Martins ...

Na IL é o Carlos Guimaraes Pinto ... 

Na CDU é o Alfredo Maia (que é daqui da zona da Maia)

Epah... isto aqui no Porto até poderá ser divertido...

Citação de lucho^, há 11 minutos:

ehehe Cristina Rodrigues vibes

interessa me mais um retweet dela com estes gráficos...

GD8rFe7X0AElm_Z?format=jpg&name=900x900GD9QUmhXkAAJxVp?format=jpg&name=900x900

a fonte é daqui: https://www.pedro-magalhaes.org/bases-sociais-2023/

Editado por KAralinda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Porra, oh Tio.. 

Meteram como número 2 o Nuno Melo, que nasceu em Famalicão e que tinha sido eleito três vezes pelo círculo de Braga. Se isto não é um paraquedista .. 

Colocaram em sétimo o Pedro Roque dos TSD. Uma pessoa que nasceu em Setúbal e que já exerceu vários cargos municipais em Almada. Já foi o número dois pelo Algarve e foi eleito também por Leiria. Se isto não é um paraquedista .. 

É preciso continuar a descer a lista?

Pá, que queres que te diga? Salvo erro o Nuno Melo reside no distrito do Porto. O número um da lista é do Porto, o 4 é director da FEP, o 5 já desempenhou n cargos políticos na cidade do Porto, a 6 é de Santo Tirso,  a 9 é presidente de junta na Maia, o 10 salvo erro é daqui da zona e a 12 foi presidente da federação académica do Porto. E estes são os que conheço. Duvido que haja muitas listas com melhor representação geográgica. 

Compartilhar este post

Link para o post

Onde dá para ver as listas completas?

Conheço pessoalmente o Jorge Pinto que nos últimos anos é sempre candidato do Livre, é de Amarante e estudou na FEUP, vive há anos na Bélgica e está na política desde muito puto. O Livre tem pessoal porreiro, é pena o Paupério não ter mais destaque porque é uma máquina.

No Bloco é absurdo terem metido a Marisa Matias à pressão, ainda para mais arriscando-se a não eleger o Soeiro, que deve ser dos gajos que mais trabalha lá dentro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Conheço pessoalmente o Jorge Pinto que nos últimos anos é sempre candidato do Livre, é de Amarante e estudou na FEUP, vive há anos na Bélgica e está na política desde muito puto. O Livre tem pessoal porreiro, é pena o Paupério não ter mais destaque porque é uma máquina.

No Bloco é absurdo terem metido a Marisa Matias à pressão, ainda para mais arriscando-se a não eleger o Soeiro, que deve ser dos gajos que mais trabalha lá dentro.

Não dá ainda, salvo erro. Vai-se sabendo. A da AD do Porto tens aqui: https://www.noticiasmaia.com/olga-freire-em-lugar-cimeiro-na-lista-de-deputados-pelo-porto-as-legislativas/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 6 minutos:

Fiz uma pesquisa rápida no Google ... e apanhei a info de artigos de imprensa .... 

Praticamente só o livre tem aquilo mais ou menos divulgado pq pelo que me apercebi as listas são feitas por Primárias Abertas...

https://partidolivre.pt/legislativas2024/resultados-provisorios-votacao-final-primarias-abertas-eleicoes-legislativas-antecipadas-2024

Editado por KAralinda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 5 minutos:

O Soeiro vai em 2º?

Se for, é quase garantido que é eleito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 17 minutos:

Pá, que queres que te diga?

O caso que apelidaste de paraquedista (e é) tem: em 2º lugar o Soeiro que é do Porto, em 3º lugar a Isabel Pires que é de Gaia, em 4º o Adriano Campos do Porto, em 5º a Ana Isabel Silva, investigadora de Santo Tirso. E podia-se continuar. 

O que me ""chocou"" ali foi a acusação de um caso e do elogio a outro que ainda é mais gritante nesse parâmetro. 

Citação de antifa, há 15 minutos:

No Bloco é absurdo terem metido a Marisa Matias à pressão,

Nas últimas eleições não elegeram em Coimbra. Assumindo que existia o pressuposto dela voltar ao parlamento nacional não fazia sentido a colocar num lugar de difícil elegibilidade. Nas últimas eleições elegeram dois no Porto. Se assim for, o Soeiro continuará eleito. 

Também gosto do cabeça de lista de Coimbra, o Miguel Cardina.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Agora:

O caso que apelidaste de paraquedista (e é) tem: em 2º lugar o Soeiro que é do Porto, em 3º lugar a Isabel Pires que é de Gaia, em 4º o Adriano Campos do Porto, em 5º a Ana Isabel Silva, investigadora de Santo Tirso. E podia-se continuar. 

O que me ""chocou"" ali foi a acusação de um caso e do elogio a outro que ainda é mais gritante nesse parâmetro. 

Eu dei dois exemplos neste tópico. Um exemplo relativo ao Porto e outro relativo a Faro. São os que conheço.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 10 minutos:

outro relativo a Faro

Qual? Andei para cima e não encontrei. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 42 minutos:

ehehe Cristina Rodrigues vibes

Bem, ela faz comentário na CNN há bastante tempo, não é de admirar 

Compartilhar este post

Link para o post

O Ventura diz agora que vai buscar o dinheiro ao lucro das gasolineiras para pagar as promessas que fez na Convenção 🤣

Compartilhar este post

Link para o post

Com o Ventura não há muito a fazer. A melhor coisa que pode acontecer é no dia das eleições estar um diluvio épico e a malta que se revê nele mas que não liga a política simplesmente não se dar ao trabalho de ir votar, porque de resto quem já decidiu votar Chega não é demovido com argumentos lógicos, pelo contrário, ainda acicata mais o tribalismo, está mais que visto noutros países.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 21 minutos:

Qual? Andei para cima e não encontrei. 

O Pinto Luz. Se não escrevi pensei e tu devias ter adivinhado.

Editado por Tio Hans
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Se não escrevi pensei e tu devias ter adivinhado

Isso 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...