Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 17 minutos:

Vou pegar nisto. No espaço de 2 anos entraram assim tantos brasileiros evangélicos em Portugal de modo a fazer com que a votação do ADN e do Chega aumentassem tanto?

O crescimento do Chega parece-me relativamente óbvio: população jovem que não votou em 2022, descida da abstenção (pessoal que nunca tinha votado e que votou neles) e transferência de pessoal que tinha votado no PS em 2022 para o Chega

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 13 minutos:

sabes que basta terem o titulo de residência para votar, certo? não têm que andar à espera anos e anos.

E sabes que no ano passado (principalmente) aceleraram muitos processos que estavam encalhados desde o início da pandemia.

Compartilhar este post


Link para o post

Rui Tavares na SIC Notícias a insistir nos "três blocos" que já tinha falado na campanha eleitoral e a dizer que destes três o da Esquerda é o que tem mais deputados, o Pedro Nuno Santos também vai ter esta pressão do lado esquerdo de poder governar e não ter querido.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 minutos:

Rui Tavares na SIC Notícias a insistir nos "três blocos" que já tinha falado na campanha eleitoral e a dizer que destes três o da Esquerda é o que tem mais deputados, o Pedro Nuno Santos também vai ter esta pressão do lado esquerdo de poder governar e não ter querido.

Mas ia governar como? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

vai ter esta pressão do lado esquerdo de poder governar e não ter querido

Mas como? Os outros dois blocos, democrático e não democrático, que o Tavares fala nunca deixariam isso acontecer. Nem faz sentido colocar esse cenário neste momento, é uma impossibilidade.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

são só esses dois? O CDS Madeira 'vendeu-se' ao PSD-M a troco de nada?

A troco de nada? Eles com um número de deputado insignificantes têm o secretário da economia, o presidente da assembleia e ainda andaram a colocar amigos em tudo o que era cargo público. Além que andarem coligados era essencial para o CDS pois indo sozinhos corriam o risco de ficar demonstrada a sua insignificância e saltarem fora das regionais. Mas correu-lhes mal pois o Albuquerque já correu com eles para ver se ganhava mais uns votos nas internas e com isso o corajoso presidente do cds regional demitiu-se.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 10 minutos:

Rui Tavares na SIC Notícias a insistir nos "três blocos" que já tinha falado na campanha eleitoral e a dizer que destes três o da Esquerda é o que tem mais deputados, o Pedro Nuno Santos também vai ter esta pressão do lado esquerdo de poder governar e não ter querido.

O Rui Tavares anda armado em parvo com esse cenário. Como se isso tivesse algumas pernas para andar ou se o Montenegro ficasse numa posição insustentável se mandasse um Governo desses abaixo ao lado do Chega.

Seria um cenário a equacionar com uma vitória do PS. Com vitória da AD é só um disparate.

  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 22 minutos:

A troco de nada? Eles com um número de deputado insignificantes têm o secretário da economia, o presidente da assembleia e ainda andaram a colocar amigos em tudo o que era cargo público. Além que andarem coligados era essencial para o CDS pois indo sozinhos corriam o risco de ficar demonstrada a sua insignificância e saltarem fora das regionais. Mas correu-lhes mal pois o Albuquerque já correu com eles para ver se ganhava mais uns votos nas internas e com isso o corajoso presidente do cds regional demitiu-se.

 

Citação de Descartes, há 20 minutos:

O Rui Tavares anda armado em parvo com esse cenário. Como se isso tivesse algumas pernas para andar ou se o Montenegro ficasse numa posição insustentável se mandasse um Governo desses abaixo ao lado do Chega.

Seria um cenário a equacionar com uma vitória do PS. Com vitória da AD é só um disparate.

@Descartes eu discordo de ti. Não acho que seja parvo, do ponto de vista da ciência política, falar nos três blocos. Um da Esquerda Democrática, outro da Direita Democrática, outro da Direita Autoritária (aliás, espera 3 meses e vais ver que serão esses os três blocos do Parlamento Europeu), apenas a Constituição da República acha isso irrelevante e coloca com letras garrafais o número 116. São os deputados que são necessários para as maiorias (positivas e negativas) que ditam a governação do país. Ter 90 deputados (e por isso, mais que qualquer dos outros dois blocos) é irrelevante porque as regras falam de 116.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 26 minutos:

O Rui Tavares anda armado em parvo com esse cenário. Como se isso tivesse algumas pernas para andar ou se o Montenegro ficasse numa posição insustentável se mandasse um Governo desses abaixo ao lado do Chega.

Seria um cenário a equacionar com uma vitória do PS. Com vitória da AD é só um disparate.

Se o PS por algum milagre conseguisse os 4 deputados do circulo das comunidades era algo a ter em conta. Mas como não vão conseguir isso, não importa

Compartilhar este post


Link para o post

Houve aí para trás alguém que perguntou qual seria o impacto nos resultados se o BE, a CDU e o Livre tivessem concorrido coligados. Acho que foi o @Axadrezado mas se não foi, terá sido um Carlos Guimarães Pinto qualquer que agora não recordo.

Num cenário desses, se os votos tivessem ficado na mesma, o que é altamente improvável, essa FERA (Frente da Esquerda Revolucionária e Ambientalista) teria mais 9 deputados a juntar aos 13 que elegeram. Indo buscar 6 à AD, 2 ao Chega e 1 ao PS. Um adicional em cada um dos seguintes distritos:

  • Braga (AD)
  • Aveiro (AD)
  • Coimbra (CH)
  • Leiria (AD)
  • Santarém (CH)
  • Beja (AD)
  • Faro (AD)
  • Setúbal (AD)
  • Lisboa (PS)

O Parlamento ficaria assim:

  • PS - 76
  • AD - 73 (já com os 3 da Madeira)
  • CH - 46
  • FERA - 22
  • IL - 8
  • PAN - 1

 

A AD com o Chega continuariam a garantir maioria absoluta.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 17 minutos:

Houve aí para trás alguém que perguntou qual seria o impacto nos resultados se o BE, a CDU e o Livre tivessem concorrido coligados. Acho que foi o @Axadrezado mas se não foi, terá sido um Carlos Guimarães Pinto qualquer que agora não recordo.

Num cenário desses, se os votos tivessem ficado na mesma, o que é altamente improvável, essa FERA (Frente da Esquerda Revolucionária e Ambientalista) teria mais 9 deputados a juntar aos 13 que elegeram. Indo buscar 6 à AD, 2 ao Chega e 1 ao PS. Um adicional em cada um dos seguintes distritos:

  • Braga (AD)
  • Aveiro (AD)
  • Coimbra (CH)
  • Leiria (AD)
  • Santarém (CH)
  • Beja (AD)
  • Faro (AD)
  • Setúbal (AD)
  • Lisboa (PS)

O Parlamento ficaria assim:

  • PS - 76
  • AD - 73 (já com os 3 da Madeira)
  • CH - 46
  • FERA - 22
  • IL - 8
  • PAN - 1

 

A AD com o Chega continuariam a garantir maioria absoluta.

se tivesse concorridos coligados a história seria completamente diferente, é difícil de prever que os resultados seriam sequer idênticos.
O PSD fez a coligação da AD e foi o que foi porque ninguém previu iliteracia a roubar votos à AD, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Sim mas repara que no Porto e em Lisboa tiveram uns 30.000 votos a mais, o que não há paralelo nos pequenos partidos sem representação parlamentar, e aí estamos a falar de uma população que não é propriamente analfabeta ou com pouca escolaridade como no Interior.

Houve voto errado mas nos distritos do Litoral onde eles crescem não acredito que tenha acontecido muito.

Também há burros e distraídos em Lisboa.

Citação de Descartes, há 52 minutos:

O Rui Tavares anda armado em parvo com esse cenário. Como se isso tivesse algumas pernas para andar ou se o Montenegro ficasse numa posição insustentável se mandasse um Governo desses abaixo ao lado do Chega.

Seria um cenário a equacionar com uma vitória do PS. Com vitória da AD é só um disparate.

Depois de teres passado ontem o dia todo a declarar a vitória do PS por voto e meio sem contar os votos da Madeira, estou genuinamente confuso se estás a falar a sério ou em modo sarcasmo

Já agora: isso teria pernas para andar se o PNS não se tivesse descartado imediatamente disto e deixado a batata quente de tentar fazer governo para o Montenegro 

Compartilhar este post


Link para o post

Já que é para a estupidez e palhaçada, que arranjem forma de meter este tb no parlamento.

  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Victarion, há 14 minutos:

se tivesse concorridos coligados a história seria completamente diferente, é difícil de prever que os resultados seriam sequer idênticos.
O PSD fez a coligação da AD e foi o que foi porque ninguém previu iliteracia a roubar votos à AD, por exemplo.

Claro. Eu disse no post que era altamente improvável que os resultados fossem os mesmos. Isto é apenas um exercício, digamos, académico.

 

Citação de noikeee, há 6 minutos:

Depois de teres passado ontem o dia todo a declarar a vitória do PS por voto e meio sem contar os votos da Madeira, estou genuinamente confuso se estás a falar a sério ou em modo sarcasmo

Já agora: isso teria pernas para andar se o PNS não se tivesse descartado imediatamente disto e deixado a batata quente de tentar fazer governo para o Montenegro 

Estou a falar a sério.

Mas não percebo a primeira parte do teu comentário. Não viste o meu post em que distingui os resultados oficiais dos resultados políticos? Oficialmente, neste momento, sem contabilizar a emigração, o PS é a candidatura com mais votos validados. É isso que está na página oficial. Outra coisa são os resultados políticos em que, à AD há que somar os votos da coligação PSD/CDS que concorreu no círculo eleitoral da Madeira. Por isso é que existem linhas separadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 8 horas:

image.png.3cfc1d62c61aab8ecb6d4d4142142f8b.png

Se fosse círculo único nacional. O Chega já está naquela fase de partido grande que sai beneficiado pelo sistema atual.

icon.cat/util/elections/OaclhOPnrK

Indo para trás repescar isto. Eu sou um grande defensor do círculo de compensação (algo diferente do círculo único mas com algumas semelhanças no efeito que gera), mas as desvantagens também são óbvias: total e completa fragmentação e ainda mais dificuldade de formar governos. Imaginem um parlamento com 12 partidos (contando com o CDS e o PEV) e com ainda mais alucinados como os do ADN.

Para mim deveria haver um círculo de compensação mas também com algo como existe na Alemanha, que é uma votação mínima de 5% para eleger alguém. Talvez 3%, ou 2% para teres um deputado da compensação. Tem de haver um equilíbrio entre, a) dar voz a todas as vozes com apoio popular significativo, b) promover o voto das opiniões genuínas das pessoas e não o voto útil ou votos para o lixo nos círculos mais pequenos, e c) não fragmentar em demasia o parlamento para facilitar maiorias e governos mais estáveis.

Citação de Descartes, há 5 minutos:

Claro. Eu disse no post que era altamente improvável que os resultados fossem os mesmos. Isto é apenas um exercício, digamos, académico.

 

Estou a falar a sério.

Mas não percebo a primeira parte do teu comentário. Não viste o meu post em que distingui os resultados oficiais dos resultados políticos? Oficialmente, neste momento, sem contabilizar a emigração, o PS é a candidatura com mais votos validados. É isso que está na página oficial. Outra coisa são os resultados políticos em que, à AD há que somar os votos da coligação PSD/CDS que concorreu no círculo eleitoral da Madeira. Por isso é que existem linhas separadas.

Isso é uma tecnicalidade e um preciosismo que não faz sentido nenhum, sabendo que o PPM ser englobado ou não na coligação é completamente irrelevante para a vastíssima maioria dos eleitores, e sabendo que os deputados do PSD-M têm uma disciplina de voto que os põe a votar 99% das vezes em linha com o PSD nacional.

Para mim há três leituras possíveis e válidas desta eleição:

a) ganhou a coligação entre o PSD e o CDS, mais PPM no continente, como opção partidária mais votada

b) ganhou o bloco da direita para quem considera o Chega de direita

c) ganhou o bloco da esquerda para quem considera que existem 3 blocos distintos: esquerda democrática, direita democrática, e extrema direita não democrática

És possivelmente a única pessoa em Portugal convicta da leitura d) ganhou o PS.

Na realidade para mim a leitura correta é e) o povo está profundamente dividido, não há maiorias conciliáveis e estamos a entrar num impasse potencialmente muito difícil de desbloquear, mesmo com novas eleições

Compartilhar este post


Link para o post

Aliás ainda vou acrescentar mais uma. Ganhou f) o bloco da democracia e do consenso centrista. Como sempre, PSD e PS tiveram mais votos que todos os outros juntos. Só que com a menor vantagem de sempre. E com as lições da história de que nunca se poderão juntar e fazer este bloco valer, por perigo de morte a médio-longo prazo para os próprios partidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 9 minutos:

Isso é uma tecnicalidade e um preciosismo que não faz sentido nenhum, sabendo que o PPM ser englobado ou não na coligação é completamente irrelevante para a vastíssima maioria dos eleitores, e sabendo que os deputados do PSD-M têm uma disciplina de voto que os põe a votar 99% das vezes em linha com o PSD nacional.

Para mim há três leituras possíveis e válidas desta eleição:

a) ganhou a coligação entre o PSD e o CDS, mais PPM no continente, como opção partidária mais votada

b) ganhou o bloco da direita para quem considera o Chega de direita

c) ganhou o bloco da esquerda para quem considera que existem 3 blocos distintos: esquerda democrática, direita democrática, e extrema direita não democrática

És possivelmente a única pessoa em Portugal convicta da leitura d) ganhou o PS.

Na realidade para mim a leitura correta é e) o povo está profundamente dividido, não há maiorias conciliáveis e estamos a entrar num impasse potencialmente muito difícil de desbloquear, mesmo com novas eleições

Quem te ouvir falar até parece que fui eu que redigi a lei eleitoral.

Eu expliquei como é que as coisas funcionam em termos oficiais. Por isso é que tu vais à página oficial dos resultados https://www.legislativas2024.mai.gov.pt/resultados/territorio-nacional e encontras isto:

image.png.58461e301ca1bd99a8f4b33231f39bc0.png

O PS à frente. Não sou eu. São os resultados oficiais.

Outra coisa, como eu expliquei por mais de uma vez, é a leitura política. Em que é indiscutível a vitória do PSD com o CDS e o PPM.

Ou tu achas que na página oficial do MAI eles colocam assim os resultados só para brincar connosco? Porque lhes apetece? Ou porque estão a cumprir com o que determina a Lei?

Compartilhar este post


Link para o post

Ora aí está um dado que ninguém falou, grande vitória ontem do PPM.

Aparentemente o povo português quer um triplo caos, ingovernabilidade na Assembleia da República, ingovernabilidade em São Bento e um regime semi-Presidencialista e semi-Monárquico encabeçado por Marcelo Rebelo de Sousa e D. Duarte Pio

Compartilhar este post


Link para o post

Sim. Tecnicamente oficialmente o PS teve a maior percentagem nos resultados oficiais. Eu sei ler. Fiz o décimo segundo ano, tive matemática e tudo, até contas de multiplicar e dividir.

Mas então, mas 99% dos posts aqui estão a falar da leitura política e tu interrompes sempre para dizer que o PS é que ganhou, obviamente para tirar uma leitura política de que o PS é que devia formar o governo. E agora dizes que a leitura política é de que a AD ganhou?

É uma da manhã e é demasiado tarde para estar aqui a fazer discussões fúteis de semântica. Até amanhã

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 12 minutos:

Sim. Tecnicamente oficialmente o PS teve a maior percentagem nos resultados oficiais. Eu sei ler. Fiz o décimo segundo ano, tive matemática e tudo, até contas de multiplicar e dividir.

Mas então, mas 99% dos posts aqui estão a falar da leitura política e tu interrompes sempre para dizer que o PS é que ganhou, obviamente para tirar uma leitura política de que o PS é que devia formar o governo. E agora dizes que a leitura política é de que a AD ganhou?

É uma da manhã e é demasiado tarde para estar aqui a fazer discussões fúteis de semântica. Até amanhã

Começo a ficar com sérias dúvidas.

Por algum motivo esta questão incomoda-te bastante. Para mim é uma mera curiosidade decorrente do equilíbrio nas votações. Algo que será inédito, caso venha a verificar-se. O PS aparecer em primeiro lugar na lista oficial de resultados publicada em Diário da República, eventualmente com o maior grupo parlamentar na Assembleia e ser o Luís Montenegro a formar legitimamente o Governo. Gosto deste tipo de curiosidades e penso (ainda) ser livre de as partilhar aqui.

Tenho mais. Por exemplo, é bastante admissível que o CDS tenha sido fundamental e imprescindível para a vitória da AD, dada a escassa diferença de votos. Quem diria? Um partido comatoso, com marialvas e anti-aborto a tornarem-se indispensáveis para o PSD voltar a governar o país.

Outra: Foi por um triz que a recusa da IL em integrar a AD não dinamitou a sua vitória. Esses amigalhaços estiveram quase a dar cabo da festa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de hugoooo_17, há 32 minutos:

Um conjunto de partidos com o nome FERA era muito bom.

Não queiras saber o tempo que eu perdi à procura de uma sigla porreira. 😁

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 8 horas:

Sim mas repara que no Porto e em Lisboa tiveram uns 30.000 votos a mais, o que não há paralelo nos pequenos partidos sem representação parlamentar, e aí estamos a falar de uma população que não é propriamente analfabeta ou com pouca escolaridade como no Interior.

Houve voto errado mas nos distritos do Litoral onde eles crescem não acredito que tenha acontecido muito.

Opah, falando pelo porto há muita terrinha no distrito do porto que tem muito idoso quase analfabeto e infoexcluido. Na minha terra, a junta (PSD) até andou a distribuir boletins de voto com a cruz na AD para os velhotes saberem qual é que era o quadrado

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 7 horas:

Houve aí para trás alguém que perguntou qual seria o impacto nos resultados se o BE, a CDU e o Livre tivessem concorrido coligados. Acho que foi o @Axadrezado mas se não foi, terá sido um Carlos Guimarães Pinto qualquer que agora não recordo.

Num cenário desses, se os votos tivessem ficado na mesma, o que é altamente improvável, essa FERA (Frente da Esquerda Revolucionária e Ambientalista) teria mais 9 deputados a juntar aos 13 que elegeram. Indo buscar 6 à AD, 2 ao Chega e 1 ao PS. Um adicional em cada um dos seguintes distritos:

  • Braga (AD)
  • Aveiro (AD)
  • Coimbra (CH)
  • Leiria (AD)
  • Santarém (CH)
  • Beja (AD)
  • Faro (AD)
  • Setúbal (AD)
  • Lisboa (PS)

O Parlamento ficaria assim:

  • PS - 76
  • AD - 73 (já com os 3 da Madeira)
  • CH - 46
  • FERA - 22
  • IL - 8
  • PAN - 1

 

A AD com o Chega continuariam a garantir maioria absoluta.

É pá FERA é espectacular 

  • Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Se isso acontecesse o Chega ganhava mais votos graças a slogans tipo "Domaremos aquelas FERAS tal como domamos os toiros. Pelos cornos e pelo rabo! HUEHUEHUEHUEHE"

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...