Visitante Publicado 16 Dezembro 2019 A ignorância do Plágio faz-me dores de cabeça. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 16 Dezembro 2019 Ai desculpem me Eu estava só a tentar ter uma conversa sobre o fascismo e o liberalismo, sem qualquer tipo de segundas intenções. Peço desculpa se vos causo dores de cabeça por causa da minha ignorância. Não precisam de descarregar em mim, espero que saibam que essa necessidade de mandarem larachas e de ficarem com dores de cabeça diz mais sobre vocês do que sobre mim 6 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Che, há 1 hora: O fascismo é o capitalismo em decadência. Tanto é que o programa original do Chega era todo um capitalismo selvagem e um regime autoritário a "meter ordem nisto". Em todos os países fascistas se verificou isso. É. O programa ainda está lá e ainda não foi alterado Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 16 Dezembro 2019 O fascismo pode acontecer de maneira diferente passados mais de 50 anos. Têm contextos diferentes, figuras diferentes, até objectivos diferentes. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Mayday, há 14 minutos: O fascismo pode acontecer de maneira diferente passados mais de 50 anos. Têm contextos diferentes, figuras diferentes, até objectivos diferentes. Isso é tudo lero lero para se chamar fascista a tudo o que não se gosta. 1 Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 16 Dezembro 2019 que acham do orçamento de estado? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 16 Dezembro 2019 https://www.nytimes.com/interactive/2019/12/12/climate/texas-methane-super-emitters.html Compartilhar este post Link para o post
D'artagnaN Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 1 hora: Isso é tudo lero lero para se chamar fascista a tudo o que não se gosta. Tal como se chama comunista a todo o regime de esquerda que não se gosta ? 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Plagio o Original, há 3 horas: Ai desculpem me Eu estava só a tentar ter uma conversa sobre o fascismo e o liberalismo, sem qualquer tipo de segundas intenções. Peço desculpa se vos causo dores de cabeça por causa da minha ignorância. Não precisam de descarregar em mim, espero que saibam que essa necessidade de mandarem larachas e de ficarem com dores de cabeça diz mais sobre vocês do que sobre mim Ignorância não tem mal nenhum. Mas faz-me comichão como falas com tanta certeza sobre tópicos onde te atropelas e tropeças vezes sem conta. Para isso há o Facebook. 1 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Plagio o Original, há 3 horas: Ai desculpem me Eu estava só a tentar ter uma conversa sobre o fascismo e o liberalismo, sem qualquer tipo de segundas intenções. Peço desculpa se vos causo dores de cabeça por causa da minha ignorância. Não precisam de descarregar em mim, espero que saibam que essa necessidade de mandarem larachas e de ficarem com dores de cabeça diz mais sobre vocês do que sobre mim é o que a liberdade de expressão tem de fixe. Podes dizer o que quiseres, mesmo sendo ignorante sobre um tema, mas depois há as consequências. Neste caso és tu a apanhar com as larachas em cima. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de D'artagnaN, há 18 minutos: Tal como se chama comunista a todo o regime de esquerda que não se gosta ? Exatamente. Compartilhar este post Link para o post
D'artagnaN Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 4 minutos: Exatamente. Acho que estás a ser demasiado picuinhas com a definição..Para simplificar acho que podemos chamar todos os regimes totalitários, nacionalistas e conservadores de direita de fascista, pois todos estes regimes são inspirados no fascismo.Senao temos de chamar ao chega de venturista. Claro que toda a gente que chama o Ventura de fascista tem a noção que ele não é o Mussolini português. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 16 Dezembro 2019 (editado) Citação de Plagio o Original, há 8 horas: e ao que parece o cotrin figueiredo tbm é, qnd votou contra a condenação da palestina parece q o fascismo e o liberalismo andam mesmo de mãos dadas há que ler esses votos. Eles metem um título muito bonito e depois lá pelo meio metem frases que não lembram ao menino Jesus. Se formos por aí, este projecto parece tudo para ser aprovado, mas depois tem um parágrafo deste tipo pelo meio. Editado 16 Dezembro 2019 por Puto Perdiz 1 Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de ElliotReid13, há 4 horas: A ignorância do Plágio faz-me dores de cabeça. Citação de Plagio o Original, há 3 horas: Ai desculpem me Eu estava só a tentar ter uma conversa sobre o fascismo e o liberalismo, sem qualquer tipo de segundas intenções. Peço desculpa se vos causo dores de cabeça por causa da minha ignorância. Não precisam de descarregar em mim, espero que saibam que essa necessidade de mandarem larachas e de ficarem com dores de cabeça diz mais sobre vocês do que sobre mim Isto é como ver o pai e a mãe a discutir, sejam amigos 🥺🥺🥺 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 2 horas: Isso é tudo lero lero para se chamar fascista a tudo o que não se gosta. Tal como definir o fascismo pela sua pureza teórica é tudo lero lero para não se dizer que em Portugal não houve fascismo? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de Rōnin, há 59 minutos: Ignorância não tem mal nenhum. Mas faz-me comichão como falas com tanta certeza sobre tópicos onde te atropelas e tropeças vezes sem conta. Para isso há o Facebook. Citação de Puto Perdiz, há 50 minutos: é o que a liberdade de expressão tem de fixe. Podes dizer o que quiseres, mesmo sendo ignorante sobre um tema, mas depois há as consequências. Neste caso és tu a apanhar com as larachas em cima. Gabo-vos a paciencia Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 16 Dezembro 2019 Citação de D'artagnaN, há 4 horas: Acho que estás a ser demasiado picuinhas com a definição..Para simplificar acho que podemos chamar todos os regimes totalitários, nacionalistas e conservadores de direita de fascista, pois todos estes regimes são inspirados no fascismo.Senao temos de chamar ao chega de venturista. Claro que toda a gente que chama o Ventura de fascista tem a noção que ele não é o Mussolini português. Não se usa essa terminologia para ''simplificar'', usa-se para insulto político. Da mesma forma que se utiliza de comunista, socialista ou neoliberal. É uma táctica intelectualmente desonesta, mas sim pode ter resultados na demonização de certo adversário, mas a médio prazo começamos banalizar o uso desse termo e tratar algumas pessoas das quais discordamos dessa forma, para quem sabe a história do Pedro e do Lobo e isso não dá bom resultado. Se todos concordamos que são certo tipo de ideologias têm aspetos diferentes( e em alguns casos, estruturais como por exemplo política económica) qual a necessidade de tratar com o mesmo nome? Se não vou chamar de copo uma caneca, ou de prato uma tijela, só porque têm o mesmo propósito, porquê abdicar desse rigor quando falamos de ideologias? Para além disso, se abdicamos nós do rigor na definição de certas ideologias, outros também o vão fazer, porque não dizer que fascismo e socialismo são a mesma coisa? Há muita gente que o faz, e dentro dessa lógica de simplificação é legítimo, afinal são duas ideologias com fundamentos colectivos. Em relação ao Salazar, eu inclino-me para a posição de que o regime não era fascista, embora não ache um escândalo que alguém o considere assim porque realmente o regime salazarista bebeu muito do regime do Mussolini; agora o que não é simplesmente verdade é dizer que Pinochet, André Ventura ou a Marine Le Pen sejam fascistas, porque isso não corresponde á realidade, pelo menos do que vimos. Mas o que é incrível é que, consciente ou inconscientemente estes insultos tornaram-se tão banais que disputar isto quase que torna em alguém que apoie ou sequer tolera este tipo de pessoas ou o que defendem Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 17 Dezembro 2019 Citação de Mayday, há 5 horas: Tal como definir o fascismo pela sua pureza teórica é tudo lero lero para não se dizer que em Portugal não houve fascismo? Se não houve, que queres que te diga? Citação de ascom, há 1 hora: Não se usa essa terminologia para ''simplificar'', usa-se para insulto político. Da mesma forma que se utiliza de comunista, socialista ou neoliberal. É uma táctica intelectualmente desonesta, mas sim pode ter resultados na demonização de certo adversário, mas a médio prazo começamos banalizar o uso desse termo e tratar algumas pessoas das quais discordamos dessa forma, para quem sabe a história do Pedro e do Lobo e isso não dá bom resultado. Se todos concordamos que são certo tipo de ideologias têm aspetos diferentes( e em alguns casos, estruturais como por exemplo política económica) qual a necessidade de tratar com o mesmo nome? Se não vou chamar de copo uma caneca, ou de prato uma tijela, só porque têm o mesmo propósito, porquê abdicar desse rigor quando falamos de ideologias? Para além disso, se abdicamos nós do rigor na definição de certas ideologias, outros também o vão fazer, porque não dizer que fascismo e socialismo são a mesma coisa? Há muita gente que o faz, e dentro dessa lógica de simplificação é legítimo, afinal são duas ideologias com fundamentos colectivos. Em relação ao Salazar, eu inclino-me para a posição de que o regime não era fascista, embora não ache um escândalo que alguém o considere assim porque realmente o regime salazarista bebeu muito do regime do Mussolini; agora o que não é simplesmente verdade é dizer que Pinochet, André Ventura ou a Marine Le Pen sejam fascistas, porque isso não corresponde á realidade, pelo menos do que vimos. Mas o que é incrível é que, consciente ou inconscientemente estes insultos tornaram-se tão banais que disputar isto quase que torna em alguém que apoie ou sequer tolera este tipo de pessoas ou o que defendem Disseste tudo. Os nomes e definições importam. Basta ver o Museus dos Descobrimentos vs Descobertas! Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 17 Dezembro 2019 (editado) Citação de Pan, há 8 horas: Isso é tudo lero lero para se chamar fascista a tudo o que não se gosta. então diz-me lá: quem, em 2019, eu posso chamar de fascista? Se nem ao André Ventura (que nem sequer enjeitaria esse epíteto) a quem? edit: esquece, não respondas sff. Vi depois que segundo tu, afinal por cá não houve fascismo sequer. Ou seja, nem ao Salazar eu posso chamar de fascista. Estamos conversados. Editado 17 Dezembro 2019 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 17 Dezembro 2019 Citação de ascom, há 1 hora: Não se usa essa terminologia para ''simplificar'', usa-se para insulto político. Da mesma forma que se utiliza de comunista, socialista ou neoliberal. É uma táctica intelectualmente desonesta, mas sim pode ter resultados na demonização de certo adversário, mas a médio prazo começamos banalizar o uso desse termo e tratar algumas pessoas das quais discordamos dessa forma, para quem sabe a história do Pedro e do Lobo e isso não dá bom resultado. Se todos concordamos que são certo tipo de ideologias têm aspetos diferentes( e em alguns casos, estruturais como por exemplo política económica) qual a necessidade de tratar com o mesmo nome? Se não vou chamar de copo uma caneca, ou de prato uma tijela, só porque têm o mesmo propósito, porquê abdicar desse rigor quando falamos de ideologias? Para além disso, se abdicamos nós do rigor na definição de certas ideologias, outros também o vão fazer, porque não dizer que fascismo e socialismo são a mesma coisa? Há muita gente que o faz, e dentro dessa lógica de simplificação é legítimo, afinal são duas ideologias com fundamentos colectivos. Em relação ao Salazar, eu inclino-me para a posição de que o regime não era fascista, embora não ache um escândalo que alguém o considere assim porque realmente o regime salazarista bebeu muito do regime do Mussolini; agora o que não é simplesmente verdade é dizer que Pinochet, André Ventura ou a Marine Le Pen sejam fascistas, porque isso não corresponde á realidade, pelo menos do que vimos. Mas o que é incrível é que, consciente ou inconscientemente estes insultos tornaram-se tão banais que disputar isto quase que torna em alguém que apoie ou sequer tolera este tipo de pessoas ou o que defendem Nós quando falamos de Stalinismo, Leninismo, Maoismo deixamos de falar de Comunismo só porque estes se distinguem em aspectos diferentes? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 17 Dezembro 2019 Citação de Pan, há 37 minutos: Se não houve, que queres que te diga? O meu primeiro comentário foi sobre a renovação do fascismo nos tempos actuais com definições diferentes dos da sua fundação. É por aí que eu quero que a conversa se desenvolva. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 17 Dezembro 2019 Citação de Mayday, há 42 minutos: Nós quando falamos de Stalinismo, Leninismo, Maoismo deixamos de falar de Comunismo só porque estes se distinguem em aspectos diferentes? Em bom rigor, nenhuma dessas ideologias são comunistas, creio que o comunismo é um estado a que todos esses ideólogos pretendem alcançar. O que não podemos deixar de falar é em marxismo que é realmente, o ponto de partida de todos essas variantes ideológicas, mas em qualquer uma delas, apesar de nunca fiel, podemos encontrar teses marxistas aplicadas à prática, conseguimos ver uma série de aspetos estruturais comuns. Não consigo estabelecer esse nexo entre o André Ventura e fascismo, no entanto, consigo estabelecer esse nexo entre certos movimentos identitários ou neonazis e o fascismo, ou se falarmos em partidos, no Aurora Dourada grego, casapound, NPD alemão e mais uns quantos. Esses sim parecem-me uma clara evolução do fascismo Relativamente ao Salazarismo é diferente como disse no post anterior, acho a posição de que é fascista legítima, embora não concorde porque o nível repressivo em Itália e na Alemanha é algo muito mais radical e isso, para mim, é algo que muda a natureza do regime. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 17 Dezembro 2019 A questão do Salazar foi trazida para aqui várias vezes no passado e nunca se chegou a um consenso, o que é normal visto que, nem entre historiadores, esse consenso existe. De qualquer forma, a simbologia esteve fascista esteve lá, numa primeira fase do Estado Novo (as saudações, a repressão, a mocidade, os discursos, etc). Agora, essa simbologia tinha na sua génese a vontade moldar o regime àquele que existia em Itália ou Alemanha? Ou era um sinal dos tempos que aprendemos hoje a relacionar automaticamente com aqueles regimes? Posto isto, não creio que o Salazar propriamente dito fosse um fascista. Era um académico, com o dom da escrita mas o da voz nem tanto, que teve a oportunidade (e peso) de por fim à rebaldaria política e economia que se vivia desde 1910. É certo que houve ali alguma inspiração no Mussolini na forma como tentou exaltar a nação, mas creio que ele via isso apenas como um meio de unir o povo (que chegou a estar quase em guerra civil no confronto entre monárquicos e republicanos) e de subjugar opositores políticos. Não havia ali motivação racial ou vontade de expandir o império. Muito menos de ganhar visibilidade internacional ou de de enriquecer amigos da luta. A ideia pareceu sempre garantir a coesão territorial, endireitar Finanças e voltar o foco do povo para a vida simples de católico. Curiosamente, antes do PC se assumir como principal opositor de Salazar, havia um tal de Rolão Preto e seus amigos camisas azuis que se opunham ao Salazar pela direita, esses sim fascistas e indistinguíveis dos colegas alemães ou italianos. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 17 Dezembro 2019 Já vou parecer o Plagio mas em notícias mais relevantes já começam a sair algumas orientações do próximo Orçamento de Estado com o PS a atirar alguns ossos ao PSD/Madeira (atribuição de um subsídio social de mobilidade e a transferência de 17,2 milhões de euros para o futuro Hospital Central da Madeira) e ao PAN (subida do IVA das touradas em 23% e novas ecotaxas). Cheira a um novo Orçamento Limiano, se isto tudo se confirmar teremos 115 votos (PS + PSD/Madeira + PAN) falta o voto do LIVRE para a maioria. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 17 Dezembro 2019 Falta saber se a Joacine aparece para a votação. Compartilhar este post Link para o post