Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 45 minutos:

paywall

Patinadora @Syn chamada à secção dos jornais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 11 horas:

parece que o liberalismo e o fascismo estão msm a um passinho de distância um do outro

Usarem cartazes polémicos faz o liberalismo e o fascismo estarem lado a lado de mãos juntas? 

Daqui a nada o Bloco em 1999 também era fascista. 

Lá pelo Ventura ser fascista, não me parece ser sensato começar a ver fascistas a cada virar da esquina. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 11 horas:

parece que o liberalismo e o fascismo estão msm a um passinho de distância um do outro

😂

Compartilhar este post


Link para o post

O Ventura não é fascista. Não usem a palavra fascista demasiadas vezes. Os nomes são importantes e usar demasiado a palavra causa-lhe desgaste...corremos depois o risco de não saber ver um fascista quando aparecer um.

Se formos precisos, até é o completo contrário do fascismo. O texto abaixo do Mussolini é paradigmático:

 

Para o fascismo, o Estado é absoluto: perante ele os indivíduos e os grupos não são mais que o relativo. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado. (...) O indivíduo só existe enquanto está no Estado: está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização toma formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo restringe-se sempre mais. (...) Neste sentido, o fascismo é totalitário (...). Nem partidos, associações, sindicatos nem indivíduos fora do Estado. (...) Nós representamos um princípio novo no Mundo, representamos a antítese nítida, categórica, definitiva da democracia (...).

 

Benito Mussolini, O Fascismo, 1931

Editado por Pan

Compartilhar este post


Link para o post

calma amigos era uma piada

meu deus esta ditadura do politicamente incorrecto

Citação de Pan, há 6 minutos:

O Ventura não é fascista. Não usem a palavra fascista demasiadas vezes. Os nomes são importantes e usar demasiado a palavra causa-lhe desgaste...corremos depois o risco de não saber ver um fascista quando aparecer um.

Se formos precisos, até é o completo contrário do fascismo. O texto abaixo do Mussolini é paradigmático:

 

Para o fascismo, o Estado é absoluto: perante ele os indivíduos e os grupos não são mais que o relativo. Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado. (...) O indivíduo só existe enquanto está no Estado: está subordinado às necessidades do Estado e, à medida que a civilização toma formas cada vez mais complexas, a liberdade do indivíduo restringe-se sempre mais. (...) Neste sentido, o fascismo é totalitário (...). Nem partidos, associações, sindicatos nem indivíduos fora do Estado. (...) Nós representamos um princípio novo no Mundo, representamos a antítese nítida, categórica, definitiva da democracia (...).

 

Benito Mussolini, O Fascismo, 1931

pan, essa definição define o fascismo socialmente, não economicamente

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

O André é xenófobo.

e ao que parece o cotrin figueiredo tbm é, qnd votou contra a condenação da palestina

parece q o fascismo e o liberalismo andam mesmo de mãos dadas

Compartilhar este post


Link para o post

Voltas a estar errado. Entre fascismo e comunismo não há quase diferenças económicas: estado a dirigir atividades (em oposição a ser um regulador), investimento em empresas nacionais fortes, corporativismo, gestão direta do investimento. Privatizaram algumas das grandes empresas, mas sempre a membros da elite ligada ao partido (URSS much?). Existia uma autarcia (proteccionismo e tentativa de não ter qualquer dependência externa, extremamente anti-liberal). Por isso, se te baseias na propriedade privada e da iniciativa privada, mas esta depende do Estado e da sua gestão,do seu financiamento e da gestão financeira e económica nacional como um todo...voltas a não estar do mesmo lado que o Ventura. 

Claro que o partido fascista também era muito bendy. Se tivesse que mudar de política para se manter nas boas graças, fá-lo-ia de bom grado.

Disclaimer: não, não estou a dizer que o fascismo é igual ao comunismo.

Editado por Pan

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 4 minutos:

e ao que parece o cotrin figueiredo tbm é, qnd votou contra a condenação da palestina

parece q o fascismo e o liberalismo andam mesmo de mãos dadas

Bom dia Plágio. O André é xenófobo. Ele não curte dos ciganos e quiçá chinocas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pan, há 21 minutos:

Voltas a estar errado. Entre fascismo e comunismo não há quase diferenças económicas: estado a dirigir atividades (em oposição a ser um regulador), investimento em empresas nacionais fortes, corporativismo, gestão direta do investimento. Privatizaram algumas das grandes empresas, mas sempre a membros da elite ligada ao partido (URSS much?). Existia uma autarcia (proteccionismo e tentativa de não ter qualquer dependência externa, extremamente anti-liberal). Por isso, se te baseias na propriedade privada e da iniciativa privada, mas esta depende do Estado e da sua gestão,do seu financiamento e da gestão financeira e económica nacional como um todo...voltas a não estar do mesmo lado que o Ventura. 

Claro que o partido fascista também era muito bendy. Se tivesse que mudar de política para se manter nas boas graças, fá-lo-ia de bom grado.

Disclaimer: não, não estou a dizer que o fascismo é igual ao comunismo.

Podes dizer isso para o fascismo italiano, que teve sucesso com o corporativismo - que podemos argumentar q n é muito diferente do atual neo liberalismo dos states por exemplo, mas pronto - mas não podes dizer para outras ditaduras fascistas como a espanha do franco ou o chile do pinochet

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 5 minutos:

Podes dizer isso para o fascismo italiano, que teve sucesso com o corporativismo - que podemos argumentar q n é muito diferente do atual neo liberalismo dos states por exemplo, mas pronto - mas não podes dizer para outras ditaduras fascistas como a espanha do franco ou o chile do pinochet

Isso porque o Salazarismo e Franquismo não são Fascismo, mas sim ramos do Fascismo.

O Salazarismo por exemplo era conservador, católico e não-agressivo, tudo ao contrário do Fascismo que era progressivo, ateu e agressivo externamente. Não esquecer também que o Salazarismo assentava na ruralidade como "progresso" enquanto o Fascismo assentava no progresso industrial.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 minutos:

Isso porque o Salazarismo e Franquismo não são Fascismo, mas sim ramos do Fascismo.

O Salazarismo por exemplo era conservador, católico e não-agressivo, tudo ao contrário do Fascismo que era progressivo, ateu e agressivo externamente. Não esquecer também que o Salazarismo assentava também na ruralidade como "progresso" enquanto o Fascismo assentava no progresso industrial.

então o salazarismo e o franquismo não são fascistas pq são um ramo do fascismo?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

então o salazarismo e o franquismo não são fascistas pq são um ramo do fascismo?

Partilham características do Fascismo mas não são Fascismo per se, são ramos que saíram da árvore original. Podemos dizer de forma correta que são regimes de inspiração fascista mas adaptados ás vicissitudes dos países em causa.

Para dar um exemplo na contra-parte é o mesmo que dizeres que o comunismo de Pol Pot ou da Coreia da Norte é Comunismo. Partilham algumas coisas mas há muitas outras áreas onde não são nada iguais.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Tanto o Nazismo, como o Salazarismo, como o Franquismo não são iguais ao Fascismo italiano. Não acho que, no entanto, dizer que eram regimes "fascistas" seja errado. Têm diferenças, mas também bastantes semelhanças. Derivam do regime de Mussolini, e partilham todas características similares: regimes autoritários/totalitários, socialmente conservadores, com estado muito forte, embora economicamente de direita. 

Já tive professores que chamam de fascista ao regime Salazarista, e outros que não acham correto. É uma questão de opinião e não acho que dilui a palavra. Não acho que seja muito correto chamar isso ao Ventura neste momento, embora ache que seja o tipo de regime que ele gosta.

Editado por Jamarcus

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 25 minutos:

Não acho que seja muito correto chamar isso ao Ventura neste momento, embora ache que seja o tipo de regime que ele gosta.

O Ventura gosta do regime que mais votos lhe dá.

 

Se por acaso, as greves do proletariado começarem a ser apoiadas em massa pelo Povo, ele aparece ao lado da malta da CGTP e da UDP.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Slade, há 3 minutos:

Se por acaso, as greves do proletariado começarem a ser apoiadas em massa pelo Povo, ele aparece ao lado da malta da CGTP e da UDP.

Tenho muitas dúvidas disso, aparecer ele aparece mas fazer espetáculo como fez na dos polícias é muito duvidoso, o PCP ainda tem o poder sindical bem amarrado.

A questão aqui é que há determinados setores onde o poder sindical e consequentemente partidário de esquerda é muito fraco, como nas polícias e exército. A esquerda gosta muito da luta de classes mas nunca acarinhou os polícias e o exército e portanto deixaram essa porta aberta para uma direita mais radical. O Ventura aproveitou essa janela de oportunidade e açambarcou essa classe. Já se fala na existência de movimentos inorgânicos no Exército e Marinha semelhantes do Movimento Zero.

Quanto às outras classes profissionais veremos, mas tenho dúvidas que apareçam movimentos semelhantes nos Médicos, Enfermeiros ou Professores, apesar do descontentamento nestas classes ser elevado e as respostas dos seus sindicatos às suas reivindicações quase nulas.

Compartilhar este post


Link para o post

Há importantes setores no exercito, polícia e guardas prisionais que apoiam o ventura. Basicamente as pessoas que podem usar armas em portugal

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

Podes dizer isso para o fascismo italiano, que teve sucesso com o corporativismo - que podemos argumentar q n é muito diferente do atual neo liberalismo dos states por exemplo, mas pronto - mas não podes dizer para outras ditaduras fascistas como a espanha do franco ou o chile do pinochet

Posso sim, o Franco estabeleceu um modelo económico corporativista, à semelhança do Mussolini. Tinha até uma retórica (falsa) sindicalista, mas os seus manifestos fundacionais promoviam o sindicalismo, o debate com os trabalhadores, etc. Acabou foi por abandonar isso em favor do poder absoluto e do benefício aos amigos da Opus Dei. 

Btw, algumas das medidas do Partido Fascista Italiano eram: horário semanal reduzido, licenças de maternidade, entre outros.

Quanto ao Pinochet,  é o mais próximo do Ventura que existiu. Mas, também ele, não era fascista.

Citação de Jamarcus, há 1 hora:

Tanto o Nazismo, como o Salazarismo, como o Franquismo não são iguais ao Fascismo italiano. Não acho que, no entanto, dizer que eram regimes "fascistas" seja errado. Têm diferenças, mas também bastantes semelhanças. Derivam do regime de Mussolini, e partilham todas características similares: regimes autoritários/totalitários, socialmente conservadores, com estado muito forte, embora economicamente de direita. 

Já tive professores que chamam de fascista ao regime Salazarista, e outros que não acham correto. É uma questão de opinião e não acho que dilui a palavra. Não acho que seja muito correto chamar isso ao Ventura neste momento, embora ache que seja o tipo de regime que ele gosta.

Opá, o Fascismo foi criado pelo Mussolini e seus comparsas. Eles definiram bem o que é o fascismo. Está lá, é fundacional. Não há dúvidas. Os outros regimes autoritários da Europa eram, essencialmente, anti-socialistas e anti-liberais: eram conservadores, ultra-religiosos, e absolutistas de uma certa forma.

Não sei se concordo que tinham um Estado economicamente de direita, porque lhe faltam características um pouco mais liberais ao mercado para o ser. Parecem mais uma esquerda que aceita iniciativa privada, como quem diz, uma esquerda para buddies, ao melhor estilo da URSS durante o NEP.

E duvido que o Ventura goste de um regime fascista. O Ventura quer uma ultra-liberalização, aliada a um país conservador - é um paradoxo ambulante.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pan, há 21 minutos:

Posso sim, o Franco estabeleceu um modelo económico corporativista, à semelhança do Mussolini. Tinha até uma retórica (falsa) sindicalista, mas os seus manifestos fundacionais promoviam o sindicalismo, o debate com os trabalhadores, etc. Acabou foi por abandonar isso em favor do poder absoluto e do benefício aos amigos da Opus Dei. 

Ele abandonou o corporativismo para liberalizar o mercado, quando os amigos do opus dei podiam beneficiar dele

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pan, há 1 hora:

E duvido que o Ventura goste de um regime fascista. O Ventura quer uma ultra-liberalização, aliada a um país conservador - é um paradoxo ambulante.

O Ventura é um burro. Um jornalista.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

O fascismo é o capitalismo em decadência. Tanto é que o programa original do Chega era todo um capitalismo selvagem e um regime autoritário a "meter ordem nisto". 

Em todos os países fascistas se verificou isso. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...