Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Slade, há 2 minutos:

Ai meu deus que o menino é tão burguês que os pobres não interessam para nada. Tens uma enorme dificuldade de compreensão e empatia de tudo o que gira à tua volta que até me custa acreditar que és tão bem sucedido como dizes ser. Ou então és um gajo do crl e conhece todas as realidades que existem, e se calhar devias estar num lab para ser estudado, e não num fórum a mandar postas de pescada.

Ai esta a atitude de quem não tem argumentos...well done!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 minutos:

Ai esta a atitude de quem não tem argumentos...well done!

Sim, porque os teus argumentos baseiam-me em factos clarissimos, já que és acionista maioritário da TAP és o secretário do Turismo dos Açores.

Cala-te Burkina, não vou estar a discutir com alguém que tem palas de cavalo.

Editado por Slade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 16 minutos:

Sim, porque os teus argumentos baseiam-me em factos clarissimos, já que és acionista maioritário da TAP és o secretário do Turismo dos Açores.

Cala-te Burkina, não vou estar a discutir com alguém que tem palas de cavalo.

A serio então vamos la ver:

- Tu dizes que os voos de PDL-OPO sao rentaveis - não apresentas nenhuma evidencia e achas que eu é que tenho de provar que não são rentaveis....

- Dizes que o Governo Regional subsidia os voos (o que é verdade) mas ao mesmo tempo dizes que os lisboetas é que teem de pagar a TAP. E eu explico-te e basta olhares para a contribuicao contributiva por regiao, que a AML contribui com 36% do orcamento (enquanto que os Acores nao chegam as 2%). Que o Governo Regional tem de ser subsidiado porque nao é auto-suficiente...logo quem paga essa contribuicoes indirectamente sao tambem os lisboetas.

Tu nao tendo qualquer argumento valido, comecas a dizer que eu sou um "menino burges" sem compaixao com os pobres...o que nem percebi, porque se estas a falar de ti proprio como sendo "os pobres", podes sempre ir do Porto para Ponta Delgada na Ryanair, ou tens mesmo de ir na TAP?

Quanto eu perceber de todos os temas/realidades, podes ver que eu participo em poucos topicos do forum e apenas naqueles que percebo alguma coisa, mas o facto de fazer mais de 100 voos por ano e de ter auditado companhias aereas faz mais de 15 anos, fazem me perceber um pouco deste tema, sobretudo quando se fala de fechar rotas. Nunca é porque alguem nao gosta do Porto nem dos Acorianos...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

A serio então vamos la ver:

- Tu dizes que os voos de PDL-OPO sao rentaveis - não apresentas nenhuma evidencia e achas que eu é que tenho de provar que não são rentaveis....

- Dizes que o Governo Regional subsidia os voos (o que é verdade) mas ao mesmo tempo dizes que os lisboetas é que teem de pagar a TAP. E eu explico-te e basta olhares para a contribuicao contributiva por regiao, que a AML contribui com 36% do orcamento (enquanto que os Acores nao chegam as 2%). Que o Governo Regional tem de ser subsidiado porque nao é auto-suficiente...logo quem paga essa contribuicoes indirectamente sao tambem os lisboetas.

Tu nao tendo qualquer argumento valido, comecas a dizer que eu sou um "menino burges" sem compaixao com os pobres...o que nem percebi, porque se estas a falar de ti proprio como sendo "os pobres", podes sempre ir do Porto para Ponta Delgada na Ryanair, ou tens mesmo de ir na TAP?

Quanto eu perceber de todos os temas/realidades, podes ver que eu participo em poucos topicos do forum e apenas naqueles que percebo alguma coisa, mas o facto de fazer mais de 100 voos por ano e de ter auditado companhias aereas a 15 anos, fazem me perceber um pouco deste tema, sobretudo quando se fala de fechar rotas. Nunca é porque alguem nao gosta do Porto nem dos Acorianos...

Não sei se apanhei a conversa a meio, mas os voos OPO-PDL não são subsidiados. Os voos dos Açores subsidiados são os voos inter-ilhas, creio eu.

Quanto à gestão da TAP, creio que nenhum de nós tem números exactos, mas temos a lógica. Se excluírmos da equação os voos entre aeroportos nacionais que são essenciais à manutenção do hub de Lisboa e do micro-hub do Porto, a TAP concentrava 88% da sua operação em Lisboa, o que é condizente com a lógica do dito hub. 

A minha questão é: sendo que isto é factual, é evidente que, onde a TAP perde dinheiro é no hub de Lisboa. Mas em Lisboa, a fome de cortes é muito menor do que no Porto ou nos Açores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 8 minutos:

não acredito nisso porque acho que a 1 mês das eleições é algo que só o prejudica. Isto é mas é perfeito para os apoiantes dele dizerem que é uma liberal plot para o matar lol

either way, só o beneficia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Não sei se apanhei a conversa a meio, mas os voos OPO-PDL não são subsidiados. Os voos dos Açores subsidiados são os voos inter-ilhas, creio eu.

Quanto à gestão da TAP, creio que nenhum de nós tem números exactos, mas temos a lógica. Se excluírmos da equação os voos entre aeroportos nacionais que são essenciais à manutenção do hub de Lisboa e do micro-hub do Porto, a TAP concentrava 88% da sua operação em Lisboa, o que é condizente com a lógica do dito hub. 

A minha questão é: sendo que isto é factual, é evidente que, onde a TAP perde dinheiro é no hub de Lisboa. Mas em Lisboa, a fome de cortes é muito menor do que no Porto ou nos Açores.

Ha 15 anos atras os voos entre os Acores e o Continente eram subsidiados (pelo menos para os habitantes das ilhas), se mudou entretanto ainda pior porque ainda mais defecitaria seria a rota.

Em relacao a Lisboa como hub existirem menos cortes e sem ter evidencias para isso, diria que os compromissos dentro da Star Alliance obrigam a TAP a manter um certo numero de rotas e centralizacao, so pena de nao poder oferecer certos codeshares. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 minutos:

Ha 15 anos atras os voos entre os Acores e o Continente eram subsidiados (pelo menos para os habitantes das ilhas), se mudou entretanto ainda pior porque ainda mais defecitaria seria a rota.

Em relacao a Lisboa como hub existirem menos cortes e sem ter evidencias para isso, diria que os compromissos dentro da Star Alliance obrigam a TAP a manter um certo numero de rotas e centralizacao, so pena de nao poder oferecer certos codeshares. 

É diferente subsidiar os passageiros de subsidiar as companhias aéreas. Na Madeira, sim, isso acontece. Nos Açores desconheço, mas nota, a TAP lançou o OPO-PDL há 3 ou 4 anos, já a SATA e a Ryanair lá andavam metidas. Ninguém os obrigou a nada. O porquê da TAP andar a tentar canibalizar a SATA, eu não sei, mas faz sentido zero quando são ambas empresas públicas. O porquê da TAP não acertar nas rotas do Porto, também não sei. Mas a base do Porto da Ryanair, segundo um estudo recente é a 7ª mais rentável da companhia em termos absolutos e a 2ª em termos relativos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Trump apanhou Covid LOL

Tanto forçou, tanto juntou pessoas, tanto ridicularizou isto tudo... e agora olha.

Compartilhar este post

Link para o post

@Burkina2008, segundo os dados da Câmara do Comércio de Ponta Delgada, as 3 ligações semanais entre Porto-Ponta Delgada, tinha uma média de ocupação acima dos 60%. A SATA com mais 2 ligações tem pior. 

O Governo Regional comparticipa um x número de voos da TAP e da Ryanair para os Açores (não estou a falar do subsídio aos passageiros). Aliás, quando a TAP saiu da Horta (porque a pista é muito curta), houve uma grande polémica porque o contrato GRA / TAP ainda estava em vigor para essa rota.

Para dar prejuízo, só se a TAP tiver uma gestão de taberneiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 4 minutos:

@Burkina2008, segundo os dados da Câmara do Comércio de Ponta Delgada, as 3 ligações semanais entre Porto-Ponta Delgada, tinha uma média de ocupação acima dos 60%. A SATA com mais 2 ligações tem pior. 

O Governo Regional comparticipa um x número de voos da TAP e da Ryanair para os Açores (não estou a falar do subsídio aos passageiros). Aliás, quando a TAP saiu da Horta (porque a pista é muito curta), houve uma grande polémica porque o contrato GRA / TAP ainda estava em vigor para essa rota.

Para dar prejuízo, só se a TAP tiver uma gestão de taberneiro.

E se eu te disser que existem rotas com mais de 90% de ocupacao que dao prejuizo, nao apenas na TAP mas na grande maioria das companhias Europeias.

60% é uma ocupacao baixissima, mais uma vez nao demonstras nada que prove que a ligacao era profitable. 

So para veres (https://www.tapairportugal.com/pt/media/comunicados-de-imprensa/Press-Release-821) a taxa media de ocupacao dos voos da TAP no ano passado foi de 80,1%

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, Agora:

E se eu te disser que existem rotas com mais de 90% de ocupacao que dao prejuizo, nao apenas na TAP mas na grande maioria das companhias Europeias.

60% é uma ocupacao baixissima, mais uma vez nao demonstras nada que prove que a ligacao era profitable. 

Então qual foi a razão de se ir enfiar nessa rota, quando havia SATA, Ryanair e, talvez, Easyjet (não me recordo se chegaram a fazer essa rota)?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, Agora:

Então qual foi a razão de se ir enfiar nessa rota, quando havia SATA, Ryanair e, talvez, Easyjet (não me recordo se chegaram a fazer essa rota)?

So para veres (https://www.tapairportugal.com/pt/media/comunicados-de-imprensa/Press-Release-821) a taxa media de ocupacao dos voos da TAP no ano passado foi de 80,1%

Porque as vezes temos de testar se certas estrategias resultam ou não, como em qualquer negocio. Agora que a TAP tem de andar a cortar a torto e a direito, vai cortar no que nao da lucro ou neste caso nas rotas que dao mais prejuizo (e essa provavelmente (pela razao da logica) é uma delas).

Faz a ti a pergunta ao contrario e ve se o que sai de resposta te parece plausivel: Se a rota é lucrativa porque é que a TAP vai deixar de a fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

@Burkina2008, e eu não me importo nada de andar na Ryanair, o que me incomoda é, seja em viagens profissionais para a Europa, seja em viagens para os Açores, a TAP, uma companhia em que são injetados milhões pelo Estado, andar apenas a servir Lisboa, e cagar no resto do país.

Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

Porque as vezes temos de testar se certas estrategias resultam ou não, como em qualquer negocio. Agora que a TAP tem de andar a cortar a torto e a direito, vai cortar no que nao da lucro ou neste caso nas rotas que dao mais prejuizo (e essa provavelmente (pela razao da logica) é uma delas).

Faz a ti a pergunta ao contrario e ve se o que sai de resposta te parece plausivel: Se a rota é lucrativa porque é que a TAP vai deixar de a fazer?

Respondo-te à ultima pergunta com outra pergunta: porque a TAP tirou rotas do Porto para Lisboa, e que afinal são rentaveis para Ryanair, Easyjet, Transavia, etc?

É por serem low-costs? Por exemplo, em faço Lisboa - Europa em económica na TAP, e não é o pacotinho de batatas que dão que acho que compensa a diferença do preço para uma LowCost.

E isso de taxas a 90%, em algumas rotas, faz sentido caso seja para as deslocar para algum HUB, por exemplo. Agora PDL não é ligação de nada.

Editado por Slade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 20 minutos:

@Burkina2008, e eu não me importo nada de andar na Ryanair, o que me incomoda é, seja em viagens profissionais para a Europa, seja em viagens para os Açores, a TAP, uma companhia em que são injetados milhões pelo Estado, andar apenas a servir Lisboa, e cagar no resto do país.

Respondo-te à ultima pergunta com outra pergunta: porque a TAP tirou rotas do Porto para Lisboa, e que afinal são rentaveis para Ryanair, Easyjet, Transavia, etc?

É por serem low-costs? Por exemplo, em faço Lisboa - Europa em económica na TAP, e não é o pacotinho de batatas que dão que acho que compensa a diferença do preço para uma LowCost.

Desculpa mas tu não entendes o que é uma low cost entao... nao é o pacote de batatas que custa dinheiro, é o pessoal (é nao teres tripulantes com contratos a prazo baseados numa lei liberal de outro pais)... é que basicamente as companhias de bandeiras tem sindicatos e toda uma estrutura de custos que é completamente diferente das low-costs.

A TAP (como basicamente todas a companhias de bandeira na Europa) só fazem prejuizo com voos (em classe economica) em curto/medio curso. O lucro possivel esta apenas nas rotas longas. Nao é por acaso que das poucas rotas que ficaram no Porto, sao para o RJ, SP e NY...

A Ryanair tambem fazia CPH-OPO e no entanto deste que aumentaram as taxas aeroportuarias aqui em Junho, anunciou logo que a ligacao ta cancelada. No entanto a TAP continua a fazer a ligacao para Lisboa.

O negocio de uma companhia de aviacao não é assim tao simples como parece. Quanto ao estado enfiar la dinheiro, eu ja disse ha muito que o EStado devia deixar a TAP falir (mas isso tinha um empacto gigante em muito trabalhador que aquilo tem). No entanto o que nao faz sentido é dizer a TAP agora recebe dinheiro do estado para criar um plano de estabilizacao da empresa para que seja viavel no futuro e ao mesmo tempo exigir que se mantenham rotas que necessitam de optimizacao, 60% de ocupacao é ridiculo pre«-corona, imagino que agora andara nos 20-40%

Editado por Burkina2008
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nem é preciso ir pela questão da rentabilidade, basta uma questão de logística. Não faz sentido nenhum um país como Portugal ter dois aeroportos com dimensões similares.  Sendo Lisboa a capital e maior cidade (e havendo uma ponte aérea constante para o Porto) faz todo o sentido que a TAP concentre as operações na Portela e mantenha apenas as principais rotas com maior procura a partir do Porto. 

Em termos económicos, não sendo nenhum entendedor da poda, se a TAP já dá buraco, imaginem mantendo rotas sem um mínimo de rentabilidade num sítio que nem sequer é o hub principal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ha alguma hipotese do Biden ter apanhado o virus no debate? Penso que nao, mas nunca se sabe. E ele parece bastante fragil.

Citação de Quan Chi, há 5 horas:

Até que ponto pode ser treta, para se tentar livrar dos debates? Daqueles lados já se desconfia de tudo.

Ele tem que ir atras do prejuizo, seria uma pessima ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 8 minutos:

Ha alguma hipotese do Biden ter apanhado o virus no debate? Penso que nao, mas nunca se sabe. E ele parece bastante fragil.

Existe

A Hope Hicks foi a primeira a apresentar sintomas e apresentou na quarta à noite. Tendo em conta que uma pessoa pode infetar outra pelo menos 24 horas antes de apresentar sintomas, terça feira ela já podia transmitir.

Nessa terça feira ela esteve presente no debate sem máscara (mesmo depois dos membros da equipa Trump terem recebido pedido para usar máscara) e esteve presente no Air Force One com a campanha e a West Wing em peso também sem máscara.

Todas as pessoas que estiveram com ela podem perfeitamente estar infetadas. A Casa Branca vai entrar em lockdown e, pelo que li agora, possivelmente também a campanha do Biden o devia fazer por prevenção.

O mais inacreditável nisto tudo é que o Trump deu um evento presencial com inúmeros cidadãos já depois de saber que a Hope Hicks estava infetada e que ele podia também estar.

Citação de Black Hawk, há 2 horas:

Tanto forçou, tanto juntou pessoas, tanto ridicularizou isto tudo... e agora olha.

O Trump vai ter o melhor acompanhamento do mundo. Dificilmente lhe acontece algo. Ainda vai usar isto é para descredibilizar mais a pandemia.

O pior é as centenas\milhares de pessoas que ele e a campanha dele expuseram ao risco ao não usarem máscara e darem eventos mesmo depois de saberem que podiam estar infetados.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 3 minutos:

O Trump vai ter o melhor acompanhamento do mundo. Dificilmente lhe acontece algo. Ainda vai usar isto é para descredibilizar mais a pandemia.

O pior é as centenas\milhares de pessoas que ele e a campanha dele expuseram ao risco ao não usarem máscara e darem eventos mesmo depois de saberem que podiam estar infetados.

Só se os Democratas forem total e completamente incompetentes. Basta investigarem isto bem, seguir a linha de infecções e inundar a opinião pública com a quantidade de casos positivos que tiveram origem no Trump e suas acções de campanha.

Isto tem o potencial para matar o Trump. Se não literalmente, pelo menos politicamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimmy Shive Overly, há 23 minutos:

Nem é preciso ir pela questão da rentabilidade, basta uma questão de logística. Não faz sentido nenhum um país como Portugal ter dois aeroportos com dimensões similares.  Sendo Lisboa a capital e maior cidade (e havendo uma ponte aérea constante para o Porto) faz todo o sentido que a TAP concentre as operações na Portela e mantenha apenas as principais rotas com maior procura a partir do Porto. 

Em termos económicos, não sendo nenhum entendedor da poda, se a TAP já dá buraco, imaginem mantendo rotas sem um mínimo de rentabilidade num sítio que nem sequer é o hub principal.

Mas é isso que acontece. Não há ninguém com bom senso que peça uma operação igual a Lisboa em qualquer outro aeroporto. Até a operação de Lisboa está estupidamente sobredimensionada e com preços baixos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 24 minutos:

Só se os Democratas forem total e completamente incompetentes. Basta investigarem isto bem, seguir a linha de infecções e inundar a opinião pública com a quantidade de casos positivos que tiveram origem no Trump e suas acções de campanha.

Isto tem o potencial para matar o Trump. Se não literalmente, pelo menos politicamente.

os rallies de porta aberta mataram o Herman Cain e nada mudou. Será que a morte do Trump muda alguma coisa? Ou ele viraria mártir?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 horas:

será q apanhou ? ou apenas anuncia que sim para jogar, em desespero, a cartada da pena a ver se recolhe uns votos. e pelo caminho falha os dois debates remanescentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero mesmo que o Biden não apanhe porque o homem tem pinta que não aguenta o bicho

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Victarion, há 9 minutos:

os rallies de porta aberta mataram o Herman Cain e nada mudou. Será que a morte do Trump muda alguma coisa? Ou ele viraria mártir?

Não teve o impacto que poderá ter com o Trump. O Trump é o POTUS. A pessoa mais importante do planeta. Isto é enorme.

Os Democratas podem explorar tanta coisa com tudo isto. Podem ligar o Trump a mais um foco, associar isto à desvalorização que ele sempre fez disto em público, acusá-lo de ser o responsável direto pela infecção e morte de todos aqueles que tiverem contraído o vírus num dos comícios do Trump...

Há uma diferença gigantesca entre a ideia abstracta de irresponsabilidade perante o vírus (que era o que o Trump estava a ser até agora) e a de ser responsável direto pela propagação.

Mais, se calha o Biden ou alguém da sua campanha estar infectado, os Democratas podem vender a ideia de o Trump ter sido o responsável pela infecção dos seus inimigos políticos. Isto é o tipo de coisa que mata alguém politicamente.

Os Democratas só não fazem xeque-mate aqui se forem totalmente inaptos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 53 minutos:

o Biden é o scrappy kid from Scranton. ele safa-se. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 46 minutos:

Os Democratas só não fazem xeque-mate aqui se forem totalmente inaptos.

Pois...

Tirando a Pelosi (que já tem 80 anos..), o kill instinct por aqueles lado é fraquito....

Editado por SAS_Robben
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...