Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Vaart10, há 1 hora:

Não conheço o que o Rui Rio quer propor e ele também não se adiantou em qualquer explicação sobre o que pretende fazer. Por norma, numa situação destas, é bom ter argumentos que permitam consubstanciar uma medida. Não basta enunciá-la, há que estar preparado para a defender.

O que é bom para as universidades, neste caso um aumento da receita, pode não ser bom para os alunos. Por exemplo, um aumento da receita das propinas pode servir para melhorar infraestruturas, físicas e tecnológicas, e para contratar investigadores e docentes qualificados. Isto, obviamente, irá ter impacto na qualidade do ensino.

Agora, o dinheiro alocado às bolsas de estudo não provém da universidade, logo a este aumento de propina pode não estar associado um aumento no processo de atribuição de bolsas de estudo. Assim, se uma instituição de ensino superior (IES) aumenta as propinas, isso pode afastar potenciais alunos que não terão direito a bolsa. O abandono no ensino universitário já é algo frequentemente estudado, se lhe introduzirmos um aumento de propina, podemos assistir a mais desistências. Vou-te dar um exemplo, há alunos que iniciam os seus estudos e fazem depender a sua continuidade da atribuição de uma bolsa. Se não a têm, podem desistir. 

Essa tua ideia, na teoria, é bastante pertinente. Porém, irás contribuir para sobrecarregar os serviços com mais burocracia, e.g., analisar os processos dos alunos para decidir quem paga mais ou menos de propina, etc. Além disso, esse processo implica a entrega de documentação, que nem sempre é disponibilizada a tempo. 

O aumento das propinas deve ser acompanhado por: (a) um reforço das verbas provenientes do Orçamento de Estado para as universidades; (b) uma melhoria das infraestruturas físicas e tecnológicas; (c) um reforço das verbas alocadas à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (este ano o número de bolsas de doutoramento, estímulo ao emprego científico e projetos atingiram um dos patamares mais baixos de sempre); (d) mais contratações de investigadores e docentes devidamente especializados; e (e) uma melhoria nos processos de atribuição de bolsas de estudo para os alunos. 

Tens razão em muita coisa e mencionaste alguns pontos que eu não tinha total noção. Por exemplo, tinha a ideia que as propinas de alguma forma financiavam o bolo para as bolsas de estudo, mas pelo que referes não é bem assim - mea culpa. 

Quanto ao último parágrafo, acho que o aumento das propinas previne a necessidade de reforçar as verbas do Orçamento de Estado para as universidades e pode perfeitamente financiar essa melhoria das infraestruturas. Os outros pontos concordo totalmente e acho que há margem para criar algum mecanismo de atribuição de bolsas pela própria faculdade.

Citação de Ghelthon, há 46 minutos:

Pronto, tens razão.

@Luís Silvares, fica a partir daqui decretado que, neste tópico, apenas se pode falar de medidas concretas, e não daquilo que os políticos dizem que vão/querem fazer.

As propinas são o principal meio de financiamento das Universidades (o que é obviamente um erro), e como tal aumentar propinas e/ou vagas é uma forma de assegurar mais financiamento.

A relação disto com o desemprego está fácil de ver: para obter financiamento, as Universidades têm recorrido ao aumento de vagas, muitas vezes em cursos onde a empregabilidade é nula ou muito perto disso. E posso dar-te o meu exemplo: entrei em Biologia na FCUP em 2008, onde havia 90 vagas. Em 2009 as vagas subiram para 120. Estamos a falar de um curso de Biologia, que existe em quase todas as Universidades do país, do Norte a Sul e até nas ilhas, e onde a empregabilidade é risível e basicamente se limita à investigação (também ela mutilada ano após ano, como bem sabemos).

Não devia ser só neste tópico. Para tasqueirice já tens o FB e o twitter.

Estás a entrar num caminho perigoso em que essencialmente a tua premissa é: só quem tem boas notas é que tem direito a formar-se naquilo que quer. Para além do mais, essas pessoas que estão no desemprego por se terem formado em Biologia estariam melhores se não se tivessem formado? Não achas que o conhecimento académico os pôs num patamar distinto daqueles que nem sequer concluíram o Ensino Superior? Ou se calhar deviam ter-se formado em algo que não gostavam só para terem oportunidades de emprego? Parece-me que, como é habitual em ti, estás a falar com muitas certezas sem teres a certeza de nada...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 54 minutos:

@Luís Silvares, fica a partir daqui decretado que, neste tópico, apenas se pode falar de medidas concretas, e não daquilo que os políticos dizem que vão/querem fazer.

Portanto deixamos de falar de política? 😅

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Pronto, tens razão.

@Luís Silvares, fica a partir daqui decretado que, neste tópico, apenas se pode falar de medidas concretas, e não daquilo que os políticos dizem que vão/querem fazer.

As propinas são o principal meio de financiamento das Universidades (o que é obviamente um erro), e como tal aumentar propinas e/ou vagas é uma forma de assegurar mais financiamento.

A relação disto com o desemprego está fácil de ver: para obter financiamento, as Universidades têm recorrido ao aumento de vagas, muitas vezes em cursos onde a empregabilidade é nula ou muito perto disso. E posso dar-te o meu exemplo: entrei em Biologia na FCUP em 2008, onde havia 90 vagas. Em 2009 as vagas subiram para 120. Estamos a falar de um curso de Biologia, que existe em quase todas as Universidades do país, do Norte a Sul e até nas ilhas, e onde a empregabilidade é risível e basicamente se limita à investigação (também ela mutilada ano após ano, como bem sabemos).

São? Pegando no IST por exemplo. 15k alunos, 1k propinas anuais. 15M €. Assumindo que o salário médio de um professor universitário rondará provavelmente os 2.5k brutos mensais (e estamos a mandar por baixo porque malta velhota do departamento de matemática lá tira 5k limpos) isso dá para pagar o salário de 430 professores. Não sei ao certo o número de professores no técnico, mas uma universidade daquele tamanho precisa de mais de 15M € para funcionar, bem mais diria.

PS: E estou a assumir 15k alunos, que não sei se tem assim tantos a pagar honestamente, diria que não.

Editado por toze2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lastdance, há 1 hora:

Epa mas tu achas que esses gajos que apoiam o ventura vao tar a discutir medidas do que quer que seja? Dizem logo que é tirar guito aos ciganos e votar contra o sistema, ainda n entendi que sistema é esse que o ventura n faz parte, mas pronto.

Chega a um ponto que desisto só porque senão já tenho que tar a mostrar que são burros e depois ficam chateados comigo e não mudam de opiniao na mesma lol.

99% nem sabe que estava no programa do Chega acabar com o SNS. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 24 minutos:

99% nem sabe que estava no programa do Chega acabar com o SNS. 

O pior é que há quem saiba que ele quer, mas outros valores mais altos se alevantam (a causa cigana). 

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

Não devia ser só neste tópico. Para tasqueirice já tens o FB e o twitter.

Estás a entrar num caminho perigoso em que essencialmente a tua premissa é: só quem tem boas notas é que tem direito a formar-se naquilo que quer. Para além do mais, essas pessoas que estão no desemprego por se terem formado em Biologia estariam melhores se não se tivessem formado? Não achas que o conhecimento académico os pôs num patamar distinto daqueles que nem sequer concluíram o Ensino Superior? Ou se calhar deviam ter-se formado em algo que não gostavam só para terem oportunidades de emprego? Parece-me que, como é habitual em ti, estás a falar com muitas certezas sem teres a certeza de nada...

Dude, calma contigo. Estás a dar significados às minhas palavras que eu não dei.

Obviamente que a formação superior é sempre boa, mas se calhar seria melhor gerir as vagas de acordo com a empregabilidade. Aumentar vagas só para ganhar mais dinheiro não me parece uma boa coisa.

E eu raramente tenho certezas, portanto podes ficar tranquilo nesse aspecto.

Citação de Luís Silvares, há 1 hora:

Portanto deixamos de falar de política? 😅

Segundo o raciocínio do @Elvis, sim.

Citação de toze2, há 56 minutos:

São? Pegando no IST por exemplo. 15k alunos, 1k propinas anuais. 15M €. Assumindo que o salário médio de um professor universitário rondará provavelmente os 2.5k brutos mensais (e estamos a mandar por baixo porque malta velhota do departamento de matemática lá tira 5k limpos) isso dá para pagar o salário de 430 professores. Não sei ao certo o número de professores no técnico, mas uma universidade daquele tamanho precisa de mais de 15M € para funcionar, bem mais diria.

PS: E estou a assumir 15k alunos, que não sei se tem assim tantos a pagar honestamente, diria que não.

Eu não disse que era a única fonte, disse que era a maior. Não tenho a certeza que seja em todas as instituições de ensino superior, mas acho que o será para uma boa parte.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não sei é como é que ainda se tem a visão de que tirar um curso superior é grande coisa, que é algo que está ao alcance de poucos, que uma pessoa deve pagar 900 paus por ano para conseguir o mínimo que, hoje em dia, é exigível no mercado de trabalho para ter uma vida decente. Na realidade portuguesa, ensino superior gratuito e universal também é uma ideia algo utópica, mas a tendência deve ser diminuir as propinas, apostar mais nos cursos profissionais e na componente prática dos politécnicos. E isto também ia ajudar as universidades, que querem cada vez mais alunos nos seus cursos.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 40 minutos:

Eu não disse que era a única fonte, disse que era a maior. Não tenho a certeza que seja em todas as instituições de ensino superior, mas acho que o será para uma boa parte.

image.png.dbb4618929f66feb7e3f31b71e848198.png

Ou seja, tens 1 terço da receita que disse em propinas, 10M +/- e ainda mais docentes.

Obviamente que aí entra muita gente com bolsa, mas ainda assim duvido que o valor das propinas cubra o custo com docentes e funcionários. Lembro-me de ver há uns anos que o IST angariava com parcerias tipo metade dos fundos anuais, mas estou a dizer isto de memória e não encontro nenhuma fonte para isto portanto é completamente unreliable a informação.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 43 minutos:

image.png.dbb4618929f66feb7e3f31b71e848198.png

Ou seja, tens 1 terço da receita que disse em propinas, 10M +/- e ainda mais docentes.

Obviamente que aí entra muita gente com bolsa, mas ainda assim duvido que o valor das propinas cubra o custo com docentes e funcionários. Lembro-me de ver há uns anos que o IST angariava com parcerias tipo metade dos fundos anuais, mas estou a dizer isto de memória e não encontro nenhuma fonte para isto portanto é completamente unreliable a informação.

 

Certo, não ache que isso altere a validade do que eu disse. Assumo que as fontes de financiamento possam variar consoante as instituições.

Ainda assim, se o que dizes está correcto e 1/3 do orçamento do IST vier de propinas, dá para perceber que é uma fonte de financiamento importante e, provavelmente, aquela em que se pode mexer mais facilmente (ainda que, obviamente, o numerus clausus e o valor das propinas não seja decidido pelas instituições, pelo menos não apenas por elas).

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Glória e honra ao partido comunista do Vietname

!!!!!

É bom que esta miúda partilhe conteúdos em inglês pois é o idioma dos ocidentais privilegiados. Existe uma alternativa ao capitalismo. É possível viver com dignidade sem explorar este e o outro mundo para ter algum conforto. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Portanto a classe media (que basicamente esta medida ia afectar a classe media), que tem uma carga tributaria de 40% e que nao pode descontar nada no IRS, se tiver um filho que vai para a Universidade tem de ainda pagar mais do que esticar mais a corda...faz todo o sentido...

Btw o Ho Chi Minh certamente nao ia concordar com a proposta do Rio..."Rui, ja para um arrozal 5 anos para veres como é a vida"

Editado por Burkina2008
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

@Elvis, a todas aquelas medidas que defendi que devem de acompanhar o aumento das propinas, refiro outra muitas vezes negligenciada: mais e melhor alojamento para os alunos deslocados. 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 9 horas:

São? Pegando no IST por exemplo. 15k alunos, 1k propinas anuais. 15M €. Assumindo que o salário médio de um professor universitário rondará provavelmente os 2.5k brutos mensais (e estamos a mandar por baixo porque malta velhota do departamento de matemática lá tira 5k limpos) isso dá para pagar o salário de 430 professores. Não sei ao certo o número de professores no técnico, mas uma universidade daquele tamanho precisa de mais de 15M € para funcionar, bem mais diria.

PS: E estou a assumir 15k alunos, que não sei se tem assim tantos a pagar honestamente, diria que não.

«Não é aceitável que o financiamento público total do IST, em 2019, possibilite apenas cobrir cerca de 70% dos custos do seu quadro de pessoal, quadro esse já de si claramente subdimensionado (...). Não é aceitável que o financiamento público médio por aluno (menos de 4500 euros) cubra apenas 60% dos custos médios de formação de um diplomado IST (cerca de 7500 euros)

fonte: www.todossomostecnico.pt, ponto 2.11 - Financiamento.

As propinas não são a única fonte de rendimento, é mais um co-pagamento do aluno porque o estado entra com estes montantes. Refaz as contas.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

basicamente tão a dar despesa ao estado com o preço das propinas, e ainda se queixam. ides trabalhar

Compartilhar este post


Link para o post

As faculdades também arranjam patrocínios e investimentos com privados á bruta

O campos de Carcavelos da nova sbe deve ter sido pago pela edp

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 7 horas:

@Plagio o Original

Glória e honra ao partido comunista do Vietname?

 

Citação de Plagio o Original, há 6 horas:

Glória e honra ao partido comunista do Vietname

125527978_813953309178131_2994458333080419389_n.jpg?_nc_ht=instagram.flis9-1.fna.fbcdn.net&_nc_cat=111&_nc_ohc=gt91qFEo5V8AX_qgT9i&tp=19&oh=d567c0835d871efa15fa92a466398824&oe=5FE16037&ig_cache_key=MjQ0NjA1NjU3NDE5NzAwMDIwNQ%3D%3D.2P

Plágio | Che

  • Like 5

Compartilhar este post


Link para o post

Um abraço para o meu compadre iscalino @scallywag. Fiz uma licenciatura inteira à espera de mudar para o Campus de Benfica. 

Pode ser que o aumento de propinas sirva para que o elevador trabalhe mais do que apenas no primeiro mês do ano lectivo.

Melhor ainda foi o Elvis ter descoberto que o Rui Rio, ao aumentar as propinas, vai resolver o problema da burocracia demorada e complicada em Portugal. Sendo o caso, sou totalmente a favor do aumento das propinas. 

A única coisa que resulta disto é, como o Burkina observou, f*der mais a classe média. Não é preciso pensar muito para chegar lá.

 

Eu andava aqui a dizer que ia votar IL + no troll do que outra coisa mas começo a ficar sem opções. Já aqui debatemos antes, não vale a pena bater + no ceguinho mas porra, se é para ser tudo m*rda mais vale pagar menos impostos e eu lá me desenmerdo

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de paladino77, há 8 horas:

Um abraço para o meu compadre iscalino @scallywag. Fiz uma licenciatura inteira à espera de mudar para o Campus de Benfica. 

Pode ser que o aumento de propinas sirva para que o elevador trabalhe mais do que apenas no primeiro mês do ano lectivo.

Melhor ainda foi o Elvis ter descoberto que o Rui Rio, ao aumentar as propinas, vai resolver o problema da burocracia demorada e complicada em Portugal. Sendo o caso, sou totalmente a favor do aumento das propinas. 

A única coisa que resulta disto é, como o Burkina observou, f*der mais a classe média. Não é preciso pensar muito para chegar lá.

 

Eu andava aqui a dizer que ia votar IL + no troll do que outra coisa mas começo a ficar sem opções. Já aqui debatemos antes, não vale a pena bater + no ceguinho mas porra, se é para ser tudo m*rda mais vale pagar menos impostos e eu lá me desenmerdo

Odass, foi isso que percebeste?

Porra, surpreendente.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...