Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

No tempo do Sócrates, houve uma rusga gigante a agentes da polícia (principalmente BT da GNR) por causa de se deixarem subornar principalmente por empresas de camionagem. Andei durante a madrugada a transportar uma garrafeira com dezenas, se não centenas, de garrafas de vinho, whisky, champagne, etc de casa de um agente da BT para o sótão do vizinho. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

Tá. Esse argumento faz me lembrar quando estava no básico, e dizia que o Justin Bieber era uma m*rda, e a amiga a quem dizia isso respondia "ent faz lá melhor"

Tá. E tu pareces uma personagem saída do Alice no país das Maravilhas.

Uma pessoa, vai abrir negócio, correr riscos ao abrir esse negócio para no final não tirar proveito ou lucro disso.  Vão correr riscos para subsistir.

Tal como disse, aproveita e faz o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Tá. Esse argumento faz me lembrar quando estava no básico, e dizia que o Justin Bieber era uma m*rda, e a amiga a quem dizia isso respondia "ent faz lá melhor"

De um ponto de vista económico o salário de um trabalhador também é lucro, é a diferença entre o trabalho que dás à empresa vs revenue que a empresa têm graças a esse trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueçam de uma coisa, os negócios são geridos na lógica da continuidade do negócio e não na lógica de guardar o dinheiro debaixo do colchão, para quando o diabo chegar.

É evidente que a maioria das empresas não está preparada para aguentar não sei quantos meses com a actividade parada ou quase parada. Primeiro, porque a maioria das empresas portuguesas não liberta lucros significativos para se fazer um pé-de-meia (a maioria dos empresários ganha é o salário que recebe por trabalhar na própria empresa). Segundo, porque os que libertam mais dinheiro tentam expandir, remodelar e melhorar. Terceiro, porque os empresários que meteram o próprio dinheiro (e no caso de restaurantes, abrir um restaurante minimamente decente é extremamente caro) querem ter retorno desse investimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 8 minutos:

De um ponto de vista económico o salário de um trabalhador também é lucro, é a diferença entre o trabalho que dás à empresa vs revenue que a empresa têm graças a esse trabalho.

Não sei se percebi bem. Estás a dizer que a empresa paga mais ao trabalhador do que a receita que o trabalho desse trabalhador gera à empresa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 8 minutos:

Não é bem assim, quanto muito podes dizer que o lucro de um trabalhador sera o que ele recebe da empresa menos os custos que essa pessoa tem para existir, subsistir e trabalhar.

Ou seja se ganhas 500 euros, pagas de renda/gas/luz/comida/etc 499...o teu lucro é 1 Euro por mes? É isto aonde estas a tentar chegar ou nao entendi bem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Não se esqueçam de uma coisa, os negócios são geridos na lógica da continuidade do negócio e não na lógica de guardar o dinheiro debaixo do colchão, para quando o diabo chegar.

É evidente que a maioria das empresas não está preparada para aguentar não sei quantos meses com a actividade parada ou quase parada. Primeiro, porque a maioria das empresas portuguesas não liberta lucros significativos para se fazer um pé-de-meia (a maioria dos empresários ganha é o salário que recebe por trabalhar na própria empresa). Segundo, porque os que libertam mais dinheiro tentam expandir, remodelar e melhorar. Terceiro, porque os empresários que meteram o próprio dinheiro (e no caso de restaurantes, abrir um restaurante minimamente decente é extremamente caro) querem ter retorno desse investimento.

Eu acho que ninguem disse aqui que um negocio nao deve maximizar o lucro, no entanto nao se pode por um lado estar com dividas na SS, com o IVA em atraso (que basicamente é tesouraria com dinheiro alheio) sendo que ao mesmo tempo se demonstra uma riqueza exterior desapropriada e por outro lado agora que estamos num periodo de vacas magras, exigir que o governo lhes pague a fundo perdido.

Investimento é no fundo arriscar e o que se ve nesta atitude é que nos tempos dos restaurantes cheios de turistas mesmo com muito dinheiro a entrar muitos destes "empresarios" tiveram uma estrategia de chapa-ganha-chapa-gasta. Agora querem ser resgatados pelo Estado...

Eu nao sou em nada contra emprestimos a estes negocios e/ou moratorias, agora dinheiro a fundo perdido é gozar...de resto mais uma vez o Estado fazia como quer o PSD/IL etc no Novo Banco, auditamos primeiro e damos o dinheiro depois, gostava de ver quantos destes "empresarios" é que aceitariam uma auditoria que estando tudo em ordem lhes dava um emprestimo a 0% de juros e uma moratoria de 1 ano em rendas/impostos/etc, mas onde se fossem encontradas regularidades graves a nivel fiscal, se aplicavam multas 100x o valor actual e que independentemente da constituicao da empresa, os donos responderiam por essas multas com os bens pessoais...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

Eu acho que ninguem disse aqui que um negocio nao deve maximizar o lucro, no entanto nao se pode por um lado estar com dividas na SS, com o IVA em atraso (que basicamente é tesouraria com dinheiro alheio) sendo que ao mesmo tempo se demonstra uma riqueza exterior desapropriada e por outro lado agora que estamos num periodo de vacas magras, exigir que o governo lhes pague a fundo perdido.

Investimento é no fundo arriscar e o que se ve nesta atitude é que nos tempos dos restaurantes cheios de turistas mesmo com muito dinheiro a entrar muitos destes "empresarios" tiveram uma estrategia de chapa-ganha-chapa-gasta. Agora querem ser resgatados pelo Estado...

Eu nao sou em nada contra emprestimos a estes negocios e/ou moratorias, agora dinheiro a fundo perdido é gozar...de resto mais uma vez o Estado fazia como quer o PSD/IL etc no Novo Banco, auditamos primeiro e damos o dinheiro depois, gostava de ver quantos destes "empresarios" é que aceitariam uma auditoria que estando tudo em ordem lhes dava um emprestimo a 0% de juros e uma moratoria de 1 ano em rendas/impostos/etc, mas onde se fossem encontradas regularidades graves a nivel fiscal, se aplicavam multas 100x o valor actual e que independentemente da constituicao da empresa, os donos responderiam por essas multas com os bens pessoais...

Tens toda a razão, obviamente. Mas eu faço-te uma pergunta só mesmo para picar: o Estado tem o direito moral de reclamar pagamento de impostos, taxas, contribuições, etc. quando se atrasa a pagar a tudo e todos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

Tens toda a razão, obviamente. Mas eu faço-te uma pergunta só mesmo para picar: o Estado tem o direito moral de reclamar pagamento de impostos, taxas, contribuições, etc. quando se atrasa a pagar a tudo e todos?

Obvio que tem. Isso é um ciclo vicioso. Eu aqui tenho de pagar ao estado em 30 dias e o estado paga entre 60 e 75 dias.

Em Portugal que o Estado permite que se pague algumas destas contribuicoes em 180 dias (ou mais) é o obvio que o Estado vai pagar mais tarde. Se assim nao fosse tinha de andar a financiar-se com custos extra para o Estado ate porque o Estado tem obrigacoes de salarios por exemplo que sao pagas a 20 dias (? funcionarios publicos recebem no dia 20 não é?)

Ate porque sobretudo o IVA. Tu quando comes alguma coisa pagas o IVA ao restaurante (ou seja eles ficam com esse dinheiro efectivamente), porque é que so pagam passado x meses? O Estado normalmente nao paga porque nao tem dinheiro...

A situacao em Portugal esta bem a nivel de pagementos do Estado? Nao e apenas é sustentavel porque nao existe inflacao. 

Podia-se resolver com uma solucao viavel de um dia para o outro? Nao

Devia-se comecar a encurtar estes prazos? Sem duvida

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 53 minutos:

A definicao de algo de corrupcao é dependente de pais para pais, sendo que em muitos desses paises tem que se considerar causa/efeito. No entanto no que toca a funcionarios publicos, os mesmos estao impedidos de aceitar ofertas de privados acima de x (aqui é 150DKK (20 Euros) em Italia sao 24,97 Euros, em PT nao sei quanto é mas nao deve andar longe destes valores). Claro que se estas ofertas forem declaradas nas entidades competentes o mesmo nao implica crime.

De resto existe uma outra vertente que é o intuito. Se o intuito de alguem a oferecer algo a um funcionario publico é de receber algo em troca entao isso apesar de ser dificil de provar já constitui crime (alguem me corrija aqui se estou a expor mal). 

Se o Lubomir desse uma caixa de vinhos a toda a gente que fosse jantar ao restaurante dele, dar tambem ao policia nao tinha nenhum problema, agora se apenas da a agentes da autoridade ou inspectores, não é dificil de provar o intuito.

Correcto, é tentativa de corrupção.

image.thumb.png.676f78e37367755466490794f3536ff0.png

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

Uma pessoa, vai abrir negócio, correr riscos ao abrir esse negócio para no final não tirar proveito ou lucro disso.  Vão correr riscos para subsistir.

Podes explicar o significado da palavra risco? Quando abres um negócio e investes, o risco é teu crl, não é do Estado. Se correr mal f*des-te, simples. Só no País das Maravilhas é que qualquer investimento tem retorno garantido.

Em relação a achares ridículo não terem sido recebidos, queria ver a reação se fosse lá malta fazer greve de fome porque não quer que esta malta receba apoios. Haveria de ser engraçado, greves de fome todos os dias por todos os motivos e mais alguns.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 2 minutos:

queria ver a reação se fosse lá malta fazer greve de fome porque não quer que esta malta receba apoios

PLOT TWIST: Há malta a passar fome quer esta gente receba apoios ou não. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 horas:

Eu não sei se aquela malta tem razão nas reivindicações, se são boas pessoas, ou não, mas as declarações do Stanisic deixam-me com os dois pés atrás.

Agora que os apoios ao sector da restauração e similares são absolutamente ridículos, (1) face às perdas que sofreram e (2) face aos apoios que outros sectores tiveram, são.

O que se sente é que tava tudo a arranjar desculpas para cagar nos restaurantes. Primeiro era só 2 jantares, depois eram 2 fins de semana, depois passou a 4 + feriados + vesperas de feriados. Comentar os apoios ridiculos? Para quê, a minha empresa até me tem pago mais do que o normal pq a minha área de negócio até está em altas. O povo é f*dido, queixa-se de cmtv's mas depois só gostam é disso. Bastou aquele grupo ser um mau exemplo que é ver a generalidade a assumir q os restaurantes 'tem que aguentar e pronto'.

Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Como haverá N outros negócios, se calhar ainda em pior situação do que a restauração. Por exemplo, o comércio local que não seja de comida, fecha e não tem hipótese de take-away. Estarão esses em melhor situação do que a restauração? Duvido. Receberam esses mais apoios do que a restauração tem recebido e vai receber? Duvido.

O que entala esta gente (e claro que isto é uma generalização, que sofre dos problemas das generalizações) foi que parte dos apoios foi/vai ser calculada em função da facturação, e aí o rabo doeu.

Também é bonito ver esta gente a ser capitalista quando as vacas estão gordas, mas depois quando o cinto aperta, viram-se logo para o Estado.

Quanto à "sensibilidade", já pareces o saudoso Lewa. Lá por se criticar algo, não significa que não haja empatia.

Ataques pessoais são dignos do escroque mais baixo que possa existir, e dignos de alguém com poucos argumentos. Consegues melhor do que isso.

Eu até acho que o negócio local tem mais facilidade, houve N casos de lojas online que surgiram em que a faturação foi maior que pré-covid. Se é fácil, se é geral que melhora para toda a gente? Não. Tal como a pizzaria ali da esquina, ou a churrasqueira do Zé tem muita mais facilidade em adaptar o take away do que a Adega do Bashir tem para mandar um polvo à lagareira numa terrina de barro com o azeite a ferver. 

Seja como for, na generalidade concordo contigo, há negócios piores, tipo as discotecas. Mas o estigma tá lá, eles que se f*dam, porque 'não há nada a fazer'. 

Também não percebo essa parte da facturação. Ou as pessoas são ingénuas, ou então não sei como é que acham que as coisas funcionam. Acham que um restaurante foge e uma empresa de IT não foge? É que eu arranjo-te ai meia dúzia de esquemas que são usados na maioria das empresas de IT que se calhar faz com que o estado perca mais dinheiro do que com os restaurantes. Mas insiste-se nisso, e é bom castigar os restaurantes porque meteram a refeição a 6% quando o vinho tinha de ser a 23%...

Citação de kareca, há 4 horas:

É uma proposta, é natural que metam tudo que querem e o que não querem. Mesmo que lhes ofereçam um terço daqueles pontos, já é bom.

Está um bom trabalho ali, mesmo sem a ahresp.

É o 101 da negociação. Esticaram um bocado a corda, mas não perceber que é para sacar umas migalhas custa-me a entender.

Citação de Robe, há 1 hora:

Eu só não percebo porque é que é este movimento é menos digno só porque eles têm ferraris e beberam Dom Perignon em 2018 num batizado. Agora só pode manifestar o seu descontentamento quem tem Fiat Uno para baixo?

Há sequer provas de que alguma destas pessoas fugia aos impostos? Mantinham funcionários sob contratos ilegais? Eu não sei, mas do meu conhecimento, estes restaurantes em zonas de nobres pagam muito bem. 

Depois o argumento de que eles não servem os portugueses porque os pratos lá custam 50€. E então? O público alvo deles também não é o trabalhador que vai ao restaurante comer uma diária por 10€ e não há mal nenhum nisso.

Acho muito bem que se fale de algumas medidas ridículas que eles proporam ou da comparação infeliz que o Ljubomir fez, mas essa de andarem a mostrar fotos do instagram deles como se eles fossem traders de Forex de maneira a descredibilizar o movimento é que não consigo entender.

O negócio deles está a sofrer imenso e eles estão, muito bem, a tentar lutar pelos seus direitos, porque a ajuda que o estado lhes deu é ridícula. Mas Portugal também é o país que é muito bonito ficar em casa a dizer que somos uma m*rda em relação ao resto da Europa, mas sempre que alguém tenta lutar pelos seus direitos, somos os primeiros a ir para o twitter criticar. 

Bom post.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 37 minutos:

Obvio que tem. Isso é um ciclo vicioso. Eu aqui tenho de pagar ao estado em 30 dias e o estado paga entre 60 e 75 dias.

Em Portugal que o Estado permite que se pague algumas destas contribuicoes em 180 dias (ou mais) é o obvio que o Estado vai pagar mais tarde. Se assim nao fosse tinha de andar a financiar-se com custos extra para o Estado ate porque o Estado tem obrigacoes de salarios por exemplo que sao pagas a 20 dias (? funcionarios publicos recebem no dia 20 não é?)

Ate porque sobretudo o IVA. Tu quando comes alguma coisa pagas o IVA ao restaurante (ou seja eles ficam com esse dinheiro efectivamente), porque é que so pagam passado x meses? O Estado normalmente nao paga porque nao tem dinheiro...

A situacao em Portugal esta bem a nivel de pagementos do Estado? Nao e apenas é sustentavel porque nao existe inflacao. 

Podia-se resolver com uma solucao viavel de um dia para o outro? Nao

Devia-se comecar a encurtar estes prazos? Sem duvida

Não era bem aí que queria chegar. Tu tens um prazo para entregar o IVA ao Estado. Se não tens, lixas-te. o Estado não tem prazo para devolver o IVA às empresas, quando é devido. Mesmo que tenha e se atrase, não se passa nada.

O Estado atrasa-se constantemente nos pagamentos aos fornecedores. Conheço uma empresa que fornecida hospitais que fechou por falta de cash à custa das dívidas do Estado. No pasa nada. O Estado não paga juros de mora, não te indemniza, nada. Se tu te atrasas é o fim do mundo.

A minha mulher esteve quase dois meses à espera para o Estado lhe começar a pagar a licença de maternidade. 

É esta dicotomia a que me refiro. Não ao facto de haver, ou não, prazos mais longos ou mais curtos, mas sim ao incumprimento dos mesmos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 3 minutos:

Eu até acho que o negócio local tem mais facilidade, houve N casos de lojas online que surgiram em que a faturação foi maior que pré-covid. Se é fácil, se é geral que melhora para toda a gente? Não. Tal como a pizzaria ali da esquina, ou a churrasqueira do Zé tem muita mais facilidade em adaptar o take away do que a Adega do Bashir tem para mandar um polvo à lagareira numa terrina de barro com o azeite a ferver. 

Seja como for, na generalidade concordo contigo, há negócios piores, tipo as discotecas. Mas o estigma tá lá, eles que se f*dam, porque 'não há nada a fazer'. 

Também não percebo essa parte da facturação. Ou as pessoas são ingénuas, ou então não sei como é que acham que as coisas funcionam. Acham que um restaurante foge e uma empresa de IT não foge? É que eu arranjo-te ai meia dúzia de esquemas que são usados na maioria das empresas de IT que se calhar faz com que o estado perca mais dinheiro do que com os restaurantes. Mas insiste-se nisso, e é bom castigar os restaurantes porque meteram a refeição a 6% quando o vinho tinha de ser a 23%...

Toda a gente foge o que pode, claro. Da mesma forma que haverá muitos restaurantes que não fogem em nada.

Eu acho que se deve ajudar quem está a levar por tabela nesta crise. Mas é uma crise, não é uma altura normal. Não se pode esperar que essa ajuda equilibre as contas para que fiquem ao que estariam caso não houvesse esta crise. O Estado não pode ajudar toda a gente a 100%.

E eu sei que tu sofres na pele isso porque estás no negócio da restauração (ou a tua família, pronto). E lamento, decerto que não será fácil, ainda por cima numa cidade pequena como aquela onde esses negócios estão estabelecidos, com população envelhecida e onde estas "modernices" do take-away não estão muito enraizadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

Que abram uma cooperativa lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de paladino77, há 8 minutos:

Podes explicar o significado da palavra risco? Quando abres um negócio e investes, o risco é teu crl, não é do Estado. Se correr mal f*des-te, simples. Só no País das Maravilhas é que qualquer investimento tem retorno garantido.

Em relação a achares ridículo não terem sido recebidos, queria ver a reação se fosse lá malta fazer greve de fome porque não quer que esta malta receba apoios. Haveria de ser engraçado, greves de fome todos os dias por todos os motivos e mais alguns.

Mas a restauração tem retorno garantido crl? Se assim o é, abre um negócio na restauração em vez de estares aí a chorar. Até eu vou já abri aqui um na minha rua...

A palavra de risco é esse mesmo, abrires algo com o risco de correr mal, tão simples quanto isso. Estar a espera que essas pessoas corram esses riscos sem quererem saber do possível lucro, é mesmo no país das maravilhas.

Segundo parágrafo, não sei onde crl tiraste dos meus post que eu disse que era ridículo não serem recebidos. Eu disse que o argumento do governo era tanga face as n ocasiões que se reuniam com empresários. 

Falam de respeito e não sei quê aí para tras (o Elliot faltou ao respeito isso é claro) mas fdx e a quantidade de gente que engloba todas as pessoas da restauração a fuga ao fisco, empregarem com péssimas condições, etc.tambem temos neste fórum users que trabalham ou tem família no ramo (lembro-me 2 assim de repente) e aí o respeito não existe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

E eu sei que tu sofres na pele isso porque estás no negócio da restauração (ou a tua família, pronto). E lamento, decerto que não será fácil

vintage gel is vintage. 

o bashir, a dizer que trabalha em IT 

Eu sei que sofres na pele. fdz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 1 minuto:

vintage gel is vintage. 

o bashir, a dizer que trabalha em IT 

Eu sei que sofres na pele. fdz

Dude, eu conheço o Bashir pessoalmente. Eu sei os negócios que ele tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Dude, eu conheço o Bashir pessoalmente. Eu sei os negócios que ele tem.

tava a brincar. sorry. 

Devias meter-te mais nos teus negócios...just sayin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Não era bem aí que queria chegar. Tu tens um prazo para entregar o IVA ao Estado. Se não tens, lixas-te. o Estado não tem prazo para devolver o IVA às empresas, quando é devido. Mesmo que tenha e se atrase, não se passa nada.

O Estado atrasa-se constantemente nos pagamentos aos fornecedores. Conheço uma empresa que fornecida hospitais que fechou por falta de cash à custa das dívidas do Estado. No pasa nada. O Estado não paga juros de mora, não te indemniza, nada. Se tu te atrasas é o fim do mundo.

A minha mulher esteve quase dois meses à espera para o Estado lhe começar a pagar a licença de maternidade. 

É esta dicotomia a que me refiro. Não ao facto de haver, ou não, prazos mais longos ou mais curtos, mas sim ao incumprimento dos mesmos.

Mas ai foi o que eu disse, é uma situacao que se tem que corrigir ou que se tem que ir corrigindo. No entanto não vejo a coisa como o Estado nao nos pode pedir que paguemos a horas se eles tambem nao pagam a horas, ate porque o Estado nao é a empresa da esquina.

Em relacao a pagar a fornecedores tens toda a razao, sendo que na realidade quem se mete no negocio da saude ja devia saber que o estado paga a dois anos. Nao esta correcto mas isso nao é um fenomeno de agora e 1) se entraram agora no mercado se saber como era o mercado, nao fizeram uma boa investigacao antes de entrar no mercado 2) se ja estao no mercado ha uns anos, como é que sobreviveram no passado, sendo que isto é um fenomeno que vem do final dos anos 80?

Mais uma vez não esta certo, mas nao pode servir de desculpa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 2 minutos:

tava a brincar. sorry. 

Devias meter-te mais nos teus negócios...just sayin

Não estavas a brincar, estavas a tentar ser engraçado e saiu-te furado. Acontece.

Estou a dar a minha opinião. Acho que é para isso que serve um fórum.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O timing da noticia da tentativa de corrupção é completamente descarada. Não têm vergonha na cara e fazem isso a seu belo prazer. Que nojo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...