Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

“El País” arrasa Ronaldo

Publicações recomendadas

Tanto tenta como consegue fazer. Mas se o colocares numa posição fixa no meio de centrais, é uma nulidade. Da mesma forma que se colocares o Ronaldo a tentar transportar jogo e abrir linhas de passe sozinho, é um 0.

Ambos conseguem criar esse elo. Mas fazem-no de maneira diferente. Um transporta a bola. O outro consegue ser um pivot. Aliás, não fosse a falta de eficácia do Ronaldo e ele teria sido facilmente o melhor marcador do Euro.

Nisto numa equipa que todos concordam que futebolisticamente falando, não foi grande coisa.

O Messi, quando jogava como falso 9 com o Guardiola e o Tito, tinha que funcionar muitas vezes como pivot, ou seja, tinha que receber com pressão nas costas, servir de apoio, e depois devolver o passe ou tirar da pressão. Ultimamente, tem jogado mais de frente para o jogo, mas não é, de todo, uma nulidade.

Messi deu mais nas vistas, o que é normal jogando numa equipa que tem quanto de posse de bola? 60? 70 quando é contra Panamas? Mas vai-se a ver o Euro do Ronaldo e ele fez 3 golos e 3 assistências, tendo sido 2 golos e 1 assistência contra a Hungria salvando-nos da eliminação na fase de grupos por 3x e o outro golo nas meias finais com o Pais de Gales. No final na era Messi x Ronaldo o que decide a bola de ouro são os troféus e o português com Europeu e Champions, fora o registo de golos que leva, parece-me mais do que óbvio que já é o vencedor. Foi o melhor ano em termos colectivos para o Ronaldo este.

Fala-me sobre as três assistências do Ronaldo, estou curiosíssimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma delas é realmente uma assistência :mrgreen: nos outros lances teve influência direta.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala-me sobre as três assistências do Ronaldo, estou curiosíssimo.

Não contam?

Atualizem aí a lista das cenas que contam sff, é que um gajo perde-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pelo menos vejo o termo "assistência" como um passe intencional com influência direta num golo. O contra a Hungria é um caso claro disto. Contra a Croácia, o golo surge após um remate dele que é desviado, e com Gales é um remate defeituoso que por sorte apanha o Nani. Para a estatística é claro que conta.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Tu vês como quiseres, as coisas não são é assim. Quando se ganhar jogos com intenção, pode ser que mude. O efeito prático foi o mesmo de um passe, no golo do quaresma até o deixou de baliza aberta já sem guarda-redes, ou seja, foi melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pelo menos vejo o termo "assistência" como um passe intencional com influência direta num golo. O contra a Hungria é um caso claro disto. Contra a Croácia, o golo surge após um remate dele que é desviado, e com Gales é um remate defeituoso que por sorte apanha o Nani. Para a estatística é claro que conta.

No entanto se não existe um remate a ser desviado, não existe golo do Quaresma. E se não existe remate defeituoso que apanha o Nani, não existe golo do Nani. E a assistência que fez com a Húngria é soberba. Mas pelos vistos há aqui gente que tem critérios diferentes do que a UEFA e o futebol e ficam tocados por se constatar que o Ronaldo fez de facto 3 golos e 3 assistências. Teve interferência em 6 dos nossos 9 golos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se acalmem não :lol: não disse nada de especial, e até disse no final que se conta para a estatística, é porque conta. Agora para avaliar a criatividade ou a capacidade de um jogador a esse nível, não posso ter em conta todas as assistências, porque como disse, há duas dessas que não provêm da criatividade ou capacidade de ver o espaço, ou de encontrar um colega numa posição privilegiada, provêm de uma intenção do jogador em fazer uma coisa, que depois resulta noutra.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

O Messi, quando jogava como falso 9 com o Guardiola e o Tito, tinha que funcionar muitas vezes como pivot, ou seja, tinha que receber com pressão nas costas, servir de apoio, e depois devolver o passe ou tirar da pressão. Ultimamente, tem jogado mais de frente para o jogo, mas não é, de todo, uma nulidade.

O contexto do Barcelona é único. Tinhas ali um sistema onde os jogadores praticamente jogavam de olhos fechados e prova disso mesmo o facto de o Tito ter batido recordes após a saída do Guardiola.

Nulidade talvez seja uma forte demasiado forte tendo em conta de que estamos a falar dos dois melhores jogadores de sempre, mas são situações de jogo onde claramente se sentem menos confortáveis.

Em relação às assistências, a não ser que o futebol tenha adoptado as regras do basquetebol, o Ronaldo só fez uma.

Compartilhar este post

Link para o post

não, apenas e só porque está num nível só dele. Só lhe vão dar o devido valor quando se retirar, mas vamos ter notícias em breve sobre o nosso deus.

Mas muito fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se acalmem não :lol: não disse nada de especial, e até disse no final que se conta para a estatística, é porque conta. Agora para avaliar a criatividade ou a capacidade de um jogador a esse nível, não posso ter em conta todas as assistências, porque como disse, há duas dessas que não provêm da criatividade ou capacidade de ver o espaço, ou de encontrar um colega numa posição privilegiada, provêm de uma intenção do jogador em fazer uma coisa, que depois resulta noutra.

Correto. Só acho que se está a desvalorizar o rendimento dele no europeu, sem razão.

Teve interferência em 67% dos golos da equipa, equipa essa que venceu o torneio. É normal nós (adeptos da seleção, nem digo portugueses já) querermos mais, mas não deixa de ter sido boa prestação.

Quando saiu do jardim onde estava plantado entre os centrais, ainda criou alguns lances perigosos, como aquele cruzamento contra a islandia que só não deu golo porque o nosso plc era o nani e não um plc, ou a assistência contra a hungria.

Para estatística só conta quando as coisas correm bem num todo, mas quem faz as coisas bem mais vezes tende a ter uma melhor estatística (nem estou a afirmar nada de ronaldo vs messi, até porque ambos têm stats absurdas). As desmarcações e o espaço que ele ganha na área também não aparecem nas estatísticas, porque a maior parte das vezes a bola nem chega lá, o que importa são as vezes que chega e ele consegue aproveitar com sucesso, isso é que influencia o resultado. Não faz sentido? O futebol funciona assim, é um desporto muito clutch, quer se goste, quer não.

E descansem, é um facto que o Ronaldo não é tão criativo (pelo menos agora, antes ainda podia ser discutível) como o Messi, nem vejo como se possa argumentar o contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu não desvalorizo de todo o seu rendimento. Aliás, ainda o valorizo mais tendo em conta as dificuldades por que passou, e a "ilha" que habitou durante quase todo o Euro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não contam?

Atualizem aí a lista das cenas que contam sff, é que um gajo perde-se.

Não faço ideia se contam ou não.

É estúpido se contar, mas o que não falta é gente estúpida na UEFA, portanto não é propriamente uma surpresa. Contra Gales, ainda passa, mas contar o tiro ao boneco contra a Croácia como assistência para o Quaresma é quase tão ridículo como contar o golo do Renato contra a Polónia como auto-golo porque sofreu um desvio no central. Podiam falar, por exemplo, que é que o Ronaldo que dá início à transição perto da nossa área e depois ainda tem a pujança de aparecer na área contrária para finalizar ou valorizar a assistência contra a Hungria, que é sublime, mas não, preferem ridicularizar-se, com argumentos que não lembram a ninguém. Bem, são opções.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Não me vou cansar com casos perdidos. É que esse post não faz sentido nenhum, nem tem qualquer argumentação. A única coisa que se aproveita são os insultos camuflados, e o segundo nem é nada de especial.

Compartilhar este post

Link para o post

Os argumentos estão lá.

Lamento que prefiras amuar, mas fica para a próxima então.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Os argumentos estão lá.

Lamento que prefiras amuar, mas fica para a próxima então.

Ironicamente, isso foi resposta de quem está amuado. :lol:

É que metes um contra-exemplo duma cena que tem pouco a ver, mas nem isso suporta a tua afirmação. Porque defendes que se ignore o toque do defesa no golo do renato, mas ao do guarda-redes no do quaresma dás toda a importância. É ilógico, mas não espero que compreendas isso, sem ofensa.

Se achas que o que importa é a intenção, nesse caso não existiriam auto-golos, porque a intenção do jogador não era meter a bola na própria baliza, mas assim aconteceu (olha um contra-exemplo utilizado de forma lógica). Tal como aconteceu o remate do Ronaldo deixar o quaresma com a baliza aberta para encostar. Agora se foi um passe, um cruzamento, um remate ou um toque involuntário, não faz com que deixe de ser uma assistência, porque foi isso que originou a oportunidade que o Quaresma se limitou a encostar.

Vá, agora tenho que voltar ao trabalho. Diverte-te.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, a eterna discussão que não leva a lado nenhum. Vou correr riscos aqui, porque o Europeu ainda está "quente", mas vou tentar na mesma.

Em relação às competições de selecções, acho que tanto o Messi como o Ronaldo acabam por ter torneios positivos. Um ganhou, o outro perdeu na final e até falhou um penalti, mas isso são coisas que acontecem, que os penaltis são a "moeda ao ar" dos tempos modernos. E nem é algo propriamente relevante para este assunto (é mais para outro, já lá chego). O Ronaldo começou mal, mas acabou bem a competição e, embora não tenha feito parte dos melhores jogadores do torneio, foi bastante importante para Portugal em momentos decisivos (Hungria, País de Gales). Já o Messi, sinceramente, teve a melhor prestação individual que já vi de um jogador na Copa America. Faltou receber o prémio respectivo, que não recebeu porque Copa America (Alexis? A sério? Nem o melhor jogador do Chile foi...). Mas se a Argentina chegou sequer à final, foi por causa do Messi, que os carregou às costas até lá.

Posto isto, a minha opinião mantêm-se a mesma, em relação à que tinha antes destas competições: o melhor jogador do mundo em 2016 é, claramente, o Messi. E a diferença nem sequer é pequena. Por outro lado, acho que também já podem entregar a Bola de Ouro de 2016 ao Ronaldo. Não é necessário adiar até Janeiro, visto que, seguindo as tendências...de sempre, na atribuição destes prémios, as coisas já não mudam nem que o Messi marque 150 golos e faça 200 assistências até ao final do ano.

Ah, uma última nota para algumas parvoíces que fui lendo e ouvindo na comunicação social a espaços: sugerir sequer que alguém que não Ronaldo ou Messi possam ganhar a Bola de Ouro é só uma idiotice de todo o tamanho. A menos que ambos desçam radicalmente de qualidade, ou a menos que algum dos outros jogadores de classe mundial aumente brutalmente o seu nível, este prémio só tem dois vencedores possíveis. Os outros...podem sempre criar um prémio para eles ou assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que só um entre Suárez e Griezmann podia sequer contestar esses dois, mas provavelmente vão estar no 3º lugar (um deles).

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto se não existe um remate a ser desviado, não existe golo do Quaresma. E se não existe remate defeituoso que apanha o Nani, não existe golo do Nani. E a assistência que fez com a Húngria é soberba. Mas pelos vistos há aqui gente que tem critérios diferentes do que a UEFA e o futebol e ficam tocados por se constatar que o Ronaldo fez de facto 3 golos e 3 assistências. Teve interferência em 6 dos nossos 9 golos.

Ah agora fazer um remate, defendido pelo gr/ cortado por um defesa/ desviado por um outro jogador, que resulta em golo por influência directa de quem faz o remate decisivo conta como assistência? Porra o cardozo então fazia às 40 e 50 assistências por época, só pode.

O pessoal perde um pouco a cabeça quando o assunto é Messi/Ronaldo. São jogadores em patamares só deles, mas neste momento, e sendo eu um fanboy do Messi, o Ronaldo neste momento entre o deve e o haver merece bem mais a bola de ouro do que o Messi, até porque (opinião pessoal) aquilo que o Messi fez ao sair da selecção foi uma cobardia que lhe pode custar caro. Só os fracos desistem, e que eu saiba o Ronaldo nunca desistiu de nada, mesmo quando as coisas no relvado não lhe saíam bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vejo grande discussão no número de assistências, se há um número oficial...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...