Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Eu ainda não vi os jogos com olhos de ver (e ainda não sei se vou conseguir ver o de Sexta em directo), mas vim só subscrever a ideia que o Puro e o Refutador já deixaram por aí: jogar com dois extremos nos flancos é loucura e não leva a lado nenhum.

Levou ao 33 e ao 34. A não ser que o Gaitan não seja extremo...

Compartilhar este post

Link para o post

Nem ele nem o Pizzi são extremos puros, como o Gelson ou o Campbell (apesar deste último também não ser, mas pelas características que tem, e sobretudo a jogar na esquerda, dar toda a ideia de ser).

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueceste-te do Marvin, que eu classificaria (em termos defensivos) como sendo tão mau ou pior que Jeff e Jonathan. Disfarça mais pelo físico que tem.

O Marvin eu meto como mediano. E eu não referi termos defensivos, só falei do posicionamento. Ou seja, um lateral bem posicionado, mesmo que seja mau depois no corte, a empurrar para a linha ou para dentro, que entre mal á queima, etc, se estiver bem posicionado permite ajuda ou compensação. E o JJ costuma defender mais nas ajudas que propriamente na 1a acção, principalmente agora que Coates só há um.

Pois, com laterais razoáveis e com médios defensivos mais rápidos (ou pelo menos não lentos) ter alas puros é um luxo que se pode ter. Não é o caso.

Compartilhar este post

Link para o post

O Gaitán era meio 10, e o Jesus no Benfica tinha Maxi em vez de Schelotto. Na esquerda teve o Coentrão e o Eliseu (que por muito mau que seja é o dobro do jogador que o Marvin é).

Compartilhar este post

Link para o post

Nem ele nem o Pizzi são extremos puros, como o Gelson ou o Campbell (apesar deste último também não ser, mas pelas características que tem, e sobretudo a jogar na esquerda, dar toda a ideia de ser).

Ser vires que a única posição / movimento em que o pizzi é bom é como extremo, tens que o considerar extremo. Como o toto, também.

Compartilhar este post

Link para o post

O Alan, para o JJ, só conta para o meio. Pelo menos foi o que ele deu a entender na entrevista ao Record. E o Marvin também teve problemas físicos depois do jogo de Madrid, por isso é que não foi convocado. Quem devia ter jogado era o Jefferson, com Bruno César ou Bryan à frente dele.

Eu sei. Mas é um desperdício de qualidades. O Alan é um criativo, e um jogador com grande visão de jogo e muito evoluído no último passe. Só ganha em jogar numa das alas. Assim como o Joel ganhava em jogar atrás do avançado, por exemplo.

Sim, até podia ter jogado o Jefferson. Mas esse parece ser carta fora do baralho.

O Gaitán é tudo. É extremo e 10. Criativo, desequilibrador, objectivo, inteligente, muito trabalhador sem bola. A nível de talento, como disse há uns tempos atrás, só conseguia mesmo colocar o Nani acima dele. Podemos considerá-lo um extremo, mas o Gaitán é um jogador super completo. Tomara o Campbell ou o Gelson chegarem perto desse nível.

Em 4x4x2, que eu me lembre, ele nunca jogou regularmente com dois extremos. Di María e Ramires. Salvio e Gaitán. Markovic e Gaitán. Nunca haviam dois extremos puros ao mesmo tempo.

O Sporting não pode jogar com Campbell e Gelson nas alas em simultâneo. Perde-se o controlo do jogo e perde-se muita qualidade com bola. Ganha-se nos duelos individuais e nos desequilíbrios, mas isso funciona para ambos os lados. Quando os desequilíbrios correm mal, o risco de se sofrer e conceder oportunidades de golo é bem maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Em 4x4x2, que eu me lembre, ele nunca jogou regularmente com dois extremos. Di María e Ramires. Salvio e Gaitán. Markovic e Gaitán. Nunca haviam dois extremos puros ao mesmo tempo.

Conseguiu uma ainda melhor.

Salvio - Javi - Aimar - Gaitan

Claro que nesse ano deu cagada da grossa.

Btw, vem num jornal qualquer que o JJ quer fazer do Markovic o 2º avançado atrás do Bad Dost. Era isto que temia. Sempre me pareceu que pudesse ser aí que ele pudesse ter um rendimento de acordo com todo o potencial que demonstrava, que nunca vi verdadeiramente ser explorado nem mesmo no Benfica, tirando um ou outro rasgo muito esporadicamente.

EDIT: E isso foi na primeira época do Gaitan, que estava muito longe de ser esse jogador que descreveste (que se enquadra perfeitamente no Gaitan que saiu de cá, 6 anos depois...).

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Não é a fazer 10 minutos por jogo que o vai conseguir mostrar.

10 minutos é o suficiente para acertares um passe para o lado.

Compartilhar este post

Link para o post

10 minutos é o suficiente para acertares um passe para o lado.

Vai lá ver o golo contra o Rio Ave.

Compartilhar este post

Link para o post

Se há coisa que podem ter a certeza absoluta é de que o JJ não abdica do Bruno César.

Também me parece. Nao volta a jogar a DE, mas vai continuar no 11.

E parece-me que ele vai meter o Markovic atras do Dost como vinha na capa de um jornal esta semana. Eu preferia manter o Alan Ruiz, mas infelizmente acho que o vamos ver no banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguiu uma ainda melhor.

Salvio - Javi - Aimar - Gaitan

Claro que nesse ano deu cagada da grossa.

Btw, vem num jornal qualquer que o JJ quer fazer do Markovic o 2º avançado atrás do Bad Dost. Era isto que temia. Sempre me pareceu que pudesse ser aí que ele pudesse ter um rendimento de acordo com todo o potencial que demonstrava, que nunca vi verdadeiramente ser explorado nem mesmo no Benfica, tirando um ou outro rasgo muito esporadicamente.

EDIT: E isso foi na primeira época do Gaitan, que estava muito longe de ser esse jogador que descreveste (que se enquadra perfeitamente no Gaitan que saiu de cá, 6 anos depois...).

Sim, o Gaitán evoluiu imenso entre o que cá chegou e o que saiu. Para ter sucesso no campeonato, que me lembre, o Jesus precisou sempre de dois jogadores criativos nos 4 da linha média, e dois jogadores mais equilibradores. Di María e Aimar para Javi e Ramires. Matic e Enzo para Salvio/Markovic e Gaitán. Almeida/Samaris e Enzo/Pizzi para Salvio e Gaitán.

E numa primeira fase, eu acho que preferia ver o Markovic na direita, com o Campbell atrás do Dost. E ir vendo como o Alan evolui, porque tenho bastante esperanças nele.

Compartilhar este post

Link para o post

E numa primeira fase, eu acho que preferia ver o Markovic na direita, com o Campbell atrás do Dost. E ir vendo como o Alan evolui, porque tenho bastante esperanças nele.

Eu juro que não entendo qual é a ideia de fazer do Campbell um extremo no sistema do Jesus e é bom ver que não me parece que estou sozinho.

Gélson e Markovic para a direita, Joel Campbell e Alan Ruiz para as costas do avançado, Bryan Ruiz e Matheus para a esquerda. É que nem sequer é difícil e parece-me extremamente natural para todos eles.

Compartilhar este post

Link para o post

O Matheus não conta, para já.

E o Campbell só conta para extremo. No entanto, não concordo.

O Matheus não conta porque o Jesus tem ataques de estupidez. É o melhor treinador que me lembro de ver no Sporting e adoro, mas tem momentos onde é claramente burro. O Matheus fez um jogaço contra o Porto a médio esquerdo, onde mostrou que tem tudo e deixou de contar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Jesus soubesse escolher os melhores para jogar no seu modelo de jogo, era um dos melhores treinadores do mundo. Para cá estar, algum defeito tinha que ter. É um defeito que me chateia, confesso. Com ele, sei que dificilmente verei o Matheus, o Iuri, o Gauld e mais alguns a jogar pelo Sporting, e também já deixei de ver o Montero, por exemplo, para levar com o Teo no lugar dele.

Aparte disso, é um treinador fantástico e provavelmente o melhor que o Sporting teve nos últimos 20 anos (não quero puxar mais para trás, mas provavelmente até poderia). Defensivamente, o Sporting tem tanta ou mais qualidade que a maioria das equipas europeias, e ofensivamente também tem evoluído ao longo dos anos. É preciso é saber lidar com ele e ir controlando os seus desvarios.

Compartilhar este post

Link para o post

O JJ + MS + LJ são a mudança de paradigma do sporting em relação às décadas anteriores, a prioridade / focus / cagança tem sido o treinador e não os jogadores. Não me lembro de ter um treinador de top com jogadores "o que for" e com o BdC essa tem sido a regra mais que a excepção.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é a fazer 10 minutos por jogo que o vai conseguir mostrar.

Ele que trabalhe para mostrar mais, tirando o jogo com o Rio Ave onde até entrou +/-, o resto dos jogos foi péssimo.

Entrou bem no último jogo, acredito que começando a titular e numa posição mais adequada vai render. Além de o achar mais jogador que o Alan.

Nos outros onde entrou não deu uma para caixa, como fez um que não foi assim tão mau já dá para esquecer os anteriores e ser titular.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparte disso, é um treinador fantástico e provavelmente o melhor que o Sporting teve nos últimos 20 anos (não quero puxar mais para trás, mas provavelmente até poderia). Defensivamente, o Sporting tem tanta ou mais qualidade que a maioria das equipas europeias, e ofensivamente também tem evoluído ao longo dos anos. É preciso é saber lidar com ele e ir controlando os seus desvarios.

Em termos de jogadores ou modelo de jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Nos outros onde entrou não deu uma para caixa, como fez um que não foi assim tão mau já dá para esquecer os anteriores e ser titular.

Não se trata disso. O jogador não apareceu aqui de para-quedas, é alguém que já mostrou qualidades e é um jogador que me agrada, especialmente jogando como segundo avançado - posição que só jogou no último jogo. Para mim e no imediato é mais jogador que o Alan Ruiz.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

so pode ser modelo de jogo :mrgreen:

Li de seguida e fiquei estúpido. Estava a estranhar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...