Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shark

[Euro 2016] [Final] Portugal 1-0 França (RF) - Portugal Campeão Europeu de Futebol

Publicações recomendadas

2008 foi há 23 anos

f*da-se

essas contas... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso já falei sobre esse jogo aqui no CMPT [EUA no Mundial 2002] mas o pior não foi a derrota mas sim a atitude portuguesa.

Na altura do sorteio o Bruce Arena [seleccionador do EUA] disse que Portugal era uma das melhores equipas para defrontar pois estava completamente sobrevalorizado, era uma invenção da imprensa e tinha uma ala esquerda absolutamente fraca. Na altura estas declarações foram um escândalo porque Portugal tinha passeado na qualificação para o Mundial (três empates e o resto foram só vitórias) e eliminado a Holanda no grupo. Além disso a equipa portuguesa mantinha praticamente a base do Euro 2000 (meias-finais) portanto a ideia da sobrevalorização era anedótica: quase impossível uma equipa que chega às meias depois de derrotar Inglaterra e Alemanha ser fraca.

A propósito o seleccionador da Polónia tinha dito após o sorteio que Portugal e Espanha eram favoritos a serem as surpresas do torneio e o Hiddink [seleccionador da Coreia do Sul] considerou impossível o apuramento e até mexeu os cordéis para a federação sul-coreana aumentar o prémio aos jogadores pela passagem à fase seguinte de forma a tentar motivar o grupo. Dá para ver por aqui como a reacção do Bruce Arena foi tão polémica.

De resto o homem até ao início do torneio continuou a bater na mesma tecla (Portugal desequilibrado e ala esquerda debilitada) e toda a gente pensava (norte-americanos e não só) que o Bruce Arena tinha enlouquecido, sendo que alguma imprensa portuguesa (A Bola à cabeça) queria mais a vitória só para calar o homem do que propriamente para somar pontos.

No dia de jogo Portugal apresentou um onze bastante ofensivo (lá está a questão do desequilíbrio na equipa) e os EUA responderam na mesma moeda ao colocar um médio-centro (Mastroeni creio) que praticamente não tinha internacionalizações e que, se não me engano, passou a época toda praticamente lesionado. O objectivo deles passava por reforçar o meio-campo e depois lançar rápidos contra-ataques aproveitando a velocidade dos então promissores Landon Donovan e Marcus Beasley e as descompensações na defesa portuguesa devido ao elevado número de jogadores ofensivos na equipa. O resto é história: Portugal não fez cócegas e os EUA marcaram dois golos pelo lado esquerdo da defesa portuguesa.

E foi assim que, mesmo avisados com vários meses de antecedência, Portugal conseguiu perder contra os EUA. No entanto é preciso dar o mérito devido: foi uma grande vitória do Bruce Arena que conseguiu ver mais do que toda a gente, montando uma tática eficiente para anular os pontos fortes de Portugal e explorar com bastante eficácia os pontos fracos.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

A minha primeira memória de competições de seleções é o Mundial de 94. Depois estranhamente não me lembro de nada do Europeu de 96, e depois novamente com o Munidal de 98 que talvez tenha sido o meu preferido.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa estratégia por parte do Bruce Arena.

Aliás, sempre disse que a estratégia e o espírito de compromisso valem x10 mais numa seleção e em competições a eliminar do que numa prova de regularidade onde, a tempos, fará a diferença mas só raramente se consegue chegar a algum lado sem o mínimo de modelo de jogo consolidado e processos bem definidos.

Claro que se conseguires isso numa Seleção é um plus, como têm Alemanha e Espanha. Ou até mesmo a Itália, não deixa de ser uma identidade própria.

Compartilhar este post

Link para o post

E este jogo? A Holanda não se qualificou para o Mundial graças a nós. :evil: Acho que foi a Irlanda connosco, na altura.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me bem desse. O Pauleta tava numa forma incrível na altura.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comecei tarde a ligar ao futebol... a minha primeira memória é a final da Champions Leverkusen-Real, já com 10 anos. Lembro-me de ficar de maravilhado com o golo do Zidane, e a partir dessa final tornei-me completamento viciado em futebol.

Por isso em termos de seleção a primeira competição que tenho memória é o vergonhoso Mundial da Coreia. Curiosamente do Euro 2000 não tenho qualquer lembrança, mas do França 98 a mascote da competição está bem presente na minha memória. Talvez existisse mais merchandising daquele Mundial na altura

.

No Euro2004 ganhei uma superstição, visto que os jogos com a Grécia foram os únicos que não vi no ecrã gigante da cidade. Por isso desde aí, nas grandes competições tento ver o jogo sempre nas mesmas condições em que ocorreram a primeira vitória nessa competição.

Neste Euro16 aconteceu a partir do jogo com a Hungria (não ganhamos, mas apuramo-nos e marcamos bastantes golos), até aí tinha vestido a camisola vermelha do Mundial 2014 no jogo com a Islândia, e a branca também desse mundial no jogo com a Áustria, sendo que neste último vi o jogo fora de casa. A partir da Hungria jogos sempre em casa, com o equipamento do Euro 2012 até à final por isso podem agradecer-me a vitória que eu estive para ir ver o jogo no ecrã gigante que a câmara da minha cidade montou para a final mas decidi levar a superstição até ao fim :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me bem desse. O Pauleta tava numa forma incrível na altura.

Não foi à toa que ele sentava o Nuno Gomes. O gajo era bom.

Quem nos dera agora ter um Pauleta e um Nuno Gomes. :lol:

Editado por Su1

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol da altura é tão diferente de agora ou a nossa visão é que mudou.

Compartilhar este post

Link para o post

Tínhamos o melhor jogador do mundo no mundial 2002

Tivemos a pior preparação do mundo. Aconteceu muita m*rda que espero que um dia venha à tona.

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol foi evoluindo. :) Para o bem e para o mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Tivemos a pior preparação do mundo. Aconteceu muita m*rda que espero que um dia venha à tona.

Eles não foram para Macau ou crl? Foram cheios de expectativas para o mundial e saiu tudo ao lado. A Coreia de Hiddink roubava tudo e todos.

Lembrei-me que tinha lá para casa algumas cartas de jogar do euro 2000.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

Tínhamos o melhor jogador do mundo no mundial 2002

mas estava com uma lesão muito complicada.

Contudo a recuperação da mesma podia ter sido agilizada com uma melhor preparação.

Compartilhar este post

Link para o post

E aquele mítico corte de cabelo do Fenómeno.

Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo. Meu deus. Brasil em 352 ou lá o que era. Grande Roque Junior.

Compartilhar este post

Link para o post

E o Deus Kleberson. Jogou bué no Mundial e depois foi para o United e nunca mais se ouviu falar dele LOL

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ao menos toda a gente que esteja nos 20 e qualquer coisa tem o Euro 2000 como primeiro grande momento. O jogo frente à Inglaterra, a mão do Abel Xavier... são coisas que ficam, que ainda se hoje se falam.

Isto. E os 3 sacos do Sérgio Conceição à Alemanha :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

E o Deus Kleberson. Jogou bué no Mundial e depois foi para o United e nunca mais se ouviu falar dele LOL

Verdade. Foi apresentado ao mesmo tempo que o Cristiano.

O Kleberson foi porque o Emerson lesionou-se, acho eu.

Compartilhar este post

Link para o post

E 2 dias depois volto a ouvir do mesmo tipo de pessoas que diziam que nunca mais iamos conquistar alguma coisa que Portugal teve sorte. Que nunca mais. Que mesmo quando confrontado com o percurso optimista das equipas de sub 17, 19 e 21 que foi porque "nos calhou bem" como foi este Euro.

11_2.gif

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das primeiras memórias que tenho é do golo do Ronaldinho de livre à Inglaterra no Mundial 2002. Na altura cheguei ao infantário às 7 ou 8h da manhã e estávamos todos excitados e aos saltos com o golo dele :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Infantário em 2002? :medinho:

Lembro-me bem do Rui Costa a chorar na expulsão mais absurda que vi em todos estes anos de futebol. Lembro-me de um jogo qualquer de qualificação em que o Figo teve de jogar a ponta-de-lança e o Fernando Couto marcou um golo, alguém se lembra de qual poderá ter sido? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Alonso.

Diogo, fala ai da tia experiencia do Mundial de 54

Compartilhar este post

Link para o post

Infantário em 2002? :medinho: Lembro-me bem do Rui Costa a chorar na expulsão mais absurda que vi em todos estes anos de futebol. Lembro-me de um jogo qualquer de qualificação em que o Figo teve de jogar a ponta-de-lança e o Fernando Couto marcou um golo, alguém se lembra de qual poderá ter sido? :mrgreen:

Vê se é esse

kBqZ5BD.png

Compartilhar este post

Link para o post

Infantário em 2002? :medinho:

Lembro-me bem do Rui Costa a chorar na expulsão mais absurda que vi em todos estes anos de futebol. Lembro-me de um jogo qualquer de qualificação em que o Figo teve de jogar a ponta-de-lança e o Fernando Couto marcou um golo, alguém se lembra de qual poderá ter sido? :mrgreen:

Porra, uma pessoa até perde vontade de comentar :mrgreen:

Diogo, fala ai da tia experiencia do Mundial de 54

Estás a confundir-me com o Desc. 8)

Sempre tive excelente memória e lembro-me de assistir ao teu FCP vs B.Munique que vos deu a 1ª Taça dos campeões Europeus ou o jogo com Penãrol (estava deitado no chão, em cima de um cobertor, e ia abrindo e fechando os olhos tal era o sono) :mrgreen:

Ah e ouvir o relato do teu Marselha contra o Benfica (o do golo do Vata com a mão)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...