Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexis Ren

Rio'16

Publicações recomendadas

Não é para cascar no Pimenta, mas tenho algumas dúvidas que as algas sejam um impeditivo assim tão grande. Alguém que perceba de canoagem pode confirmar ou desmentir?

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que seja, qualquer atrito adicional nota-se logo.

Mas lá está, é muito azar acontecer só a ele

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que seja, qualquer atrito adicional nota-se logo.

Mas lá está, é muito azar acontecer só a ele

Aconteceu a 4 atletas, sendo que pelo que ouvi hoje na transmissão, as 4 federações fizeram um protesto conjunto junto do Órgão que controla estas situações.

Compartilhar este post

Link para o post

O alemão Max Hoff e o René Poulsen da Dinamarca queixaram-se exactamente do mesmo problema do Fernando Pimenta. Acredito que seja um factor que afecte a performance do atleta.

Há aqui uma questão que me suscita dúvidas. Quando se queixam de falta de condições, reportam-se exactamente ao quê? Condições financeiras, recursos humanos ou infra-estruturas? É que se for esta última, e pelo que vou ouvindo ao longo das transmissões dos JO, não me parece que sirvam de grande desculpa. Fiquei a saber, por exemplo, que delegações suecas de canoagem e remo deslocam-se de propósito a Portugal para usufruírem do Centro de Alto Rendimento Desportivo de Montemor-o-Velho. O mesmo se passa nas modalidades do atletismo onde temos equipas estrangeiras a treinar no CAR do Jamor.

Falta de apoios financeiros, como relata o Rui Bragança, aí sim já consigo compreender.

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post

Já tu és medalha de ouro aí no teu sofá. Quem és tu para exigir o que quer que seja? Fosses assim tão exigente contigo mesmo e se calhar terias mais sucesso.

Não sei qual é o mal de se exigir algo, ainda para mais sabendo que alguns desses atletas recebem apoios do estado. E parece-me perfeitamente normal haver deceção no ar sabendo que havia atletas no top dos rankings europeus ou mundiais, nas suas modalidades, e que tiveram resultados que não coincidiram com a sua qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tu és medalha de ouro aí no teu sofá. Quem és tu para exigir o que quer que seja? Fosses assim tão exigente contigo mesmo e se calhar terias mais sucesso.

E para que saibas as algas não estavam lá apenas para o nosso, tanto que foram 3 os países que apresentaram protesto formal. Aplica alguma dessa exigência a ti próprio para te informares antes de mandares postas de pescada, e para dares menos pontapés na gramática também já agora.

Mas tu conheces-me de algum lado para saberes se eu tenho sucesso ou não? Por acaso tanto tenho que a minha empresa da emprego a 30 pessoas e cada uma delas sabe que queixar-se que não ganhamos a conta do cliente por razões externas ou desculpas.

Portugal é um pais de "minimos" com gente que gosta de responsabilizar sempre os outros pelo proprio insucesso. Temos uma estrategia de m*rda em relação a quem levamos e não levamos aos jogos olimpicos e isso não é de agora...andamos anos e anos a levar contigentes de 100 atletas para ganhar 1 medalha, os outros com os mesmos atletas ganham 10 medalhas, isto todos os 4 anos.

Damos poucas condições aos nossos atletas? De certeza que não nos podemos equiparar com as condições de paises como a Alemanha ou o UK. Mas são as condições assim tão más que nem com paises do terceiro mundo conseguimos competir? Lá esta, o pior cego é quele que não vê...

Obrigado pelo toque da gramatica...é sempre o mais importante numa discussão :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

o Pimenta podia ter todas a condições possíveis, rejeitou o Benfica (não estou a criticar).

Compartilhar este post

Link para o post

interessante que o outro que ganhou uma medalha de bronze se queixou do mesmo...porque o investimento e os patrocionios da modalida num pais como a republica dominicana...

é as algas, porque estavam la apenas para ele, é as desistencias na maratona, é o dizer que o 6º lugar já é como uma medalha

Estamos em 70º lugar na tabela das medalhas, porque todos os outros 69 dão todos condições e apoios excelentes aos seus atletas...como a Tailandia, Colombia, Uzbekistao, Indonesia, Armenia, Vietnam, Kosovo, Puerto Rico, Grenada...

Se fosse por uma questao de apoios e condições dadas aos atletas, a Arabia Saudita, Qatar e UAE tinham dezenas de medelhas e na realidade tem tantas ou menos do que nos

bananas é quem anda a seguir isto e a bater palmas a gente desta...

A típica comparação do (país) coitadinho.

Nem sei bem por onde começar mas... Desde há uns 20 anos para cá, começamos a ter alguma tradição no desporto, que não o futebol. Começa-mo-nos a destacar noutras modalidades que nem sequer pensávamos que tínhamos atletas (Já volto a este ponto) . Acontece que, em países de menor expressão ou mesmo de terceiro mundo, canalizam tudo e mais alguma coisa para obter um super resultado, daí Quénias, Etiopias e afins sacarem sempre ouros e pratas aos pares quando correm provas de fundo, maratonas, 5000m, 10000m, e como sabes, uma medalha de ouro tem bastante peso na tabela classificativa.

Voltando ao que estava a falar. Hoje, somos um país com grandes atletas espalhados por várias modalidades, onde esperamos resultados aka vitórias, mas não conseguimos, pois o "nosso foco" está apenas e só na bola. Sim, é por falta de apoios, meios que talvez não consigamos ouvir mais vezes o nosso hino. Temos muita malta que pratica desporto nas Universidades, que é bom, que tem potencial, mas não aproveitamos isso porque não há interesse em "patrocinar" e o que acontece com isso? Perdemos competitividade, profissionalismo e não menos importante, cultura desportiva.

Não te sintas visado com este desabfo, burkina.

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei qual é o mal de se exigir algo, ainda para mais sabendo que alguns desses atletas recebem apoios do estado. E parece-me perfeitamente normal haver deceção no ar sabendo que havia atletas no top dos rankings europeus ou mundiais, nas suas modalidades, e que tiveram resultados que não coincidiram com a sua qualidade.

Exactamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu a 4 atletas, sendo que pelo que ouvi hoje na transmissão, as 4 federações fizeram um protesto conjunto junto do Órgão que controla estas situações.

Não.

4 atletas apresentaram queixas, o que não quer dizer que não tenha acontecido a mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Marcelo sabe que o Burkina que dá emprego a 30 pessoas arranja-lhe logo uma condecoração.

Compartilhar este post

Link para o post

o Pimenta podia ter todas a condições possíveis, rejeitou o Benfica (não estou a criticar).

ele tem melhores condições onde está.

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguirem separar o trigo do joio do que o Burkina escreve, ele até diz umas verdades.

Compartilhar este post

Link para o post

até diz algo verdadeiro mas podemos mesmo exigir o ouro a alguém que está a tirar o curso de medicina, coisa que obviamente retira imenso tempo, enquanto outros países têm uma liga profissional de Taekwondo? isto para dar um exemplo

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguirem separar o trigo do joio do que o Burkina escreve, ele até diz umas verdades.

Claro que diz algumas verdades. Que a forma como o COP prepara os Jogos Olímpicos é uma vergonha, já se discute há imenso tempos. Que temos uma péssima estratégia de preparação para o Jogos Olímpicos não é novidade para ninguém.

Onde ele se estatela ao comprido é na cobrança disso mesmo aos atletas, que são os menos culpados. Nisso, na aplicação de fórmulas matemáticas para definição de objectivos (como se uma fórmula matemática conseguisse abranger toda a complexidade de factores que afectam uma competição desportiva e a performance dos atletas...) e na comparação surreal entre países. Houve um dia em que comparou Portugal com a Etiópia; os atletas etíopes têm características biológicas que lhes dão vantagem natural em determinadas provas que os nossos atletas não conseguem acompanhar nem que investíssemos neles o mesmo que na construção do Estádio da Luz. E isto vale para outras modalidades e países, também.

O problema do Burkina é o de muitos sujeitos que têm sucesso nas suas áreas profissionais, onde acredito que seja muito bom profissional, que é o de pensar que por terem sucesso aí são alguma espécie de génios cuja opinião em todos os assuntos é melhor do que a dos outros. E se os outros julgam que não o é, então é porque não são inteligentes o suficiente para alcançar a sua genialidade, pelo que a linha argumentativa é sempre a mesma, como se vê neste tópico. Mesmo que os argumentos sejam rebatidos e descredibilizados com argumentos.

Compartilhar este post

Link para o post

até diz algo verdadeiro mas podemos mesmo exigir o ouro a alguém que está a tirar o curso de medicina, coisa que obviamente retira imenso tempo, enquanto outros países têm uma liga profissional de Taekwondo? isto para dar um exemplo

tb convém lembrar que, muitas vezes, graças ao estatuto de atletas de alta competição entram em cursos que não conseguiriam pelas vias normais.

Compartilhar este post

Link para o post

O Burkina defende que um atleta que alcança os mínimos mas que, à partida, não tem nível para disputar as medalhas, não deve ir aos Jogos. Ok, é discutível, mas não é descabido.

De resto, quanto à questão da atitude dos atletas portugueses perante a prova (mais uma vez, uma opinião baseada em declarações infelizes feitas a quente após resultados menos bons), comparações com outros países (como se países de terceiro mundo não investissem no desporto, nem tivessem tradição em determinadas modalidades) etc etc, sobre isso nem sei o que dizer...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que diz algumas verdades. Que a forma como o COP prepara os Jogos Olímpicos é uma vergonha, já se discute há imenso tempos. Que temos uma péssima estratégia de preparação para o Jogos Olímpicos não é novidade para ninguém.

Onde ele se estatela ao comprido é na cobrança disso mesmo aos atletas, que são os menos culpados. Nisso, na aplicação de fórmulas matemáticas para definição de objectivos (como se uma fórmula matemática conseguisse abranger toda a complexidade de factores que afectam uma competição desportiva e a performance dos atletas...) e na comparação surreal entre países. Houve um dia em que comparou Portugal com a Etiópia; os atletas etíopes têm características biológicas que lhes dão vantagem natural em determinadas provas que os nossos atletas não conseguem acompanhar nem que investíssemos neles o mesmo que na construção do Estádio da Luz. E isto vale para outras modalidades e países, também.

O problema do Burkina é o de muitos sujeitos que têm sucesso nas suas áreas profissionais, onde acredito que seja muito bom profissional, que é o de pensar que por terem sucesso aí são alguma espécie de génios cuja opinião em todos os assuntos é melhor do que a dos outros. E se os outros julgam que não o é, então é porque não são inteligentes o suficiente para alcançar a sua genialidade, pelo que a linha argumentativa é sempre a mesma, como se vê neste tópico. Mesmo que os argumentos sejam rebatidos e descredibilizados com argumentos.

Primeiro eu não dou opiniao sobre todos os assuntos, apenas participo em 3 ou 4 topicos aqui no forum e se num deles é o meu "ganha pão" é obvio que sei do que estou a falar

O exemplo de Portugal e a Etiopia não é tão desparatado. É verdade que eles em corrida de fundo têm uma ajuda que não tem nada que ver com características biológicas, mas sim com a altitude a que grande parte do territorio esta. No entanto sabendo que não são bons/não tem condições para ter boas classificações, apresentam apenas um numero muito limitado de atletas fora do track & field. De resto volta a não ser tão desparatado porque apesar de ambos os paises terem mais de 40 milhoes de habitantes cada, a população que tem condições sequer de ir a escola (quanto mais de praticar desporto) é muito limitada. Eu sei porque já lá estive e especialmente Nairobi é um esgoto que não desejo a ninguem e qualquer outra parte do Kenya tirando Mombassa, tem sorte se tiver um hospital a funcionar.

De resto essa dos argumentos rebatidos ou descredibilizados...onde que argumentos?

E quanto à matematica, existem artigos de estudo entre medalhas e população, não fui eu que os inventei, de resto segundo a tua optica, nunca poderiamos comparar paises em nada...

GDP per capita? Epá mas em Portugal ganha-se menos do que no pais x

Portugal é o pais da UE-15 com mais acidentes rodoviarios? Epá mas temos de ter em conta a idade do parque automovel e a condição das estradas

Portugal é dos paises com mais creditos mal parados da Europa? Sim mas temos que ver que os bancos andaram quase a "oferecer" emprestimos a pessoas que não as podiam pagar

Podemos tirar as conclusões que quisermos de comparações entre paises, agora a verdade é que um pais com 11 milhões de habitantes que tem uma das 30 economias mais desenvolvidas do mundo ter ganho uma media de 2 medalhas de 4 em 4 anos é muuuito pouco

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu conheces-me de algum lado para saberes se eu tenho sucesso ou não? Por acaso tanto tenho que a minha empresa da emprego a 30 pessoas e cada uma delas sabe que queixar-se que não ganhamos a conta do cliente por razões externas ou desculpas.

Portugal é um pais de "minimos" com gente que gosta de responsabilizar sempre os outros pelo proprio insucesso. Temos uma estrategia de m*rda em relação a quem levamos e não levamos aos jogos olimpicos e isso não é de agora...andamos anos e anos a levar contigentes de 100 atletas para ganhar 1 medalha, os outros com os mesmos atletas ganham 10 medalhas, isto todos os 4 anos.

Damos poucas condições aos nossos atletas? De certeza que não nos podemos equiparar com as condições de paises como a Alemanha ou o UK. Mas são as condições assim tão más que nem com paises do terceiro mundo conseguimos competir? Lá esta, o pior cego é quele que não vê...

Obrigado pelo toque da gramatica...é sempre o mais importante numa discussão :facepalm:

Eu também já fui assim. De criticar os falhanços dos nossos atletas e falar de boca cheia, até me ter informado mais sobre as coisas. Se temos atletas que fazem o mínimo para se qualificarem vais impedi-los de irem?

Tendo em conta as condições dos nossos atletas não se pode exigir medalhas a torto e a direito. E até parece que temos historial nisso sequer lol. Enquanto que lá fora treinam duas vezes ao dia com acompanhamento e equipamentos especializados e muitas vezes com acesso a boas bolsas (principalmente universitárias), aqui treina-se nos tempos livres antes ou depois do trabalho/faculdade e a investir grande parte do seu dinheiro, seja para treinar ou competir.

Claro que há países que também não as têm e acabam por ganhar mais medalhas que nós, mas na sua grande maioria acabam por ser dentro do mesmo tipo de modalidade. Modalidade essa em que se aposta mais dentro desse país. A nossa é o futebol, fora isso temos um bocado de tudo. Temos muitos atletas a fazerem os mínimos nas mais diversas modalidades mas pouca especialização. Se fossem só os grandes favoritos participavam 10 em cada modalidade e tava feito.

E isso dos rankings nem sempre conta. É o mesmo que dizer que o Del Potro nunca na vida poderia ganhar uma medalha por estar no ranking 141. Nenhum de nós segue a época de taekwondo ou canoagem para saber se os rankings correspondem à actualidade, tipo o ranking da FIFA de selecções por exemplo lol. Não nos podemos deixar influenciar tanto por isso.

Se havia atletas bem posicionados para ganhar uma medalha e não ganharam? Sim, é verdade. Também fiquei desiludido mas já passei essa fase do criticar só porque sim. É óbvio que o Pimenta, Emanuel e João, e o Bragança, só para referir os mais recentes, deram tudo o que tinham. Eles queriam a medalha, bem mais do que nós. Eles lutam e sonham com isso durante 4 anos, já nós nem por 4 semanas.

E depois vêm pessoas mandar o seu bitaite que o Pimenta arranjou desculpas pelas algas, que o Sousa foi uma vergonha ter perdido com alguém 100 lugares atrás dele no ranking ou que a Telma foi fraquíssima mentalmente quando perdeu com a outra (e momentos depois já aplaudiam o bronze).

Compartilhar este post

Link para o post

O alemão Max Hoff e o René Poulsen da Dinamarca queixaram-se exactamente do mesmo problema do Fernando Pimenta. Acredito que seja um factor que afecte a performance do atleta.

Há aqui uma questão que me suscita dúvidas. Quando se queixam de falta de condições, reportam-se exactamente ao quê? Condições financeiras, recursos humanos ou infra-estruturas? É que se for esta última, e pelo que vou ouvindo ao longo das transmissões dos JO, não me parece que sirvam de grande desculpa. Fiquei a saber, por exemplo, que delegações suecas de canoagem e remo deslocam-se de propósito a Portugal para usufruírem do Centro de Alto Rendimento Desportivo de Montemor-o-Velho. O mesmo se passa nas modalidades do atletismo onde temos equipas estrangeiras a treinar no CAR do Jamor.

Falta de apoios financeiros, como relata o Rui Bragança, aí sim já consigo compreender.

90% das embarcações que estão nos jogos olímpicos são de origem portuguesa. (não sei ao certo o nome da empresa)

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que há países que também não as têm e acabam por ganhar mais medalhas que nós, mas na sua grande maioria acabam por ser dentro do mesmo tipo de modalidade. Modalidade essa em que se aposta mais dentro desse país. A nossa é o futebol, fora isso temos um bocado de tudo.

Por acaso concordo com isto.

E não sei se seria boa ideia se Portugal investisse mais em desportos nos quais temos mais condições para oferecer ou onde somos mais hábeis. Como os caribenhos fazem com atletismo, os de leste na ginastica/halterofilismo, etc. Se calhar é uma barbaridade e as federações de cada desporto iam andar à porrada por causa dos financiamentos. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

São da Nelo. Uma autêntica história de sucesso, grande visionário. Uma reportagem como deve de ser já se justificava.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...