Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Bola de Ouro France Football

Publicações recomendadas

Claro que não. Por exemplo, é estar um gajo plantado na área e fazer 100 golos por época, e ter um jogador que desequilibra e permite que esse faça os 100 golos, mas o que mete a bolinha lá dentro é que rendeu mais. Faz sentido.

É tipo aquela história de que o Suarez foi superior ao Messi na época passada. Estatísticas, estatísticas e mais estatísticas.

Reitero. Não há outra forma, OBJECTIVA de avaliar rendimento. Tens de ir aos números. Claro que não nos devemos ficar por aí, quando se trata de melhor do mundo, porque NÃO CONTA SÓ O RENDIMENTO.

Mas quem ouvir esta conversa, até pensa que o Ronaldo é um paradão lá à frente e nada faz, todos os golos que faz são de encostar e colhe os louros todos do mundo, e o Messi é um desgraçado que, correndo o campo todo, fintado tantos gajos como o Oliver (o anime), não colhe méritos nenhuns, ninguém o grama, e nunca obteve reconhecimento.

Eu sinceramente nunca percebi o porquê de esta polémica toda, durante estes anos todos. Seja qual for a nossa opinião/preferência pessoal, o que é facto, e sempre foi, é que eles não estão longe um do outro. Em todos os parâmetros, achievments, stats, influência, etc. Para os separar tem de ser por um pêlo a cada ano. E os titulos têm sido a grande diferença. tanto para ganhar o Messi, como o Ronaldo.

Nada de novo debaixo do sol, já dizia o Salomão há 3000 anos, não percebo porque se quer fazer desta vitória deste ano em concreto tão injusta e supostamente com critérios tão escabrosos. É o que tem sido, porque distinguir dois gajos de tal nivel tao estratosférico é muito dificil.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Claro que não. Por exemplo, é estar um gajo plantado na área e fazer 100 golos por época, e ter um jogador que desequilibra e permite que esse faça os 100 golos, mas o que mete a bolinha lá dentro é que rendeu mais. Faz sentido.

É tipo aquela história de que o Suarez foi superior ao Messi na época passada. Estatísticas, estatísticas e mais estatísticas.

Lá está a visão romântica do futebol, em que queremos que todos os jogadores participem em todas as fases do jogo, e sejam o mais completos possível no que toca a atributos técnicos, tácticos e psicológicos. Pena que nem toda a gente seja obrigada a ver o futebol da mesma forma, e dada a subjectividade do mesmo, procuram-se critérios objectivos para classificar os jogadores em termos de rendimento. O papel do Ronaldo no Real Madrid é diferente do papel do Messi no Barcelona. A tarefa do Ronaldo é marcar e assistir o mais possível, por isso é que os treinadores vão e vêm, e o estilo de jogo é basicamente o mesmo - partir da linha para o meio, desiquilibrar em velocidade e rematar à baliza sempre que possível. Foi para isso que ele treinou, que passou de um extremo driblador para um dos jogadores mais letais da história. E esse papel tem ajudado as suas equipas a conquistar títulos, que são, no fundo, a razão de ser do futebol. Ao Messi é pedido mais do que golos, é pedido que faça parte da construção, que ajude à circulação por todo o campo, que crie desiquilibrios em drible, etc. São ambos jogadores extraordinários mas distintos, que cumprem de forma excelente o seu papel, e cujo rendimento deve ser comparado levando em conta o contexto.

E já agora, só se fala em golos e assistências porque calha de os dois melhores jogadores do mundo serem aqueles que marcam mais e assistem mais. Se não fossem estes números extraordinários e a diferença entre os melhores jogadores fosse menor, talvez estivéssemos a discutir outros indicadores. Mas com uma diferença de qualidade não muito significativa entre os potenciais vencedores, iríamos sempre recorrer a estatísticas. Eu sei que isto pode fazer confusão a algumas pessoas, mas muito pouco daquilo que se vai passando em campo ao longo de 60 jogos não é transponível para números. ;)

Não são só números! E tu acabas por explicar isso mesmo. A forma como se chega ao golo é igualmente importante. Dai veres jogadores como o Silva, Iniesta ou Xavi com estatísticas normais, mas com uma preponderância na equipa praticamente ao nível dos melhores marcadores da equipa. Há inúmeros jogadores consagrados que apresentam números banais.

Não te esqueças que o Ronaldo já ganhou uma Bola de Ouro sem ter ganho nenhum título nesse ano! E acho que foi bem entregue porque jogou imenso e foi decisivo inúmeras vezes.

Depois é a tal coisa, o Ronaldo levou assim o Real às costas na Champions e Portugal no Euro? Não é algo tão fácil de decidir. É verdade que terminou ambas as competições com excelentes registos, mas, sejamos sérios, no Real Madrid não apareceu nas meias-finais e na final ( o que conta muito porque são os jogos de maior grau de dificuldade). Em relação ao Euro, fez dois bons jogos em seis e nem sequer decidiu a final. Sem falar que os adversários foram os que foram. Sei que há muitas pessoas a não concordarem com isto (e até percebo), mas, a meu ver, isto não é bem, bem, levar às costas. Foi muito importante, mas longe de se sobressair com tamanha evidência ao ponto de dizer que levou totalmente às costas. Parece-me que há alguma distância. E com isto estou a falar em jogo jogado e a não focar-me a 100% nos números.

Mas é só números, e não vai contra nada daquilo que disse. Podes avaliar um jogador através de estatísticas e obter um quadro fiel da importância que o jogador tem para a equipa - é errado assumir que estatísticas são só golos e assistências (a razão porque se fala mais destas do que outras é a enormidade dos valores que o Ronaldo e Messi apresentam época após época). E eu também nunca disse que o Ronaldo tinha levado o clube e selecção às costas, apenas que teve um papel central nas conquistas das suas equipas ;)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

O Messi é que não apareceu nas meias finais e na final o que, pegando nas tuas palavras, conta muito.

Por outro lado há que dar a mão à palmatória: o Messi decidiu a final da Copa América. Nesse ponto tens toda a razão.

Eu acho que o pessoal está a dar pouca importância a este post do Desc. O Messi pode ter jogado imenso, mas ou não esteve nos momentos decisivos (como a Liga dos Campeões), ou quando esteve falhou (Copa América). O Ronaldo, bem ou mal, esteve lá, marcou o penalty decisivo que o Messi falhou, marcou os golos que deram o apuramento da selecção na fase de grupos e o golo decisivo no apuramento para a final. Depois lesionou-se na final, acontece.

O ponto a reter é que tal como uma competição é muitas vezes decidida nos detalhes, este troféu também o é: nos títulos colectivos, na contribuição para os mesmos e pelo seu efeito nos momentos decisivos. O Ronaldo não falhou nenhum desses momentos, o Messi falhou-os todos. É a vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ninguém duvidava, desde Julho, do vencedor deste prémio. Prémio esse que é atribuído...pela opinião pessoal de uma porrada de jornalistas dos quatro cantos do mundo. Pela forma como quem atribui o prémio decide, normalmente, o Ronaldo ganhou em Julho. A parti daí, se é o melhor jogador do mundo, o melhor em 2016, o melhor do Real ou o melhor da sua rua...é subjectivo.

Se há quem venha para o futebol à procura de objectividade e verdades indesmentíveis, é bom que tenham trazido uma cadeira. Ou uma cama, que esperar deitado deve cansar menos. Se têm dificuldades em conceber essa realidade, descontraíam e apreciem mais isto. Não vale a pena levar um desporto de forma tão séria.

Compartilhar este post

Link para o post

Estando-me um bocado a cagar para a justiça do prémio, está a ser grande comeback por parte do Ronaldo. Isto em termos de Bolas de Ouro chegou a estar 4-1 para o Messi, e com tudo para assim continuar, mas a verdade é que agora está nuns equilibrados 5-4 e com o Ronaldo a conseguir fixar-se como o segundo jogador da história mais galardoado.

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que o Ronaldo muito raramente faz um bom jogo se não meter um golito. Passa completamente despercebido se não aparecer o nome dele nos marcadores. Mas como já disseram, o objetivo do futebol é o golo. Verdade. Mas é muito mais que isso, na forma como eu vejo futebol. Respeito quem vê o futebol assim, mas não me cabe na cabeça como se pode reduzir o maior espectáculo que existe a lances. Eu aprecio um jogo de 90 minutos. Se assim não fosse, via os resumos ou ia ao livescore.com e estava feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Com números é o Ronaldo, sem números é o Messi ou o Iniesta.

Plot twist: Em 2016 os números do Messi são:

Superiores aos do Ronaldo

Editado por Contador

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que os números do Ronaldo serviram para ganhar uma Champions e um Europeu, coisa pouca. E secalhar só não limpou o campeonato porque se começou a época sem treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Plot twist: Os números afinal:

Voltam a Conta(do)r!

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que os números do Ronaldo serviram para ganhar uma Champions e um Europeu, coisa pouca. E secalhar só não limpou o campeonato porque se começou a época sem treinador.

O Ronaldo não foi a figura do Real nem da seleção nos respetivos titulos.

E não quero contar os números desta vez em vez dos titulos. Porque nem os números nem os titulos mostram quem é o melhor jogador do mundo.

Editado por Contador

Compartilhar este post

Link para o post

O Ronaldo não foi a figura do Real nem da seleção nos respetivos titulos.

Portanto quem não for a figura de uma equipa(o que é discutivel obvio) não interessa para nada, got it.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto quem não for a figura de uma equipa(o que é discutivel obvio) não interessa para nada, got it.

Não, mas tu disseste que os números do Ronaldo serviram para ganahr um Europeu e uma Champions, se um jogador não é o mais importante da seleção na conquista de um trofeu como é que os números serviram para vencer o titulo? E no Real, acredito plenamente que os 10 golos marcados na fase de grupos da chapions tenham sido muito importantes na conquista do trofeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, mas tu disseste que os números do Ronaldo serviram para ganahr um Europeu e uma Champions, se um jogador não é o mais importante da seleção na conquista de um trofeu como é que os números serviram para vencer o titulo? E no Real, acredito plenamente que os 10 golos marcados na fase de grupos da chapions tenham sido muito importantes na conquista do trofeu.

Ronaldo foi o mais importante do Madrid(obvio) e foi dos mais importantes no Europeu, mas vindo de quem me metia o Ronaldo em 4 lugar o que é que estou para aqui a tentar debater? Mas é preciso ir buscar os teus posts de final de época? :funny:

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post

Ronaldo não foi a figura...foi o Bale e o Benzema que jogaram meia época. :D

Foi o Modric ou Casemiro tbm. Gostava de ler as opiniões dele sobre o Xavi e o Iniesta de 2009 a 2012, também foram os mais importantes de certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque nem os números nem os titulos mostram quem é o melhor jogador do mundo.

Então o que é?

Compartilhar este post

Link para o post

Então o que é?

O que se faz dentro de campo. Os números ajudam mas isso não mostra que um jogador foi melhor que outro.

O marega é o melhor jogador do campeonato?

Compartilhar este post

Link para o post

O que se faz dentro de campo. Os números ajudam mas isso não mostra que um jogador foi melhor que outro.

O marega é o melhor jogador do campeonato?

E o que é que se faz dentro de campo?

O tratador da relva é o melhor jogador do campeonato?

Compartilhar este post

Link para o post

Plot twist: Em 2016 os números do Messi são:

Superiores aos do Ronaldo

É-me igual. O prémio foi para o Ronaldo e até podia ter ido para outro, mas o melhor jogador é o Messi.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...