Poeira Publicado 13 Dezembro 2016 Ao dizeres que se dá demasiada importância, de certo modo estas a desvalorizar a importância do prémio. A questão é que ao ganhar a quarta, eleva o seu nome a um patamar ainda maior porque só o Messi conquistou mais. Nem Ronaldinho, nem Zidane, nem quem quer que seja têm mais do que ele. Só mesmo o Messi. É um boost enorme. De certa forma estou. Se o Lewandowski dá assim tanta importância ao que os jornalistas pensam dele, é lá com ele. É muito importante para o currículo, obviamente. Mas dado que toda a gente sabe que isto se discute entre dois jogadores, não sei o que é que os outros ganham em ficarem chateados por ficarem em 16º lugar, em vez de ficarem em 8º ou 9º. Se ele quer mesmo um prémio objectivo, onde se possam avaliar critérios, que marque mais golos, para lutar pela Bota de Ouro. Agora isto...isto é subjectivo. Vai dar no mesmo. Ronaldo e Messi é aquilo de que se vai falar daqui por 50 anos, quando se pensar em grandes jogadores e rivalidades na história do futebol. Nunca houve nada como isto. E agora, a rivalidade até já passou o seu pico. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 13 Dezembro 2016 Quais são os números do Ronaldo e do Messi este ano? Deduzo que o primeiro tenha jogado menos jogos, com os problemas de lesões. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 13 Dezembro 2016 Ronaldo: 51 golos e 17 assistências em 55 jogos, entre Real Madrid e selecção portuguesa. Messi: 59 golos e 33 assistências em 64 jogos, entre Barcelona e selecção argentina. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 13 Dezembro 2016 muito gosta o pessoal de numeros Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 13 Dezembro 2016 Melhor ano da carreira do Ronaldo em termos colectivos e pior ano em termos exibicionais, desde que divide bolas de ouro com o Messi. Não lhe dava o prémio, mas entendo que quem ganha uma Champions e um Europeu, para além dos números fantásticos que apresenta, seja um justo vencedor do prémio. Vencer 4 bolas de ouro, superando aquele que para mim vai ser, inevitavelmente, considerado o melhor jogador de todos os tempos, é inspirador. Ronaldo :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Dezembro 2016 Não acho que seja justo porque, a meu ver, houve jogadores mais decisivos durante este ano civil e é, de longe, a Bola de Ouro mais questionável dos últimos 9/10 anos. Não podia discordar mais com isto. Até foi daqueles anos em que poucas dúvidas restavam. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 13 Dezembro 2016 (editado) Os jornalistas portugueses podem votar em jogadores portugueses? edit: Parece que sim. http://cdn.record.xl.pt/2016-12/img_infografias$2016_12_13_08_40_44_1196594.jpg Editado 13 Dezembro 2016 por G1njas Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 13 Dezembro 2016 Eu achei estranho o caso do Lewa porque em 2015 ele ficou em quinto. E fez, quanto a mim, um pior ano que em 2016. Não faz sentido descer tantas posições. O Iniesta é o que é, jogadores como ele sao normalmente desvalorizados. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 13 Dezembro 2016 Patolicio, melhor do mundo. :prayer: Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 13 Dezembro 2016 Nem é por isso, para a Namíbia é o Pepe :mrgreen: É mais por não terem o Ronaldo, Messi, Suárez, Griezmann, Neymar no top3 :lol: Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 13 Dezembro 2016 Eu achei estranho o caso do Lewa porque em 2015 ele ficou em quinto. E fez, quanto a mim, um pior ano que em 2016. Não faz sentido descer tantas posições. O Iniesta é o que é, jogadores como ele sao normalmente desvalorizados. Acho que tirando o top 5, as outras posições são um bocado irrelevantes. O método de voto não é muito justo para quem está fora do grupo de favoritos à bola de ouro. Seria interessante se cada jornalista fizesse um top-10. Mas como cada um faz um top-3 e quase todos votaram nos mesmos jogadores, o resto do top é um bocado aleatório. Compartilhar este post Link para o post
kalakuka Publicado 13 Dezembro 2016 Como é que a Argélia nao poe o Mahrez no top 3? :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 13 Dezembro 2016 Porque não é a opinião deles. Isto é como quando te pedem para votar em coisas que os amigos fizeram para ganharem prémios mesmo que estejam um pedaço de m*rda. Há quem vote no que realmente gosta. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 13 Dezembro 2016 O Ronaldo será recordado como aquele que foi rival do Messi e não ganhou tanto quanto isso. Até se criará o mito: E se ele jogasse noutra liga ou no melhor clube de Espanha? Teria alcançado o mesmo patamar que o Messi, estou seguro. Até lá, e dentro da Liga em que joga, tem menor influência que o Aimar. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 13 Dezembro 2016 Pela primeira vez desde que começou o reinado Messi/Ronaldo, não concordo com a atribuição do prémio, mas pronto, algum dia tinha que acontecer :mrgreen: Parabéns ao Ronaldo, é mais um caneco para o seu impressionante currículo. Ontem, o Joaquim Rita deu show na SIC Notícias: desde chavões que não fazem qualquer sentido em 2016, como dizer que "Os adversários poupam mais o Messi do que o Ronaldo", e acabando com tiradas ressabiadas, como "Não se percebe o que é que este jogador, o Payet, está a fazer na lista...Deve ter sido pela entrada sobre o Ronaldo na final do Europeu, algum jornalista francês que não gosta muito do Ronaldo deve ter votado nele", houve um pouco de tudo :lol: E eu só vi sensivelmente meia hora, deve ter havido mais pérolas. Pergunto-me qual é a necessidade. Valeu pelo Aurélio Pereira e mesmo pela moderadora, que conseguiram elogiar o Ronaldo sem precisar de rebaixar os outros, nem de inventar coisas. Também gostei dos comentários equilibrados do Luís Freitas Lobo no Jogo Jogado, que foi o único comentador português, pelo menos dos que eu li/ouvi, a dizer algo que, para mim, é evidente: a Bola de Ouro também teria sido justa se tivesse caído para o Messi. Também disse que esperava não ser atacado por isso, mas que daria o prémio de melhor treinador ao Ranieri e não ao Fernando Santos. Como é que a Argélia nao poe o Mahrez no top 3? :estrelas: Porque acham que o Mahrez não foi um dos 3 melhores jogadores do mundo em 2016. Parece-me simples. Compartilhar este post Link para o post
SabezZ Publicado 13 Dezembro 2016 Ainda existe o Jogo Jogado? Há um bom par de anos ouvia isso e curtia muito. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 13 Dezembro 2016 (editado) Dá sim, e existe podcast: http://www.tsf.pt/programa/jogo-jogado/emissoes.html O Rosado é que enerva, às vezes. Editado 13 Dezembro 2016 por kareca Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 13 Dezembro 2016 Ainda existe o Jogo Jogado? Há um bom par de anos ouvia isso e curtia muito. Adoro jogo jogado. Sigo fielmente. Já dei por mim às segundas quando venho do trabalho a dar uma volta mais larga para ouvir o programa todo em directo. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 13 Dezembro 2016 E tu que foste à escola. :fake: Compartilhar este post Link para o post
AlBoorg Publicado 13 Dezembro 2016 Pela primeira vez desde que começou o reinado Messi/Ronaldo, não concordo com a atribuição do prémio, mas pronto, algum dia tinha que acontecer :mrgreen: Parabéns ao Ronaldo, é mais um caneco para o seu impressionante currículo. Ontem, o Joaquim Rita deu show na SIC Notícias: desde chavões que não fazem qualquer sentido em 2016, como dizer que "Os adversários poupam mais o Messi do que o Ronaldo", e acabando com tiradas ressabiadas, como "Não se percebe o que é que este jogador, o Payet, está a fazer na lista...Deve ter sido pela entrada sobre o Ronaldo na final do Europeu, algum jornalista francês que não gosta muito do Ronaldo deve ter votado nele", houve um pouco de tudo :lol: E eu só vi sensivelmente meia hora, deve ter havido mais pérolas. Pergunto-me qual é a necessidade. Valeu pelo Aurélio Pereira e mesmo pela moderadora, que conseguiram elogiar o Ronaldo sem precisar de rebaixar os outros, nem de inventar coisas. Também gostei dos comentários equilibrados do Luís Freitas Lobo no Jogo Jogado, que foi o único comentador português, pelo menos dos que eu li/ouvi, a dizer algo que, para mim, é evidente: a Bola de Ouro também teria sido justa se tivesse caído para o Messi. Também disse que esperava não ser atacado por isso, mas que daria o prémio de melhor treinador ao Ranieri e não ao Fernando Santos. Porque acham que o Mahrez não foi um dos 3 melhores jogadores do mundo em 2016. Parece-me simples. Já no jogo Porto - Leicester ele tinha referido isso. Para ele, o treinador do ano seria o Ranieri. O que eu concordo. Compartilhar este post Link para o post
OntheRadio Publicado 13 Dezembro 2016 Pela primeira vez desde que começou o reinado Messi/Ronaldo, não concordo com a atribuição do prémio, mas pronto, algum dia tinha que acontecer :mrgreen: Parabéns ao Ronaldo, é mais um caneco para o seu impressionante currículo. Ontem, o Joaquim Rita deu show na SIC Notícias: desde chavões que não fazem qualquer sentido em 2016, como dizer que "Os adversários poupam mais o Messi do que o Ronaldo", e acabando com tiradas ressabiadas, como "Não se percebe o que é que este jogador, o Payet, está a fazer na lista...Deve ter sido pela entrada sobre o Ronaldo na final do Europeu, algum jornalista francês que não gosta muito do Ronaldo deve ter votado nele", houve um pouco de tudo :lol: E eu só vi sensivelmente meia hora, deve ter havido mais pérolas. Pergunto-me qual é a necessidade. Valeu pelo Aurélio Pereira e mesmo pela moderadora, que conseguiram elogiar o Ronaldo sem precisar de rebaixar os outros, nem de inventar coisas. Também gostei dos comentários equilibrados do Luís Freitas Lobo no Jogo Jogado, que foi o único comentador português, pelo menos dos que eu li/ouvi, a dizer algo que, para mim, é evidente: a Bola de Ouro também teria sido justa se tivesse caído para o Messi. Também disse que esperava não ser atacado por isso, mas que daria o prémio de melhor treinador ao Ranieri e não ao Fernando Santos. O Rita como bom compatriota que é, nem sequer considerou o Messi para o top 3 :lol: Foi um ano mais "razoável" do Ronaldo a nível individual, mas conseguiu um excelente ano colectivo, por isso acho justa esta atribuição ao Ronaldo Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 13 Dezembro 2016 Já no jogo Porto - Leicester ele tinha referido isso. Para ele, o treinador do ano seria o Ranieri. O que eu concordo. Eu também :fixe: Mas achei refrescante ver um comentador a dar realmente a sua opinião sobre a votação. O Rita como bom compatriota que é, nem sequer considerou o Messi para o top 3 :lol: Estava a ouvir o senhor a falar e parecia que estava a ouvir alguns amigos meus, que os únicos jogos do Barcelona que vêem por ano são os Barcelona-Real Madrid e talvez a final da Champions, se o Barcelona lá chegar, mas depois têm muitas opiniões sobre o Messi e sobre o rendimento dele durante o ano. Chega a ser cómico. Compartilhar este post Link para o post
SabezZ Publicado 13 Dezembro 2016 Muito obrigado, Kareca! Já tenho com que me entreter. Era a única cena que realmente curtia ouvir sobre futebol. Discutia-se futebol e não polémicas. Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 14 Dezembro 2016 De certa forma estou. Se o Lewandowski dá assim tanta importância ao que os jornalistas pensam dele, é lá com ele. É muito importante para o currículo, obviamente. Mas dado que toda a gente sabe que isto se discute entre dois jogadores, não sei o que é que os outros ganham em ficarem chateados por ficarem em 16º lugar, em vez de ficarem em 8º ou 9º. Se ele quer mesmo um prémio objectivo, onde se possam avaliar critérios, que marque mais golos, para lutar pela Bota de Ouro. Agora isto...isto é subjectivo. Vai dar no mesmo. Ronaldo e Messi é aquilo de que se vai falar daqui por 50 anos, quando se pensar em grandes jogadores e rivalidades na história do futebol. Nunca houve nada como isto. E agora, a rivalidade até já passou o seu pico. Não estou a dizer que esta Bola de Ouro é decisiva para o que quer que seja no que diz respeito ao Ronaldo enquanto jogador. Ganhando esta ou não, a imagem dele não vai sair mudada pelo que já fez até agora. Agora, tal como disse ao Enzo, os prémios têm a sua importância e é óbvio que quando supera certos nomes neste parâmetro, é um boost assinalável para ele. Não vai mudar nada, mas é sempre um acréscimo muito bom para o Ronaldo quando nem Zidane, nem Ronaldinho, nem quer que seja alcançou tamanha façanha. Apenas o Messi. Referi que estavas a desvalorizar a Bola de Ouro, mas, aos olhos das pessoas, essa desvalorização não acontece. Há aspectos muito mais importantes, claro, porém, tem a sua importância. Não podia discordar mais com isto. Até foi daqueles anos em que poucas dúvidas restavam. Há muitos anos que um vencedor da Bola de Ouro não apresentava um rendimento tão duvidoso como neste ano. Muitas pessoas consideraram a atribuição ao Ronaldo injusta. A título de exemplo, tens o CMPT. E mesmo pela internet fora, do que me apercebi, nunca houve um verdadeiro consenso como houve nos anos anteriores. A par desta, talvez a do Messi, em 2010, é que tenha sofrido semelhante discórdia. Se te focares essencialmente nos votos dos jornalistas, tens a tua razão porque a diferença entre o primeiro e o segundo foi assinalável e, por isso, a vitória não sofreu contestação mas estava-me mais a focar na opinião do público em geral. Compartilhar este post Link para o post