pedritsh Publicado 15 Dezembro 2016 Fdc vocês andavam onde antes de 2010? xD Btw grande roubo o Messi ter ficado há frente do Ronaldo em 2007 :mrgreen: Em 2007 foi o último dos humanos. A distância entre o Messi e o Ronaldo foi de menos de 100 votos nesse ano. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 15 Dezembro 2016 (editado) Da seleção entre o Patricio e o duo defensivo. No Real gosto muito do Modric e do isco e podem atirar as pedras que quiserem mas o bale é neste momento mais jogador e mais importante para o Real que o Ronaldo. Mas ficará sempre na história os golos que ele marca por muito que não seja ele o mais importante na chegada desses golos. O Patrício não foi a figura da selecção, tal como Modric e Isco nunca o foram ou serão no Real. Até podem jogar melhor e ser mais decisivos, mas a figura em ambas é o Ronaldo. É dele que se fala, é nele que todos se focam, é ele a referência dos colegas e dos adversários; quando há um jogo de Portugal ou do Real Madrid, as pessoas perguntam quantos golos irá ele marcar, e se não marcar é isso que é notícia, o que não se aplica a qualquer outro jogador. O Bale pode passar dois ou três jogos sem marcar e ninguém se preocupa, mas se for o Ronaldo começa-se logo a falar em crise de golos, a imprensa começa a pesquisar quando foi a última vez que tal aconteceu e os adeptos/telespectadores passam o jogo a tomar atenção ao Ronaldo na expectativa de ver se volta aos golos. Ele é a referência em ambos, para o bem e para o mal. E isso é relevante quando a equipa da qual ele é a referência, ganha, e especialmente quando conquista troféus importantes, pois é ele quem tem esse peso. E é um peso, não sendo por acaso que alguns jogadores sucumbem quando têm de assumir essa responsabilidade. De qualquer forma, este ano, o Ronaldo teve esse fardo e venceu as duas competições mais importantes do mundo, tendo sido o melhor marcador numa (e marcando o penalty decisivo, tal como se pede ao melhor jogador do mundo) e tendo a sua quota parte no sucesso da selecção nacional na outra. Se foi o melhor jogador de uma ou de ambas as equipas, pah, acaba por ser irrelevante. Só o seria se tivesse sido um desastre, o que não foi: ele foi a referência de ambas e liderou-as aos dois troféus mais importantes. A Bola de Ouro não se destina a avaliar quem é, globalmente, o melhor jogador. Esse é o Messi, julgo que não haverá grandes dúvidas disso. Mas, no ano que agora está a terminar, quem se destacou foi o Ronaldo e as equipas em que está envolvido e das quais é a referência máxima. E assim sendo... Editado 15 Dezembro 2016 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 15 Dezembro 2016 Podia esperar esse post da maioria das pessoas, Puro, mas de ti... tanto chavão que está para aí, tanta exultação de feitos banais (marcou o penalti decisivo...). Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Dezembro 2016 Eu interpretei o post do Puro como partindo da perspectiva de quem normalmente vota nisto, ou pelo menos, de uma perspectiva próxima disso. E dessa perspectiva, de facto, ele tem razão. Compartilhar este post Link para o post
Takezo Publicado 15 Dezembro 2016 Podia esperar esse post da maioria das pessoas, Puro, mas de ti... tanto chavão que está para aí, tanta exultação de feitos banais (marcou o penalti decisivo...). O que ele disse sobre o penalty é verdade. Ele é a figura, ele é que marcou o penalty decisivo por ser a figura daquela equipa e isso para muita gente acaba por ser importante na imagem que fica marcada. Eu pelo menos, levei assim o que ele disse. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 15 Dezembro 2016 E não é isso que importa: a perspectiva de quem decide o troféu? :mrgreen: Como referi, globalmente o Messi será o melhor jogador, mas no âmbito da atribuição deste galardão o Ronaldo tem tudo a seu favor. E não ignores a importância desse penalty, Sousa, porque tem a sua relevância. Os grandes jogadores não falham nos momentos decisivos, e isso pode influenciar uma decisão. Tivesse o Ronaldo falhado aquele penalty e o Real perdido a Champions e, provavelmente, não era tido nem achado para esta Bola de Ouro. Principalmente se o Messi tem marcado aquele penalty na Copa América... Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 15 Dezembro 2016 Da seleção entre o Patricio e o duo defensivo. No Real gosto muito do Modric e do isco e podem atirar as pedras que quiserem mas o bale é neste momento mais jogador e mais importante para o Real que o Ronaldo. Mas ficará sempre na história os golos que ele marca por muito que não seja ele o mais importante na chegada desses golos. Será que isso não te diz algo sobre a qualidade de jogo da selecção quando as maiores figuras jogam no parâmetro defensivo? Numa equipa que fartou-se de ser criticada pelo futebol que praticava? Qual é o sentido de apontar o dedo ao Ronaldo quando os meio-campistas e avançados também não se mostraram ao mais alto nível? Quando ele até teve de adoptar uma posição menos favorável no campo porque não tínhamos melhores opções? Ou estamos em 2012 e achas que o Ronaldo devia pegar na bola no meio-campo e acelerar com ela até à baliza? Gostares do Modric e do Isco não faz deles as maiores figuras no Real Madrid. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 15 Dezembro 2016 E não é isso que importa: a perspectiva de quem decide o troféu? :mrgreen: Como referi, globalmente o Messi será o melhor jogador, mas no âmbito da atribuição deste galardão o Ronaldo tem tudo a seu favor. E não ignores a importância desse penalty, Sousa, porque tem a sua relevância. Os grandes jogadores não falham nos momentos decisivos, e isso pode influenciar uma decisão. Tivesse o Ronaldo falhado aquele penalty e o Real perdido a Champions e, provavelmente, não era tido nem achado para esta Bola de Ouro. Principalmente se o Messi tem marcado aquele penalty na Copa América... Sem dúvida. Mas só neste tópico há umas 20 perspectivas diferentes, pelo que é preciso ter bastante atenção quando se está a ler, para se perceber quem defende o quê. Eu ainda tive que ler duas ou três vezes o post :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Eden Hazard Publicado 15 Dezembro 2016 O Messi é que não apareceu nas meias finais e na final o que, pegando nas tuas palavras, conta muito. Por outro lado há que dar a mão à palmatória: o Messi decidiu a final da Copa América. Nesse ponto tens toda a razão. Ao escrever aquilo não estava a compara-lo com o Messi. Estava a falar unicamente no Ronaldo. O Elliot referiu que golos dele levaram as equipas a ganharem a Champions e Euro. Expliquei-lhe que não vejo as coisas de uma forma tão linear como essa. E com isto não estou a dizer que não foi importante. Só que não se sobressaiu comparando com os outros jogadores. O Messi teve a infelicidade de tanto a selecção como o Barcelona não terem ganho as respectivas eliminatórias. É ai que reside a diferença, na minha opinião. Porque tanto ele como o Ronaldo desapareceram em grande parte dos momentos das duas maiores competições em que estavam inseridos. O colectivo onde o Ronaldo estava inserido é que se sobressaiu e não o do Messi. O Messi no campeonato, onde foi peça vital junto com a Taça do Rei, tem jogado tanto, tanto, que é impossível dizer que o Ronaldo individualmente equivaleu-se. O argentino jogou muito mais futebol e revelou-se um jogador muito mais completo. A sorte do Ronaldo é que o colectivo das equipas onde joga sobressaiu-se, enquanto que o do Messi foi ao contrário. Agora, entendo quem veja as coisas de modo diferente e que não concorde com o que está aqui escrito. Eu próprio referi isso nesse post. Mas é só números, e não vai contra nada daquilo que disse. Podes avaliar um jogador através de estatísticas e obter um quadro fiel da importância que o jogador tem para a equipa - é errado assumir que estatísticas são só golos e assistências (a razão porque se fala mais destas do que outras é a enormidade dos valores que o Ronaldo e Messi apresentam época após época). E eu também nunca disse que o Ronaldo tinha levado o clube e selecção às costas, apenas que teve um papel central nas conquistas das suas equipas ;) Isso é verdade. Estava-me a cingir aos golos e assistências, que são os números mais falados, mas há muitas, embora estas sejam as que saltam mais à vista. Agora, esquecendo as outras porque ninguém se vai dar ao trabalho de analisar isso, não se deve focar apenas nos golos e assistências. Reformulando: O futebol não são apenas esses dois números. Até lá há um processo que também é muito importante. E é nesse processo que o Ronaldo actualmente fica àquem e infelizmente parece que a tendência é para regredir cada vez mais. Tens razão. Não disseste. Estive a reler os teus posts e o que referiste foi o seguinte: A partir do momento em que no futebol, para se ganhar jogos, é preciso marcar mais golos que o adversário, o jogador que faz uma quantidade monstruosa de golos (e fez também imensas assistências) e que leva as suas equipas a vencer duas das principais competições a nível mundial tem de merecer o prémio. Quando li o 'leva', o meu cérebro associou logo àquilo. :lol: De qualquer modo, o que disse a seguir, apesar de não teres dito exactamente aquilo que pensava, mantêm-se. Atenção que, como disse no post, percebo quem veja isto de maneira diferente. O erro é dizeres algo que faz todo o sentido mas na pratica não o fazeres, porque depois dizes isto: Desde Março ou Abril que o Ronaldo andava aos papéis com lesões e lembro-me que muitos duvidavam que jogasse as meias-finais e final da Liga dos Campeões. No Europeu a dúvida manteve-se, culminando com o colapso do joelho depois de uma entrada bem feia do Payet. Os números mostram que o Ronaldo efectivamente participou nestes jogos mas não mostram que ele andava a jogar condicionado. Se os números não interessam para tudo, porque é que ignoras isto? Mas o Ronaldo não decidiu a final! Que raio de argumento é este quando o homem foi forçado a sair do jogo nem meia-hora de jogo tinha passado? :estrelas: O Europeu do Ronaldo foi decente no meio daquela mediocridade toda. Foi importante na vitória do troféu, pois sem ele nunca na vida teríamos virado o jogo frente à Hungria. E estas a dizer isso das lesões porquê? Não se pode pensar da forma: "se não estivesse lesionado, seria diferente." Seria? Claro. Para melhor? Não sei. Mas isso é irrelevante! Deve-se cingir ao que se passou dentro de campo. Se teve lesão ou não, não conta porque não se deve definir uma ideia com uma suposição do que seria caso o Ronaldo não estivesse lesionado. Tem de se focar naquilo que aconteceu. O Ronaldo foi importante. Não estou a discutir isso, mas não foi o que mais se destacou nem foi exclusivamente graças a ele que Portugal ganhou o Euro. O Nani, Pepe e o Patrício foram igualmente preponderantes. Fez dois bons jogos, mas para o estatuto de melhor jogador da competição não sabe assim a tanto. Quando se falou mais do que ele fez fora do relvado do que dentro dele.... Disse isso porque deduzi dos posts do Elliot que tinha referido que o Ronaldo tinha levado Portugal às costas. Já reparei que ele não escreveu estas palavras e já lhe expliquei. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 15 Dezembro 2016 (editado) Ao escrever aquilo não estava a compara-lo com o Messi. Estava a falar unicamente no Ronaldo. O Elliot referiu que golos dele levaram as equipas a ganharem a Champions e Euro. Expliquei-lhe que não vejo as coisas de uma forma tão linear como essa. E com isto não estou a dizer que não foi importante. Só que não se sobressaiu comparando com os outros jogadores. O Messi teve a infelicidade de tanto a selecção como o Barcelona não terem ganho as respectivas eliminatórias. É ai que reside a diferença, na minha opinião. Porque tanto ele como o Ronaldo desapareceram em grande parte dos momentos das duas maiores competições em que estavam inseridos. O colectivo onde o Ronaldo estava inserido é que se sobressaiu e não o do Messi. O Messi no campeonato, onde foi peça vital junto com a Taça do Rei, tem jogado tanto, tanto, que é impossível dizer que o Ronaldo individualmente equivaleu-se. O argentino jogou muito mais futebol e revelou-se um jogador muito mais completo. A sorte do Ronaldo é que o colectivo das equipas onde joga sobressaiu-se, enquanto que o do Messi foi ao contrário. Agora, entendo quem veja as coisas de modo diferente e que não concorde com o que está aqui escrito. Eu próprio referi isso nesse post. Claro que o estavas a comparar com o Messi. Não tens feito outra coisa. E gosto particularmente desse argumento que o Ronaldo teve sorte por estar inserido nos coletivos do Real Madrid e de Portugal enquanto que o Messi foi infeliz por estar nos coletivos do Barcelona e da Argentina. Pobre Messi, que tem o supremo azar de ser a maior figura de uma das duas únicas seleções de qualidade verdadeiramente superior da América do Sul enquanto que o Ronaldo tem a suprema sorte de ser uma figura secundária numa seleção de 2ª linha da Europa que alcançou em 2016 um feito para muitos considerado impossível. Se a Argentina não ganha a Copa América muito por culpa de um penalty falhado pelo Messi, a responsabilidade é dos seus colegas. Se o Real Madrid ganha a Liga dos Campeões muito por culpa de um penalty convertido pelo Ronaldo, a responsabilidade é dos seus colegas. Se fosse ao contrário imagino o que se diria... :lol: Dizes que entendes quem veja as coisas de modo diferente mas isso não te impediu de dizer que "Não acho que seja justo porque, a meu ver, houve jogadores mais decisivos durante este ano civil e é, de longe, a Bola de Ouro mais questionável dos últimos 9/10 anos." E estamos a falar, seguramente, de uma das maiores diferenças entre os dois primeiros classificados em termos de votos dos últimos 9/10 anos. Editado 15 Dezembro 2016 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 15 Dezembro 2016 Essa da Argentina não ganhar a CA muito por culpa do penalty do Messi também deve ser uma piada oh velhote. É que ele falha o penalty e as coisas ficam exatamente como estavam antes de começar o desempate por penaltys . Mas já lá atrás falaste em penalty decisivo e vi logo que era um devaneio teu, quando o homem marca o 1º penalty do lado argentino e deixou as coisas tal e qual como estavam no ponto de partida. Quem falhou o penalty decisivo da Argentina foi o Biglia, não foi o Messi. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 15 Dezembro 2016 O que ele disse sobre o penalty é verdade. Ele é a figura, ele é que marcou o penalty decisivo por ser a figura daquela equipa e isso para muita gente acaba por ser importante na imagem que fica marcada. Eu pelo menos, levei assim o que ele disse. E depois em 2012 nem chega à vez dele lol Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 15 Dezembro 2016 O Ronaldo ganha por causa dos títulos que venceu e pelo facto de coletivamente, as coisas não lhe poderem correr melhor. A forma como o Real ganha a Champions após grandes penalidades, depois de apanhar equipas acessíveis como o Wolfsburgo, enquanto o Atlético eliminava as duas melhores equipas do mundo é exemplo disso. A forma como Portugal ganha o Europeu, passando em terceiro lugar com 3 pontos e apanhando equipas estreantes em europeus nas meias-finais, é outro. Um jogador que nos últimos anos tem sido alvo de chacota pelo público em geral, resolver mandar um bilhete e dar um Europeu a Portugal, outro é. Mérito? Óbvio que tem. Muito. Os melhores são aqueles que nos momentos decisivos assumem e resolvem. E em termos mentais, posso afirmar que o Ronaldo é provavelmente o melhor futebolista de sempre. A ambição que demonstra reflete-se e de que maneira no seu sucesso. E é por isto que eu o admiro. Mas só quem ficou parado no tempo pode afirmar que o Ronaldo foi o melhor jogador do mundo em 2016. Isto faz com que a atribuição da Bola de Ouro seja injusta? Não, de todo. A diferença de votos em relação aos restantes jogadores ilustra isso, precisamente. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 15 Dezembro 2016 Essa da Argentina não ganhar a CA muito por culpa do penalty do Messi também deve ser uma piada oh velhote. É que ele falha o penalty e as coisas ficam exatamente como estavam antes de começar o desempate por penaltys . Mas já lá atrás falaste em penalty decisivo e vi logo que era um devaneio teu, quando o homem marca o 1º penalty do lado argentino e deixou as coisas tal e qual como estavam no ponto de partida. Quem falhou o penalty decisivo da Argentina foi o Biglia, não foi o Messi. Quer isso dizer que se o Messi tivesse concretizado o seu penalty nada seria diferente. Percebido. Mas só quem ficou parado no tempo pode afirmar que o Ronaldo foi o melhor jogador do mundo em 2016. Mais um que também aceita as opiniões contrárias às suas. É um prazer esgrimir argumentos com quem se comporta de forma tão cordial e compreensiva. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 15 Dezembro 2016 Mais um que também aceita as opiniões contrárias às suas. É um prazer esgrimir argumentos com quem se comporta de forma tão cordial e compreensiva. O que vês ali que te indicie isso que estás a insinuar? :) O facto de achar que quem tem essa opinião está, a meu ver, alheado da realidade atual, nada tem a ver com a aceitação ou não da mesma. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 15 Dezembro 2016 O que vês ali que te indicie isso que estás a insinuar? :) O facto de achar que quem tem essa opinião está, a meu ver, alheado da realidade atual, nada tem a ver com a aceitação ou não da mesma. Quando alguém me diz a respeito de uma opinião que "parece que estás parado no tempo" isso não me indica que essa pessoa considera a minha opinião válida. Talvez para ti as palavras tenham outro peso... Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 15 Dezembro 2016 A Bola de Ouro não se destina a avaliar quem é, globalmente, o melhor jogador. Esse é o Messi, julgo que não haverá grandes dúvidas disso. Mas, no ano que agora está a terminar, quem se destacou foi o Ronaldo e as equipas em que está envolvido e das quais é a referência máxima. E assim sendo... é exactamente isto que eu penso. é uma coisa anual. é escolher o melhor num determinado ano. O melhor, se os pusermos um ao lado do outro é o Messi. Quer isso dizer que, por isso, ganha todos os anos por inerência? Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 15 Dezembro 2016 Quer isso dizer que se o Messi tivesse concretizado o seu penalty nada seria diferente. Percebido. Não sei se seria diferente ou não. Não sou vidente. Agora quereres rotular o penalty dele de decisivo é que não é verdade. Se ele tem marcado a Argentina ganha? Não. Punha-se em vantagem por 1-0 nos penalties, nada mais do que isso. No ano anterior fez o que lhe competia e marcou o dele o desfecho foi igual com o Chile a ganhar, portanto se no ano anterior o penalty dele não foi decisivo, também não estou a ver porque é que este ano foi decisivo. Ele falhou e o desempate cifrou-se no 0-0, a Argentina tanto podia ganhar como podia perder. Perdeu, porque o Biglia ( este sim ) falhou o penalty decisivo na série. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 16 Dezembro 2016 Também gostei dos comentários equilibrados do Luís Freitas Lobo no Jogo Jogado, que foi o único comentador português, pelo menos dos que eu li/ouvi, a dizer algo que, para mim, é evidente: a Bola de Ouro também teria sido justa se tivesse caído para o Messi. Também disse que esperava não ser atacado por isso, mas que daria o prémio de melhor treinador ao Ranieri e não ao Fernando Santos. Não sei se foi essa a causa, mas Luís Freitas Lobo / Planeta do Futebol 1 h · O meu Planeta do Futebol deixará hoje de estar aqui. Continuará sempre a existir mas não num espaço onde definitivamente eu não respiro. Estarei sempre onde estiver quem goste de futebol. Grande abraço a todos Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 16 Dezembro 2016 Facebook. Deve continuar só no site dele. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 16 Dezembro 2016 Eu acho que o Ranieri merece mais que o FS. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 16 Dezembro 2016 Para mim era o FS que ganhava. Euro > BPL 8) Compartilhar este post Link para o post