Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Bola de Ouro France Football

Publicações recomendadas

Fdc vocês andavam onde antes de 2010? xD

Btw grande roubo o Messi ter ficado há frente do Ronaldo em 2007 :mrgreen:

Em 2007 foi o último dos humanos.

A distância entre o Messi e o Ronaldo foi de menos de 100 votos nesse ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Da seleção entre o Patricio e o duo defensivo. No Real gosto muito do Modric e do isco e podem atirar as pedras que quiserem mas o bale é neste momento mais jogador e mais importante para o Real que o Ronaldo. Mas ficará sempre na história os golos que ele marca por muito que não seja ele o mais importante na chegada desses golos.

O Patrício não foi a figura da selecção, tal como Modric e Isco nunca o foram ou serão no Real. Até podem jogar melhor e ser mais decisivos, mas a figura em ambas é o Ronaldo. É dele que se fala, é nele que todos se focam, é ele a referência dos colegas e dos adversários; quando há um jogo de Portugal ou do Real Madrid, as pessoas perguntam quantos golos irá ele marcar, e se não marcar é isso que é notícia, o que não se aplica a qualquer outro jogador. O Bale pode passar dois ou três jogos sem marcar e ninguém se preocupa, mas se for o Ronaldo começa-se logo a falar em crise de golos, a imprensa começa a pesquisar quando foi a última vez que tal aconteceu e os adeptos/telespectadores passam o jogo a tomar atenção ao Ronaldo na expectativa de ver se volta aos golos.

Ele é a referência em ambos, para o bem e para o mal. E isso é relevante quando a equipa da qual ele é a referência, ganha, e especialmente quando conquista troféus importantes, pois é ele quem tem esse peso. E é um peso, não sendo por acaso que alguns jogadores sucumbem quando têm de assumir essa responsabilidade. De qualquer forma, este ano, o Ronaldo teve esse fardo e venceu as duas competições mais importantes do mundo, tendo sido o melhor marcador numa (e marcando o penalty decisivo, tal como se pede ao melhor jogador do mundo) e tendo a sua quota parte no sucesso da selecção nacional na outra. Se foi o melhor jogador de uma ou de ambas as equipas, pah, acaba por ser irrelevante. Só o seria se tivesse sido um desastre, o que não foi: ele foi a referência de ambas e liderou-as aos dois troféus mais importantes.

A Bola de Ouro não se destina a avaliar quem é, globalmente, o melhor jogador. Esse é o Messi, julgo que não haverá grandes dúvidas disso. Mas, no ano que agora está a terminar, quem se destacou foi o Ronaldo e as equipas em que está envolvido e das quais é a referência máxima. E assim sendo...

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post

Podia esperar esse post da maioria das pessoas, Puro, mas de ti... tanto chavão que está para aí, tanta exultação de feitos banais (marcou o penalti decisivo...).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu interpretei o post do Puro como partindo da perspectiva de quem normalmente vota nisto, ou pelo menos, de uma perspectiva próxima disso. E dessa perspectiva, de facto, ele tem razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Podia esperar esse post da maioria das pessoas, Puro, mas de ti... tanto chavão que está para aí, tanta exultação de feitos banais (marcou o penalti decisivo...).

O que ele disse sobre o penalty é verdade. Ele é a figura, ele é que marcou o penalty decisivo por ser a figura daquela equipa e isso para muita gente acaba por ser importante na imagem que fica marcada. Eu pelo menos, levei assim o que ele disse.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é isso que importa: a perspectiva de quem decide o troféu? :mrgreen:

Como referi, globalmente o Messi será o melhor jogador, mas no âmbito da atribuição deste galardão o Ronaldo tem tudo a seu favor. E não ignores a importância desse penalty, Sousa, porque tem a sua relevância. Os grandes jogadores não falham nos momentos decisivos, e isso pode influenciar uma decisão. Tivesse o Ronaldo falhado aquele penalty e o Real perdido a Champions e, provavelmente, não era tido nem achado para esta Bola de Ouro. Principalmente se o Messi tem marcado aquele penalty na Copa América...

Compartilhar este post

Link para o post
Da seleção entre o Patricio e o duo defensivo. No Real gosto muito do Modric e do isco e podem atirar as pedras que quiserem mas o bale é neste momento mais jogador e mais importante para o Real que o Ronaldo. Mas ficará sempre na história os golos que ele marca por muito que não seja ele o mais importante na chegada desses golos.

Será que isso não te diz algo sobre a qualidade de jogo da selecção quando as maiores figuras jogam no parâmetro defensivo? Numa equipa que fartou-se de ser criticada pelo futebol que praticava?

Qual é o sentido de apontar o dedo ao Ronaldo quando os meio-campistas e avançados também não se mostraram ao mais alto nível? Quando ele até teve de adoptar uma posição menos favorável no campo porque não tínhamos melhores opções? Ou estamos em 2012 e achas que o Ronaldo devia pegar na bola no meio-campo e acelerar com ela até à baliza?

Gostares do Modric e do Isco não faz deles as maiores figuras no Real Madrid.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é isso que importa: a perspectiva de quem decide o troféu? :mrgreen:

Como referi, globalmente o Messi será o melhor jogador, mas no âmbito da atribuição deste galardão o Ronaldo tem tudo a seu favor. E não ignores a importância desse penalty, Sousa, porque tem a sua relevância. Os grandes jogadores não falham nos momentos decisivos, e isso pode influenciar uma decisão. Tivesse o Ronaldo falhado aquele penalty e o Real perdido a Champions e, provavelmente, não era tido nem achado para esta Bola de Ouro. Principalmente se o Messi tem marcado aquele penalty na Copa América...

Sem dúvida. Mas só neste tópico há umas 20 perspectivas diferentes, pelo que é preciso ter bastante atenção quando se está a ler, para se perceber quem defende o quê. Eu ainda tive que ler duas ou três vezes o post :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Messi é que não apareceu nas meias finais e na final o que, pegando nas tuas palavras, conta muito.

Por outro lado há que dar a mão à palmatória: o Messi decidiu a final da Copa América. Nesse ponto tens toda a razão.

Ao escrever aquilo não estava a compara-lo com o Messi. Estava a falar unicamente no Ronaldo. O Elliot referiu que golos dele levaram as equipas a ganharem a Champions e Euro. Expliquei-lhe que não vejo as coisas de uma forma tão linear como essa. E com isto não estou a dizer que não foi importante. Só que não se sobressaiu comparando com os outros jogadores.

O Messi teve a infelicidade de tanto a selecção como o Barcelona não terem ganho as respectivas eliminatórias. É ai que reside a diferença, na minha opinião. Porque tanto ele como o Ronaldo desapareceram em grande parte dos momentos das duas maiores competições em que estavam inseridos. O colectivo onde o Ronaldo estava inserido é que se sobressaiu e não o do Messi.

O Messi no campeonato, onde foi peça vital junto com a Taça do Rei, tem jogado tanto, tanto, que é impossível dizer que o Ronaldo individualmente equivaleu-se. O argentino jogou muito mais futebol e revelou-se um jogador muito mais completo. A sorte do Ronaldo é que o colectivo das equipas onde joga sobressaiu-se, enquanto que o do Messi foi ao contrário.

Agora, entendo quem veja as coisas de modo diferente e que não concorde com o que está aqui escrito. Eu próprio referi isso nesse post.

Mas é só números, e não vai contra nada daquilo que disse. Podes avaliar um jogador através de estatísticas e obter um quadro fiel da importância que o jogador tem para a equipa - é errado assumir que estatísticas são só golos e assistências (a razão porque se fala mais destas do que outras é a enormidade dos valores que o Ronaldo e Messi apresentam época após época). E eu também nunca disse que o Ronaldo tinha levado o clube e selecção às costas, apenas que teve um papel central nas conquistas das suas equipas ;)

Isso é verdade. Estava-me a cingir aos golos e assistências, que são os números mais falados, mas há muitas, embora estas sejam as que saltam mais à vista. Agora, esquecendo as outras porque ninguém se vai dar ao trabalho de analisar isso, não se deve focar apenas nos golos e assistências. Reformulando: O futebol não são apenas esses dois números. Até lá há um processo que também é muito importante. E é nesse processo que o Ronaldo actualmente fica àquem e infelizmente parece que a tendência é para regredir cada vez mais.

Tens razão. Não disseste. Estive a reler os teus posts e o que referiste foi o seguinte:

A partir do momento em que no futebol, para se ganhar jogos, é preciso marcar mais golos que o adversário, o jogador que faz uma quantidade monstruosa de golos (e fez também imensas assistências) e que leva as suas equipas a vencer duas das principais competições a nível mundial tem de merecer o prémio.

Quando li o 'leva', o meu cérebro associou logo àquilo. :lol:

De qualquer modo, o que disse a seguir, apesar de não teres dito exactamente aquilo que pensava, mantêm-se. Atenção que, como disse no post, percebo quem veja isto de maneira diferente.

O erro é dizeres algo que faz todo o sentido mas na pratica não o fazeres, porque depois dizes isto:

Desde Março ou Abril que o Ronaldo andava aos papéis com lesões e lembro-me que muitos duvidavam que jogasse as meias-finais e final da Liga dos Campeões. No Europeu a dúvida manteve-se, culminando com o colapso do joelho depois de uma entrada bem feia do Payet.

Os números mostram que o Ronaldo efectivamente participou nestes jogos mas não mostram que ele andava a jogar condicionado. Se os números não interessam para tudo, porque é que ignoras isto?

Mas o Ronaldo não decidiu a final! Que raio de argumento é este quando o homem foi forçado a sair do jogo nem meia-hora de jogo tinha passado? :estrelas:

O Europeu do Ronaldo foi decente no meio daquela mediocridade toda. Foi importante na vitória do troféu, pois sem ele nunca na vida teríamos virado o jogo frente à Hungria.

E estas a dizer isso das lesões porquê? Não se pode pensar da forma: "se não estivesse lesionado, seria diferente." Seria? Claro. Para melhor? Não sei. Mas isso é irrelevante! Deve-se cingir ao que se passou dentro de campo. Se teve lesão ou não, não conta porque não se deve definir uma ideia com uma suposição do que seria caso o Ronaldo não estivesse lesionado. Tem de se focar naquilo que aconteceu.

O Ronaldo foi importante. Não estou a discutir isso, mas não foi o que mais se destacou nem foi exclusivamente graças a ele que Portugal ganhou o Euro. O Nani, Pepe e o Patrício foram igualmente preponderantes. Fez dois bons jogos, mas para o estatuto de melhor jogador da competição não sabe assim a tanto. Quando se falou mais do que ele fez fora do relvado do que dentro dele....

Disse isso porque deduzi dos posts do Elliot que tinha referido que o Ronaldo tinha levado Portugal às costas. Já reparei que ele não escreveu estas palavras e já lhe expliquei.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao escrever aquilo não estava a compara-lo com o Messi. Estava a falar unicamente no Ronaldo. O Elliot referiu que golos dele levaram as equipas a ganharem a Champions e Euro. Expliquei-lhe que não vejo as coisas de uma forma tão linear como essa. E com isto não estou a dizer que não foi importante. Só que não se sobressaiu comparando com os outros jogadores.

O Messi teve a infelicidade de tanto a selecção como o Barcelona não terem ganho as respectivas eliminatórias. É ai que reside a diferença, na minha opinião. Porque tanto ele como o Ronaldo desapareceram em grande parte dos momentos das duas maiores competições em que estavam inseridos. O colectivo onde o Ronaldo estava inserido é que se sobressaiu e não o do Messi.

O Messi no campeonato, onde foi peça vital junto com a Taça do Rei, tem jogado tanto, tanto, que é impossível dizer que o Ronaldo individualmente equivaleu-se. O argentino jogou muito mais futebol e revelou-se um jogador muito mais completo. A sorte do Ronaldo é que o colectivo das equipas onde joga sobressaiu-se, enquanto que o do Messi foi ao contrário.

Agora, entendo quem veja as coisas de modo diferente e que não concorde com o que está aqui escrito. Eu próprio referi isso nesse post.

Claro que o estavas a comparar com o Messi. Não tens feito outra coisa.

E gosto particularmente desse argumento que o Ronaldo teve sorte por estar inserido nos coletivos do Real Madrid e de Portugal enquanto que o Messi foi infeliz por estar nos coletivos do Barcelona e da Argentina. Pobre Messi, que tem o supremo azar de ser a maior figura de uma das duas únicas seleções de qualidade verdadeiramente superior da América do Sul enquanto que o Ronaldo tem a suprema sorte de ser uma figura secundária numa seleção de 2ª linha da Europa que alcançou em 2016 um feito para muitos considerado impossível. Se a Argentina não ganha a Copa América muito por culpa de um penalty falhado pelo Messi, a responsabilidade é dos seus colegas. Se o Real Madrid ganha a Liga dos Campeões muito por culpa de um penalty convertido pelo Ronaldo, a responsabilidade é dos seus colegas. Se fosse ao contrário imagino o que se diria... :lol:

Dizes que entendes quem veja as coisas de modo diferente mas isso não te impediu de dizer que "Não acho que seja justo porque, a meu ver, houve jogadores mais decisivos durante este ano civil e é, de longe, a Bola de Ouro mais questionável dos últimos 9/10 anos." E estamos a falar, seguramente, de uma das maiores diferenças entre os dois primeiros classificados em termos de votos dos últimos 9/10 anos.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Essa da Argentina não ganhar a CA muito por culpa do penalty do Messi também deve ser uma piada oh velhote. É que ele falha o penalty e as coisas ficam exatamente como estavam antes de começar o desempate por penaltys . Mas já lá atrás falaste em penalty decisivo e vi logo que era um devaneio teu, quando o homem marca o 1º penalty do lado argentino e deixou as coisas tal e qual como estavam no ponto de partida. Quem falhou o penalty decisivo da Argentina foi o Biglia, não foi o Messi.

Compartilhar este post

Link para o post

O que ele disse sobre o penalty é verdade. Ele é a figura, ele é que marcou o penalty decisivo por ser a figura daquela equipa e isso para muita gente acaba por ser importante na imagem que fica marcada. Eu pelo menos, levei assim o que ele disse.

E depois em 2012 nem chega à vez dele lol

Compartilhar este post

Link para o post

O Ronaldo ganha por causa dos títulos que venceu e pelo facto de coletivamente, as coisas não lhe poderem correr melhor. A forma como o Real ganha a Champions após grandes penalidades, depois de apanhar equipas acessíveis como o Wolfsburgo, enquanto o Atlético eliminava as duas melhores equipas do mundo é exemplo disso. A forma como Portugal ganha o Europeu, passando em terceiro lugar com 3 pontos e apanhando equipas estreantes em europeus nas meias-finais, é outro. Um jogador que nos últimos anos tem sido alvo de chacota pelo público em geral, resolver mandar um bilhete e dar um Europeu a Portugal, outro é. Mérito? Óbvio que tem. Muito. Os melhores são aqueles que nos momentos decisivos assumem e resolvem. E em termos mentais, posso afirmar que o Ronaldo é provavelmente o melhor futebolista de sempre. A ambição que demonstra reflete-se e de que maneira no seu sucesso. E é por isto que eu o admiro. Mas só quem ficou parado no tempo pode afirmar que o Ronaldo foi o melhor jogador do mundo em 2016. Isto faz com que a atribuição da Bola de Ouro seja injusta? Não, de todo. A diferença de votos em relação aos restantes jogadores ilustra isso, precisamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa da Argentina não ganhar a CA muito por culpa do penalty do Messi também deve ser uma piada oh velhote. É que ele falha o penalty e as coisas ficam exatamente como estavam antes de começar o desempate por penaltys . Mas já lá atrás falaste em penalty decisivo e vi logo que era um devaneio teu, quando o homem marca o 1º penalty do lado argentino e deixou as coisas tal e qual como estavam no ponto de partida. Quem falhou o penalty decisivo da Argentina foi o Biglia, não foi o Messi.

Quer isso dizer que se o Messi tivesse concretizado o seu penalty nada seria diferente. Percebido.

Mas só quem ficou parado no tempo pode afirmar que o Ronaldo foi o melhor jogador do mundo em 2016.

Mais um que também aceita as opiniões contrárias às suas. É um prazer esgrimir argumentos com quem se comporta de forma tão cordial e compreensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um que também aceita as opiniões contrárias às suas. É um prazer esgrimir argumentos com quem se comporta de forma tão cordial e compreensiva.

O que vês ali que te indicie isso que estás a insinuar? :)

O facto de achar que quem tem essa opinião está, a meu ver, alheado da realidade atual, nada tem a ver com a aceitação ou não da mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vês ali que te indicie isso que estás a insinuar? :)

O facto de achar que quem tem essa opinião está, a meu ver, alheado da realidade atual, nada tem a ver com a aceitação ou não da mesma.

Quando alguém me diz a respeito de uma opinião que "parece que estás parado no tempo" isso não me indica que essa pessoa considera a minha opinião válida. Talvez para ti as palavras tenham outro peso...

Compartilhar este post

Link para o post

A Bola de Ouro não se destina a avaliar quem é, globalmente, o melhor jogador. Esse é o Messi, julgo que não haverá grandes dúvidas disso. Mas, no ano que agora está a terminar, quem se destacou foi o Ronaldo e as equipas em que está envolvido e das quais é a referência máxima. E assim sendo...

é exactamente isto que eu penso.

é uma coisa anual.

é escolher o melhor num determinado ano. O melhor, se os pusermos um ao lado do outro é o Messi. Quer isso dizer que, por isso, ganha todos os anos por inerência?

Compartilhar este post

Link para o post

Quer isso dizer que se o Messi tivesse concretizado o seu penalty nada seria diferente. Percebido.

Não sei se seria diferente ou não. Não sou vidente. Agora quereres rotular o penalty dele de decisivo é que não é verdade. Se ele tem marcado a Argentina ganha? Não. Punha-se em vantagem por 1-0 nos penalties, nada mais do que isso. No ano anterior fez o que lhe competia e marcou o dele o desfecho foi igual com o Chile a ganhar, portanto se no ano anterior o penalty dele não foi decisivo, também não estou a ver porque é que este ano foi decisivo. Ele falhou e o desempate cifrou-se no 0-0, a Argentina tanto podia ganhar como podia perder. Perdeu, porque o Biglia ( este sim ) falhou o penalty decisivo na série.

Compartilhar este post

Link para o post

Também gostei dos comentários equilibrados do Luís Freitas Lobo no Jogo Jogado, que foi o único comentador português, pelo menos dos que eu li/ouvi, a dizer algo que, para mim, é evidente: a Bola de Ouro também teria sido justa se tivesse caído para o Messi. Também disse que esperava não ser atacado por isso, mas que daria o prémio de melhor treinador ao Ranieri e não ao Fernando Santos.

Não sei se foi essa a causa, mas

Luís Freitas Lobo / Planeta do Futebol

1 h ·

O meu Planeta do Futebol deixará hoje de estar aqui.

Continuará sempre a existir mas não num espaço onde definitivamente eu não respiro.

Estarei sempre onde estiver quem goste de futebol.

Grande abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...