Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

joga com menos largura.

Vou testar isso. Estou tentando também trocar os avançados interiores por extremos. Quando joguei com eles e um avançado sombra, notei um congestionamento de jogadores na grande área. A ideia com os extremos é eles ficarem mais abertos e atrairem a marcaçao dos laterais adversários, dando mais espaço para o meia ofensivo e o atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, obrigado pelas dicas. Testarei tudo. Mas não uso sobreposições, e sim antecipar cruzamentos.. Mas como lidar com os problemas defensivos? Tenho notado que quando tento pressionar o adversário (especialmente contra times fortes), eles utilizam bolas longas e saída rapida para chegarem ao ataque de forma a pegar minha defesa desprevenida.

A minha meta é um time que pressione em cima, mas sem desguarnecer a defesa. E ofensivamente que seja objetivo e mesmo com os avançados interiores cortando para dentro, que tenha força pelas pontas e nos cruzamentos.

Podes sempre passar o MC (apoiar) para MC (defender) ou CJ (def), vê como esses dois médios se comportam: dado que é uma mentalidade ofensiva, não convém puxar muito por esses dois médios mas sim formarem com os centrais uma espécie de quarteto defensivo. Podes também reduzir mais o espaço ao adversário, subindo a linha defensiva e encurtando a distância entre os teus sectores (eu sei que pode parecer uma contradição subir a linha defensiva)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar isso. Estou tentando também trocar os avançados interiores por extremos. Quando joguei com eles e um avançado sombra, notei um congestionamento de jogadores na grande área. A ideia com os extremos é eles ficarem mais abertos e atrairem a marcaçao dos laterais adversários, dando mais espaço para o meia ofensivo e o atacante.

aconselho-te a jogar com eles em apoiar.Parece-me que a funçao de apoiar do extremo mudou muito(esta muito melhor).eu tenho duas taticas na qual uso extremos apoiar e outra na qual uso avançados interiores.

Compartilhar este post

Link para o post
Podes sempre passar o MC (apoiar) para MC (defender) ou CJ (def), vê como esses dois médios se comportam: dado que é uma mentalidade ofensiva, não convém puxar muito por esses dois médios mas sim formarem com os centrais uma espécie de quarteto defensivo. Podes também reduzir mais o espaço ao adversário, subindo a linha defensiva e encurtando a distância entre os teus sectores (eu sei que pode parecer uma contradição subir a linha defensiva)

Penso também em utilizar um Pivô defensivo, para que baixe entre os zagueiros e libere mais os alas. Mas fico receoso de que ele não guarde tanto a posição como o meia central faz.

aconselho-te a jogar com eles em apoiar.Parece-me que a funçao de apoiar do extremo mudou muito(esta muito melhor).eu tenho duas taticas na qual uso extremos apoiar e outra na qual uso avançados interiores.

Vou testar isso. Percebi que quando joguei na função de ataque os extremos ajudavam pouco nas tarefas defensivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso também em utilizar um Pivô defensivo, para que baixe entre os zagueiros e libere mais os alas. Mas fico receoso de que ele não guarde tanto a posição como o meia central faz.

Vou testar isso. Percebi que quando joguei na função de ataque os extremos ajudavam pouco nas tarefas defensivas.

Depende da formação de equipa que usares: um extremo com tarefa para atacar não é suposto que venha ajudar a defender, a situação altera-se um pouco com formações fluida ou muito fluida, dado que a mentalidade do jogador baixa um pouco. Mas continua a ser um extremos com tarefa para atacar, apenas se torna um pouco menos aventureiro. Com a tarefa de apoio e em formações fluidas ou muito fluidas, nota-se mais a participação em tarefas defensivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da formação de equipa que usares: um extremo com tarefa para atacar não é suposto que venha ajudar a defender, a situação altera-se um pouco com formações fluida ou muito fluida, dado que a mentalidade do jogador baixa um pouco. Mas continua a ser um extremos com tarefa para atacar, apenas se torna um pouco menos aventureiro. Com a tarefa de apoio e em formações fluidas ou muito fluidas, nota-se mais a participação em tarefas defensivas.

Estou testando eles com função apoiar e os médios centros estão um construtor de jogo recuado com função de defesa e um médio centro com função de defesa. Fiz apenas um jogo, mas o time pareceu mais seguro defensivamente. Apesar de ter sentido menos força no ataque, achei que a equipe ficou mais equilibrada de forma geral.

Compartilhar este post

Link para o post

as duas taticas em que eu tenho extremos apoiar são por acaso "fluídas"

Compartilhar este post

Link para o post

Estou testando eles com função apoiar e os médios centros estão um construtor de jogo recuado com função de defesa e um médio centro com função de defesa. Fiz apenas um jogo, mas o time pareceu mais seguro defensivamente. Apesar de ter sentido menos força no ataque, achei que a equipe ficou mais equilibrada de forma geral.

Asseguras e equilibras o centro do campo, agora é uma questão de fazer ajustes nas outras posições: podes jogar simétrica (tarefas iguais nos laterais / alas e extremos) ou assimetricamente (um lateral apoia um extremo, o outro sobrepõe o extremo) e fazer com que o jogador da posição 10 e o da posição 9 se completem.

Compartilhar este post

Link para o post

Asseguras e equilibras o centro do campo, agora é uma questão de fazer ajustes nas outras posições: podes jogar simétrica (tarefas iguais nos laterais / alas e extremos) ou assimetricamente (um lateral apoia um extremo, o outro sobrepõe o extremo) e fazer com que o jogador da posição 10 e o da posição 9 se completem.

Depois de 8 jogos percebi uma consistência maior na equipe mesmo. Talvez crie menos oportunidades, mas a segurança defensiva nem se compara. Não levei nenhum gol desde então.

Compartilhar este post

Link para o post

também diminuiste a largura entre os setores?

Tenho jogado com comprimento equilibrado. Quando quero me defender mais diminuo a largura para razoavelmente estreito. Agora preciso é acertar a posição 10 e a posição 9. Estou jogando com Avançado Sombra e Avançado Completo - apoiar, mas ainda não estou convencido. Como jogo com os extremos - apoiar, as vezes sinto falta de mais presença na grande área.

Compartilhar este post

Link para o post

????? largura entre sectores ?????

neste caso setores sinonimo de posiçoes

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento não tenho aqui à mão a minha táctica para poder postar e tirar algumas dúvidas mas como a larga maioria das pessoas que postou nesta thread, a minha táctica é de posso portanto a maioria das respostas às minhas perguntas está dada. Sendo assim, queria só que me respondessem a algumas perguntas em específico..

Aconselham aqui que a utilizar uma tactica de posse não se deve por "explorar os flancos" e eu não entendo muito bem porquê. A minha ideia de jogo é que a equipa troque a bola, variando o centro de jogo, de maneira a conseguir abrir um espaço e aí acelerar o jogo. Não pretendo uma posse de bola muito lenta e sem objectividade. Assim, gostava que a minha equipa fosse variando o flanco, movimentações dos jogadores até a equipa contrária deixar um lado desprotegido e eu rodar rapidamente parar esse lado e conseguir ganhar a linha de fundo. Portanto, neste caso, não devo "explorar os flancos"? Outra coisa.. eu tenho sobreposição dos laterais porque quero que eles ataquem de maneira a conseguir criar um 2 para 1 na linha com o lateral + extremo. O extremo tanto pode jogar como extremo e servir para levar o lateral com ele, como pode ir para o meio e deixar a ala para o lateral, dependendo do jogo.. A minha questão é: porque não aconselham a utilizacao de sobreposicoes? Li qq coisa aqui mas não sei que página exactamente

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao acho que explorar os flancos tenha alguma coisa a ver com variar ou não o jogo mas acredito que se possa jogar em posse com a instrução variar os flancos(por acaso nao o faço). Quanto a procurar sobreposiçoes eu acho que o que foi dito atras é que traz ao teu jogo um ritmo mais lento por ter que esperar pelo envolvimento com o lateral.foi isso que basicamente dito atras.Alem disso se jogares com extremos e pouca largura é bastante fixe porque o extremo continua a procurar a linha como faz normalmente e cruzar e apesar disso podes por o lateral a manter- se aberto sem este incomodar o extremo.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento não tenho aqui à mão a minha táctica para poder postar e tirar algumas dúvidas mas como a larga maioria das pessoas que postou nesta thread, a minha táctica é de posso portanto a maioria das respostas às minhas perguntas está dada. Sendo assim, queria só que me respondessem a algumas perguntas em específico..

Aconselham aqui que a utilizar uma tactica de posse não se deve por "explorar os flancos" e eu não entendo muito bem porquê. A minha ideia de jogo é que a equipa troque a bola, variando o centro de jogo, de maneira a conseguir abrir um espaço e aí acelerar o jogo. Não pretendo uma posse de bola muito lenta e sem objectividade. Assim, gostava que a minha equipa fosse variando o flanco, movimentações dos jogadores até a equipa contrária deixar um lado desprotegido e eu rodar rapidamente parar esse lado e conseguir ganhar a linha de fundo. Portanto, neste caso, não devo "explorar os flancos"? Outra coisa.. eu tenho sobreposição dos laterais porque quero que eles ataquem de maneira a conseguir criar um 2 para 1 na linha com o lateral + extremo. O extremo tanto pode jogar como extremo e servir para levar o lateral com ele, como pode ir para o meio e deixar a ala para o lateral, dependendo do jogo.. A minha questão é: porque não aconselham a utilizacao de sobreposicoes? Li qq coisa aqui mas não sei que página exactamente

Não faço ideia sobre o não utilizar os flancos. De qualquer modo, havendo movimentos verticais sem bola nos flancos, o jogador com a bola vai procurar fazer o passe, portanto, de uma forma natural, a exploração dos flancos é feita, normalmente a partir dos(s) organizador(es) de jogo. Define tempos, pauta o ritmo de jogo, mais lento, mais rápido, é ele que orienta toda a equipa. Convém, claro que toda a circulação de bola seja feita de forma rápida, precisamente para provocar desequilíbrios no adversário e explorar o espaço quando surge, e onde há espaço para a fazer, por isso, andar a fazer uma sucessão de passes à entrada da área não leva a nada. Aqui é precisamente onde o jogo é acelerado a partir de situações de 2*1 (conhecidas por tabelas / tabelinhas).

A utilização de sobreposições depende de dois aspectos: 1) as tarefas atribuídas aos extremos e aos laterais 2) a formação de equipa utilizada (mais estruturada / mais fluida). A sobreposição, enquanto instrução, pode fazer sentido quando ambos (extremo e lateral) usam a mesma tarefa, neste caso temos dois jogadores extremamente ofensivos, que procuram situações de maior risco, mas pedimos ao extremo que seja um pouco mais paciente na abordagem. Porém, se optamos por formações fluidas a instrução pode tornar-se irrelevante, na medida em que o Extremo vê a sua mentalidade um pouco reduzida, enquanto a do Lateral aumenta, daí que já está a ser fomentada uma sobreposição natural. Isto sucede ainda com mais evidência se o Extremo tiver uma tarefa de apoio e o Lateral uma tarefa de ataque, neste caso, será até mais frequente observarmos o Extremo em terrenos mais recuados tanto numa situação de organização ofensiva, como defensiva.

Por isso, tal como nada acrescenta olharmos para um ou dois jogadores de forma isolada, o mesmo acontece com as Instruções. É preciso enquadrar a instrução no todo e, só a partir daqui, se percebe se é algo que está a mais - irrelevante ou até conflituoso -, ou se tem um efeito positivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando jogo com laterais ofensivos dou instrução aos extremos para saírem da posição (roam from position) porque quero que joguem um pouco mais por dentro para não ter demasiado jogadores nos flancos e poucos em posição de finalizar. Têm marcado alguns golos

Compartilhar este post

Link para o post

Por volta da hora de jantar vou tirar um print à minha táctica e descrevo melhor o que pretendo com ela para me dizeres o que eu acho que estou a fazer com determinada instrução e que se calhar não estou. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

alguém sabe como fazer com que os GR nao percam visao de jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

alguém sabe como fazer com que os GR nao percam visao de jogo?

Óculos, a multiópticas costuma ter umas promoções em função da idade :mrgreen:

(na falta de gajas boas, diz-se estas coisas para desanuviar)

Compartilhar este post

Link para o post

Óculos, a multiópticas costuma ter umas promoções em função da idade :mrgreen:

(na falta de gajas boas, diz-se estas coisas para desanuviar)

o donnarumma tem 17 anos por isso nao sei se consegue a promoçao

Compartilhar este post

Link para o post

o donnarumma tem 17 anos por isso nao sei se consegue a promoçao

17%

O atributo Visão de Jogo é igual ao antigo atributo Criatividade (não confundir com Liberdade Criativa do jogador), não estou a ver que haja algum treino específico para os GR quanto a esse atributo.

Compartilhar este post

Link para o post

ele ta a treinar guarda redes libero (papel) e mesmo assim consegue baixar a visão

Compartilhar este post

Link para o post

Este jogo continua na mesma. Surge uma derrota e depois é uma avalanche autentica, até mete nojo :cadeirada:

Como é que uma equipa de um momento para o outro desaprende a jogar futebol, ridículo...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou entar partilhar as minhas 3 tacticas, para me darem a vossa opiniao quando a incoerencias ou coisas que eu penso que estou a fazer e na realidade nao estou.

Controlo:

http://imgur.com/a/B7pTI

http://imgur.com/a/XgcRf

A ideia é mandar no jogo. Pressionar de maneira a obrigar a equipa adversaria a errar e me devolver a bola para eu voltar a atacar. Quero atacar com critério, com paciência mas também com objectividade. Ou seja, quero trocar a bola sem me precipitar até abrir um espaço e aí sim, acelerar o gajo. A ideia é que os laterais apoiem os extremos (havendo mais linhas de passe, o que facilita a troca de bola) para criar superioridade numerica nas alas e que os extremos inflictam. Utilizo uma estrutura fluida para haver muita movimentacao para facilitar a troca de bola.

Quando ataco quero ter sempre 2 jogadores bem abertos na linha (numa primeira fase os extremos e quando os laterais subirem, pelo menos um homem de cada lado bem aberto na linha) de maneira a aumentar a largura de jogo para ter mais espaço para jogar. Quando defendo, quero ter sempre os jogadores perto uns dos outros, fazendo com que a largura do campo fique estreita, dificultando a troca de bola dos adversarios de maneira a eles errarem e eu recuperar a bola.

Contra-ataque:

http://imgur.com/a/iO3s8

http://imgur.com/a/T3TZG

A ideia é ter os jogadores juntos para não deixar jogar, presionando em bloco (mas uma pressão não tão à frente). Mal recupere a bola quero intensidade, quero que ela vá ter rapidamente aos extremos ou avançado e deixar que os criativos façam os estragos. A equipa deve respeitar o seu posicionamento em campo pois o mais importante é estar organizado.

Ataque:

http://imgur.com/a/QNkH1

http://imgur.com/a/HnDwS

Esta táctica é utilizada quando estou a perder. Assim posso ter uma táctica treinada e ao mudar abruptamente (do controlo para este ataque mais rapido) a equipa ja tenha alguma familiaridade com a tactica. A ideia é ter um jogador que seja o cerebro (um pirlo, xabi alonso, verrati, ruben neves, esse estilo de jogador) e ter 2 cães todo o terreno à frente dele. Os extremos devem ir a linha para tirar cruzamentos e a dupla de avançados deve ter um mais movel para fazer a ligaao com o meio campo caso os area-area nao estejam a conseguir subir com qualidade e um mais fixo para prender os centrais e para ser referencia na area para os extremos cruzarem.

Resultados para já: Ainda só fiz 10 jogos para o campeonato e ganhei ao braga, benfica, porto e empatei com o sporting. (contra os 3 grandes utilizei a tactica de contra-ataque), contra o braga o conrolo. Os restantes jogos joguei maioritariamente em controlo e penso que ganhei 2 jogos, empatei 1 e perdi 3. Não sei se a minha táctica de controlo está fraca ou simplesmente requer que os jogadores estejam mais intrusados devido à fluidez da mesma.

Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...