Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Há duas situações distintas a ocorrer com os extremos: uma, quando a equipa tem a bola, em que por vezes ocupam zonas interiores, procuram com o KS referiu, explorar os flancos em vez do corredor exterior; e outra, quando a equipa não tem a bola, aqui sim, posicionam-se demasiado abertos. É bem provável que seja algo na codificação da função do jogador, até porque faria mais sentido o oposto: mais abertos quando a equipa tem a bola e ocupar zonas interiores quando a equipa não tem a bola. Dada a quantidade de exemplos que já foram carregados no filezilla para o servidor da SI, é capaz de haver novidades quando sair o patch.

mesmo colados a linha provavelmente so jogando muito aberto a explorar os flancos, sem procurar sobreposições e com laterais que não subam muito, pq por defeito o jogo assume um comportamente dos extremos virem dentro assim que os laterais se aproximam deles para dar-lhes o corredor criando situações 2x1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade Capone e faz sentido.

Tendo um extremo a jogar com um lateral muito ofensivo nas costas, faz sentido que ele venha mais para dentro para dar espaço ao lateral.

Mas por exemplo, eu na minha táctica estou no lado direito a jogar com um extremo com função de ataque, e nas costas tenho um lateral com função de suporte.

O que eu vejo muitas vezes é o extremo a vir mais para dentro do que devia, explorando o espaço entre o central e o lateral adversário, e o meu lateral a ficar atrás apenas no apoio. O comportamento do lateral está correto, só que fica depois um espaço enorme por explorar porque o extremo está demasiado dentro e o lateral demasiado atrás.

É verdade que o extremo moderno, cada vez mais explora espaços interiores, sendo cada vez mais raro ver o extremo puro que joga colado à linha e vai até ao fundo para cruzar. No entanto, a ideia que dá é que no futebol real o extremo vem para dentro explorando as costas do lateral e não o espaço interior do lateral e do central.

Não sei se isto não estará relacionado com o facto de os laterais este ano fecharem mais por dentro, o que pode levar na codificação do jogo o extremo a ser mais "arrastado" para espaços interiores quando tem bola, precisamente porque tem esse espaço livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade Capone e faz sentido.

Tendo um extremo a jogar com um lateral muito ofensivo nas costas, faz sentido que ele venha mais para dentro para dar espaço ao lateral.

Mas por exemplo, eu na minha táctica estou no lado direito a jogar com um extremo com função de ataque, e nas costas tenho um lateral com função de suporte.

O que eu vejo muitas vezes é o extremo a vir mais para dentro do que devia, explorando o espaço entre o central e o lateral adversário, e o meu lateral a ficar atrás apenas no apoio. O comportamento do lateral está correto, só que fica depois um espaço enorme por explorar porque o extremo está demasiado dentro e o lateral demasiado atrás.

É verdade que o extremo moderno, cada vez mais explora espaços interiores, sendo cada vez mais raro ver o extremo puro que joga colado à linha e vai até ao fundo para cruzar. No entanto, a ideia que dá é que no futebol real o extremo vem para dentro explorando as costas do lateral e não o espaço interior do lateral e do central.

Não sei se isto não estará relacionado com o facto de os laterais este ano fecharem mais por dentro, o que pode levar na codificação do jogo o extremo a ser mais "arrastado" para espaços interiores quando tem bola, precisamente porque tem esse espaço livre.

tipo ve aqui nesta imagem os meus laterais não sobem muito logo os meus extremos mantem-se abertos e não uiso muita largura nas instruções a equipa, imagina se usa-se

53ccb88b1abc1a50129666bd9e6869c6.jpg

extremo com função de ataque vai para dentro, actua como falso Avançado digamos assim é quase um reumedeuter com a particularidade que também cruza , se queres um extremo colado a linha tem que estar apoiar

isso pode servir para criares uma dinâmica interessante se conseguires meter um medio a vir explorar esse espaço, mete o medio desse lado a explorar os flancos por exemplo

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nessa imagem, estás na fase inicial de construção. Nessa altura o meu extremo (mesmo em ataque) também está bem aberto.

Eu falo é na parte final. É ai que na minha opinião ele fecha demais.

Eu costumava jogar com um extremo do lado direito e para aproveitar esse espaço, colocava no meio campo um médio centro com função de ataque. Funcionava bem, porque explorava o espaço deixado pelo extremo.

Neste FM, esse espaço já não existe tanto.

Por isso, alterei um pouco as coisas, e em vez de um médio centro com função de ataque, tenho antes um criador de jogo avançado com função de ataque.

O CJA não é tão agressivo a subir e fica sempre mais recuado, mas para compensar como o extremo está a entrar mais, a coisa funciona bem :)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nessa imagem, estás na fase inicial de construção. Nessa altura o meu extremo (mesmo em ataque) também está bem aberto.

Eu falo é na parte final. É ai que na minha opinião ele fecha demais.

Eu costumava jogar com um extremo do lado direito e para aproveitar esse espaço, colocava no meio campo um médio centro com função de ataque. Funcionava bem, porque explorava o espaço deixado pelo extremo.

Neste FM, esse espaço já não existe tanto.

Por isso, alterei um pouco as coisas, e em vez de um médio centro com função de ataque, tenho antes um criador de jogo avançado com função de ataque.

O CJA não é tão agressivo a subir e fica sempre mais recuado, mas para compensar como o extremo está a entrar mais, a coisa funciona bem :)

ah no ultimo terço sim eles encurtam, a não ser que levem a bola pela linha mas regra geral encurtam sim.

exacto a ideia é mesmo essa usar funções que te vao ocupar os espaços dados pela AI , em todos os patches existem espaços que o motor de jogo da tendo em conta algumas funções que por mais variadas que possam ser criam sempre esse espaço , é uma questão de se tentar conseguir ocupa-lo, a primeira coisa que faço antes de começar a criar um modelo de jogo é analisar o comportamento defensivo dos laterais e começo por construir dinâmicas ofensivas ai, depois faço o mesmo processo em relação aos centrais e por ai vai, isto tendo em conta que eu tenho sempre tendência para analisar o motor de jogo e tirar partido disso, embora tenha o modelo preferido mas nem sempre é o ideal, isto sendo um jogo obviamente tem que ter falhas, cabe a nos explora-las, no entanto como ja foi dito e faz sentido cada um joga como gosta mais e ha pessoal que tem aquela ideia de jogo e prefere manter seja ela qual fora mesmo que essa possa não ser a que mais benefícios tras para um determinado patch

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso também noto que os alas fecham muito dentro, mesmo colando eles como extremo de referencia. Quanto ao que disseste Michael, discordo duma situação. Um jogador alvo na minha maneira de ver vai baixar pra receber a bola, dando o tal espaço para o avançado sombra entrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso também noto que os alas fecham muito dentro, mesmo colando eles como extremo de referencia. Quanto ao que disseste Michael, discordo duma situação. Um jogador alvo na minha maneira de ver vai baixar pra receber a bola, dando o tal espaço para o avançado sombra entrar.

Certo, também é um criador de espaço, de forma diferente dos outros porque necessita de ter bons atributos físicos, mais do que atributos técnicos. Além disso, afecta o passe dos restantes jogdores na medida em que ao procurá-lo com frequência podem recorrer a passes mais longos. Não é suposto baixar com os que mencionei, mas sim ter uma movimentação mais em largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebes que tens 4(!!!) criadores de jogo na equipa, 5 se considerarmos que o Falso 9 também funciona um pouco como um criador de jogo.

Agora pergunta-te, no futebol já viste alguma equipa usar 4 ou 5 organizadores de jogo ??? No máximo 2 e lembro-me de apenas uma única equipa que o fizesse.

Ora não tinha pensado nisso :calduco: Passei o extremo esquerdo para AI e o MAC para Médio Ofensivo (atacar). Será que se jogar com o PL como Avançado Recuado (Apoiar) perco muito em relação a um F9 ?

Editado por Serginho_tsc

Compartilhar este post

Link para o post

tipo ve aqui nesta imagem os meus laterais não sobem muito logo os meus extremos mantem-se abertos e não uiso muita largura nas instruções a equipa, imagina se usa-se

53ccb88b1abc1a50129666bd9e6869c6.jpg

extremo com função de ataque vai para dentro, actua como falso Avançado digamos assim é quase um reumedeuter com a particularidade que também cruza , se queres um extremo colado a linha tem que estar apoiar

isso pode servir para criares uma dinâmica interessante se conseguires meter um medio a vir explorar esse espaço, mete o medio desse lado a explorar os flancos por exemplo

Com que largura costumas jogar? Tipo de passe mais misto

Compartilhar este post

Link para o post

Ora não tinha pensado nisso :calduco: Passei o extremo esquerdo para AI e o MAC para Médio Ofensivo (atacar). Será que se jogar com o PL como Avançado Recuado (Apoiar) perco muito em relação a um F9 ?

O que significa "perder muito" ?

Compartilhar este post

Link para o post

O que significa "perder muito" ?

Em termos de abertura de espaços para os extremos/mac por exemplo... Se eu ativar a opção "Manter a posse de Bola" em conjuntos com outras instruções que tenho fica muito adormecida a posse não?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a melhor combinação de papéis num meio campo a três de posse? Será MD(def) CJR(ap) CJA(ap)?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a melhor combinação de papéis num meio campo a três de posse? Será MD(def) CJR(ap) CJA(ap)?

Tenho (ainda) esperança que um dia deixem de fazer esse tipo de perguntas !!! já é pouca, mas ainda está viva.

Consegues jogar com 3 elementos em campo ? Não consegues ! Então o que interessa a combinação do meio-campo, quando a equipa são 11 jogadores ?

Porque não um Regista, com um CJR (d) e um MC (atacar) à frente dele ? Todas as combinações são válidas desde que o que interessa (a equipa, os 11 jogadores) seja equilibrado, coerente, com elementos de ligação entre sectores.

Desculpa lá se isto pareceu mais ríspido, mas é impressionante como não se sai desse registo do "qual é a melhor... ?"

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ter um problema com a minha tática, os meus centrais dão muito espaço aos avançados, principalmente quando a equipa adversária joga em 4-3-3. Será que se colocar um dos centrais a fazer marcação individual ao AV , isso resulta?

Porto_%20%20Vista%20Geral-2_zpsr6ocdbno.png

Porto_%20%20Vista%20Geral_zpsf86m8o9q.png

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ter um problema com a minha tática, os meus centrais dão muito espaço aos avançados, principalmente quando a equipa adversária joga em 4-3-3. Será que se colocar um dos centrais a fazer marcação individual ao AV , isso resulta?

E se o avançado adversário movimentar-se bastante, o teu Central segue-o e abre-se uma auto-estrada.

Uma experiência mais proveitosa será equacionares que possivelmente o problema não está nesse momento do jogo, mas sim antes: pensa nos médios que escolheste e no efeito que têm as suas funções.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Tenho estando a aperfeiçoar esta táctica, e até agora os resultados não têm desapontado: 21J, 16V, 4E, 1D.... 39 golos marcados e 8 sofridos.

Não é uma táctica muito ofensiva, mas apresenta uma defesa muito sólida.

A ideia passa por um modelo tática baseado no 4123 com MD. Na esquerda um avançado interior para dar apoio direto ao avançado, com um ala atacante a surgir a aproveitar o espaço.

Na direita, um extremo para abrir o jogo (não tanto como desejava, como já referi em posts anteriores), com um lateral mais conservador a dar apoio.

No meio campo, um criador de jogo com função atacante. É curioso que não me recordo de ter alguma vez utilizado um CJA com função atacante a jogar no meio campo, tendo preferido sempre usar com função de apoio.

Mas este ano estou a gostar, apesar de achar que corre demasiado com a bola. Utilizo o Rafa ou o Horta nessa posição que são jogadores que têm como movimento preferido correr mais com a bola. Já os coloquei a desaprender esse movimento, com esperança que esse aspeto melhore.

Dei a instrução para o CJA de chegar mais à frente, para dar mais apoio ao avançado.

Ao lado, um médio centro, com a instrução de segurar mais a posição. Isso permite libertar mais espaço para o avançado interior do lado esquerdo.

Em termos de instruções à equipa, pouca coisa:

- defesa ligeiramente mais subida, para combater o fato da defesa descer sempre mais devido a ter um médio defensivo

- jogar em fora de jogo

- mais creatividade, para tirar partido de jogadores como Rafa, Salvio, Carrillo, etc

- Mais pressão

- Jogar a partir da defesa para permitir mais entrada em jogo do criado de jogo recuado.

- Mentalidade a variar entre o Control e o Standard, conforme o adversário

Nas instruções aos jogadores para além das acima referidas para os 2 jogadores do meio campo, coloquei marcação apertada em todos os jogadores da defesa.

Nas instruções ao adversário, deixo as recomendas pelo adjunto mas apenas nas que dizem respeito ao desarme. As que dizem respeito à pressão retiro todas!

Instru_es.jpg

T_ctica.jpg

Caso queiram experimentar, depois deixem aqui o feedback.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

E vou completar o teu post dizendo que não vale a pena perguntarem por instruções ao adversário porque o Keyzer joga na versão abreviada do FM :)

Compartilhar este post

Link para o post

E vou completar o teu post dizendo que não vale a pena perguntarem por instruções ao adversário porque o Keyzer joga na versão abreviada do FM :)

Por acaso a versão Touch tem instruções ao adversário. :mrgreen:

Não tem é as palestras no inicio, intervalo e fim. (thank god for that!!!)

Atualizei o post, com as instruções que dou ao adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso a versão Touch tem instruções ao adversário. :mrgreen:

Não tem é as palestras no inicio, intervalo e fim. (thank god for that!!!)

Atualizei o post, com as instruções que dou ao adversário.

Vês o que dá nunca ter usado essa versão ?! mete-se água :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, estou no porto e gostava de criar um tática usada ultimanete por Antonio Conte, no Chelsea. A tática é um 3-4-3 ou um 3-2-2-2-1?

Compartilhar este post

Link para o post

Vês o que dá nunca ter usado essa versão ?! mete-se água :biggrin:

Deixei de ter tempo para jogar, em frente a um pc, a versão full.

Ter a versão Touch, num Ipad! just perfect! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Com que largura costumas jogar? Tipo de passe mais misto

razoavelmente extreito mas exploro os flancos o que faz os jogadores que jogam nas alas darem um pouco mais de largura que é o que pretendo

Compartilhar este post

Link para o post

Porto_%20%20Vista%20Geral-2_zpsr6ocdbno.png

Porto_%20%20Vista%20Geral_zpsf86m8o9q.png

Alem de reveres os médios se tens problemas com as desmarcaçoes do adversario(bolas nas costas) devias rever essa largura

Compartilhar este post

Link para o post

Alem de reveres os médios se tens problemas com as desmarcaçoes do adversario(bolas nas costas) devias rever essa largura

Ja agora nao te aconselho a colcares marcações individuais . Isso quase sempre desiquilibra uma equipa no jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...