Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Michael Andrews, decidi iniciar um save no Porto e tentar implementar uma ideia de jogo de quando o Villas-Boas passou por cá, com aquele futebol muito ofensivo e agradavel de se ver, sei que neste momento no porto nao tenho os mesmos jogadores dessa epoca, mas o que recomendavas em termos de instruçoes a equipa/Mentalidade?

Editado por DarkDragonaite12

Compartilhar este post

Link para o post

Michael Andrews, decidi iniciar um save no Porto e tentar implementar uma ideia de jogo de quando o Villas-Boas passou por cá, com aquele futebol muito ofensivo e agradavel de se ver, sei que neste momento no porto nao tenho os mesmos jogadores dessa epoca, mas o que recomendavas em termos de instruçoes a equipa/Mentalidade?

Uma porra que está a 5/6 anos de distância, nem me lembro de mais de metade do plantel....

Helton, Sapunaru, Otamendi talvez, Rolando, Fucile (?), Guarin, Belluschi, falta-me outro, Hulk, Falcao e falta mais outro, James Rodríguez talvez, acho que sim. Ora bem, o AVB usava dois esquemas, respeitava o 433 tradicional do Porto mas quando era preciso puxava o James para a posição 10 e o Hulk jogava mais perto do Falcao, ficando um 442 losango. Dois laterais (e apenas laterais, alas de maneira nenhuma), o Guarin seria um MRB (ou um trinco, consoante as outras posições do meio-campo), o Belluschi vejo-o como um organizador móvel, não faço ideia quem falta no meio-campo. O Hulk não oferece dúvidas, Falcao também não.

Oh caneco tinha que me ir por a ver uns vídeos da época, de qualquer modo, muita pressão, nada de instruções de posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael falta o Álvaro Pereira. Não seria lateral/ala esquerdo?

Olha esse, pois sim Álvaro Pereira / Fucile, qualquer um dos dois mais ofensivo que o Sapunaru do outro lado

Compartilhar este post

Link para o post

E como te tens dado ?

Ainda só usei no FM16 mas o que eu notava é que muitas das vezes sofria muitos golos sem saber ler nem escrever...

Por isso eu querer a vossa opinião, tenho de pôr mais posições de suporte então

Compartilhar este post

Link para o post

É pouco realmente, estás apenas um nível acima de fazer contenção de jogo, portanto, o grau de urgência em chegar ao golo é quase zero. Sobe um degrau na mentalidade.

Procurar sobreposições não faz sentido: em primeiro lugar os teus laterais já têm uma tarefa que sobrepõe a dos avançados interiores; em segundo lugar, usas Muito Fluido que baixa a mentalidade dos avançados interiores e sobe a dos laterais. Usas um Avançado Defensivo, cuja prioridade não é propriamente marcar golos. De estranho não tem nada smile.gif

Também experimentei o Controlar e Atacar mas tinha de baixar a fluidez, não?

Quanto ao Av Def, o que pretendia ali era que ele viesse mais atrás mas também depois faz com que baixe demais e não há ninguém para finalizar a não ser os médios que vêm de trás e rematam fora da área e os Interiores que cortam para dentro e rematam. Tenho de ajustar aqui uns pontos mas 4-0 ao Dortmund e 3-1 ao Sporting (a jogar com 9) não está mal :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, bem como sempre estou tentando reproduzir o meu futebol preferido: GegenPressingg. Gostava de perguntar se mudavam alguma coisa que possa estar a fazer mal, ou se poderei seguir num bom caminho :mrgreen:

P.s.: Reparei agora que tirei a screenshot meio cortado nas instruções, mas o que falta é: Desarme Agressivo,Ser mais expressivo e deambular das posições. E a formação é fluída, esqueci-me de alterar.

sjNB9aa.png

SfT7T8X.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, bem como sempre estou tentando reproduzir o meu futebol preferido: GegenPressingg. Gostava de perguntar se mudavam alguma coisa que possa estar a fazer mal, ou se poderei seguir num bom caminho :mrgreen:

P.s.: Reparei agora que tirei a screenshot meio cortado nas instruções, mas o que falta é: Desarme Agressivo,Ser mais expressivo e deambular das posições. E a formação é fluída, esqueci-me de alterar.

Falar em Gegenpressing é falar no Dortmund do Klopp....instruções de posse de bola, formacão fluida ????

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado desde já, pus manter posse de bola, numa maneira de tentar aumentar a pressão pela posse de bola, mas pelo que disseste essa lógica não deve fazer muito sentido no fm mesmo. Já retirei. Quanto à formação fluída pu-la para poder juntar mais a equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Geral.jpg

Podia estar a correr pior, mas até tou a gostar. A eliminação da taça foi uma coisa ridicula, o Boavista defendeu 90 minutos com os 11, depois no prolongamento foi duas vezes à minha baliza e marcou. Duas semanas depois, jogamos novamente mas para o campeonato. Levaram 4 secos, sempre com os 11 lá atrás, mas enfim. Já foi, para a próxima época sai melhor.

Destaque para a qualificação na Champions, que foi o que propus ao clube. Não esperava era calhar com Spurs e Bayern, muito menos acabar em primeiro. Está a fazer falta a paragem Natalícia, muita gente cansada e algumas lesões..

Btw, gostava que os meus extremos esquerdos (Gonzalo Martinez e Marcos Acuña) fossem mais explosivos. Têm bons stats, mas são pouco explosivos. Se treinar certos movimentos preferenciais podem alterar a sua maneira de jogar?

Compartilhar este post

Link para o post

gengerpressing mais expressivo?? genegrpressing é disciplina, muita pressão linhas muito juntas e sair rápido para o ataque , nada de mais expressivo, mais expressivo é como dizia o nosso amigo Vodu, é como passares um cheque em branco, cada um mete la o valor que quiser, isso é útil é quando queres criar dinâmicas no ataque, estas a procura do golo e queres imprevisibilidade

Falar em Gegenpressing é falar no Dortmund do Klopp....instruções de posse de bola, formacão fluida ????

o kloop do Dortmund não tem nada a ver com posse de bola,o que havia era uma certa tendência para tirar a bola da zona de pressão antes de iniciar o ataque rápido, era pressionar alto com linhas muito juntas, vários jogadores a pressionar o portador da bola ao mesmo tempo, dar pau com fartura e recuperar a sair rápido para o ataque embora num futebol apoiado

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

boas gostava que dessem 1 opinião sobre esta táctica que estou a tentar criar.

estou a basear num que tinha feito o ano passado no fm16, mas não estou a conseguir.

A nível defensivo tenho alguma dificuldade de os meus extremos fecharem 1 pouco mais dentro e recuarem mais 1 pouco, para alem de sofro quase todos os golos em bola em profundidade nos centrais.

A nível ofensivo a pesar e ter sempre 3 ou 4 oportunidades não fazem golos a mesma .

Agora tb posso estar a contrariar algo nas minhas instruções.

TJIX56M.jpg

afOH2CI.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

boas gostava que dessem 1 opinião sobre esta táctica que estou a tentar criar.

estou a basear num que tinha feito o ano passado no fm16, mas não estou a conseguir.

A nível defensivo tenho alguma dificuldade de os meus extremos fecharem 1 pouco mais dentro e recuarem mais 1 pouco, para alem de sofro quase todos os golos em bola em profundidade nos centrais.

A nível ofensivo a pesar e ter sempre 3 ou 4 oportunidades não fazem golos a mesma .

Agora tb posso estar a contrariar algo nas minhas instruções.

a única maneira de pores extremos a fechar dentro é usando as instruções ao adversário e meteres marcação no meio campo sempre, pq por defeito as funções dos extremos não são fechar dentro mas sim fechar as laterais, para fechar dentro ou fazes isso que te disse ou usas CJA, AI, Organizadores Abertos

talvez estejas a ir rápido depois para o ataque, ou melhor estejas a meter a bola com muita urgência no ultimo terço, para uma estratégia que ja por si so é de mais risco , ou é mesmo isso que pretendes?

edit: mas também te digo fechares dentro neste FM é o pior que podes fazer os laterais são os abre latas, tens é fechar bem as laterais, e obrigar o adversário a vir jogar mais para dentro , quando menos a bola estiver nos flancos quando esta na posse deles melhor

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

a única maneira de pores extremos a fechar dentro é usando as instruções ao adversário e meteres marcação no meio campo sempre, pq por defeito as funções dos extremos não são fechar dentro mas sim fechar as laterais, para fechar dentro ou fazes isso que te disse ou usas CJA, AI, Organizadores Abertos

talvez estejas a ir rápido depois para o ataque, ou melhor estejas a meter a bola com muita urgência no ultimo terço, para uma estratégia que ja por si so é de mais risco , ou é mesmo isso que pretendes?

pois isso dos extremos ja imaginava isso.

agora em relação ao que pertendo e a atacar tenho os extremos mais dentro para o laterais fazer sobreposição. Mas não com a necessidade ter ser muito rápido como tas a dizer.

ja agora em relaçao aos laterais tambem levo bastantes bolas nas costa, ma imagino que seja de os ter como alas?

Compartilhar este post

Link para o post

pois isso dos extremos ja imaginava isso.

agora em relação ao que pertendo e a atacar tenho os extremos mais dentro para o laterais fazer sobreposição. Mas não com a necessidade ter ser muito rápido como tas a dizer.

ja agora em relaçao aos laterais tambem levo bastantes bolas nas costa, ma imagino que seja de os ter como alas?

na posição mesmo de extremo como ele esta, so joga dentro se explorares o meio, mas ai convem, dares mais largura com os alas, em relação as bolas nas costas não tem nada a ver com os teres como alas, se quem faz o passe em profundidade não estiver a ser bem marcado e bem pressionado levas sempre com bolas nas costas seja alas ou laterais, a menos que seja o avançado a recuar e a arrastar os defesas com ele e ai ja é diferente

o procurar sobreposições não seignifica necessariamente que o extremo va jogar mais dentro, embora não se encoste tanto a linha o que acontece é que ele segura a bola a espera que o lateral suba nas costas dele

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

na posição mesmo de extremo como ele esta, so joga dentro se explorares o meio, mas ai convem, dares mais largura com os alas, em relação as bolas nas costas não tem nada a ver com os teres como alas, se quem faz o passe em profundidade não estiver a ser bem marcado e bem pressionado levas sempre com bolas nas costas seja alas ou laterais, a menos que seja o avançado a recuar e a arrastar os defesas com ele e ai ja é diferente

o procurar sobreposições não seignifica necessariamente que o extremo va jogar mais dentro, embora não se encoste tanto a linha o que acontece é que ele segura a bola a espera que o lateral suba nas costas dele

entao sendo assim acho que tenho problemas no centro ja que o que faz o passe para as costas ta sem grande marcaçao

Compartilhar este post

Link para o post

entao sendo assim acho que tenho problemas no centro ja que o que faz o passe para as costas ta sem grande marcaçao

é uma questão de teres os teus jogadores do meio campo a fazer marcação apertada para não deixar que quem aparece no espaço entre linhas tenha tempo e espaço para executar

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado desde já, pus manter posse de bola, numa maneira de tentar aumentar a pressão pela posse de bola, mas pelo que disseste essa lógica não deve fazer muito sentido no fm mesmo. Já retirei. Quanto à formação fluída pu-la para poder juntar mais a equipa.

Pois, Manter a Posse de Bola não tem nada a ver com pressionar o adversário: no FM afecta o comprimento do passe, no futebol podemos dar-lhe várias interpretações, mas decididamente nem no jogo, nem no futebol tem a ver com pressão.

Podes juntar mais os sectores através das tarefas dos jogadores, se queres algo próximo daquele Dortmund todos os jogadores têm uma função e uma tarefa específicas, equivalente a formações Estruturadas, alto ritmo, transições rápidas.

Podia estar a correr pior, mas até tou a gostar. A eliminação da taça foi uma coisa ridicula, o Boavista defendeu 90 minutos com os 11, depois no prolongamento foi duas vezes à minha baliza e marcou. Duas semanas depois, jogamos novamente mas para o campeonato. Levaram 4 secos, sempre com os 11 lá atrás, mas enfim. Já foi, para a próxima época sai melhor.

Destaque para a qualificação na Champions, que foi o que propus ao clube. Não esperava era calhar com Spurs e Bayern, muito menos acabar em primeiro. Está a fazer falta a paragem Natalícia, muita gente cansada e algumas lesões..

Btw, gostava que os meus extremos esquerdos (Gonzalo Martinez e Marcos Acuña) fossem mais explosivos. Têm bons stats, mas são pouco explosivos. Se treinar certos movimentos preferenciais podem alterar a sua maneira de jogar?

Basicamente é alargar as opções dos jogadores, não vão executar sempre os movimentos preferidos mas, havendo oportunidade e consoante o movimento, procuram fazê-lo.

Uma das grandes queixas neste FM é os extremos posicionarem-se demasiadamente abertos quando a equipa defende, portanto aí haverá pouco a fazer porque a situação está registada como bug e possivelmente será alterada num próximo patch.

Quando acabas um jogo, já foste olhar para o posicionamento da tua equipa com e sem bola ?

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de ajuda! Estou a jogar na segunda liga inglesa... mas os meus extremos tem tendência para fugir sempre para o pé do avançado.... ficando praticamente sem ninguém na frente

Sem_T_tulo.png

sss.jpg

Nota: a equipa é muito irregular

Editado por dias87

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de ajuda! Estou a jogar na segunda liga inglesa... mas os meus extremos tem tendência para fugir sempre para o pé do avançado.... ficando praticamente sem ninguém na frente

Nota: a equipa é muito irregular

não percebi explica-te melhor

Compartilhar este post

Link para o post

não percebi explica-te melhor

Quando tenho a posse de bola , principalmente nos meus dois médios centros, os dois avançados interiores vão sempre para junto do avançado, mesmo que os meta com o papel de extremo. Deixando basicamente a linha deserta sem ninguém, e os médios basicamente continuam a trocar a bola, os passa para estes avançados interiores que rematam a baliza de todo o lado

Editado por dias87

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tenho a posse de bola , principalmente nos meus dois médios centros, os dois avançados interiores vão sempre para junto do avançado, mesmo que os meta com o papel de extremo. Deixando basicamente a linha deserta sem ninguém, e os médios basicamente continuam a trocar a bola, os passa para estes avançados interiores que rematam a baliza de todo o lado

tens duas opções ou jogas mais aberto, ou então metes explorar os flancos, essas duas opções fazerm a equipa abrir mais, no entanto o explorar os flancos tem da a indicação para quem joga nas alas arriscar mais no drible , não sei se sera isso que pretendes, se queres apenas que os extremos abram mais mas não queres que driblem muito metes jogar mais aberto , no entanto se mesmo assim não ficar como pretendes pode ter a ver com a estratégia, sendo contra atacar a mentalidade do jogador diminui e isso poderá leva.lo a jogar mais fechado também, mas exprimenta as varias que disse a ver se consegues o que queres

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, Manter a Posse de Bola não tem nada a ver com pressionar o adversário: no FM afecta o comprimento do passe, no futebol podemos dar-lhe várias interpretações, mas decididamente nem no jogo, nem no futebol tem a ver com pressão.

Podes juntar mais os sectores através das tarefas dos jogadores, se queres algo próximo daquele Dortmund todos os jogadores têm uma função e uma tarefa específicas, equivalente a formações Estruturadas, alto ritmo, transições rápidas.

Basicamente é alargar as opções dos jogadores, não vão executar sempre os movimentos preferidos mas, havendo oportunidade e consoante o movimento, procuram fazê-lo.

Uma das grandes queixas neste FM é os extremos posicionarem-se demasiadamente abertos quando a equipa defende, portanto aí haverá pouco a fazer porque a situação está registada como bug e possivelmente será alterada num próximo patch.

Quando acabas um jogo, já foste olhar para o posicionamento da tua equipa com e sem bola ?

era assim que querias que eles viesse fechar dentro? 8-)

585d8f3b03bcfb96f4ee830f54ea5221.gif

Compartilhar este post

Link para o post

tens duas opções ou jogas mais aberto, ou então metes explorar os flancos, essas duas opções fazerm a equipa abrir mais, no entanto o explorar os flancos tem da a indicação para quem joga nas alas arriscar mais no drible , não sei se sera isso que pretendes, se queres apenas que os extremos abram mais mas não queres que driblem muito metes jogar mais aberto , no entanto se mesmo assim não ficar como pretendes pode ter a ver com a estratégia, sendo contra atacar a mentalidade do jogador diminui e isso poderá leva.lo a jogar mais fechado também, mas exprimenta as varias que disse a ver se consegues o que queres

Resultou, finalmente vejo um movimento novo nos meus avançados interiores e até laterais já cruzam

Compartilhar este post

Link para o post

É um problema de posicionamento que já vem do FM16, melhorou no FM17 mas ainda precisa de algum retoque. A melhor maneira de contrariar isso é instruir os Avançados Interiores para jogarem mais abertos e aguentarem a posição. Obviamente que não deixam de fazer diagonais para o centro, mas retarda-lhes o movimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...