Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Estou a ter um problema com a minha tática, os meus centrais dão muito espaço aos avançados, principalmente quando a equipa adversária joga em 4-3-3. Será que se colocar um dos centrais a fazer marcação individual ao AV , isso resulta?

A primeira coisa a fazeres é retirares a maior parte das tuas instruções à equipa. Sinceramente muitas não fazem sentido:

1) "Passar para o espaço" faz com que os teus jogadores arrisquem mais no passe. "Manteres a posse de bola" faz com que os teus jogadores arrisquem menos no passe. Ou queres uma coisa, ou a outra. No fundo, usando estas duas instruções em simultaneo nao estás a alterar nada na tua táctica.

2) "Procurar sobreposições". Tens os teus extremos com função de ataque, e os defesas com função de apoio. Mas depois pedes para que aja sobreposições. Como? Ainda para mais pedes um ritmo de jogo muito alto. Os teus defesas laterais nunca vão conseguir chegar ao ataque a tempo.

3) "Defesa mais alta" e "jogar mais largo". Tens um meio campo apenas com 2 jogadores, mas pedes mais largura. Ainda para mais jogas com um recuperador de bolas no meio campo, que tem um raio de ação a pressionar enorme. Não admira que dês espaços aos avançados contrários. O problema não está na tua defesa, mas sim no teu meio campo. O MRB vai estar sempre fora de posição a acorrer a todo o lado, deixando o pobre do MAA sozinho. O teu meio campo é "comido" na boa.

4) "Ser mais expressivo" e "deambular de posições". É tremendamente arriscado usar as duas em conjunto. A tua equipa facilmente vai perder a estrutura. Imagino que com facilidade vês o teu MAA no lado esquerdo, o teu CJA junto à faixa, etc, etc.

O que podes fazer:

1) Limpar todas as instruções à equipa e analisar os jogos. "Enfrentar a defesa" pode ser uma boa instrução, já que jogas com dois avançados interiores ofensivos, "Passar para o espaço também", tem atenção ao "Explorar pelo meio" porque podes ter problemas contra equipas que se fechem muito. Mantinha o "Ritmo", "Largura" e a "Linha Defensiva" com os valores por defeito, pois com uma mentalidade de "Controlar" já são bastantes agressivos e atacantes. Depois com a observação dos jogos logo via se é necessario ajustar.

2) Alterar o MRB(de) para um MC(de). Precisas de ter um jogador que segure o teu meio campo. Se necessario reduzia mesmo o valor de pressão dele.

3) Tens dois avançadores interiores a atacar, mas não estou a ver onde eles vão ter espaço para entrar uma vez que o teu avançado também está com função de ataque e não vai arrastar a defesa contraria. Acho que talvez tentasse um esquema assim:

AC(At)

Ex(At) CJA(Ap) AI(Ap)

MAA(Ap) MC(De)

DL(Ap) DC(De) DC(De) AI(At)

GR(De)

Podes fazer espelho da táctica, jogando com o Extremo do lado direito, mas se for o caso tens que inverter as posições no meio campo e na defesa.

Com um esquema assim, parece-me que tens mais variedade, e maior equilíbrio. Os teus problemas defensivos não estão relacionados com a defesa, mas sim com o meio campo que por e simplesmente é ultrapassado com muita facilidade.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira coisa a fazeres é retirares a maior parte das tuas instruções à equipa. Sinceramente muitas não fazem sentido:

1) "Passar para o espaço" faz com que os teus jogadores arrisquem mais no passe. "Manteres a posse de bola" faz com que os teus jogadores arrisquem menos no passe. Ou queres uma coisa, ou a outra. No fundo, usando estas duas instruções em simultaneo nao estás a alterar nada na tua táctica.

Pode fazer sentido com uma mentalidade mais baixa (menos risco) e instruções para potenciar a posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode fazer sentido com uma mentalidade mais baixa (menos risco) e instruções para potenciar a posse de bola.

Olha que não.

Segundo o" que vem no Lines&Diamonds no site da SI:

"Retain Possession reduces the passing range of all player by one setting. Tempo is adjusted one setting lower and width is adjusted one setting lower. All players are also instructed to play fewer risky passes. This will result in more passes being played directly to the feet of teammates, especially those offering close support. This will greatly increase the team’s emphasis on possession, though if the team is instructed to play with an aggressive build-up style, this will more likely result in players looking to promptly work the ball forward with a quick sequence of combination passing.

Pass Into Space instructs all players to place more passes into gaps behind opposition defenders. This means players already instructed to play less risky passes will look to play a moderate amount and so forth. This will enable players to achieve more penetration, and it’s particularly useful when you have extremely skillful players facing an aggressive defence that is prone to exposing space behind pressuring players."

Para além do pequeno ajuste no Ritmo, ao usar as duas o que estás a fazer é reduzir e depois aumentar (na mesma proporção) o risco de passe.

Esquece, tens razão.

Estava a confundir o "passing range" com o risco do passe. :)

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem gosta de fazer saves longos e ir desenvolvendo os jogadores mais jovens, recomendo a leitura deste tópico que foi criado no site da SI pelo Cleon.

Ele vai fazer um save longo com o Santos e vai detalhar questões como o treino, e os tutores de maneira a desenvolver da melhor maneira os jogadores. Vale a pena ler e ir acompanhando.

Tópico Cleon - Santos

PS: Para quem não conhece, o Cleon é um dos maiores (se não o maior) guru sobre o FM. Cenas sobre o motor de jogo e afins é com ele. É tipo, a versão da SI do nosso Michael Andrews. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem gosta de fazer saves longos e ir desenvolvendo os jogadores mais jovens, recomendo a leitura deste tópico que foi criado no site da SI pelo Cleon.

Ele vai fazer um save longo com o Santos e vai detalhar questões como o treino, e os tutores de maneira a desenvolver da melhor maneira os jogadores. Vale a pena ler e ir acompanhando.

Tópico Cleon - Santos

PS: Para quem não conhece, o Cleon é um dos maiores (se não o maior) guru sobre o FM. Cenas sobre o motor de jogo e afins é com ele. É tipo, a versão da SI do nosso Michael Andrews. :mrgreen:

Só se for em termos de paciência (ou falta dela) :biggrin:

A ver se é este ano que faço um save pegando numa equipa qualquer e desenvolvendo uma ideia de jogo (mantendo-me, claro a treinar o FC Porto)

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone,

No FM2016 lanças-te uma táctica baseado em 4 defesas, 2 médio alas, um médio centro, um médio avançado e 2 avançados recuados. penso que mais tarde fizes-te algumas alterações e não consegui encontra-la nos posts do FM2016.

Eu tive muito sucesso com essa táctica, em 4 epocas com o Benfica ganhei todos os campeonatos e 1 champions, além disso adorava o futebol que a equipa praticava, muito baseado nas sobreposições entre os medio alas e os defesas laterais, bastantes cruzamentos e muita finalização pelo médio ala contrário.

Apaguei o FM2016 e por consequencia essa táctica, desenvolveste alguma táctica dentro desse esquema para o FM2017?

Tenho uma parecida, mas estou com dificuldades na finalização e nos movimentos de sobreposição. Para conseguir aproximar um pouco dessa tive que mexer e muito nas instruções individuais, mas não consigo por a equipa a jogar como tu tinhas.

Cumprimentos

Gonçalo

Compartilhar este post

Link para o post

Erro comum: dois médios à frente dos centrais, sem usar a posição 6, e colocas um dos médios com tarefa de ataque (ainda por cima tendo a equipa uma mentalidade muito atacante), ou seja, só tens um médio a equilibrar a equipa.

Erro comum: largura no máximo quando a mentalidade da equipa, por defeito, afasta bastante os jogadores. Imenso espaço para os adversários explorarem

Usas a linha defensiva subida (mais uma vez a mentalidade que usas estipula automaticamente que seja subida) para reduzir espaço ao adversário, mas és pouco pressionante. Na prática deixas ao critério dos jogadores quando devem pressionar mais ou menos, portanto, maus atributos mentais vai fazê-los tomar más decisões. Com os jogadores tão afastados uns dos outros ainda se torna mais difícil pressionar.

Queres que os jogadores circulem e mantenham mais a bola, mas ao mesmo tempo pedes à tua defesa para recorrerem ao "chutão" para os flancos.

Num clássico 442 os extremos posicionam-se mais atrás, no teu caso estás a usar um clássico 424 ou praticamente um 4132 altamente ofensivo e com um posicionamento que potencia a transição ofensiva dos adversários (o Benfica utiliza um 442 efectivamente ou um 4132 mas com um médio defensivo, um médio à frente deste e os extremos na mesma linha do médio)

Antes de mais obrigado pela ajuda, já equilibrei mais as coisas vamos ver como corre.

Como é que posso fazer para ser mais pressionante?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que não.

Segundo o" que vem no Lines&Diamonds no site da SI:

"Retain Possession reduces the passing range of all player by one setting. Tempo is adjusted one setting lower and width is adjusted one setting lower. All players are also instructed to play fewer risky passes. This will result in more passes being played directly to the feet of teammates, especially those offering close support. This will greatly increase the team’s emphasis on possession, though if the team is instructed to play with an aggressive build-up style, this will more likely result in players looking to promptly work the ball forward with a quick sequence of combination passing.

Pass Into Space instructs all players to place more passes into gaps behind opposition defenders. This means players already instructed to play less risky passes will look to play a moderate amount and so forth. This will enable players to achieve more penetration, and it’s particularly useful when you have extremely skillful players facing an aggressive defence that is prone to exposing space behind pressuring players."

Para além do pequeno ajuste no Ritmo, ao usar as duas o que estás a fazer é reduzir e depois aumentar (na mesma proporção) o risco de passe.

Esquece, tens razão.

Estava a confundir o "passing range" com o risco do passe. :)

isto esta onde e é o que?

Tópico Cleon - Santos

gosto disto eheh thanks :compinchas:

El Capone,

No FM2016 lanças-te uma táctica baseado em 4 defesas, 2 médio alas, um médio centro, um médio avançado e 2 avançados recuados. penso que mais tarde fizes-te algumas alterações e não consegui encontra-la nos posts do FM2016.

Eu tive muito sucesso com essa táctica, em 4 epocas com o Benfica ganhei todos os campeonatos e 1 champions, além disso adorava o futebol que a equipa praticava, muito baseado nas sobreposições entre os medio alas e os defesas laterais, bastantes cruzamentos e muita finalização pelo médio ala contrário.

Apaguei o FM2016 e por consequencia essa táctica, desenvolveste alguma táctica dentro desse esquema para o FM2017?

Tenho uma parecida, mas estou com dificuldades na finalização e nos movimentos de sobreposição. Para conseguir aproximar um pouco dessa tive que mexer e muito nas instruções individuais, mas não consigo por a equipa a jogar como tu tinhas.

Cumprimentos

Gonçalo

so testei dois avançados na beta e embora não tivesse corrido mal, não me dava aquelas garantias de controlar bem o jogo, e quando assim é não me agrada muito, tenho andado so a desenvolver um 4231 por enquanto

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone,

Engraçado, eu com essa tactica dominava os jogos de uma maneira lol, tive 2 epocas inteiras seguidas sem perder para o campeonato.

Na altura lembro-me que apenas fiz uma alteração no tipo de cruzamentos, pus tensos e dificeis para os defesas.

Quase que me lembrava a velha Diablo lol.

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone,

Engraçado, eu com essa tactica dominava os jogos de uma maneira lol, tive 2 epocas inteiras seguidas sem perder para o campeonato.

Na altura lembro-me que apenas fiz uma alteração no tipo de cruzamentos, pus tensos e dificeis para os defesas.

Quase que me lembrava a velha Diablo lol.

a cena é que quando o jogo esta equilibrado tu consegues manter no mínimo a igualdade numérica jogando com dois avançados, algumas vezes superioridade ate, so que este ano a AI muda para "ataque" muito rapidamente basta não estarem a conseguir marcar e ai vao com tudo para cima e depois tem dois ceneriaos diferentes, ou recuperas bem a bola e exploras o espaço e arriscaste ate a golear lol ou eles apanham-te em inferioridade numérica e sais tudo goleado, porque os avançados não recuam para vir ajudar a defender e passando a tua primeira linha de pressão é um autoestrada lol

o que eu acabei por fazer foi criar uma dinâmica de modo a mesmo jogando com apenas um avançado em teoria, na pratica serem 3 lol tenho os extremos a fazerem de avançados

67fac8d901a24e1a19a97fd66e08f49e.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aproveitar e deixar também aqui a minha tática para discussão de alguns aspetos do jogo. Já estou em Janeiro com o Benfica. Desativei o primeiro orçamento de transferências e não comprei nem vendi ninguém até agora, pelo que o plantel é exatamente o mesmo. Primeiro tentei implementar um 4-4-2 que não estava a funcionar. Curiosamente nunca consegui jogar como deve ser com 2 pontas de lança, nem do 16 nem aqui. Voltei então para o meu habitual 4-2-3-1:

357433c158e586351c28c0696033400d.png

Instruções:

9d90332348b449e1fec41ff10597c4b9.png

Explicando o que pretendo com a tática e a sua evolução.

Formação e Mentalidade

Achei melhor começar com a formação Flexível e depois decidir se precisava dos setores mais juntos ou mais avançados. Como assim serviu-me bem, deixei ficar. Quanto à mentalidade, comecei em Controlar que era como jogava no FM 16, mas acabava por ter pouco a bola, a perder muitas vezes a bola e a não conseguir sair para o ataque como deve ser (devido à maior urgência em marcar golo suponho). Mudei então para contra ataque (embora treine o controlar noutra tática alternativa) para ter um bocado de mais critério com a bola. A ideia passa por ter um futebol ofensivo à mesma mas mais pensado.

Linha Defensiva, saída de jogo e pressão

Como a mentalidade de contra ataque recua a linha defensiva, subi-a um pouco para que a equipa possa pressionar mais à frente. Com a defesa mais subida existe o risco das bolas nas costas, daí querer que a minha defesa jogue sempre em linha para apanharmos o adversário em fora de jogo várias vezes. Para sair a jogar, instruí o guarda redes a distribuir nos centrais (Jogar a partir da defesa + instrução individual) que costumam ter sempre alguém por perto para passar (Fejsa, Pizzi ou um dos laterais). Não quero que o adversário consiga sair a jogar daí o Evitar Distribuição Curta do GR. Quanto à pressão, pretendo que a minha equipa pressione alto e não deixe o adversário respirar. Isto foi algo que fui mudando e ainda não está perfeito, mas já vejo uma grande melhoria. Tentei o Pressionar Muito Mais juntamente com o desarme agressivo, mas não notei grandes melhorias. Optei por baixar a pressão para "Mais" e conjugar com o desarme agressivo, marcação apertada e ainda instruções individuais ao adversário. Isto fez com que a pressão se tornasse sufocante às vezes, obrigando o chutão para a frente. Mas paralelamente o número de amarelos cresceu muito também. Alguma sugestão para melhorar este aspeto sem comprometer a pressão alta?

Estilo de Passe

Gosto que a equipa jogue curto e quero ter a posse de bola, mas não quero que mastiguem demasiado o jogo daí não ter colocado o levar a bola até à área. Comecei com o ritmo alto, mas no início a equipa era um bocado instável. Em casa ainda me safava com grande vantagem, mas fora os jogos eram mais complicados e até perdi 1-0 com o Arouca fora. Empatei 0-0 com o Porto fora, onde tive cerca de 64% de posse de bola mas não consegui criar muitas oportunidades. Acabei por aumentar o ritmo para Muito Mais Alto o que resolveu o problema. A equipa ficou mais objetiva e mais vertical. Por fim, quero que os jogadores sejam mais expressivos porque o Benfica tem um plantel bastante criativo.

Posicionamento da Equipa com bola:

Para este exemplo escolhi um jogo em que dominei. As posições não fogem muito a isto, consoante a dificuldade do adversário.

9976143f6565144ba2f242ccde276ad3.png

1) A equipa joga subida, os centrais em linha não avançam para lá do meio do campo normalmente. O Fejsa costuma ser o último homem e forma um triângulo no meio campo com o Pizzi e com o Jonas mais à frente (isto é mais visível na maneira como a equipa defende e no posicionamento geral). No entanto, em jogos mais difíceis acho que vou tentar que ele caia mais para o meio dos centrais e não avance tanto. Se mudar para a tarefa para defensivo ele passa a fazer isso? Ou terei de mudar a posição para Pivô Defensivo?

2) Os laterias funcionam como segundos médios e vão subindo. Quero que fiquem abertos e que os extremos consigam ir para o meio. Nesta imagem o 15 é o Salvio que ainda não vai para o meio como eu quero (já está a treinar para cortar para dentro). O extremo esquerdo neste jogo foi o Guedes (e por acaso não jogou nada neste jogo) e acabou por funcionar como um segundo avançado por causa do movimento preferido de ir para dentro, embora a posição seja extremo. Aqui as coisas vão variando consoante os jogadores escolhidos. Às vezes ponho um dos laterais como Alas, outras vezes um com a tarefa de Apoiar, consoante os jogos. Lá na frente, quando é o Rafa na esquerda é Avançado Interior, quando é o Zivkovic na direita é avançado interior. No entanto, todos os extremos estão a ser treinados para cortarem para dentro para fazerem número na área.

Posicionamento da Equipa sem bola:

20fee84c87acf28bcb68b48faeedf9af.png

Ora aqui está o tal triângulo. O Jonas recua e faz o triângulo com o Fejsa e o Pizzi. Os extremos também costumam recuar quando o adversário vai para o ataque.

Resultados:

Até agora tem dado bom resultado. Estou em 1º com 17 jogos já feitos na liga. 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota. 43 golos marcados e 8 sofridos. Na Champions apanhei o Leverkusen, Dynamo Kyiv e København. Passei em 2º com 11 pts, a 2 do Leverkusen.

Tenho conseguido dominar os adversários no geral com altas percentagens de posse de bola. Deixo aqui alguns exemplos:

927da9dd09df439d81de94c4e1edcbbd.png

1a57c6c387dd30d4c5f5fee657e0623a.png

e8625bb5e01dbcb8918f4690d4ec11a6.png

3d35bd61c9c43e0c687d11defc3c3c0c.png

Este jogo com o Sporting foi atípico. Levei dois golos na primeira parte. A equipa estava mal mesmo, tive de gastar as três substituições ao intervalo. Fiz o 2-2, eles marcaram o 3-2 e o Carrillo aos 82 marcou o golo do empate :mrgreen:

Problemas:

1) Na Champions perdi 2-0 com o Leverkusen fora. Confesso que fui surpreendido. A primeira parte foi totalmente deles. Pressão super alta, sufocaram-me por completo. Não conseguia sair a jogar e estava encostado à minha área. Na segunda parte subi as linhas porque eles apostam no passe longo, comecei a jogar mais direto e mais rápido, apostando nas bolas nas costas. As coisas ficaram mais equilibradas. Arranquei-lhes 8 foras de jogo e tive 1 oportunidade flagrante que não consegui concretizar. Penso que contra equipas com outro andamento vou ter estes problemas (é claro que não estou à espera de manter os 67% de posse de bola). Se calhar preciso de uma abordagem alternativa mais conservadora. O que acham?

2) Alguns jogadores são inconstantes, como é o caso do Jonas (ou mesmo dos extremos). Ora faz uma exibição muito boa, ora acaba o jogo a 6.5. Ele começou a época a Médio Ofensivo, já o testei a Avançado Sombra (o que funciona em alguns jogos) e agora anda a jogar a Construtor de Jogo Avançado. Parece-me que é a posição onde é mais estável (e onde a equipa mais se beneficia), mas mesmo assim não tem deslumbrado no geral. O que acham que podia fazer para aumentar o rendimento dele sem comprometer o jogo coletivo?

3) Os jogadores às vezes aguentam demasiado a bola e acabam por perde-la ou a mandá-la contra o adversário. Noto isto ainda mais vezes com os laterais, que têm oportunidade para cruzar na linha, mas fazem um compasso de espera demasiado longo e quando vão cruzar, já têm um defesa na trajetória da bola e o lance vai para canto. Como posso combater isto?

E pronto, por enquanto acho que é tudo!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais obrigado pela ajuda, já equilibrei mais as coisas vamos ver como corre.

Como é que posso fazer para ser mais pressionante?

Aumentar "Pressão" nas instruções à equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Problemas:

1) Na Champions perdi 2-0 com o Leverkusen fora. Confesso que fui surpreendido. A primeira parte foi totalmente deles. Pressão super alta, sufocaram-me por completo. Não conseguia sair a jogar e estava encostado à minha área. Na segunda parte subi as linhas porque eles apostam no passe longo, comecei a jogar mais direto e mais rápido, apostando nas bolas nas costas. As coisas ficaram mais equilibradas. Arranquei-lhes 8 foras de jogo e tive 1 oportunidade flagrante que não consegui concretizar. Penso que contra equipas com outro andamento vou ter estes problemas (é claro que não estou à espera de manter os 67% de posse de bola). Se calhar preciso de uma abordagem alternativa mais conservadora. O que acham?

2) Alguns jogadores são inconstantes, como é o caso do Jonas (ou mesmo dos extremos). Ora faz uma exibição muito boa, ora acaba o jogo a 6.5. Ele começou a época a Médio Ofensivo, já o testei a Avançado Sombra (o que funciona em alguns jogos) e agora anda a jogar a Construtor de Jogo Avançado. Parece-me que é a posição onde é mais estável (e onde a equipa mais se beneficia), mas mesmo assim não tem deslumbrado no geral. O que acham que podia fazer para aumentar o rendimento dele sem comprometer o jogo coletivo?

3) Os jogadores às vezes aguentam demasiado a bola e acabam por perde-la ou a mandá-la contra o adversário. Noto isto ainda mais vezes com os laterais, que têm oportunidade para cruzar na linha, mas fazem um compasso de espera demasiado longo e quando vão cruzar, já têm um defesa na trajetória da bola e o lance vai para canto. Como posso combater isto?

E pronto, por enquanto acho que é tudo!

1) Qualquer equipa tem jogos maus, umas com mais frequência, outras com menos. Possivelmente ganhaste o jogo ao Leverkusen em casa e ficaram ressabiados (até há uma opção de palestra a espicaçar os jogadores). Muito pressionado, precisavas de ter a equipa muito disciplinada, muito coesa e sair rápido na transição ofensiva.

2) A questão não é a função do jogador por si só, é mesmo a função do jogador combinada com os outros jogadores, isto é, o problema talvez nem fosse da falta de rendimento como Avançado Sombra, mas com quem é que o jogador, nessa função, estava a combinar. É preciso que o 10 e 9 se completem.

3) Não uses Manter a Posse de Bola ou, se fazes questão de usar, combina com Passe para o Espaço Vazio

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Muito pressionado, precisavas de ter a equipa muito disciplinada, muito coesa e sair rápido na transição ofensiva.

Como, por exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

Como, por exemplo?

Laterais menos ofensivos, explorar os flancos, passe para o espaço vazio, sem instruções de posse de bola. Isto, obviamente, sem saber como jogou o Leverkusen.

Compartilhar este post

Link para o post

Laterais menos ofensivos, explorar os flancos, passe para o espaço vazio, sem instruções de posse de bola. Isto, obviamente, sem saber como jogou o Leverkusen.

Percebido.

Já tentaste jogar em posse de bola, como gostas, numa outra táctica? Com 3 centrais, por exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

Percebido.

Já tentaste jogar em posse de bola, como gostas, numa outra táctica? Com 3 centrais, por exemplo?

Vai ser uma das apostas quando tiver o FM todo artilhado.

Compartilhar este post

Link para o post

como é que acham que se deve definir os treinos da equipa (nao individuais) para sistemas de controlo do jogo(com alguma posse)? Eu vou alternando entre m.atacante e controlo da bola.

Compartilhar este post

Link para o post

1) Qualquer equipa tem jogos maus, umas com mais frequência, outras com menos. Possivelmente ganhaste o jogo ao Leverkusen em casa e ficaram ressabiados (até há uma opção de palestra a espicaçar os jogadores). Muito pressionado, precisavas de ter a equipa muito disciplinada, muito coesa e sair rápido na transição ofensiva.

2) A questão não é a função do jogador por si só, é mesmo a função do jogador combinada com os outros jogadores, isto é, o problema talvez nem fosse da falta de rendimento como Avançado Sombra, mas com quem é que o jogador, nessa função, estava a combinar. É preciso que o 10 e 9 se completem.

3) Não uses Manter a Posse de Bola ou, se fazes questão de usar, combina com Passe para o Espaço Vazio

Obrigado Michael! Vou mudar isso, depois digo se resultou.

Compartilhar este post

Link para o post

como é que acham que se deve definir os treinos da equipa (nao individuais) para sistemas de controlo do jogo(com alguma posse)? Eu vou alternando entre m.atacante e controlo da bola.

O treino de preparação para jogo geralmente tenho em movimento atacante, dado que a maioria dos jogos sou favorito. O treino geral da equipa, ao contrário dos últimos anos em que o tinha sempre em Equilibrado (são treinadas todas as vertentes), este ano tenho feito alguma rotação: em semanas em que não tenho jogos por causa das selecções, opto pelo treino de Aptidão; nas outras semanas, vou fazendo a rotação por Tácticas, Defensivo, Controlo de Bola e Coesão da Equipa. Mas sinceramente, sou muito mais atento e dedicado ao treino individual, tanto de atributos como de movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso vi há uns anos num site que ja nao me lembro que esse treino de equipa tava diretamente ligado com a forma como jogas(posse ,contra ataque,...) e que nao era aconselhavél muda-lo muito. Por exemplo no sitio onde vi dizia que pessoas que pensam jogar em contra ataque devem treinar aptidão e mov.atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso vi há uns anos num site que ja nao me lembro que esse treino de equipa tava diretamente ligado com a forma como jogas(posse ,contra ataque,...) e que nao era aconselhavél muda-lo muito. Por exemplo no sitio onde vi dizia que pessoas que pensam jogar em contra ataque devem treinar aptidão e mov.atacante.

O treino em questão é suposto trabalhar secções específicas dos atributos dos jogadores, técnicos, tácticos, mentais e físicos (sendo que cada secção contempla atributos ofensivos e defensivos). Claro que para uma determinada ideia de jogo, precisas de jogadores com características específicas e de as potenciar. Mas agora repara que ao pensares em posse de bola, possivelmente pensas em Barcelona e quando pensas em Barcelona, pensas em Xavi e Iniesta, pensas em qualidade de passe excelente, controlo de bola, trabalho de equipa. Mas se pensares em Abidal e Puyol, será que vais associar o mesmo tipo de características / atributos ? Fará sentido aplicar o mesmo treino para jogadores com características tão diferentes e com funções em campo tão diferentes ? Ou será que faz mais sentido direccionar o treino para consolidar e melhorar aquilo que é suposto executarem no campo ? Para mim, a resposta é óbvia, daí dar maior ênfase ao treino individual e a determinadas preferências dos jogadores.

Quanto à parte a negrito, queres jogar em contra-ataque, significa que vais jogar com o bloco mais recuado, a convidar o adversário a subir, a fazer pressão só será pontualmente porque o mais importante é manter a postura defensiva e não abrir espaços.... e vamos por todos os jogadores a desenvolver os seus atributos ofensivos ???? Há aí qualquer coisa que não está a bater bem uma com a outra :)

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que faz sentido porque no contra ataque tens que partir para o na ataque de forma bastante organizada para fazer valer a reduzida posse que tens e quanto a aptidão é basicamente porque esse ataque deve ser rapido para surtir efeito. Por acaso eu até prefiro muito mais jogar um futebol de controlo e passe curto daí tenho vindo a meter nesses treinos de equipa m.atacante e controlo de bola

Editado por Gonçalo/is/awesome

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que faz sentido porque no contra ataque tens que partir para o na ataque de forma bastante organizada para fazer valer a reduzida posse que tens e quanto a aptidão é basicamente porque esse ataque deve ser rapido para surtir efeito. Por acaso eu até prefiro muito mais jogar um futebol de controlo e passe curto daí tenho vindo a meter nesses treinos de equipa m.atacante e controlo de bola

Certíssimo, a pouca posse de bola que tens tem que ser "carimbada" com uma forte transição. Mas daí a trabalhar os atributos ofensivos de todos os jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...