Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

O 3-5-2 é um esquema característico das equipas italianas, com dois laterais (alas) bastante ofensivos e um jogador na posição 6, à frente dos centrais. É este jogador que comanda a equipa, gere os tempos de jogo, daí a função de Regista (possivelmente, a maior referência dos últimos anos será o Andrea Pirlo). Há frente deste, os dois médios são mais posicionais, por exemplo, dois MC (ap.) (podes fazer ajustes a um deles, para diferenciar um pouco o seu comportamento em campo. Na frente, convém combinares uma tarefa de apoio com uma ataque para haver um jogador fazer a ligação ao meio-campo.

Ter um meio-campo em 1x2? Pegando na imagem que pus ali, seria recuar o Séri para a frente do Sarr, e baixar o Belhanda para 8, por exemplo? Eu não queria muito abdicar do "10", visto que tenho bastante qualidade para aquele posto, será que baixando o Séri, mantendo o Koziello a 8 e ter o Belhanda a 10 como cja apoiar não abre buraco no meio-campo?

E nos dois da frente, colocar um n10/f9, avançado completo a apoiar e outro a ponta de lança?

Editado por Kanye

Compartilhar este post

Link para o post

Ter um meio-campo em 1x2? Pegando na imagem que pus ali, seria recuar o Séri para a frente do Sarr, e baixar o Belhanda para 8, por exemplo? Eu não queria muito abdicar do "10", visto que tenho bastante qualidade para aquele posto, será que baixando o Séri, mantendo o Koziello a 8 e ter o Belhanda a 10 como cja apoiar não abre buraco no meio-campo?

E nos dois da frente, colocar um n10/f9, avançado completo a apoiar e outro a ponta de lança?

Se queres manter esse esquema, usa dois médios que assegurem o meio-campo. Ficas com uma linha de 3 jogadores (centrais) + 2 (médios), podes usar alas a fazer o corredor todo, como se fossem extremos e a dar largura ao teu jogo e na frente depende das características dos avançados. Aqui o ideal é ter um finalizador a fazer parceria com um jogador mais móvel que crie espaço para a finalização, arrastando marcações (Avançado Recuado, por exemplo). Um nº10 e um falso 9 funcionam mais como criadores / organizadores de jogo, o que não vai fazer tanto sentido dado que usas um CJA na posição 10.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, é melhor adaptar os jogadores ao teu sistema que adaptares o sistema aos jogadores.

Tendo um CJA(ap) na posição 10 ou um CJA no meio campo não vai mudar muito. Quando muito metes um "chegar mais longe" ou "aguentar posição" depende do que queiras.

Compartilhar este post

Link para o post

147ceff3a4579ec47256620483728f80.png

6d5d3cc6d3a7609e5df0060f3a104719.png

A ver vamos como corre para a frente, tenho um bocado daquele lado esquerdo, mas se não for assim perco demasiado poder ofensivamente.

Compartilhar este post

Link para o post

https://s16.postimg.org/3se9l57et/482730_20161116184636_1.png

https://s16.postimg.org/raj0d41g5/482730_20161116184649_1.png

o que é que acham desta tatica?(sugestoes para a fazer melhor)

mudei o extremo para atacar

Força, faz uns testes, observa o desenrolar de uns quantos jogos, tens aí uns conceitos interessantes.

A ver vamos como corre para a frente, tenho um bocado daquele lado esquerdo, mas se não for assim perco demasiado poder ofensivamente.

Se o problema é esse muda o CJA para MC (at)

Compartilhar este post

Link para o post

Força, faz uns testes, observa o desenrolar de uns quantos jogos, tens aí uns conceitos interessantes.

obrigado. tou curiosissimo para testa-la.

Editado por Gonçalo/is/awesome

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém conseguir responder-me qual possa ser a causa disto:

Muitas vezes o meu CJA(a) ou o meu MAA(a) conduzem a bola e tem espaço entre o lateral e o central, para o extremo que está espera do passe, fazer essa diagonal. Mas nem spr isso acontece, continuam a levar a bola, as vezes optam pelo remate, outras vezes voltam para trás..já meti a opção dos passes arriscados, mas as a maioria das vezes não sai esse tal passe..ambos os extremos estão também em função de apoio..

Editado por bineco

Compartilhar este post

Link para o post

Se alguém conseguir responder-me qual possa ser a causa disto:

Muitas vezes o meu CJA(a) ou o meu MAA(a) conduzem a bola e tem espaço entre o lateral e o central, para o extremo que está espera do passe, fazer essa diagonal. Mas nem spr isso acontece, continuam a levar a bola, as vezes optam pelo remate, outras vezes voltam para trás..já meti a opção dos passes arriscados, mas as a maioria das vezes não sai esse tal passe..ambos os extremos estão também em função de apoio..

Pode ter a ver com os próprios atributos do jogador (visão de jogo, decisão....). O Extremo chegar a entrar nesse espaço ? O passe é seguro ? é arriscado ? há muitas variáveis a considerar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo mtas x o extremo a recuar pq já está fora de jogo..90% é seguro fazer o passe.

Tem mudado um pouco agora com o Lucas Lima a CJA, dps do outro lado costuma estar o André André ou o GIl Romero (Herrera lesionado durante meses) penso terem atributos suficientes..

Compartilhar este post

Link para o post

Dei agora conta dos movimentos preferidos: - Tenta desmarcar regularmente os colegas

Quiçá desenvolver isto nos medios mais ofensivos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres manter esse esquema, usa dois médios que assegurem o meio-campo. Ficas com uma linha de 3 jogadores (centrais) + 2 (médios), podes usar alas a fazer o corredor todo, como se fossem extremos e a dar largura ao teu jogo e na frente depende das características dos avançados. Aqui o ideal é ter um finalizador a fazer parceria com um jogador mais móvel que crie espaço para a finalização, arrastando marcações (Avançado Recuado, por exemplo). Um nº10 e um falso 9 funcionam mais como criadores / organizadores de jogo, o que não vai fazer tanto sentido dado que usas um CJA na posição 10.

Obrigado pelos esclarecimentos Michael, logo vou perder um bocado de tempo com isto. Já fiz aquilo que disseste de retirar tudo e apenas colocar mentalidade normal e flexível, e mexer a partir daí.

Na minha opinião, é melhor adaptar os jogadores ao teu sistema que adaptares o sistema aos jogadores.Tendo um CJA(ap) na posição 10 ou um CJA no meio campo não vai mudar muito. Quando muito metes um "chegar mais longe" ou "aguentar posição" depende do que queiras.

Era esta a minha dúvida, porque quase nunca uso o 10 nas minhas equipas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, é melhor adaptar os jogadores ao teu sistema que adaptares o sistema aos jogadores.

Tendo um CJA(ap) na posição 10 ou um CJA no meio campo não vai mudar muito. Quando muito metes um "chegar mais longe" ou "aguentar posição" depende do que queiras.

Possivelmente é um dos debates mais comuns no futebol: é o sistema que faz os jogadores ? ou são os jogadores que fazem o sistema ? é melhor adaptar os jogadores à ideia de jogo ? ou o treinador adaptar a ideia de jogo aos jogadores ? Para mim não há uma resposta que seja absoluta, uma e outra tem as suas valências e os seus contras. Por um lado, qualquer equipa precisa de criar de raízes na ideia de jogo do treinador, mecanizações, o chamado "jogar de olhos fechados", um passe, por exemplo, tem muito mais probabilidade de sucesso quando o jogador A, que tem a bola, sabe de antemão onde vai estar posicionado o jogador B, são rotinas adquiridas na determinação do treinador em afirmar a sua ideia de jogo aos seus jogadores. Por outro lado, nenhum treinador deve ser tão inflexível ao ponto de não adaptar não a ideia de jogo, mas a aplicação em campo da ideia, de acordo com dois factores: as características do adversário (posicionamento, dinâmicas, estratégia) e as características dos seus jogadores. É um equilíbrio que é preciso concretizar e que depende única e exclusivamente da leitura do treinador do seu plantel e do adversário. Neste contexto, há depois uma variação na dita flexibilidade do treinador: Guardiola, dentro da sua ideia de jogo, tem uma capacidade de mutação notável, táctica e estratégica, exemplificada em dois laterais direitos de referência: Daniel Alves e Philipp Lahm, um trabalhado praticamente para ser um Extremo; outro trabalhado para ser um Médio adicional, mesmo posicionamento, dinâmicas completamente distintas, uma ideia de jogo mutável ainda que não abdique de princípios fundamentais. Possivelmente, em oposição, Diego Simeone, opta por jogadores que lhe dão garantias de assimilar facilmente a sua ideia de jogo, em detrimento de outros em que lhes reconhece essa incapacidade de leitura. Oliver, por exemplo, será um desses jogadores, a qualidade técnica, o talento, está tudo lá, mas a capacidade de resposta de colocar em prática a ideia do treinador é fraca.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o problema é esse muda o CJA para MC (at)

O problema é que o meu melhor extremo tem 11 de finta, por exemplo. :mrgreen:

Nota-se um bocado a falta de qualidade. Outra coisa que me aparece nos relatórios é que tenho jogadores que, por exemplo, não estão habituados a pressionar alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Tenho estado aqui a pensar na posição "6", ou seja o médio defensivo, da minha táctica 4123 com médio defensivo.

Desde sempre, tenho usado nessa posição jogadores mais estáticos (médio defensivo, criador de jogo recuado, ou mesmo trinco), mas hoje estava a pensar na vantagem de usar um médio recuperador de bolas nessa posição.

Se é verdade que por norma num 4123 a posição de médio defensivo convém ser um jogador que fique mais central, por outro e jogando com uma táctica mais ofensiva, não teria vantagens em ter um jogador com um raio de acção defensivo maior?

Jogando por exemplo com uma equipa grande, e estando a maior parte do tempo a atacar, quando perco a bola, não teria vantagem em ter um jogador defensivo que abrangesse uma área maior, podendo ocorrer mais nas faixas laterais? A ideia, seria alguém a varrer uma área maior, matando mais cedo qualquer tentativa de contra-ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Tenho estado aqui a pensar na posição "6", ou seja o médio defensivo, da minha táctica 4123 com médio defensivo.

Desde sempre, tenho usado nessa posição jogadores mais estáticos (médio defensivo, criador de jogo recuado, ou mesmo trinco), mas hoje estava a pensar na vantagem de usar um médio recuperador de bolas nessa posição.

Se é verdade que por norma num 4123 a posição de médio defensivo convém ser um jogador que fique mais central, por outro e jogando com uma táctica mais ofensiva, não teria vantagens em ter um jogador com um raio de acção defensivo maior?

Jogando por exemplo com uma equipa grande, e estando a maior parte do tempo a atacar, quando perco a bola, não teria vantagem em ter um jogador defensivo que abrangesse uma área maior, podendo ocorrer mais nas faixas laterais? A ideia, seria alguém a varrer uma área maior, matando mais cedo qualquer tentativa de contra-ataque.

É uma questão de haver quem compense esse raio de acção alargado: é preciso olhar para a situação no todo e "fugir" da tentação de olhar para a acção do jogador isoladamente. A vantagem é aparente, pode ser real, no entanto, quando o MRB procurar outras zonas com essa missão de recuperar mais rapidamente a bola, quem compensa ? quem faz a "dobra" ?

Compartilhar este post

Link para o post

A questão faz sentido quando o adversário está em ataque organizado, mas a grande maioria das vezes que jogo é contra equipas mais pequenas, logo não enfrento muito ataque organizado e mais contra-ataque.

Em contra-ataque, temos que a bola cai a maior parte das vezes para as faixas, com o avançado a descair para lá e a arrastar um dos meus centrais (precisamente porque o médio defensivo ficava mais central).

Fiz, agora um jogo contra o Rio Ave fora, ganhei 5-1. O Fejsa matou à nascença tudo o que foi contra-ataque a jogar como MRB.

É claro que depois, o Rio Ave marcou em ataque organizado. Bola nas costas da defesa, porque o Fejsa abriu um buraco do tamanho do mundo para ir pressionar o trinco contrário! :D

Mas acho que compensa a jogar contra equipas mais pequenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

se não estou em erro quando saiu o fm 2015 uma das coisas que o Milles disse foi quem usar o MRB ja leva uma vantagem extra, qualquer coisa deste género, curioso que eu ate uso dois e tenho gostado muito

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de ter um feedback da minha táctica 4.2.3.1 pelo MichaelAndrews e el_capone

obrigado

das instruções fechava-me mais, tirava o enfrentar e defesa e o mais expressivo, mostra la o sistema tactico

Compartilhar este post

Link para o post

se não estou em erro quando saiu o fm 2015 uma das coisas que o Milles disse foi quem usar o MRB ja leva uma vantagem extra, qualquer coisa deste género, curioso que eu ate uso dois e tenho gostado muito

Disse sim, eu li tb. Por acaso n uso MRB, uso o william a CJR e tenho gostado..

Tb ja uso mais pressão e desarme mais agressivo o q por si só o coloca mais combativo na procura da posse de bola. Depois tem é mais liberdade de arriscar, principalmente o passe. Mas o William tem bons atributos de passe e técnica. Um MRB limita-se mais a recuperar a bola e a passar, enquanto que o CJR ajuda mais a construir.

Editado por googol

Compartilhar este post

Link para o post

das instruções fechava-me mais, tirava o enfrentar e defesa e o mais expressivo, mostra la o sistema tactico

Tive como base el_capone a tua táctica do fm16 para criar esta!!

Clique aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Disse sim, eu li tb. Por acaso n uso MRB, uso o william a CJR e tenho gostado..

Tb ja uso mais pressão e desarme mais agressivo o q por si só o coloca mais combativo na procura da posse de bola. Depois tem é mais liberdade de arriscar, principalmente o passe. Mas o William tem bons atributos de passe e técnica. Um MRB limita-se mais a recuperar a bola e a passar, enquanto que o CJR ajuda mais a construir.

gosto muito do MRB , ele trava muito os contra ataques e ataca a bola seja onde ela estiver , parece o Fejsa na vida real lol

Tive como base el_capone a tua táctica do fm16 para criar esta!!

Clique aqui

exprimenta la meteres o MAD atacar, e usas o DD a apoiar e deixas o MAE apoiar como esta mas metes o DE atacar e metes o MC do lado direito em apoio, tipo box to box

Compartilhar este post

Link para o post

gosto muito do MRB , ele trava muito os contra ataques e ataca a bola seja onde ela estiver , parece o Fejsa na vida real lol

exprimenta la meteres o MAD atacar, e usas o DD a apoiar e deixas o MAE apoiar como esta mas metes o DE atacar e metes o MC do lado direito em apoio, tipo box to box

ok!!!

isto juntamente com as instruções q disseste antes? ou com as iniciais q tinha?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...