Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Este jogo continua na mesma. Surge uma derrota e depois é uma avalanche autentica, até mete nojo :cadeirada:

Como é que uma equipa de um momento para o outro desaprende a jogar futebol, ridículo...

No FM17 há uma capacidade aumentada por parte da Inteligência Artificial (IA)para se adaptar à tua táctica, o que significa que tens que ser bastante mais dinâmico durante os jogos. Convenhamos que das edições anteriores, isto já deveria ser senso comum e, perante as alterações que as equipas IA fazem é suposto o treinador responder com pequenos ajuste. É assim que também funciona na vida real, eu, pelo menos, não conheço nenhum treinador que durante os jogos não faça ajustes de posicionamento do jogador ou estratégicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou entar partilhar as minhas 3 tacticas, para me darem a vossa opiniao quando a incoerencias ou coisas que eu penso que estou a fazer e na realidade nao estou.

Controlo:

http://imgur.com/a/B7pTI

http://imgur.com/a/XgcRf

A ideia é mandar no jogo. Pressionar de maneira a obrigar a equipa adversaria a errar e me devolver a bola para eu voltar a atacar. Quero atacar com critério, com paciência mas também com objectividade. Ou seja, quero trocar a bola sem me precipitar até abrir um espaço e aí sim, acelerar o gajo. A ideia é que os laterais apoiem os extremos (havendo mais linhas de passe, o que facilita a troca de bola) para criar superioridade numerica nas alas e que os extremos inflictam. Utilizo uma estrutura fluida para haver muita movimentacao para facilitar a troca de bola.

Quando ataco quero ter sempre 2 jogadores bem abertos na linha (numa primeira fase os extremos e quando os laterais subirem, pelo menos um homem de cada lado bem aberto na linha) de maneira a aumentar a largura de jogo para ter mais espaço para jogar. Quando defendo, quero ter sempre os jogadores perto uns dos outros, fazendo com que a largura do campo fique estreita, dificultando a troca de bola dos adversarios de maneira a eles errarem e eu recuperar a bola.

Contra-ataque:

http://imgur.com/a/iO3s8

http://imgur.com/a/T3TZG

A ideia é ter os jogadores juntos para não deixar jogar, presionando em bloco (mas uma pressão não tão à frente). Mal recupere a bola quero intensidade, quero que ela vá ter rapidamente aos extremos ou avançado e deixar que os criativos façam os estragos. A equipa deve respeitar o seu posicionamento em campo pois o mais importante é estar organizado.

Ataque:

http://imgur.com/a/QNkH1

http://imgur.com/a/HnDwS

Esta táctica é utilizada quando estou a perder. Assim posso ter uma táctica treinada e ao mudar abruptamente (do controlo para este ataque mais rapido) a equipa ja tenha alguma familiaridade com a tactica. A ideia é ter um jogador que seja o cerebro (um pirlo, xabi alonso, verrati, ruben neves, esse estilo de jogador) e ter 2 cães todo o terreno à frente dele. Os extremos devem ir a linha para tirar cruzamentos e a dupla de avançados deve ter um mais movel para fazer a ligaao com o meio campo caso os area-area nao estejam a conseguir subir com qualidade e um mais fixo para prender os centrais e para ser referencia na area para os extremos cruzarem.

Resultados para já: Ainda só fiz 10 jogos para o campeonato e ganhei ao braga, benfica, porto e empatei com o sporting. (contra os 3 grandes utilizei a tactica de contra-ataque), contra o braga o conrolo. Os restantes jogos joguei maioritariamente em controlo e penso que ganhei 2 jogos, empatei 1 e perdi 3. Não sei se a minha táctica de controlo está fraca ou simplesmente requer que os jogadores estejam mais intrusados devido à fluidez da mesma.

Alguma sugestão?

Controlo: com esse posicionamento dos jogadores e respectivas funções como é que têm andado os resultados e a parte do "mandar no jogo" ?????? OK, respondeste mais abaixo :) É natural que seja a que te está a dar piores resultados: não tens um meio-campo consistente, que marque presença, tens um BtB que tanto vai à frente como vem atrás (o que significa que alguém devia compensar as suas deambulações), e as costas dele entregaste a um MRB (que também não está na posição porque vem à procura de recuperar a bola, portanto, quem compensa ?). Na frente tens dois jogadores nos flancos que procuram espaços interiores... onde está um PL e um CJA, logo onde é preciso dar largura para alargar os espaços interiores do adversário, estás a fazer o contrário, a afunilar o jogo.

Contra-ataque: pressionar em bloco com uma formação de equipa Estruturada ? nope ! jogadores juntos com uma formação de equipa Estruturada ? nope ! Tens tido mais sucesso com a opção de contra-ataque. A teoria é boa, mas as instruções pelas quais optaste não batem certo com a teoria

Atacar: queres jogar ao primeiro toque com passes longos ? Nesse caso, para que é necessário o cérebro ? E o jogo de primeiro toque, com passes longos é para depois na frente os jogadores serem pacientes ????????

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Controlo: com esse posicionamento dos jogadores e respectivas funções como é que têm andado os resultados e a parte do "mandar no jogo" ?????? OK, respondeste mais abaixo :) É natural que seja a que te está a dar piores resultados: não tens um meio-campo consistente, que marque presença, tens um BtB que tanto vai à frente como vem atrás (o que significa que alguém devia compensar as suas deambulações), e as costas dele entregaste a um MRB (que também não está na posição porque vem à procura de recuperar a bola, portanto, quem compensa ?). Na frente tens dois jogadores nos flancos que procuram espaços interiores... onde está um PL e um CJA, logo onde é preciso dar largura para alargar os espaços interiores do adversário, estás a fazer o contrário, a afunilar o jogo.

Contra-ataque: pressionar em bloco com uma formação de equipa Estruturada ? nope ! jogadores juntos com uma formação de equipa Estruturada ? nope ! Tens tido mais sucesso com a opção de contra-ataque. A teoria é boa, mas as instruções pelas quais optaste não batem certo com a teoria

Atacar: queres jogar ao primeiro toque com passes longos ? Nesse caso, para que é necessário o cérebro ? E o jogo de primeiro toque, com passes longos é para depois na frente os jogadores serem pacientes ????????

O mandar no jogo tem corrido bem, tenho tido sempre mais de 60% de posse de bola, só que não estou a gostar muito de ver a equipa a jogar, não estou a criar tantas situações como gostaria. A MDC estava um medio defensivo, nao reparei que tinha mudado esse jogador no ultimo jogo, mas o jogador aí é um MD. Mesmo assim, achas que devia usar um medio centro com a instrucao defender para fazer de duplo pivot com o medio defensivo para equilibrar melhor a equipa? Nos AI vou alterando entre AI e Extremo mas tens razão, fica gente de mais no centro com 2 AI.

Relativamente ao contra-ataque, achas que para jogar como pretendo tenho que colocar a formaçao fluida entao?

No ataque a ideia é haver mais verticalidade. 2 b2b para fazerem transporte de bola mas também para virem ajudar na defesa. Um regista para haver um gajo com qualidade de passe, visao de jogo e decisoes, para ler o jogo e colocar a bola onde deve e na altura certa. Optei por passe longo porque não quero dar muitos toque na bola até ela chegar lá a frente, não quero trocas de bola no meio campo. Mas tanto pode chegar a frente com um passe do regista como num transporte de bola dos b2b. Se calhar devo optar por passe misto, nao sei.. O que eu queria era objectividade e verticalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael e/ou Capone tou com um problema alias 2.

Nao consigo introduzir transições ofensivas na equipa, recuperação da bola, 3/4 toques e finalização.

E o outro é os abre latas. Pode parecer uma parvoíce mas tenho mais facilidades com os gigantes europeus do que com equipas que jogam com 2 trincos + 1 MC.

2 epocas de teste com o Benfica sem contratações campeão sem problemas mas joguei 5 vezes com o Tondela empatei 3 ganhei 1 e perdi outra e se me vejo em desvantagem então e mesmo um caso serio para dar a volta!

O que aconselham?

m9nlM7D.png Om1PSYb.png

Editado por didzzz

Compartilhar este post

Link para o post

O mandar no jogo tem corrido bem, tenho tido sempre mais de 60% de posse de bola, só que não estou a gostar muito de ver a equipa a jogar, não estou a criar tantas situações como gostaria. A MDC estava um medio defensivo, nao reparei que tinha mudado esse jogador no ultimo jogo, mas o jogador aí é um MD. Mesmo assim, achas que devia usar um medio centro com a instrucao defender para fazer de duplo pivot com o medio defensivo para equilibrar melhor a equipa? Nos AI vou alterando entre AI e Extremo mas tens razão, fica gente de mais no centro com 2 AI.

Relativamente ao contra-ataque, achas que para jogar como pretendo tenho que colocar a formaçao fluida entao?

No ataque a ideia é haver mais verticalidade. 2 b2b para fazerem transporte de bola mas também para virem ajudar na defesa. Um regista para haver um gajo com qualidade de passe, visao de jogo e decisoes, para ler o jogo e colocar a bola onde deve e na altura certa. Optei por passe longo porque não quero dar muitos toque na bola até ela chegar lá a frente, não quero trocas de bola no meio campo. Mas tanto pode chegar a frente com um passe do regista como num transporte de bola dos b2b. Se calhar devo optar por passe misto, nao sei.. O que eu queria era objectividade e verticalidade.

Tens dois laterais em apoio, à frente tens dois jogadores a procurar inflexões para o centro, quem é que faz o aproveitamento desse espaço ? Não faria mais sentido os laterais fornecerem apoio a dois jogadores que dêem verticalidade e largura ?

Se a ideia é ter uma equipa compacta, que pressione como um todo, promover clivagens entre os sectores não é a melhor opção. Dessa forma a prática não bate certo com a teoria, portanto, precisas de aproximar as mentalidades dos jogadores com opções fluidas.

Verticalidade é proporcionada pelas tarefas dos jogadores (atacar), dado que procuram desmarcações mais rapidamente (chegar à frente sempre que possível). Caso exista esse movimento, os outros jogadores vão procurar assistir essa desmarcação. Isto é um bocadinho diferente de dizer aos jogadores "joguem ao primeiro e toque e com passes longos"

Nao consigo introduzir transições ofensivas na equipa, recuperação da bola, 3/4 toques e finalização.

E o outro é os abre latas. Pode parecer uma parvoíce mas tenho mais facilidades com os gigantes europeus do que com equipas que jogam com 2 trincos + 1 MC.

2 epocas de teste com o Benfica sem contratações campeão sem problemas mas joguei 5 vezes com o Tondela empatei 3 ganhei 1 e perdi outra e se me vejo em desvantagem então e mesmo um caso serio para dar a volta!

O que aconselham?

A lógica de ter dois jogadores na frente a fazer precisamente o mesmo é............... ????

Compartilhar este post

Link para o post

É impressão minha ou jogar contra os rivais agora está mais fácil? Se não estou em erro, já realizei todos os jogos contra Sporting e Benfica, e ganhei todos os jogos..ainda apanhei o Sporting na Taça da Liga..curiosamente, jogar contra o Braga está complicado pr'a xuxu!

Compartilhar este post

Link para o post

Em linhas gerais, como montam uma equipa para jogar em contra-ataque? Não digo um catenaccio, mas uma equipa coesa a defender, mas rápida a chegar à baliza adversária (sem grandes balões).

Compartilhar este post

Link para o post

Em linhas gerais, como montam uma equipa para jogar em contra-ataque? Não digo um catenaccio, mas uma equipa coesa a defender, mas rápida a chegar à baliza adversária (sem grandes balões).

Mais coesão = estruturas fluidas; incentivar o passe para o espaço vazio; verticalidade nos flancos (a mentalidade vem conduzir os jogadores a apostar mais no passe directo, dado que o bloco defensivo é baixo e convida-se o adversário a subir, sendo deste modo estimulado a exploração do espaço nas costas); ter compostura e ser disciplinado a defender (evitar pressionar ou escolher criteriosamente quem deve pressionar quem; ser mais disciplinado).

É impressão minha ou jogar contra os rivais agora está mais fácil? Se não estou em erro, já realizei todos os jogos contra Sporting e Benfica, e ganhei todos os jogos..ainda apanhei o Sporting na Taça da Liga..curiosamente, jogar contra o Braga está complicado pr'a xuxu!

O único que esquema que me complica um pouco mais a vida é uma formação de 4 defesas, 3 médios, 1 médio ofensivo e 2 avançados, portanto sem extremos (coisa que o Braga não usa). E complica na medida em que coloca muitos jogadores na zona central e retira capacidade de passe e de penetração dos meus médios.

Compartilhar este post

Link para o post

No FM17 há uma capacidade aumentada por parte da Inteligência Artificial (IA)para se adaptar à tua táctica, o que significa que tens que ser bastante mais dinâmico durante os jogos. Convenhamos que das edições anteriores, isto já deveria ser senso comum e, perante as alterações que as equipas IA fazem é suposto o treinador responder com pequenos ajuste. É assim que também funciona na vida real, eu, pelo menos, não conheço nenhum treinador que durante os jogos não faça ajustes de posicionamento do jogador ou estratégicos.

Mas eu faço e sempre fiz alterações durante os jogos, como é óbvio. Mas o problema é que a moral pode estar totalmente em alta, e por uma derrota, já desce bastante (pelo menos na minha equipa). Depois para dar a volta á situação é uma aflição porque parece que já não "sabem jogar" . É que podes fazer as alterações que quiseres que parece que aquilo não desata. :estrelas:

Graças a Deus já consegui dar a volta á situação, mas é preciso muita paciencia. :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Tens dois laterais em apoio, à frente tens dois jogadores a procurar inflexões para o centro, quem é que faz o aproveitamento desse espaço ? Não faria mais sentido os laterais fornecerem apoio a dois jogadores que dêem verticalidade e largura ?

Se a ideia é ter uma equipa compacta, que pressione como um todo, promover clivagens entre os sectores não é a melhor opção. Dessa forma a prática não bate certo com a teoria, portanto, precisas de aproximar as mentalidades dos jogadores com opções fluidas.

Verticalidade é proporcionada pelas tarefas dos jogadores (atacar), dado que procuram desmarcações mais rapidamente (chegar à frente sempre que possível). Caso exista esse movimento, os outros jogadores vão procurar assistir essa desmarcação. Isto é um bocadinho diferente de dizer aos jogadores "joguem ao primeiro e toque e com passes longos"

A lógica de ter dois jogadores na frente a fazer precisamente o mesmo é............... ????

Eu jogava com extremos apoiar e pus-me a tirar por causa do que fui lendo aqui que para jogar com posse de bola, era preferencial utilizar AI em vez de extremos porque os extremos são por natureza mais individualistas. Para ver se percebi bem... para o meu estilo de jogo é melhor utilizar Extremos com laterais a apoiar se quero criar a superioridade na linda. Se quiser utilizar um avançado interior, se calhar faz sentido por um lateral a atacar para a linha não ficar orfã, certo? Não me chegaste a dar a tua opinião em relação a uma pergunta que eu tinha feito. Achas que utilizar um medio defensivo com um medio area area chega, ou devia colocar o area a area mais fixo (por exemplo, medio centro defender) para equilibrar a equipa?

Compartilhar este post

Link para o post

Na primeira época testei um F9 e um PTL, nao gostei do PTL pois fixava se muito na área e para ter rendimento a equipa tinha de jogar muito para ele, como uma referencia, alem disso reparei tb que o Médio ala direito tinha um rendimento superior do que o esquerdo principalmente em golos pois o F9 desse lado baixava proporcionando a esse médio ala aparecer nesse espaço e finalizar e tenho dois para para fazer a mesma coisa do outro lado

Alterei e gostei do que vi com dois F9, alias já no fm 2016 usava dois AVC Recuados e tinha muitos bons resultados colectivos pois os dois homens da frente apesar de terem boas qualificações eram os médios alas que eram os melhores jogadores da equipa em termos de rendimento e no 2017 passa-se o mesmo.

Mas voltando a questão que coloquei...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogava com extremos apoiar e pus-me a tirar por causa do que fui lendo aqui que para jogar com posse de bola, era preferencial utilizar AI em vez de extremos porque os extremos são por natureza mais individualistas. Para ver se percebi bem... para o meu estilo de jogo é melhor utilizar Extremos com laterais a apoiar se quero criar a superioridade na linda. Se quiser utilizar um avançado interior, se calhar faz sentido por um lateral a atacar para a linha não ficar orfã, certo? Não me chegaste a dar a tua opinião em relação a uma pergunta que eu tinha feito. Achas que utilizar um medio defensivo com um medio area area chega, ou devia colocar o area a area mais fixo (por exemplo, medio centro defender) para equilibrar a equipa?

Estás a falar especificamente da primeira opção "Controlar", correcto ? Se a ideia passa por ter muito a bola, convém activar a instrução "Manter a Posse de Bola", incentivar muito movimento até porque jogando em Fluido, tens os jogadores mais juntos e é fundamental criar espaço e movimentos para haver linhas de passe. A pressão ao adversário deve ser bastante forte (nesta parte, convém ter em atenção a possíveis falhas gráficas no jogo quando usas Pressionar Muito Mais com uma mentalidade ofensiva, porque os jogadores vão ter nas instruções pressionar menos e/ou muito menos).

A sugestão, na sua lógica mais simples, ia ao encontro dos laterais apoiarem extremos e dos alas sobreporem avançados interiores, isto porque um ala, na verdade, já é praticamente um extremo mas posicionado mais atrás. De qualquer é uma linha orientadora e não uma regra a cumprir escrupulosamente.

Em relação aos médios, a questão também passa pelas dinâmicas que vais defrontando ao longo da época: se o adversário é mais cauteloso, podes dar uma dinâmica mais ofensiva aos médios à frente do médio defensivo; se o adversário é mais atacante ou se posiciona mais jogadores no meio-campo, então precisas de médios com mais capacidade de controlar essa zona do campo. O que é fundamental a reter é: 1) a qualquer momento podes ter necessidade de fazer ajustes aos jogadores; 2) observar bem o desenrolar do jogo e não ter receio de fazer os ajustamentos necessários. Isto significa que à questão "pode um médio defensivo ser suficiente tendo um BtB à sua frente? ", a resposta é sempre "pode... e não pode".

O que aconselham?

A questão é mais: que análise fizeste a esses jogos para perceberes porque é que em 5 jogos contra o Tondela só ganhaste 1 ? qual foi o comportamento do Tondela nesses jogos ? E o mesmo acontece quanto à segunda pergunta: o que se está a passar num qualquer jogo que faz om que a tua equipa não consiga dar a volta ao resultado ?

Aqui deste lado não dá para fazer esse tipo de análise, afinal de contas és tu que estás a observar o jogo, correcto ?

Mas eu faço e sempre fiz alterações durante os jogos, como é óbvio. Mas o problema é que a moral pode estar totalmente em alta, e por uma derrota, já desce bastante (pelo menos na minha equipa). Depois para dar a volta á situação é uma aflição porque parece que já não "sabem jogar" . É que podes fazer as alterações que quiseres que parece que aquilo não desata. :estrelas:

Graças a Deus já consegui dar a volta á situação, mas é preciso muita paciencia. :celebracao:

Há aí qualquer coisa que não está bem, pelo menos falo da minha experiência que a seguir a uma sova de 4-0 em Madrid a equipa continuou a ganhar.

Compartilhar este post

Link para o post

A partir daquele jogo com o Camacha, a minha equipa foi completamente abaixo, assim do nada. Depois consegui espetar 5 mas não foi uma exibição por aí além. Quase comprometi o apuramento por causa disso.

Fiz algumas alterações na equipa, mas mesmo assim a equipa não carburava.

Só depois do segundo jogo com o Camacha é que voltaram a jogar futebol. Deviam estar á espera da vingança, não percebo :confuso:

Clique aqui

Agora a minha equipa joga aquilo que jogava, futebol de posse, e muito ofensivo. O que naqueles jogos nem a posse conseguia ter..

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pela primeira vez na minha carreira de fm a montar um 3x5x2 e depois de um grande arranque, ando a sofrer imensos golos. Any help?

1sFVZpa.png

3r8Szrk.png

Compartilhar este post

Link para o post

O problema deve estar nesse duplo pivot. Tenta usar um médio mais posicional tipo MC (d).

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pela primeira vez na minha carreira de fm a montar um 3x5x2 e depois de um grande arranque, ando a sofrer imensos golos. Any help?

Explica qual foi o teu pensamento quando escolheste esse conjunto de instruções e as funções e tarefas dos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

O problema deve estar nesse duplo pivot. Tenta usar um médio mais posicional tipo MC (d).

Vou trocar o b2b por mc, thanks.

Explica qual foi o teu pensamento quando escolheste esse conjunto de instruções e as funções e tarefas dos jogadores

Dominar o jogo tendo a bola e aproveitar a qualidade que este plantel tem no centro do terreno.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou trocar o b2b por mc, thanks.

Dominar o jogo tendo a bola e aproveitar a qualidade que este plantel tem no centro do terreno.

Dominar o jogo é um bocadinho curto: podes dominar o jogo defensivamente e querer aproveitar o espaço nas costas do adversário; podes dominar o jogo porque queres defender com bola ou porque queres gerir o espaço; podes dominar o jogo porque jogas com o bloco defensivo muito alto e queres pressionar muito o adversário, bem como retirar-lhe espaço e tempo. Como vês, dominar o jogo tem muitas opções.

Dado que tens várias opções que se contrariam e no meio-campo (onde se controla e começa a ganhar os jogos) tens dois jogadores que podem expor demasiado a tua defesa, convém perceber o que pretendeste para ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero manter a segurança defensiva, que é o que me tem faltado. Os primeiros dois meses ainda ia passando bem porque os meus avançados marcaram bastante, cheguei a estar em primeiro inclusive, mas faltou-me o Bosetti e as fraquezas na defesa começaram a tornar-se mais evidentes. Tenho bastante bola, quase sempre acima dos 60%, mas neste ponto é uma posse de bola estéril, que me rende um ou dois golos marcados e realmente noto que o meio-campo é defensivamente bastante permeável, deixam a defesa desprotegida e os centrais andam sempre aos papéis, quase qualquer contra-ataque com uma equipa com o mínimo de qualidade dá golo, e bastantes remates de longe tb.

Editado por Kanye

Compartilhar este post

Link para o post

Quero manter a segurança defensiva, que é o que me tem faltado. Os primeiros dois meses ainda ia passando bem porque os meus avançados marcaram bastante, cheguei a estar em primeiro inclusive, mas faltou-me o Bosetti e as fraquezas na defesa começaram a tornar-se mais evidentes. Tenho bastante bola, quase sempre acima dos 60%, mas neste ponto é uma posse de bola estéril, que me rende um ou dois golos marcados e realmente noto que o meio-campo é defensivamente bastante permeável, deixam a defesa desprotegida e os centrais andam sempre aos papéis, quase qualquer contra-ataque com uma equipa com o mínimo de qualidade dá golo, e bastantes remates de longe tb.

Pelas instruções que escolheste pretendes ter muita bola (Manter a Posse, Levar a Bola até à Área, Driblar Menos), mas o resto das instruções vão completamente contra essa ideia de jogo: recuas o bloco, pressionas pouco o adversário, pedes aos jogadores para segurarem a bola mais tempo, retiras largura à equipa, tudo o oposto do que significa defender com bola e do jogo de posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelas instruções que escolheste pretendes ter muita bola (Manter a Posse, Levar a Bola até à Área, Driblar Menos), mas o resto das instruções vão completamente contra essa ideia de jogo: recuas o bloco, pressionas pouco o adversário, pedes aos jogadores para segurarem a bola mais tempo, retiras largura à equipa, tudo o oposto do que significa defender com bola e do jogo de posição.

E tens alguma ideia do que eu posso mudar para defender melhor e evitar sofrer tantos golos? Mesmo com a defesa baixa, por vezes levo com bolas nas costas.

Compartilhar este post

Link para o post

E tens alguma ideia do que eu posso mudar para defender melhor e evitar sofrer tantos golos? Mesmo com a defesa baixa, por vezes levo com bolas nas costas.

Em primeiro lugar, deves decidir qual o modelo de jogo que pretendes seguir para não haver instruções a contrariar o modelo. Se esse é o esquema táctico que pretendes adoptar (tem em conta que é o posicionamento defensivo de base), os dois médios não podem ser tão móveis.

No entanto, parece-me que o melhor que poderias fazer é retirar todas as instruções e definir a mentalidade para Normal e formação de equipa Flexível, começa um jogo assim, observa o comportamento dos jogadores (o que fazem bem e o que fazem mal) e a partir daqui fazes os ajustes necessários. É a melhor base para começar a desenvolver uma táctica por ti próprio.

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar, deves decidir qual o modelo de jogo que pretendes seguir para não haver instruções a contrariar o modelo. Se esse é o esquema táctico que pretendes adoptar (tem em conta que é o posicionamento defensivo de base), os dois médios não podem ser tão móveis.

No entanto, parece-me que o melhor que poderias fazer é retirar todas as instruções e definir a mentalidade para Normal e formação de equipa Flexível, começa um jogo assim, observa o comportamento dos jogadores (o que fazem bem e o que fazem mal) e a partir daqui fazes os ajustes necessários. É a melhor base para começar a desenvolver uma táctica por ti próprio.

:fixe:

Quanto ao duplo-pivot, estou tentado a fazer o que o Su1 disse lá em cima de abdicar de um dos médios para colocar um mc (d), aconselhas a deixar ficar o OV ou o B2B? Estou um bocado indeciso.

Compartilhar este post

Link para o post

:fixe:

Quanto ao duplo-pivot, estou tentado a fazer o que o Su1 disse lá em cima de abdicar de um dos médios para colocar um mc (d), aconselhas a deixar ficar o OV ou o B2B? Estou um bocado indeciso.

O 3-5-2 é um esquema característico das equipas italianas, com dois laterais (alas) bastante ofensivos e um jogador na posição 6, à frente dos centrais. É este jogador que comanda a equipa, gere os tempos de jogo, daí a função de Regista (possivelmente, a maior referência dos últimos anos será o Andrea Pirlo). Há frente deste, os dois médios são mais posicionais, por exemplo, dois MC (ap.) (podes fazer ajustes a um deles, para diferenciar um pouco o seu comportamento em campo. Na frente, convém combinares uma tarefa de apoio com uma ataque para haver um jogador fazer a ligação ao meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...