Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Agora, tenho o Santon e o Nagatomo só. E é verdade que não a tem porque eu pensei mais no ataque que na defesa.

Como alternativa pensei em algo deste género:

Pensa mais em equilíbrios, faz uns jogos e tenta perceber os teus pontos fortes e fracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom MIBH (Match in-Between Highlights) ajuda, para o FM16 deixei o que usava na secção correspondente aqui do fórum. Mas para o fm17 é preciso esperar ainda uns dias.

Meti a reação do meu adjunto e até ajuda bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensa mais em equilíbrios, faz uns jogos e tenta perceber os teus pontos fortes e fracos.

Fiz alguns amigáveis e 2 jogos oficiais (4-2 vs Chievo f e 4-2 vs Fiorentina c).

Fiz alguns ajustes no meio campo (MAA para MCa) e o MDC subiu para MC, com o papel de CJRd. Ofensivamente produzimos muitas oportunidades, boas movimentações, no geral estou satisfeito. A defesa é que me está a preocupar.. confirmou-se o que esperava, há demasiado espaço nas alas, os médios-ala não baixam o suficiente (mesmo jogando o Nagatomo que é obviamente mais defensivo). A grande questão: consigo corrigir isto apenas com instruções ou sou forçado a baixá-los para alas? A 2ª opção só em último caso, já que não queria abdicar de jogadores como Depay ou Candreva e das suas movimentações ofensivas, principalmente quando cortam para dentro e criam superioridades em certas zonas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu tou a jogar com o RB Leipzig e queria saber como fariam para ter uma 4 2 2 2 com Extremos para pressionar bem alto. Eu tenho usado um 4 2 4 e tem sido mais eficiente do que o 4 2 2 2 no FM ou até um 4 4 2, mas mesmo assim acho que podia melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz alguns amigáveis e 2 jogos oficiais (4-2 vs Chievo f e 4-2 vs Fiorentina c).

Fiz alguns ajustes no meio campo (MAA para MCa) e o MDC subiu para MC, com o papel de CJRd. Ofensivamente produzimos muitas oportunidades, boas movimentações, no geral estou satisfeito. A defesa é que me está a preocupar.. confirmou-se o que esperava, há demasiado espaço nas alas, os médios-ala não baixam o suficiente (mesmo jogando o Nagatomo que é obviamente mais defensivo). A grande questão: consigo corrigir isto apenas com instruções ou sou forçado a baixá-los para alas? A 2ª opção só em último caso, já que não queria abdicar de jogadores como Depay ou Candreva e das suas movimentações ofensivas, principalmente quando cortam para dentro e criam superioridades em certas zonas.

Aquele posicionamento é base de actuação do jogador, portanto, ficas sempre a jeito. Se fazes questão de os manter nessa posição, porque não usas Extremos Defensivos ?

Pessoal, eu tou a jogar com o RB Leipzig e queria saber como fariam para ter uma 4 2 2 2 com Extremos para pressionar bem alto. Eu tenho usado um 4 2 4 e tem sido mais eficiente do que o 4 2 2 2 no FM ou até um 4 4 2, mas mesmo assim acho que podia melhorar.

4-2-2-2 ???? dois médios defensivos, dois extremos e dois avançados ?

Compartilhar este post

Link para o post

9ec479d84bfff715631cb58dd5c770be.png

Mesma tática que estava a usar no Porto. Continuo a sentir a incapacidade de criar lances plenos de oportunidade. De vez em quando arranco os adversários de posição, mas está dificil. Será falta de movimentos preferidos?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende das instruções que estás a usar ou equipa necessitar de ser um pouco mais agressiva quando chega à baliza adversária, arriscar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende das instruções que estás a usar ou equipa necessitar de ser um pouco mais agressiva quando chega à baliza adversária, arriscar mais.

Estou a pensar treinar "virar o jogo" aos laterais, porque noto conseguir arrastar a equipa toda para um lado e no outro ter alguém completamente solto. Assim como também quando isso acontece e por obra do acaso alguém vira o flanco, sinto um desequilíbrio imenso no oponente.

Compartilhar este post

Link para o post

4-2-2-2 ???? dois médios defensivos, dois extremos e dois avançados ?

Sim, só que sempre que uso dessa forma não acho que a minha equipa jogue bem (o Leipzig tem bastante médio defensivos decentes) mas quando jogo em 4 2 4 com AI e 2 MRB um apoiar e outro defender tenho muito mais pressão, marco mais e jogo melhor. Uso mentalidade normal e muito fluida no caso do 4 2 4, no 4 2 2 2 uso normal e fluido, ambos a pressionar alto ou muito alto com marcação apertada.

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentei várias tácticas e não consigo criar perigo com nenhuma :lol: É certo que os meus jogadores são fracos, mas acabo os jogos com 2 ou 3 remates :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite a todos,

depois da vossa preciosa ajuda, criei uma táctica equilibrada que tenho vindo a melhorar através da observação atenta de alguns amigáveis.

No entanto, existem questões que preciso de melhorar e na qual estou a ter bastantes dificuldades.

A intenção da minha táctica é pressionar alto para recuperar rapidamente a bola, trocar a bola atrás para defender com a bola e depois, no último terço do campo, acelerar o jogo. A largura é dada pelos laterais que têm como objetivo entrar pelas costas dos extremos, enquanto que estes últimos flectem para o meio. Existem dois movimentos típicos que gostaria de ter no meu ataque: o primeiro é que o movimento interior avançados interiores/sombra dêm espaço nas costas para que os laterais possam cruzar com qualidade; o segundo passa para que os avançados interiores façam movimentos diagonais para romper com a defesa adversaria. Basicamente com passes entre o central e o lateral. A cobertura defensiva é dada pelos dois médios centros: um como construtor de jogo recuado e outro como médio centro, ambos com instruções para manter posição.

Conclusões até agora:

- a equipa pressiona bem e recupera a bola;

- defensivamente está a correr bem, com os dois médios centros a fazer um trabalho muito bom na cobertura;

- tenho tido posse de bola;

- tenho feitos bastantes cruzamentos e remates,

no entanto...

- marco poucos golos;

- os quatro homens da frente não estão a ter boas exibições;

- golos do ponta de lança... nem ve-los!

- remates sem eficácia;

- não ha passes de roptura para o meio;

- aglomerado de pernas adversárias na area/ entrada da area.

O que posso melhorar na táctica?

image.gif

image.gif

image.gif

image.gif

Muito obrigado pela vossa ajuda,

Sinceros Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, só que sempre que uso dessa forma não acho que a minha equipa jogue bem (o Leipzig tem bastante médio defensivos decentes) mas quando jogo em 4 2 4 com AI e 2 MRB um apoiar e outro defender tenho muito mais pressão, marco mais e jogo melhor. Uso mentalidade normal e muito fluida no caso do 4 2 4, no 4 2 2 2 uso normal e fluido, ambos a pressionar alto ou muito alto com marcação apertada.

Não esqueças que com dois médios defensivos e dois extremos na posição de médios ofensivos deixa imenso espaço no centro, quanto mais espaço concedes mais difícil é para a tua equipa pressionar.

Compartilhar este post

Link para o post

A tua referência no ataque é o Avançado Sombra, não é o PL (Avançado Completo), aliás, a missão do teu PL, é ser um apoio, criar espaços para o Avançado Sombra, portanto, é isso que ele faz. Se editares as instruções dele, vais reparar que a barra da sua mentalidade não é especialmente alta, é um jogador que vai arriscar pouco, vai apostar na criação de espaços e no passe. Ainda acresce a situação do jogador estranhar a função que lhe estás a atribuir.

O aglomerado à entrada da área é natural: tens um jogador no flanco esquerdo a fazer diagonais para o centro, tens um organizador que procura espaços atrás do avançado, tens o avançado sombra que vem um pouco mais de atrás e vai cair na zona do AC e, por fim, tens o AC. Se fazes questão de manter este é fundamental instrui-lo para Deambular da Posição, porque de outra forma, vai andar sempre por zonas centrais e procura apenas o espaço entre o central e o lateral adversários. O Avançado Interior seria antes um Extremo.

Algo mais deste género: GRL, DR - Ala Completo (Atacar), DC, DC, DL - Defesa Lateral (apoiar), MCd - Construtor Recuado (defender), MCe - Médio Centro (apoiar), MOd - Avançado Sombra, MOe - CJA (apoiar), Extremo Esquerdo - Extremo (atacar), PL - Avançado Completo (atacar)

Compartilhar este post

Link para o post

Não esqueças que com dois médios defensivos e dois extremos na posição de médios ofensivos deixa imenso espaço no centro, quanto mais espaço concedes mais difícil é para a tua equipa pressionar.

Verdade, mas experimentei um 4 4 2 e mesmo assim o 4 2 4 funciona melhor. Outra coisa, ter 2 MRB é mau ou é preferível ter um CJA ou CJ mais um MRB?

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, mas experimentei um 4 4 2 e mesmo assim o 4 2 4 funciona melhor. Outra coisa, ter 2 MRB é mau ou é preferível ter um CJA ou CJ mais um MRB?

Depende sempre do enquadramento da equipa, não há funções ideais por si só. No entanto, esquemas sem médio defensivo e com dois médios, e boa opção estes serem mais posicionais e não andarem a deambular pelo campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende sempre do enquadramento da equipa, não há funções ideais por si só. No entanto, esquemas sem médio defensivo e com dois médios, e boa opção estes serem mais posicionais e não andarem a deambular pelo campo.

Ok. Só mais uma questão. Tendo em conta que uso Sobreposições e Avançados Interiores, qual a melhor função para o lateral? Eu uso Ala completo em apoiar mas se calhar um Defesa lateral automático seria melhor não?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok. Só mais uma questão. Tendo em conta que uso Sobreposições e Avançados Interiores, qual a melhor função para o lateral? Eu uso Ala completo em apoiar mas se calhar um Defesa lateral automático seria melhor não?

A tarefa automática varia em função da mentalidade, portanto, mais uma vez, depende sempre do enquadramento geral da equipa. E para ser mais do mesmo, observa uns jogos, aproveita para fazer experiências, os jogos amigáveis servem para isso mesmo e perceberes o que se adapta melhor ao que pretendes, como é o comportamento dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode, faz uns jogos para perceberes o comportamento da equipa.

FC_Porto_Calendario_Senior.pngimage hosting 30 mb

Demorei bastante a fazer a pre-epoca para ir analisando os jogos e gostei imenso do comportamento ofensivo da equipa, e a vitoria em casa do Borussia foi um exemplo disso, defensivamente cometemos ainda algumas falhas que tenho de analisar e tentar perceber o que posso mudar, porque o que me esta a incomodar não é a quantidade de golos sofridos, mas a forma como são sofridos, falhas defensivas que nao podem acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

É impressão minha, ou este ano, quer os extremos quer os avançados interiores jogam mais por dentro?

Com ou sem bola ?

Uma dos tópicos com mais exemplos de ficheiros pkm no fórum da SI, é precisamente os extremos ficarem demasiado abertos quando a equipa defende.

Compartilhar este post

Link para o post

Com bola.

No ultimo terço, parece-me que os extremos afunilam muito, mais do que no FM16, quer em função de ataque ou suporte.

Os avançando interiores, também me parece que afunilam mais, começando no entanto a vir para dentro mais cedo do que os extremos (o que faz sentido).

Mas de uma forma geral, parece-me que quer um quer outro, vêm muito para dentro.

Compartilhar este post

Link para o post

Com bola.

No ultimo terço, parece-me que os extremos afunilam muito, mais do que no FM16, quer em função de ataque ou suporte.

Os avançando interiores, também me parece que afunilam mais, começando no entanto a vir para dentro mais cedo do que os extremos (o que faz sentido).

Mas de uma forma geral, parece-me que quer um quer outro, vêm muito para dentro.

Por acaso até acho que melhorou um pouco em relação ao FM16, aí sim, fosse o que fosse, andavam praticamente amontoados com o ponta de lança. Os avançados interiores este ano estão muito bons, finalmente passam um bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, isso dos avançados interiores é verdade.

Mas os extremos, não ando a gostar muito. Parece-me que extremos e avançados interiores estão demasiados parecidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal,

Quero começar um save no meu FCP e gostava de criar uma táctica de posse activa. Construção a partir da defesa e com futebol apoiado e 2*1 no último terço. Pretendo ter muito mais bola do que o adversário (+60%), mas quero que essa bola seja no meio-campo deles, sempre à procura de uma oportunidade para fazer um passe de morte e rematar.

Esta foi a táctica que criei. Alguma sugestão para melhorar?

2guxi8k.png

9jpwcy.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...