Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Um Organizador Móvel em conjunto com um CJR(d) é capaz de funcionar? Um criador mais fixo, mais recuado e um que ande mais solto?

Editado por ZeLeitao

Compartilhar este post

Link para o post

Um Organizador Móvel em conjunto com um CJR(d) é capaz de funcionar? Um criador mais fixo, mais recuado e um que ande mais solto?

deve ser fixe para tirar a equipa da zona de pressão, naqueles jogos que o adversário se fecha todo la atras, para ajudar a abrir espaços essa combinação deve ser boa

Compartilhar este post

Link para o post

https://gyazo.com/2cb50e2ecfc5da0fa1e38fabae919fd2

https://gyazo.com/40821b30652528335cf8bf74dbdae624

Mentalidade: Controlar

Instruções ao adversário: dadas pelo adjunto

Gostava de ter algumas sugestões...

@MichaelAndrews

@el_capone

A equipa faz muitas faltas e, consequentemente, recebe muitos cartões; Em muitos jogos precisa de muitos remates para marcar o primeiro golo.

De qualquer maneira tem resultado bem, na 1ª época ganhei tudo a nivel interno e fui à final da champions apesar de ter saído vencido. Queria apenas ter opiniões de forma a poder melhorar esta tática

Compartilhar este post

Link para o post

Com um meio campo composto por dois recuperadores de bolas e usando desarme agressivo, se a tua equipa não fizesse muitas faltas é que eu ficava admirado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Com um meio campo composto por dois recuperadores de bolas e usando desarme agressivo, se a tua equipa não fizesse muitas faltas é que eu ficava admirado :)

Não sei como fazer... Por um lado eu quero ter uma espécie de duplo pivot, em que a sua função principal é segurar o meio-campo, sendo que para os jogadores que tenho o MRB é a função que eles se adaptam melhor (Fejsa, Samaris, Danilo)... por outro quero que a equipa tenha uma postura agressiva em campo (mas gostava que fosse aquele tipo de agressividade "positiva") :p

Compartilhar este post

Link para o post

o MRB já é um jogador muito agressivo por natureza. Se vires as instruções dele, por defeito já tem desarme duro e pressão no máximo. Por isso, usando dois MRB não há muito a fazer para evitar.

Podes tentar nas instruções à equipa retirar o desarme e usar antes o evitar carrinho. Assim toda a tua equipa vai continuar a pressionar, mas nao arrisca tanto no momento de fazer o desarme.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como fazer... Por um lado eu quero ter uma espécie de duplo pivot, em que a sua função principal é segurar o meio-campo, sendo que para os jogadores que tenho o MRB é a função que eles se adaptam melhor (Fejsa, Samaris, Danilo)... por outro quero que a equipa tenha uma postura agressiva em campo (mas gostava que fosse aquele tipo de agressividade "positiva") :p

Podes sempre pôr um CJR a defender com instruçao (atençao que nao sei as instruçoes predefinidas de cor) fintar menos, manter posiçao, pressionar mais + passe curto e um medio centro automatico/apoiar com umas instruçoes parecidas. a equipa vai sofrer "verticalmente" mas como nao sei como tas a jogar... se estiveres a jogar pelo meio isto vai notar-se mais, vais obrigar os jogadores mais avancados a recuar e depois ter de fazer o transporte outra vez pra frente deixando-te com poucos homens na fase ofensiva. aconselho tambem pores procurar sopreposiçoes e jogares com defesas laterais mais ofensivos ou alas a apoiar( caso jogues com avancados interiores ou extremos.) se fores mais especifico de como queres montar o resto da equipa, tambem podiamos ajudar-te mais.

Compartilhar este post

Link para o post

qual é a função do meio campo que melhor encosta nas flancos para dar linha de passe ao extremo?

edit: box to box ne?

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Podes sempre pôr um CJR a defender com instruçao (atençao que nao sei as instruçoes predefinidas de cor) fintar menos, manter posiçao, pressionar mais + passe curto e um medio centro automatico/apoiar com umas instruçoes parecidas. a equipa vai sofrer "verticalmente" mas como nao sei como tas a jogar... se estiveres a jogar pelo meio isto vai notar-se mais, vais obrigar os jogadores mais avancados a recuar e depois ter de fazer o transporte outra vez pra frente deixando-te com poucos homens na fase ofensiva. aconselho tambem pores procurar sopreposiçoes e jogares com defesas laterais mais ofensivos ou alas a apoiar( caso jogues com avancados interiores ou extremos.) se fores mais especifico de como queres montar o resto da equipa, tambem podiamos ajudar-te mais.

Vou testar essa solução, até porque tenho o Pedro Rodrigues a crescer (e a CJR>defender é mel).

Tens no post que fiz anteriormente a minha formação e as intruções (já procuro as sobreposições e os meus defesas laterais estão como "alas completos>atacar"). No fundo tentei pôr este Benfica uma espécie de Bayern do Guardiola, com as suas diferenças: equipa de posse, com duplo pivot, laterais a apoiar o ataque, bem abertos, e dois avançados interiores em conjunto com o avançado sombra a apoiar o ponta-de-lança.

Compartilhar este post

Link para o post

https://gyazo.com/2cb50e2ecfc5da0fa1e38fabae919fd2

https://gyazo.com/40821b30652528335cf8bf74dbdae624

Mentalidade: Controlar

Instruções ao adversário: dadas pelo adjunto

Gostava de ter algumas sugestões...

@MichaelAndrews

@el_capone

A equipa faz muitas faltas e, consequentemente, recebe muitos cartões; Em muitos jogos precisa de muitos remates para marcar o primeiro golo.

De qualquer maneira tem resultado bem, na 1ª época ganhei tudo a nivel interno e fui à final da champions apesar de ter saído vencido. Queria apenas ter opiniões de forma a poder melhorar esta tática

Começo a perceber porque é que anda a circular pela net que este FM está muito, muito fácil :biggrin: Uma equipa como o Benfica, num enquadramento europeu, só com muita simpatia podemos pensar que está numa segunda linha de equipas candidatas a vencer a Liga dos Campeões. Mas vá, que seja :biggrin: Agora, com esse leque de opções não estou a ver que num dos FM anteriores isso fosse possível. Senão vejamos: queres, por um lado, reduzir muito o espaço ao adversário subindo o teu bloco mas, por outro, pressionar é algo que fica ao critério dos jogadores. Se o critério não for o melhor, o resultado dessa combinação também não vai ser. Procurar sobreposições quando nos flancos tens dois extremos posicionados como laterais e avançados interiores praticamente a funcionar como médios é no mínimo redundante. Um ritmo elevadíssimo com uma mentalidade que já de si promove a urgência e o risco também é bem capaz de ser um excesso. Por fim, temos duas questões já de barbas brancas: uma de aglomeração de jogadores no ataque, precisamente na zona onde o adversário está mais coeso e onde é maior necessidade de criar espaço: o Avançado Sombra é basicamente o que é mais conhecido por Falso 10, porque actua como um Ponta de Lança a partir da posição 10, portanto combiná-lo com um Ponta de Lança na posição 9, não é decididamente uma opção feliz; a outra, a opção por dois jogadores que abrem espaço no meio-campo sem a devida compensação

Há dois requisitos que são fundamentais respeitar: a opção A

abMly63anl.png

Ou, em alternativa, a opção B

abMly8Racg.png

Ou uma, ou outra, não sendo aplicadas, é pedir para ter problemas. O denominador comum nestes opções é ocorrerem no meio-campo, é a zona nevrálgica onde ou se ganha ou se perde o jogo.

Vou testar essa solução, até porque tenho o Pedro Rodrigues a crescer (e a CJR>defender é mel).

Tens no post que fiz anteriormente a minha formação e as intruções (já procuro as sobreposições e os meus defesas laterais estão como "alas completos>atacar"). No fundo tentei pôr este Benfica uma espécie de Bayern do Guardiola, com as suas diferenças: equipa de posse, com duplo pivot, laterais a apoiar o ataque, bem abertos, e dois avançados interiores em conjunto com o avançado sombra a apoiar o ponta-de-lança.

Impossível porque:

a) o Bayern não usava duplo pivot (só muito a espaços, raramente, foi uma opção);

b) As opções que escolheste, quer em termos de instruções à equipa, quer de jogadores, não são de todo uma espécie de Bayern do Guardiola;

c) O próprio FM tem sérias limitações em termos de naipe de escolha de funções para os jogadores que pemita uma aproximação ao Bayern do Guardiola;

Compartilhar este post

Link para o post

qual é a função do meio campo que melhor encosta nas flancos para dar linha de passe ao extremo?

edit: box to box ne?

Não é preciso ser o MAA.

Qualquer médio em que dês instruções para deambular e jogar pelos flancos faz isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é preciso ser o MAA.

Qualquer médio em que dês instruções para deambular e jogar pelos flancos faz isso.

é que nao estou a notar, vejo-os sempre muito pelo meio, nao sei se o facto de ser o casa pia e ser pre epoca pode influenciar lol

edit: contençao, cobertura e equilibrio, e agora este Alves vai dar a bola a quem?? :carinhoso:

3c27b5f197d9770a4d2e0d89d46309ee.png

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Começo a perceber porque é que anda a circular pela net que este FM está muito, muito fácil :biggrin: Uma equipa como o Benfica, num enquadramento europeu, só com muita simpatia podemos pensar que está numa segunda linha de equipas candidatas a vencer a Liga dos Campeões. Mas vá, que seja :biggrin: Agora, com esse leque de opções não estou a ver que num dos FM anteriores isso fosse possível. Senão vejamos: queres, por um lado, reduzir muito o espaço ao adversário subindo o teu bloco mas, por outro, pressionar é algo que fica ao critério dos jogadores. Se o critério não for o melhor, o resultado dessa combinação também não vai ser. Procurar sobreposições quando nos flancos tens dois extremos posicionados como laterais e avançados interiores praticamente a funcionar como médios é no mínimo redundante. Um ritmo elevadíssimo com uma mentalidade que já de si promove a urgência e o risco também é bem capaz de ser um excesso. Por fim, temos duas questões já de barbas brancas: uma de aglomeração de jogadores no ataque, precisamente na zona onde o adversário está mais coeso e onde é maior necessidade de criar espaço: o Avançado Sombra é basicamente o que é mais conhecido por Falso 10, porque actua como um Ponta de Lança a partir da posição 10, portanto combiná-lo com um Ponta de Lança na posição 9, não é decididamente uma opção feliz; a outra, a opção por dois jogadores que abrem espaço no meio-campo sem a devida compensação

Há dois requisitos que são fundamentais respeitar: a opção A

abMly63anl.png

Ou, em alternativa, a opção B

abMly8Racg.png

Ou uma, ou outra, não sendo aplicadas, é pedir para ter problemas. O denominador comum nestes opções é ocorrerem no meio-campo, é a zona nevrálgica onde ou se ganha ou se perde o jogo.

Impossível porque:

a) o Bayern não usava duplo pivot (só muito a espaços, raramente, foi uma opção);

b) As opções que escolheste, quer em termos de instruções à equipa, quer de jogadores, não são de todo uma espécie de Bayern do Guardiola;

c) O próprio FM tem sérias limitações em termos de naipe de escolha de funções para os jogadores que pemita uma aproximação ao Bayern do Guardiola;

Com base nos teus apontamentos decidi fazer umas alterações nas instruções à equipa:

- ritmo normal (mantendo a mentalidade "Controlar")

- pressao alta (de modo a combinar com o bloco alto)

- tirei a opção "procurar sobreposições" (já que tenho os laterais muito subidos)

- o "avançado sombra" passou a "construtor de jogo avançado>apoiar" (de forma a descongestionar a zona de ataque)

https://gyazo.com/b5659bb49f18660a1aad3ad831678297

Em relação aos dois médios, o que achas da proposta do @Hammerfall (CJR>defender e MC>Automatico/Apoiar)? Daria outro equilíbrio ao meio-campo? Na verdade não percebi muito bem o que querias dizer com as imagens que deixaste como "requisitos fundamentais", opção A e B.

Por último, quando digo que tentei que este Benfica fosse uma espécie de Bayern do Guardiola, foi simplesmente por ser um 4-2-3-1 em posse (não quero fazer uma réplica da tática do Guardiola, até porque como dizes, é impossível faze-lo no FM)... E não sei até que ponto foram assim tão raras as vezes que ele jogou com duplo pivot: Xabi Alonso e Vidal, ou mesmo Lahm, fizeram essa dupla no meio-campo várias vezes na época transacta.

De qualquer maneira, e tendo em conta os meus jogadores, agradeço qualquer dica que tenhas para aproximar esta tática do 4-2-3-1 em posse que o Guardiola usou (raras vezes ou não, usou)

Compartilhar este post

Link para o post

Com base nos teus apontamentos decidi fazer umas alterações nas instruções à equipa:

- tirei a opção "procurar sobreposições" (já que tenho os laterais muito subidos)

- o "avançado sombra" passou a "construtor de jogo avançado>apoiar" (de forma a descongestionar a zona de ataque)

Em relação aos dois médios, o que achas da proposta do @Hammerfall (CJR>defender e MC>Automatico/Apoiar)? Daria outro equilíbrio ao meio-campo? Na verdade não percebi muito bem o que querias dizer com as imagens que deixaste como "requisitos fundamentais", opção A e B.

Por último, quando digo que tentei que este Benfica fosse uma espécie de Bayern do Guardiola, foi simplesmente por ser um 4-2-3-1 em posse (não quero fazer uma réplica da tática do Guardiola, até porque como dizes, é impossível faze-lo no FM)... E não sei até que ponto foram assim tão raras as vezes que ele jogou com duplo pivot: Xabi Alonso e Vidal, ou mesmo Lahm, fizeram essa dupla no meio-campo várias vezes na época transacta.

De qualquer maneira, e tendo em conta os meus jogadores, agradeço qualquer dica que tenhas para aproximar esta tática do 4-2-3-1 em posse que o Guardiola usou (raras vezes ou não, usou)

pois eu ia-te dizer isso e tambem ia-te perguntar se querias 2 recuperadores de bola para fazer devoluçoes rapidas e contra.ataques mais rapidos. mas tambem ia em contrario a mentalidade da tua equipa em querer trocar a bola ate chegar a area. faz assim, eu quando tiver tempo mostro o meu 4x2x3x1 que tenho no sporting e ves se gostas ou se consegues tirar algumas ideias.

ja agora, experimentaste aquilo do meio campo? depois da algum feedback

Compartilhar este post

Link para o post

pois eu ia-te dizer isso e tambem ia-te perguntar se querias 2 recuperadores de bola para fazer devoluçoes rapidas e contra.ataques mais rapidos. mas tambem ia em contrario a mentalidade da tua equipa em querer trocar a bola ate chegar a area. faz assim, eu quando tiver tempo mostro o meu 4x2x3x1 que tenho no sporting e ves se gostas ou se consegues tirar algumas ideias.

ja agora, experimentaste aquilo do meio campo? depois da algum feedback

Ainda só fiz um jogo, agarrei na tua ideia do CJR>defender, mas mantenho um MRB>apoiar (mais cedo ou mais tarde vou testar o MC)... Ainda é muito cedo para feedback, mas gostei do posicionamento do CJR, muito diferente do que eu pensava, a dar outro tipo de apoio aos centrais que o MRB não dá. Ainda assim continuo a dar muita "fruta" :p é ridiculo ir jogar contra o Tondela e fazer mais faltas que eles, ainda para mais quando tenho a bola durante mais tempo de jogo, no caso 60% de posse.

Obrigado pela ajuda, quando puderes manda essa tática! (;

Compartilhar este post

Link para o post

pressionar a guardiola lol ando so a brincar com isto, nao faço a minima ideia se resultaria, mas por acaso ate deu golo esta lance depois do cruzamento eheh

0aaa1d2c269a8f5e2d53382b80f253bc.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Por opções A e B significa que aqueles elementos assinalados são o núcleo da equipa, isto é, os restantes jogadores gravitam à volta deles, a maior liberdade de movimentos é concedida a todos os restantes, enquanto aqueles são elementos mais posicionais que equilibram a equipa. De outra forma, se não há nenhum elemento na posição 6, a equipa precisa de ser equilibrada pelos dois elementos do meio-campo em conjunto com os centrais; se há um elementos na posição 6, esse equilíbrio é garantido de outra forma pelos centrais e aquela posição. Agora, perguntas, e isto é taxativo ? Não, claro que não é, mas se recorres, por exemplo, a dois médios com muita liberdade de movimentos (tais como os MRB), então o equilíbrio teria de ser assegurado pelos laterais (ao invés de quereres que sejam Extremos)

O 4231 no Bayern foi mais utilizado na 1ª época do Guardiola (e mesmo assim poucas vezes, dado que o habitual era um 4141 que, com as devidas dinâmicas, transformava-se em muitas coisas diferentes), o Vidal chegou apenas a época passada, portanto, já por aqui observa-se o quão pouco foi. A somar isto, houve a problemática derivada da tempestade de lesões que assolou o plantel o que fez com que o Xabi Alonso jogasse mais a central (o mesmo para o Javi Martinez quando recuperou da lesão), enquanto o Vidal actua como o tradicional Box-to-Box. E aqui voltamos ao início, um médio com grande liberdade de movimentos e como é que se garante o equilíbrio da equipa ? O lateral posiciona-se muito mais por dentro para 1) dar cobertura às deambulações do médio 2) sobrelotar o meio-campo

Compartilhar este post

Link para o post

X1LLL66.png

c59OzhS.png

mentalidade: normal

Alguem me pode dar algumas dicas acerca do que pode estar de errado com a tatica?

Compartilhar este post

Link para o post

mentalidade: normal

Alguem me pode dar algumas dicas acerca do que pode estar de errado com a tatica?

Não é a questão de estar errado, mas parece-me que te falta presença na área.

Os teus 4 jogadores dos flancos (extremos e laterais) vão cruzar bastante, mas depois só tens 1 jogador na área, porque os 2 criadores de jogo que tens vão estar bem mais atrás.

Talvez pudesses trocar o teu extremo direito por um avançando interior (em ataque ou suporte depois vês o que funciona melhor). Para compensar, podes colocar o teu lateral do lado direito como ala (ataque ou suporte, depois vês). Como desse lado tens a cobertura do médio defensivo, estás descansado.

Assim ganhas pelo menos mais um jogador na área.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Estou aqui com duvidas nas funções do meu avançado. Preciso de opiniões.

???

AI(s)__________________Ex(s)

CJ(s)________CM(a)

MD(d)

Al(a)___DC(d)___DC(d)___Al(a)

GRL(d)

Tenho andado a experimentar várias funções, mas nenhuma parece que me agrada.

Que vos parece? Que avançado escolhiam?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Estou aqui com duvidas nas funções do meu avançado. Preciso de opiniões.

???

AI(s)__________________Ex(s)

CJ(s)________CM(a)

MD(d)

GRL(d)

Tenho andado a experimentar várias funções, mas nenhuma parece que me agrada.

Que vos parece? Que avançado escolhiam?

Mentalidade ofensiva ou defensiva ? Tem em atenção que o AI vai ser menos aventureiro a dar verticalidade ao teu jogo, a romper a defesa (em movimentos sem bola) e o Extremo é mais no sentido clássico de dar largura e simplesmente cruzar, portanto, se calhar precisas mais de um jogador que segure um pouco à bola enquanto o apoio não chega.

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidade ofensiva ou defensiva ? Tem em atenção que o AI vai ser menos aventureiro a dar verticalidade ao teu jogo, a romper a defesa (em movimentos sem bola) e o Extremo é mais no sentido clássico de dar largura e simplesmente cruzar, portanto, se calhar precisas mais de um jogador que segure um pouco à bola enquanto o apoio não chega.

Mentalidade Normal.

As instruções que tenho promovem mais a posse de bola, pelo que preferia um avançado em modo suporte ou em alternativa alguem que jogue tambem para a equipa.

Tenho variado entre o Avançando Completo (suporte) e o Avançado Recuado (ataque), mas até agora nenhum me agradou a 100%.

Entretanto mudei o Extremo também para avançado interior, porque não estava a gostar da ligação Extremo Suporte - Ala Ataque. Parece-me que combinam pouco e atrapalham-se um bocado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mentalidade Normal.

As instruções que tenho promovem mais a posse de bola, pelo que preferia um avançado em modo suporte ou em alternativa alguem que jogue tambem para a equipa.

Tenho variado entre o Avançando Completo (suporte) e o Avançado Recuado (ataque), mas até agora nenhum me agradou a 100%.

Entretanto mudei o Extremo também para avançado interior, porque não estava a gostar da ligação Extremo Suporte - Ala Ataque. Parece-me que combinam pouco e atrapalham-se um bocado.

É natural, um Ala é basicamente um Extremo mas posicionado no sector defensivo, mas é similar em termos de mentalidade, de comportamentos. Com a tarefa de ataque e o Extremo com tarefa de apoio, acabam por ocupar os mesmos espaços. O truque passa mais por comportamentos diferentes mas que se complementam, é como se fosse um puzzle de 11 peças :). Certo que tens um médio muito propenso a aparecer em zona de finalização, mas parte do meio-campo, vai demorar a lá chegar, portanto, acho que o problema do teu avançado é mais falta de companhia, em particular uma tarefa de ataque que combine com o apoio que ele faculta, por exemplo, um Raumdeuter poderia ser interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do Raumdeuter, mas não queria apostar já nisso.

Isto porque, quero tentar fazer primeiro uma táctica base que dê para a maioria dos jogos. A alternativa de ter um Raumdeuter (por exemplo a jogar do lado esquerdo) queria usa-la apenas em situações em que preciso de mais poderia ofensivo.

No entanto é curioso teres falado nisso, porque acabei de por uma forma mais conservadora e prudente, ter um "pseudo" Raumdeuter:

AC(s)

AI(s)__________________AI(s)

CJ(s)________CM(a)

MD(d)

GRL(d)

Estou a jogar assim agora, com a nuance de ter colocado o Avançado interior do lado esquerdo com instruções para jogar mais por dentro, chegar mais à frente e deambular da posição.

Quero com isto, ter o tal Raumdeuter mais conservador, mas que aproveita melhor o espaço deixado pelo CJ(s).

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do Raumdeuter, mas não queria apostar já nisso.

Isto porque, quero tentar fazer primeiro uma táctica base que dê para a maioria dos jogos. A alternativa de ter um Raumdeuter (por exemplo a jogar do lado esquerdo) queria usa-la apenas em situações em que preciso de mais poderia ofensivo.

No entanto é curioso teres falado nisso, porque acabei de por uma forma mais conservadora e prudente, ter um "pseudo" Raumdeuter:

AC(s)

AI(s)__________________AI(s)

CJ(s)________CM(a)

MD(d)

GRL(d)

Estou a jogar assim agora, com a nuance de ter colocado o Avançado interior do lado esquerdo com instruções para jogar mais por dentro, chegar mais à frente e deambular da posição.

Quero com isto, ter o tal Raumdeuter mais conservador, mas que aproveita melhor o espaço deixado pelo CJ(s).

Boas, ja experimentaste por um dos AI com segurar bola?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...