Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Para começar, há qualquer que não bate certo entre - futebol curto, apoiado, paciente com várias linhas de passe para o portador da bola; e a Mentalidade que escolheste. Depois, qual a necessidade de usar Explorar pelo Meio quando já usas um organizador de jogo no meio ???? E qual a lógica de um ritmo de jogo tão baixo ?

Sim, as situações de 2*1 podem ser potenciadas pelo treino de movimentos preferidos.

Desde já, obrigado pelo debate. Gosto bastante das tuas intervenções por aqui.

Não sei se o meu raciocinio está certo mas a mentalidade e o ritmo de jogo acabam por compensar, ou seja, quero um futebol apoiado, curto mas que seja objetivo para a baliza. Como a mentalidade é ofensiva e obriga os jogadores a arriscar mais, coloquei o ritmo mais baixo para de certa forma compensar a mentalidade ofensiva. Aconselhas a jogar em normal e aumentar o ritmo?

A opção jogar pelo meio é mesmo aproveitar os jogadores que aparecem nesse aspeto. Mas tendo lá o organizador, achas desnecessário?

Editado por pedro_esc

Compartilhar este post

Link para o post

Desde já, obrigado pelo debate. Gosto bastante das tuas intervenções por aqui.

Não sei se o meu raciocinio está certo mas a mentalidade e o ritmo de jogo acabam por compensar, ou seja, quero um futebol apoiado, curto mas que seja objetivo para a baliza. Como a mentalidade é ofensiva e obriga os jogadores a arriscar mais, coloquei o ritmo mais baixo para de certa forma compensar a mentalidade ofensiva. Aconselhas a jogar em normal e aumentar o ritmo?

A opção jogar pelo meio é mesmo aproveitar os jogadores que aparecem nesse aspeto. Mas tendo lá o organizador, achas desnecessário?

Sim, efectivamente, os jogadores vão procurar situações de maior risco (precisamente o oposto do conceito de jogo posicional que me parece que pretendes), mas o que lhes estás a dizer é para manterem a bola no pé o máximo tempo possível. Não achas que facilita a vida a adversários mais acessíveis que teriam mais dificuldade perante uma circulação de bola rápida ? E não achas que facilita a vida a adversários com maior capacidade e que facilmente poderão desarmar os teus jogadores precisamente porque eles não fazem circulação de bola ?

Completamente desnecessário e condicionas as opções de passe da equipa. Se retirares a instrução, vais ver que no final de um jogo o teu organizador vai continuar a ter o maior número de passes tentados e completados, simplesmente porque a equipa procura-o.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento tenho falta qualidade no banco de suplentes e não tenho defesas esquerdos e nem defesas direitos

Cheguei ao valência em Março 2018 e estou a 6 jornadas do fim

Vou mostrar o meu plantel que tenho utilizado com os juniores ate ao fim:

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

E a minha tatica actual e instruções o que devo mudar?

http://imgur.com/3pqANgb

http://imgur.com/Zjq636P

http://imgur.com/rydFTPm

http://imgur.com/8khAq8i

Gostava que a equipa jogasse de uma forma a ter melhores resultados e a jogar bem com a bola e com posse de bola

Podes-me ajudar

Não é isso que todos querem ? :biggrin:

Já observaste alguns jogos para teres uma noção dos problemas que tens na equipa ? Problemas defensivos ? ofensivos ?

Tens noção das instruções que estás a dar aos jogadores ? das funções e tarefas que atribuíste ?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado ja observei erros que e a equipa estava a cometer , mas ainda sofro muitos golos

Se observares bem, vais perceber que não faz muito sentido usares um organizador de jogo com uma tarefa de ataque atrás de outro organizador de jogo com tarefa de ataque. Não usas a posição 6 e afastas muito os sectores, tanto vertical como horizontalmente, portanto estás a conceder muito espaço ao adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogas tão estreito porque... ?

Dois extremos do lado direito porque... ?

Estreito para que a equipa seja mais compacta defensivamente, e os jogadores mais juntos para criar linhas de passe constante (com o deambular)

É um AI, enganei-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Que vos parece assim de uma forma básica:

P5E3sCD.png

KBOUQIx.png

o teu PL fatura bem?? é q eu nessa tactica ele não marca NADA

pessoal os meus PL não marcam golos!!! c......

alguém q jogue com o 4.2.3.1 e que me diga qual a posição q joga o vosso PL! e se marca golos

alguém q jogue com o 4.2.3.1 e que me diga qual a posição q joga o vosso PL! e se marca golos

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me poderia dizer o que está de errado com esta tática?

Neste momento os 2 grandes problemas são que essencialmente cada vez que uma equipa adversária tem uma oportunidade, essa mesma oportunidade é quase sempre flagrante, isto é, ou alguém que aparece nas costas da defesa isolado ou um cruzamento em que o adversário aparece completamente solto na área.

O segundo problema é que acho que nesta época inteira (vou em Janeiro) fiz apenas 2/3 jogos com menos de 20 remates, estes remates ou não se convertem em oportunidades flagrantes ou então estas não são concretizadas, tenho inúmeros jogos onde tenho 5+ oportunidades flagrantes e marco 1/2 golos.

inst.jpg

team.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Estreito para que a equipa seja mais compacta defensivamente, e os jogadores mais juntos para criar linhas de passe constante (com o deambular)

É um AI, enganei-me.

O impacto da largura no momento defensivo é mínimo. O afeta essencialmente o ataque. A defender ,seja qual for a largura, a equipa vai sempre posicionar-se mais junta.

Em termos de ataque ao diminuires a largura estas realmente a ter os jogadores mais juntos e aumentas a qualidade do passe porque sendo passes mais curtos o risco é menor, mas tens de ver se com essa largura tão estreita não estarás a afunilar muito o jogo no último terço facilitando a defesa contrária que mais facilmente pode ficar compacta.

Compartilhar este post

Link para o post

o teu PL fatura bem?? é q eu nessa tactica ele não marca NADA

O meu PL marca:

1ª época - 46j 34g

2ª época - 30j 26g (até ao momento)

O impacto da largura no momento defensivo é mínimo. O afeta essencialmente o ataque. A defender ,seja qual for a largura, a equipa vai sempre posicionar-se mais junta.

Em termos de ataque ao diminuires a largura estas realmente a ter os jogadores mais juntos e aumentas a qualidade do passe porque sendo passes mais curtos o risco é menor, mas tens de ver se com essa largura tão estreita não estarás a afunilar muito o jogo no último terço facilitando a defesa contrária que mais facilmente pode ficar compacta.

Tem notado isso, muito "afunilamento", vou alargar um bocadinho para ver como se movimentam os jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento os 2 grandes problemas são que essencialmente cada vez que uma equipa adversária tem uma oportunidade, essa mesma oportunidade é quase sempre flagrante, isto é, ou alguém que aparece nas costas da defesa isolado ou um cruzamento em que o adversário aparece completamente solto na área.

O segundo problema é que acho que nesta época inteira (vou em Janeiro) fiz apenas 2/3 jogos com menos de 20 remates, estes remates ou não se convertem em oportunidades flagrantes ou então estas não são concretizadas, tenho inúmeros jogos onde tenho 5+ oportunidades flagrantes e marco 1/2 golos.

Bem isso acontece porque tens uma táctica muito desequilibrada e que deve abrir buracos enorme.

Repara:

1) jogas num 4231 que tem os 3 jogadores da frente com função de ataque, e com a mentalidade de controlar (mentalidade bastante ofensiva) não vão baixar muito no terreno para ajudar em tarefas defensivas.

2) o teu meio campo não tem um único jogador posicional. O MRB vai andar que nem um louco a cobrir as alas que ficam abertas pelo facto dos extremos ficarem "lá em cima" e o MAA vai andar a compensar constantemente. Conclusão meio campo completamente desprotegido.

E como se isso não fosse suficiente, ainda metes a equipa a jogar mais largo o que vai deixar o teu meio campo mais aberto nos momentos iniciais da recuperação defensiva.

3) jogando com os 3 da frente em função de ataque e com uma formação flexível a equipa vai estar menos compacta, e com o meio campo sem referências posicionais essa situação vai ser mais prejudicial.

4) Ao pedires para jogar a partir da defesa estás a instruir os teus jogadores para jogarem com passes mais curtos, depois ao dares mais largura ao teu jogo podes estar a diminuir um pouco as opções de passe.

O que podes tentar para melhorar:

1) diminuir a largura. Já tens 2 extremos que vão jogar abertos, tens uma mentalidade que dá uma largura por defeito já bastante larga, será que precisas mesmo de aumentar ainda mais?

2) dar mais apoio ao teu meio campo. Apostares num jogador mais posicional, por exemplo um MC(d) ou um CJR(d). Podes também passar os extremos para a função de apoio. Com uma mentalidade de Controlar duvido que precises deles com a função de ataque.

3) Apostar numa formação mais fluida para a equipa ficar mais compacta.

4) verificar se o teu adjunto não está a meter a equipa com marcação apertada e a pressionar muito determinados jogadores. Da maneira como tens a táctica agora, qualquer tipo de tentativa de marcar apertado ou pressionar mais vai abrir grandes buracos na tua defesa.

Compartilhar este post

Link para o post

É um AI, enganei-me.

O mais provável é que não venhas a notar que seja mais compacta, dado que a largura tem muito mais a ver como a equipa se comporta com a bola, portanto, estás sim a condicionar as tuas opções em organização ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito gosta o pessoal de usar dois médios à frente dos centrais que procuram muito outros espaços e depois queixam-se que o adversário tem uma auto-estrada pela frente e que é extremamente eficaz :biggrin:

Não te parece normal que tenhas dificuldade na concretização ? Tens dois jogadores a dar largura ao ataque, mandas a equipa afastar-se ainda mais em organização ofensiva, na posição 10, tens um jogador que cria oportunidades para serem finalizadas e na posição 9 tens um organizador (finta mais, procura espaços, etc, etc).... exactamente quem é que está lá para finalizar ?

Compartilhar este post

Link para o post

O mais provável é que não venhas a notar que seja mais compacta, dado que a largura tem muito mais a ver como a equipa se comporta com a bola, portanto, estás sim a condicionar as tuas opções em organização ofensiva.

Muchas gracias! Vou testar algumas modificações.

Compartilhar este post

Link para o post

Caríssimos, comecem a habituar-se a fazer alguns jogos para perceberam as valências e os defeitos das opções que definem

Best... Post... Ever!

Compartilhar este post

Link para o post

A minha tática que postei a cima, noto que dominamos bastante o jogo, mas mesmo assim não marcamos tanto quanto eu queria, ou por vezes rematamos imenso de fora de área

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pode passar por vários motivos, desde algum jogador com movimento preferido Tiros de Longe até falta de espaço para progressão e penetração nas linhas do adversário. És o treinador, deves observar e avaliar o que está a causar a situação dos remates de fora de área. Há espaço ? Há linhas de passe ? Como é que o adversário se posiciona ?

A parte do marcar tanto quanto querias passa mais por compreenderes que com muita frequência a percentagem de concretização relativamente às oportunidades criadas é baixa. As equipas, por norma, são pouco eficazes.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha tática que postei a cima, noto que dominamos bastante o jogo, mas mesmo assim não marcamos tanto quanto eu queria, ou por vezes rematamos imenso de fora de área

Acho que o problema é um bocadinho óbvio.

A tua dupla do meio campo é muito conservadora. Dois jogadores defensivos que pouco vão contribuir para a construção de jogo.

Na frente tens 3 jogadores todos com função de ataque, pouco virão atrás para ajudar na construção.

Na defesa os teus laterais, em função de apoio, vão subir mais tarde.

Sobra um único jogador, o CJA, para ter toda a responsabilidade de vir atrás buscar jogo, e transportar até aos 3 avançados que estão lá em cima.

O que deve acontecer recorrentemente, é os teus 3 homens mais adiantados estarem bem marcados, o teu criador de jogo a não encontrar linhas de passe, e o teu meio campo e laterais a não darem soluções alternativas.

O excesso de remates de longe é resultado disso mesmo: Falta de soluções ofensivas.

O facto de aumentares o ritmo de jogo também não ajuda, uma vez que o jogador vai tentar decidir mais rápido, mas como não tem soluções, decide mal.

Podes tentar reduzir o ritmo para normal ou usar a instrução de levar a bola até à área, mas acho que com pequenos ajustes nas funções de alguns jogadores consegues arranjar mais movimentos entre-linhas, que na minha opinião é o que te está a faltar.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

A tua dupla do meio campo é muito conservadora. Dois jogadores defensivos que pouco vão contribuir para a construção de jogo.

Na frente tens 3 jogadores todos com função de ataque, pouco virão atrás para ajudar na construção.

Sobra um único jogador, o CJA, para ter toda a responsabilidade de vir atrás buscar jogo, e transportar até aos 3 avançados que estão lá em cima.

O que deve acontecer recorrentemente, é os teus 3 homens mais adiantados estarem bem marcados, o teu criador de jogo a não encontrar linhas de passe, e o teu meio campo e laterais a não darem soluções alternativas.

O excesso de remates de longe é resultado disso mesmo: Falta de soluções ofensivas.

O facto de aumentares o ritmo de jogo também não ajuda, uma vez que o jogador vai tentar decidir mais rápido, mas como não tem soluções, decide mal.

Podes tentar reduzir o ritmo para normal ou usar a instrução de levar a bola até à área, mas acho que com pequenos ajustes nas funções de alguns jogadores consegues arranjar mais movimentos entre-linhas, que na minha opinião é o que te está a faltar.

Achas que devo remover os 3 com a função ataque ? Que tal colocar o cj recuado a apoiar, mas tenho medo que isso me desfalque defensivamente o meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Achas que devo remover os 3 com a função ataque ? Que tal colocar o cj recuado a apoiar, mas tenho medo que isso me desfalque defensivamente o meio campo.

Sao ideias, apesar de não concordar muito com a primeira.

Pensaste como podes aumentar os movimentos entre linhas.

Como é que o teu criador de jogo pode ter mais apoio. Não te esqueças, um criador de jogo vai procurar a bola mas precisa de ter ao pé de si soluções de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobem mais cedo / mais depressa por causa da formação de equipa Fluida

Compartilhar este post

Link para o post

Sobem mais cedo / mais depressa por causa da formação de equipa Fluida

Sim, sobem mais cedo quando comparados com laterais em apoio numa formação flexível/rigida/muito rígida. Mas eu estava a falar quando comparados com laterais com função de ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...