Varela Publicado 21 Novembro 2016 (editado) Boas! Já não postava nesta comunidade há algum tempo, mas ultimamente tenho pensado nesta ideia e o melhor local para debater e partilhar é este. Não encontrei o tópico da Liga NOS para publicar isto, portanto criei um tópico nesta secção, mas se tal não for adequado apaguem e avisem-me que coloco noutro local. Passando aquilo que queria falar, a 1ª Liga (nem vale a pena dizer Liga NOS, porque daqui a 1 ano já é desatualizado) sofreu 2 aumentos sucessivos de nº de clubes. Primeiro por iniciativa própria (penso) e depois para integrar o Boavista. Todavia, olho para o campeonato e, face às necessidades de pessoas nas bancadas e visibilidade lá fora, penso que beneficiaria muito mais com uma redução para 10 clubes a 4 voltas. Um pouco como acontece na Escócia, em que penso que haja 3 voltas e na 4ª há uma divisão do campeonato em 2 (fase campeão e manutenção). No entanto, não tenho sido o melhor adepto deste campeonato e acho que vocês estarão em melhores condições para debater isto. Claro que isto não é para compilar uma proposta à Federação, mas gostava realmente de saber se, para os entendidos do assunto, seria ou não uma ideia viável. P.S. - Novamente peço desculpa se isto é o local errado e se esta discussão já foi realizada noutro local! Abraços Editado 21 Novembro 2016 por Varela Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 21 Novembro 2016 Nem vale a pena pensar mais :mrgreen: E por aí abaixo... Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 21 Novembro 2016 Acho que está muito bem como está. Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 21 Novembro 2016 Considerando a realidade nacional (dimensão do território, população, indicadores sócio-económicos, situação financeira débil por parte dos clubes) acho que faz todo o sentido. Teria que ser algo introduzido de forma gradual, época a época, descendo por cada uma, por exemplo, 4 clubes e subindo 2. A (possível) garantia de bons espectáculos também é proporcionada pelo aumento de competitividade, algo que simplesmente não existe, ou existe a espaços, no campeonato português. Se se pensar que nuam época em que se fala em reformular diversas competições internacionais, tanto de clubes como de selecções, não me parece viável manter campeonatos com 34 e 38 jornadas: a título de exemplo, o recém-eleito Presidente da FIFA referiu-se à possibilidade de um mundial de clubes com 32 equipas, a realizar no final da época, no mês de Junho. Dado que o período de pré.temporada se inicia logo no princípio do mês de Julho, há aqui qualquer coisa que não bate certo. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 21 Novembro 2016 Um campeonato com 10 equipas era uma atrocidade. O aumento da competitividade não é um grande argumento. Já que foi utilizado o campeonato escocês como exemplo, é só olhar para o que acontece lá a esse nível. Não ia trazer grandes mudanças essa redução de equipas. Há 3 equipas que lutam pelo título, umas 4 ou 5 que tentam as competições europeias e o resto luta pela manutenção. O campeonato é suficientemente equilibrado do meio da tabela para baixo para ser "competitivo". Os problemas financeiros dos clubes não devem ser diminuídos com uma alteração da estrutura da competição, os próprios clubes é que tem de fazer as coisas em condições e viverem dentro das possibilidades. Por fim, o pior disto tudo é o que ia acontecer aos clubes pequenos, eu acho que só seria mau para eles num aspeto desportivo. A projeção que um clube tem só pelo facto de estar na 1ª Liga é completamente diferente de estar na 2ª Liga. Os Paços de Ferreiras e os Moreirenses desta vida não iam ter a capacidade que tem neste formato. Não estou a ver onde é que a qualidade de jogo destas equipas ia aumentar, já que os plantéis provavelmente seriam piores. Haveria menos gastos, admito, mas também menos receitas. Isto é muito bonito para as melhores equipas, mas há que pensar nas restantes 95% equipas portuguesas. Era a estocada final para tornar o campeonato ainda mais centralizado nos grandes. O que acho que devia ser reduzido e já está a ser feito gradualmente é a 2ª Liga. A Taça da Liga, tendo em conta que o vencedor já dá acesso a uma competição europeia, também pode ficar. Compartilhar este post Link para o post
Fábiomaiato15 Publicado 21 Novembro 2016 18 na 1ª divisão e 18 na 2ª. Sobem 3 e descem 3, simples Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 21 Novembro 2016 O aumento da competitividade dá-se com a redução de disparidade dos orçamentos entre as equipas e não com a redução do número de equipas. Pessoalmente eu já achava um campeonato a 16 como algo sem sal, 18 é o número ideal para a nossa realidade. A centralização dos direitos televisivos seria a solução para esse problema. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 21 Novembro 2016 Continuo a ser da opinião que o futebol português não tem capacidade para aguentar 36 equipas profissionais, mesmo que a repartição das receitas dos direitos televisivos fosse mais justa. 16 clubes na 1ª e 2ª Liga parece-me o mais indicado. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 21 Novembro 2016 Acho que está muito bem como está. x2 16-18 é o ideial. E devia ser o mesmo na 2ª liga. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 21 Novembro 2016 O aumento da competitividade dá-se com a redução de disparidade dos orçamentos entre as equipas e não com a redução do número de equipas. Pessoalmente eu já achava um campeonato a 16 como algo sem sal, 18 é o número ideal para a nossa realidade. A centralização dos direitos televisivos seria a solução para esse problema. Et voilá! É isto. Acrescentem a isto umas medidas para aumentar o número de adeptos fora dos 3 grandes e fica perfeito Compartilhar este post Link para o post
Kawhi Publicado 21 Novembro 2016 também sou a favor de uma redução para 10-12 equipas, metade dos jogos do atual campeonato não têm interesse Compartilhar este post Link para o post
Carmelo Anthony Publicado 21 Novembro 2016 A centralização dos direitos televisivos seria a solução para esse problema. Descobriram a pólvora. Pena é que não exista grande vontade para isso. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 21 Novembro 2016 Et voilá! É isto. Acrescentem a isto umas medidas para aumentar o número de adeptos fora dos 3 grandes e fica perfeito Acho que isso já é um tipo de coisa que tem que partir dos clubes. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 21 Novembro 2016 18 + 18 e centralização dos direitos televisivos. A solução, na teoria, é facílima. Na prática, nunca irá acontecer. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 21 Novembro 2016 Acho que isso já é um tipo de coisa que tem que partir dos clubes. Tem? Que presidente, no seu perfeito juízo, iria abdicar de uns bons milhões de euros, voluntariamente, só para os outros se desenvolverem mais? Vê o caso britânico, liga, federação e governo, organizaram o processo de centralização. Mesmo sendo para uns o melhor campeonato do mundo e o nosso algo secundário, é sem duvida nenhuma, uma medida de nivelamento das equipas. Estas medidas têm de partir de algum órgão de poder que seja imparcial. O problema é que não acredito que governo, federação ou liga estejam isentos da influência dos 3 grandes. Assim, todas estas medidas não passam de pura utopia e a única coisa que "sobra" para debater é diminuir o número gigante de equipas na 2ª Liga Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 22 Novembro 2016 Obrigado a todos pela vossa opinião! Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 22 Novembro 2016 Farto-me sempre de rir quando dão o exemplo da Escócia. Ou da Suiça. Ou da Lituânia. Ou do Azerbaijão. O que os apologistas da redução do número de clubes na 1ª Liga gostariam mesmo, mas têm vergonha de assumir, seria um campeonato de 4 equipas a 10 voltas. Aí sim, é que seria fantástico. Altamente competitivo e sempre com jogos fabulosos para assistir. Claro que a 4ª equipa seria aquela que rodaria de ano para ano. O chamado "bombo da festa" em que todos dão porrada. Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 22 Novembro 2016 Farto-me sempre de rir quando dão o exemplo da Escócia. Ou da Suiça. Ou da Lituânia. Ou do Azerbaijão. O que os apologistas da redução do número de clubes na 1ª Liga gostariam mesmo, mas têm vergonha de assumir, seria um campeonato de 4 equipas a 10 voltas. Aí sim, é que seria fantástico. Altamente competitivo e sempre com jogos fabulosos para assistir. Claro que a 4ª equipa seria aquela que rodaria de ano para ano. O chamado "bombo da festa" em que todos dão porrada. Descartes, qual é a tua opinião concreta quanto a este tema? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 22 Novembro 2016 Descartes, qual é a tua opinião concreta quanto a este tema? A minha opinião concreta é que não se deve arranjar o que não está estragado.Um campeonato nacional com 16 a 20 equipas é a dimensão ideal. As preocupações de quem tem responsabilidades deve ser canalizada para as questões que estão erradas e que passam, essencialmente, pelos fatores que conduzem à existência de um fosso bastante pronunciado entre as 3 melhores equipas e as outras. Em vez de pensarem em medidas que visam aumentar a capacidade dos 3 grandes grandes deviam preocupar-se com medidas que possibilitem o crescimento dos restantes. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 25 Novembro 2016 (editado) 16 + 16/18. E acabava ainda com todas as condicionantes no sorteio da Liga e com a meia-final a duas mãos na Taça de Portugal. Mas mais essencial ainda seria a centralização dos direitos televisivos e que os clubes fizessem campanhas para aproximar mais a população do seu clube local, embora admita que não seja tarefa fácil. Editado 25 Novembro 2016 por doom_master Compartilhar este post Link para o post