Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

[Liga NOS] FC Porto 1-0 SC Braga (RF)

Publicações recomendadas

O problema do CMPT é que eu lancei um ponto fraco do Danilo, grande parte concordou e partir daí começa-se logo a deduzir que o jogador é o pior do mundo e não devia jogar. É sempre assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com as visões de quem defende o Danilo. Aliás, acho-o absolutamente fundamental no FC Porto, atualmente.

o Danilo tem algumas limitações na construção mas daí a dizer que é um médio defensivo inferior ao Ruben Neves, vai uma grande distância. Tudo depende do modelo de jogo e do que o mesmo necessita em termos de individualidades. Metam lá o Ruben Neves no lugar do Danilo, neste modelo de jogo, e comparem as intercepções por jogo e as oportunidades concedidas ao adversário. Metam o Danilo num 4-3-3 mais ambicioso com bola, que procura 70% de posse a cada jogo e vejam lá se não tem uma taxa de acerto de passes e uma capacidade de variar sentido de jogo inferior ao Ruben Neves.

Mas isto vai ao encontro da discussão que tem sido constante ao longo dos últimos tempos por cá: se o futebol fosse romântico, só haveria uma forma de pensar e de jogar. Muitas vezes, um modelo de jogo necessita de jogadores para limpar bem o "coco"...embora também esteja longe de achar que o Danilo só limpa o "coco". Não é forte no momento da construção, mas já foi bem pior. Ainda oferece capacidade de recuperação e choque no duelo aéreo em termos defensivos e ofensivos.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do CMPT é que eu lancei um ponto fraco do Danilo, grande parte concordou e partir daí começa-se logo a deduzir que o jogador é o pior do mundo e não devia jogar. É sempre assim.

Isso é transversal a todas as conversas, por isso é que é importante saber escrever com clareza e, ainda mais fundamental, ler duas ou três vezes antes de responder ao que quer que seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é preciso criticar um jogador para elogiar outro. Pior que isso é ainda ser preciso inventar-lhe defeitos.

Concordo. O melhor exemplo disso é quando se inventa que o Rúben Neves não sabe defender.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que ao longo dos posts fui dizendo que adoro o Rúben porque já vi que ia passar facilmente a ideia que ao preferir o Danilo neste momento tinha que não gostar do Rúben e isso é completamente errado.

Adoro o Rúben, a capacidade com bola e a inteligência são muito acima da média, principalmente com a idade que tem, mas daí, neste momento, a abdicar do Danilo por ele não era uma coisa que eu faria.

Eu percebo tudo o que envolve o Rúben e a preferência de alguns por ele mas a conversa da formação para mim não faz sentido neste caso. Eu também gosto muito de ver os miúdos a jogar e a brilhar, não há nada que me deixe mais feliz do que ver o André Silva ou o Rui Pedro a dar-nos vitórias, para mim valem como 6 pontos, é um sentimento completamente diferente mas neste caso não acho que faça muito sentido falar nesses termos. O Danilo já é da casa, sem pegar agora nas competências técnicas, desde que chegou que demonstrou ser um profissional incrível, deixa sempre tudo em campo e isso para mim conta muito. Um jogador para ser à Porto não tem que nascer e jogar cá desde miúdo, tem que ter o espírito e se há coisa que o Danilo tem é esse espírito.

Ao André Silva, p.e., só lhe fazia bem ter um avançado competente para lutar pelo lugar, neste momento não tem, é titularíssimo e com tanto para crescer isso prejudica-o, acomoda-se, mesmo que inconscientemente, ele sabe que não tem ninguém para lhe roubar o lugar, por mérito dele (sem dúvida) mas também por demérito das opções (O Rui Pedro não está a entrar nas minhas contas até porque só apareceu agora e vamos ver até se não vem melhorar as coisas neste aspeto). Ao Rúben é igual, esta competição interna faz-lhe bem, infelizmente para ele nunca se conseguiu impor a titular, por mérito do Danilo mas, mesmo com este a passar por fases menos boas, o Rúben nas vezes que foi chamado nunca se exibiu de forma a ganhar o lugar direto no onze, imo. Os minutos de jogo fazem a diferença ? Fazem mas com o Porto a precisar de ganhar coisas a curto prazo o Danilo é um valor mais seguro até porque estamos numa fase onde a paciência está muito limitada e as coisas começando a correr mal não ia ser bom para o Rúben, até o André Silva já sofre com isso.

Pela frente ainda vêm muitos anos com o Rúben a titular e capitão (#10, bota branca e só corre com bola :mrgreen:), disso também não duvido.

Editado por scout

Compartilhar este post

Link para o post

Se não pega no lugar na próxima época mais vale sair daqui. Que vá brilhar para outro lado, com muita pena minha.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se olha para um jogo de futebol e se destaca apenas um aspecto do jogo, encontramos todas as grandes qualidades do Rúben Neves. Visão de jogo, capacidade de passe e posicionamento. Ele tem tudo lá, mas continua a falhar num pequeno pormenor e que o Danilo tem para dar e vender, que é ter dimensão no jogo.

É verdade que o Danilo tem as suas limitações a nível de construção, mas neste momento dá muito mais ao jogo que o Rúben Neves. E atenção que eu gosto muito do Rúben Neves.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que podem jogar os dois em simultâneo, são jogadores com características muito diferentes. E não se esqueçam que o Danilo jogava a 8 no Maritimo (e por onde passou, mas foi na Madeira que deu mais nas vistas).

Compartilhar este post

Link para o post

Ou os defeitos do Danilo "estraga jogadas" Pereira...

Portanto, não reconheces o Danilo em nenhuma das situações que referi? É tudo invenção dos haters?

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, não reconheces o Danilo em nenhuma das situações que referi? É tudo invenção dos haters?

Reconheço em alguns mas, mesmo assim, é um pouco exagerada essa tua descrição. São dois jogadores distintos e, neste momento, acho que o melhor Danilo oferece mais à equipa que o melhor Rúben. O Danilo é um jogador de equilíbrios e isso reflecte-se no rendimento defensivo da equipa. Não é por acaso que o Porto tem, neste momento, a melhor defesa a nível europeu. Além disso, acaba por poder criar mais situações a nível ofensivo por causa desse trabalho defensivo e é um jogador com golo nas bolas paradas. É óbvio que o Rúben é bem melhor com bola mas não acho que seja tão necessário em detrimento do Danilo por ter o Óliver e o Otávio à sua frente. Depois há coisas que passam despercebidas. Se pegarmos nos últimos 10 remates de cada um, para surpresa de muita gente veremos que é o Danilo quem cria mais perigo nesses lances. Também há que ter em conta que cada jogo é um jogo e podiam ir alternando conforme as necessidades de cada jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Reconheço em alguns mas, mesmo assim, é um pouco exagerada essa tua descrição. São dois jogadores distintos e, neste momento, acho que o melhor Danilo oferece mais à equipa que o melhor Rúben. O Danilo é um jogador de equilíbrios e isso reflecte-se no rendimento defensivo da equipa. Não é por acaso que o Porto tem, neste momento, a melhor defesa a nível europeu. Além disso, acaba por poder criar mais situações a nível ofensivo por causa desse trabalho defensivo e é um jogador com golo nas bolas paradas. É óbvio que o Rúben é bem melhor com bola mas não acho que seja tão necessário em detrimento do Danilo por ter o Óliver e o Otávio à sua frente. Depois há coisas que passam despercebidas. Se pegarmos nos últimos 10 remates de cada um, para surpresa de muita gente veremos que é o Danilo quem cria mais perigo nesses lances. Também há que ter em conta que cada jogo é um jogo e podiam ir alternando conforme as necessidades de cada jogo.

Mas toda a gente está a reconhecer isso, creio eu. A questão que toda a gente está a abordar é que em momento de organização ofensiva (posse, 1ª fase de construção), o Danilo deve tomar más decisões (= podia tomar melhor decisão) em 8 em cada 10 vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o problema, no caso das apreciações ao Rúben Neves, é ele não ter características distintivas. Características que saltam ao olho comum. Velocidade de deslocamento, remate potente, poder de choque nos duelos individuais, mudanças de velocidade repentinas, imponência no jogo aéreo. Aspectos que toda a gente consegue referir instantaneamente, quando se fala num qualquer jogador.

É por isso que, quando se começou a falar nele aqui, logo se disse que é um jogador que "tem bom passe" ou que "joga com classe". Porque são os aspectos do Rúben que mais rapidamente saltam à vista. Mas ele é muito mais que isso. O Rúben pertence àquela enorme classe de jogadores que se destacam pelo terceiro grande conjunto de características de um jogador, que muitas vezes nem são consideradas: as cognitivas. Bem mais que capacidade física ou qualidade técnica, o Rúben é um jogador que se destaca por ser mais inteligente que a maioria, e por perceber mais rapidamente e com mais qualidade tudo o que se passa à sua volta, e ser capaz de jogar em função disso, tomando mais decisões correctas do que a maioria.

E a verdade é que, no futebol actual, as maiores referências da sua posição partilham consigo várias características e um perfil semelhante, ao passo que o Danilo se afasta bem mais desse perfil e dessas características. Busquets. Xabi Alonso. Weigl. Kroos. Dier. Marchisio. Verratti. Kanté. Tirando este último, todos os outros têm muito mais em comum com o Rúben do que com o Danilo.

Depois, há outra questão. O Danilo tem mais características distintivas que o Rúben. É muito mais forte nos duelos individuais. É muito mais forte no jogo aéreo. E tem mais dimensão no jogo, concordo. Mas será que ter dimensão no jogo é, necessariamente, algo bom?

Há não muitos anos atrás, o Sporting teve um médio defensivo assim. Imenso impacto no jogo. Era o Rinaudo. De facto, nos primeiros tempos, era titularíssimo, e a sua influência era enorme. Mas como se viu depois, o Rinaudo apenas disfarçava falhas colectivas graves do Sporting. Quando ele se lesionou, o rendimento do Sporting foi-se. Porque viu-se aquilo que a equipa, colectivamente, valia. E que era pouco, muito pouco.

Quando apareceu, em 2013, o Leonardo Jardim, e o Sporting subiu colectivamente de nível, o Rinaudo sentou para jogar o William, e percebeu-se que a diferença de qualidade entre ambos era gigantesca. A equipa já estava organizada, já não precisava que ele andasse 90 minutos a tapar buracos e a disputar todas as bolas, e precisava que ele fosse capaz de perceber o jogo sem bola, e de servir como barómetro para a equipa quando tinham a bola. De perceber onde e quando devia jogar a bola. E o que se via, quando ele tinha oportunidade para isso...era uma barata tonta. Em termos de rendimento, estava a milhas do que era. Mas a equipa estava muito melhor.

O Danilo não é tão limitado como o Rinaudo, e o Rúben (ainda) não tem a qualidade do William. Mas este caso tem bastantes semelhanças com esse.

Compartilhar este post

Link para o post

Um modelo de jogo não é necessariamente mau porque tem um jogador que disfarça falhas coletivas mais ou menos graves. Poderá ser mais fácil de anular e/ou difícil de corrigir na falta desse jogador, mas não é necessariamente pior.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Mau talvez não seja, mas é pior, certamente. Se tem falhas graves, como o do Sporting tinha e como o do Porto tem, também não poderá ser grande coisa.

No caso dos grandes, uma coisa é o modelo estar assente num ou noutro jogador de reconhecida qualidade pelo que faz com a bola. Como os grandes não podem fugir à obrigação de ter mais bola, isso acaba por ser bom. Outra coisa é estar assente (este Porto nem está assente no Danilo, mas aquele Sporting estava assente no Rinaudo, por exemplo) num jogador que só destrói. Num jogador que, numa boa equipa de qualquer um dos grandes, não tem grande utilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rúben pertence àquela enorme classe de jogadores que se destacam pelo terceiro grande conjunto de características de um jogador, que muitas vezes nem são consideradas: as cognitivas.

Bem verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, para o nível que se exige num grande, o Danilo só é capaz a destruir.

Compartilhar este post

Link para o post

Em que aspectos, com bola, é que o Danilo tem qualidade para um grande então?

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo exagero nenhum. O Danilo com bola é fraco. Ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja assim tão mau, agora não é jogador para um meio-campo a dois. Não é um fora de série mas também não é assim tão péssimo. Trocava pelo Samaris.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...