Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Eden Hazard

As 8 ideias de Van Basten para revolucionar o futebol

Publicações recomendadas

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

As 8 ideias de Van Basten para revolucionar o futebol

Numa entrevista concedida ao jornal alemão Bild, Marco Van Basten, antigo selecionador holandês e atual diretor técnico da FIFA, propôs um conjunto de 8 medidas que, na sua opinião, iriam «melhorar o jogo e torná-lo mais honesto».

1 - Fim do fora de jogo: «Tenho muita curiosidade em perceber como funcionaria o futebol sem o fora de jogo. Muita gente vai estar contra mas, cada vez mais, o futebol parece-se com andebol, com equipas a erguerem muros à frente da baliza.»

2 - Penalizações de tempo em vez de cartões amarelos: «A ideia seria substituir o cartão amarelo por penalizações de cinco ou dez minutos. Reduziria o número de faltas, se já é difícil jogar 10 contra 11, imaginem 8 ou 9 contra 11...»

3 - Shootout em vez de grandes penalidades: «O jogador teria 25 metros para correr com a bola e apenas o guarda-redes pela frente, com 8 segundos para concluir o lance.»

4 - Expulsão por acumulação de faltas: «No basquetebol, ao fim de seis faltas os jogadores são excluídos de jogo. Iria reduzir as paragens no jogo e punir os infratores.»

5 - Últimos 10 minutos com o relógio a parar: «Como nos desportos de pavilhão, o relógio pararia cada vez que a bola saísse do campo ou houvesse faltas. É a melhor maneira de combater as sucessivas perdas de tempo.»

6 - Calendário mais reduzido: «Devemos concentrar-nos na qualidade de jogo e devemos reduzir as temporadas a cerca de 50 jogos.»

7 - Só o capitão pode protestar com o árbitro: «Apenas o capitão deve falar com o árbitro», diz Van Basten exemplificando com o râguebi.

8 - Mais substituições: «Sou a favor de uma ou duas substituições extra no prolongamento.»

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns pontos interessantes, outros completamente impossíveis e alheios ao que é o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quer então fazer um desporto novo, juntando futebol, râguebi, andebol e mais uns quantos desportos de pavilhão.

Compartilhar este post

Link para o post

Parei na 1. Acho que a maior parte deste pessoal levou demasiadas infiltrações enquanto jogavam e ficam com o cérebro frito.

Compartilhar este post

Link para o post

Fora algumas sugestões estúpidas, estas sugestões só iam dar mais influência da arbitragem no desenrolar do jogo. No hóquei fizeram isso e deu m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim bastou ler a primeira para se perceber que o génio dentro de campo não encontra paralelo fora dele. Se ele se queixa de as equipas fazerem muros à frente da baliza com fora-de-jogo, o que pensa ele que acontecerá se estes deixarem de existir?

Compartilhar este post

Link para o post

Só a 6 e a 8 parecem-me razoáveis.

A 8 pelo menos teria de haver redução de equipas nos principais campeonatos, a juntar isso, perde-se a chamada competição propriamente dita.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma opinião. Felizmente o cmpt já sabe o que é melhor, como em tudo, diga-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a 4 e a 7 são bastante interessantes. O amarelo seria uma falta flagrante 1 e o vermelho uma 2. Com a 7 acabava-se com as verdadeiras rodas que se fazem à volta do árbitro.

A 8 se calhar também não era mal pensada. 1 substituição extra no caso de ser prolongamento..

Editado por toze2

Compartilhar este post

Link para o post

O 4 podia ser realizado mas não com uma expulsão mas sim com uma exclusão.

A 5 e a 8 fazem bastante sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver como é que retirar a lei do fora de jogo vai fazer com que as equipas deixem de defender tão em baixo, alias, acho que iria é piorar a situação.

Eram 9 lá atrás em frente ao GR e depois um boneco lá na frente para aproveitar o chutão sem se preocupar com o fora de jogo.

Editado por Chet Faker

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Se fosse para as equipas andarem sempre no pontapé para a frente, não vale a pena. Mas, sinceramente, não estou a ver como ia o futebol reagir a uma alteração destas.

2 e 4 - É o que o Tio disse.

3 - Não gosto.

5 - Normalmente diz-se nem 8 nem 80. Aqui digo o contrário: ou usa-se o cronómetro o jogo todo ou então não se usa.

6 - Parece-me interessante.

7 - Acho que não faz qualquer diferença.

8 - Uma substituição no prolongamento era para ontem.

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou também o atraso de bola ao guarda-redes e este poder agarrar.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim bastou ler a primeira para se perceber que o génio dentro de campo não encontra paralelo fora dele. Se ele se queixa de as equipas fazerem muros à frente da baliza com fora-de-jogo, o que pensa ele que acontecerá se estes deixarem de existir?

pá até acho que o que ele diz faz sentido, não é por haver fora de jogo que as equipas deixam de defender em bloco ali na zona da grande area, sem o fora de jogo ia ser diferente, ter 2 jogadores plantados na pequena area iria criar muitos mais espaços nas zonas mais avançadas do jogo, eu achei as ideias interessantes, e em relação à primeira ele próprio não tem a certeza de ser algo bom já que diz que gostava de ver como funcionaria, a 2,4,6,7 e 8 parecem-me ideias legitimas que provavelmente iam mudar o futebol para melhor e com mais estratégia

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portugal testou-se a 1 com o Montero e funcionou.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...