DS7 Publicado 5 Março 2017 Nadinha. Já tinha dito há uns tempos cá no fórum que isso até é natural. Em Portugal está mais ou menos estabelecido que "Sporting" é o de SCP, enquanto os outros são, por norma, o "Sporting de..." seguido do local de origem. Isto excluindo casos muitos específicos, como o da Covilhã aí referido, em que talvez se refiram a Sporting para ambos. No estrangeiro estas normas não se aplicam, e como existem mais Sportings espalhados pelo mundo é natural que para haver uma mais fácil distinção nos chamem "de Lisboa". Isto é uma m*rda tão evidente e natural que nem percebo a indignação de sportinguistas, setubalenses, vimaranenses e outros. No nosso caso até compreendo que se peça que se diga "de Portugal' em vez de "de Lisboa", mas com a participação regular do Braga nas competições europeias a última hipótese distingue melhor. Agora, no caso dos Vitórias é uma parvoíce. A maioria dos portugueses não faz ideia qual dos Vitórias é o Sport Clube ou o Futebol Clube. A forma mais fácil de distingui-los é chamá-los pelo nome da cidade de que são originários. Até na Idade Média isto era feito, daí haver tantas pessoas com nomes de cidades como apelido. O pessoal é demasiado mesquinho. Tanta coisa séria no mundo e pega-se pelo nome pelo qual uma equipa é conhecida. Ainda se fosse algo ofensivo, mas não, é o nome da p*ta da cidade em que moram, uma cidade que amam e de cujo história têm orgulho. Há certas m*rda que bem sentido fazem. Eu não discordo de ti, se bem que também entendo quem não goste. O meu comentário foi mais no sentido que a larga maioria da massa adepta do Sporting não gosta que se refira ao clube como "Sporting de Lisboa" (tanto que até a malta ás vezes goza com isso). Até o vosso presidente veio a publico criticar isso e que se devia chamar Sporting Clube de Portugal. Só acho um bocado hipócrita aqueles que se indignam com isso mas depois com toda a naturalidade se referem ao Vitória FC ou ao Vitória SC como "Setúbal" ou "Guimarães". Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Março 2017 I Bold: Fico. Eu quando chamo uma pessoa, chamo-a pelo nome. II Bold: Não digo. Insisto, chamo as coisas pelos nomes. Se não me perceberem, digo Sporting Clube de Portugal. Não acho que seja preciso, tão pouco, chegar a tanto. Quanto à questão referente aos dois Vitórias, confesso-te que é o único caso onde abro uma excepção: exactamente pelos dois terem a mesma denominação. Mas isso não justifica que o Vitória vá jogar ao Sporting e se refiram em todos os meios de comunicação, em fóruns, em transmissões televisivas e INCRIVELMENTE num estádio ao clube como o "Guimarães." Desculpem-me se vos parece demais, mas não aceito. Acho uma questão de brio e respeito pelo nome original do clube. Mentira. Estás a mentir. Aposto o esquerdo em como chamas as pessoas pelo nome pelo qual as conheces, não necessariamente pelo nome delas. A algumas tratas por alcunhas que não são o nome delas, e não tratas nenhuma pelo nome completo quando conheces duas com o mesmo nome próprio. Aplica a mesma lógica aos Vitórias. Para ti, faz sentido chamar Vitória ao teu clube pois é o "teu" Vitória. Para mim é o Guimarães porque existe mais do que um Vitória e me é mais fácil distingui-los assim. Da mesma forma, a mesma pessoa pode ser conhecida pelo nome próprio no seio familiar, por alcunhas diferentes nos seus diferentes círculos de amigos, e se calhar a nível profissional ainda é conhecido de forma diferente. Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 5 Março 2017 Mau empate contra o Sporting de Lisboa. Podiamos ter conseguido ali uma vitória. Por demérito próprio e pelo habitue Jorge Sousa não conseguimos mais. Estou para ver as exibições nos próximos jogos que teoricamente seriam mais acessíveis. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 5 Março 2017 Não percebo o drama, também acho que o Guimarães poderia ter ganho. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 5 Março 2017 Eu não discordo de ti, se bem que também entendo quem não goste. O meu comentário foi mais no sentido que a larga maioria da massa adepta do Sporting não gosta que se refira ao clube como "Sporting de Lisboa" (tanto que até a malta ás vezes goza com isso). Até o vosso presidente veio a publico criticar isso e que se devia chamar Sporting Clube de Portugal. Só acho um bocado hipócrita aqueles que se indignam com isso mas depois com toda a naturalidade se referem ao Vitória FC ou ao Vitória SC como "Setúbal" ou "Guimarães". Se esperas coerência de quem anda no futebol, puxa uma cadeira... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 5 Março 2017 O pessoal é demasiado mesquinho. Tanta coisa séria no mundo e pega-se pelo nome pelo qual uma equipa é conhecida. Ainda se fosse algo ofensivo, mas não, é o nome da p*ta da cidade em que moram, uma cidade que amam e de cujo história têm orgulho. Há certas m*rda que bem sentido fazem. essa é gira por acaso. vejo tanta gente orgulhosa das suas cidades, e que a gastronomia tipica é a melhor do mundo e o diabo a quatro mas quando chega a futebol já se estão a cagar pro clube da sua terra. Compartilhar este post Link para o post
Frank Publicado 5 Março 2017 Triste é o Vitória andar atrás deste Sporting e do Braga miseráveis. :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
vsc_1922 Publicado 5 Março 2017 Boa tentativa. Mas sabes bem o porquê de dizerem "Guimarães" na música. Assim como em outras músicas também o dizem e não tem a ver com a equipa. Enfim, para que perco tempo fds :lol: Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 5 Março 2017 O Rodolfo a mandar o BdC à m*rda... :lol: Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 5 Março 2017 (editado) Jogo muito agressivo do Guimarães, aquela entrada ao Bruno César logo na primeira parte. Mas nem foi por aí, a falta de ideias ofensiva é gritante por parte do Sporting. E há ali opções do JJ que enfim, tiram um gajo do sério. Editado 5 Março 2017 por 1906 Compartilhar este post Link para o post
vsc_1922 Publicado 5 Março 2017 Mentira. Estás a mentir. Aposto o esquerdo em como chamas as pessoas pelo nome pelo qual as conheces, não necessariamente pelo nome delas. A algumas tratas por alcunhas que não são o nome delas, e não tratas nenhuma pelo nome completo quando conheces duas com o mesmo nome próprio. Aplica a mesma lógica aos Vitórias. Para ti, faz sentido chamar Vitória ao teu clube pois é o "teu" Vitória. Para mim é o Guimarães porque existe mais do que um Vitória e me é mais fácil distingui-los assim. Da mesma forma, a mesma pessoa pode ser conhecida pelo nome próprio no seio familiar, por alcunhas diferentes nos seus diferentes círculos de amigos, e se calhar a nível profissional ainda é conhecido de forma diferente. Não apostes que ficas sem ele. A não ser à minha namorada, Pai, Mãe e Irmã - sendo que estas três as trato pelos nomes citados -. Ou seja, até aí sou forçado a concordar contigo. Mas não desvies pfv, porque estamos a falar de nomes de clubes. Quanto à tua lógica. É a tua lógica. Não consigo aceitar, mas não vou entrar em disputa por isso. Não vou dormir pior, por isso... Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 5 Março 2017 Triste é o Vitória andar atrás deste Sporting e do Braga miseráveis. :estrelas: Acho que é para ninguém se chatear muito. Já viste o que é ter que preparar a equipa para jogos contra equipas de outro nível? Compartilhar este post Link para o post
End Publicado 5 Março 2017 Os adeptos do Vitória falarem de um vermelhito para o Zungu, tá quieto. Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 5 Março 2017 Os adeptos do Vitória falarem de um vermelhito para o Zungu, tá quieto. Tu falas do penalty ou não te apetece? Porque acaba por ser indiferente aquilo que os adeptos do Vitória pensam ou não. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 5 Março 2017 Alguém sabe se o Infinito anda por aí e pode explicar o porquê da equipa do Sporting estar na miséria taticamente? Não é o Jorge Jesus, é um sósia. O original está amordaçado na cave de uma casa numa aldeia longínqua. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 5 Março 2017 Não é só isso. É o circo que se monta, quando por exemplo, as equipas estrangeiras/jornais estrangeiros/entre outros denominam o Sporting de "Sporting Lisbon". Não gostam, pois não? Não é a vossa identidade, certo? Se os Sportinguistas - e bem -, podem demonstrar desagrado por isso, porque é que eu e muitos adeptos do Vitória Sport Clube, não podemos ficar chateados (adjectiva como quiseres) quando chamam ao nosso clube Guimarães? Como achas que me sinto quando a minha equipa sofre um golo e o speaker em Alvalade diz: "Sporting 1 - Guimarães 0"? Mas como é para uma equipa maior, já vale. É "picar." E depois eu que tenho falta de "coerência." Haja paciência para a falta dela neste fórum. Mas viste alguém a defender o Botas? Tu é que criticaste, e com razão, a teu ver, para depois vires fazer o mesmo por "to" terem feito. Por isso sim, coerência nos píncaros. Haja paciência. Os adeptos do Vitória falarem de um vermelhito para o Zungu, tá quieto. Por acaso até houve quem falasse. Compartilhar este post Link para o post
vsc_1922 Publicado 5 Março 2017 (editado) Os adeptos do Vitória falarem de um vermelhito para o Zungu, tá quieto. "Ora bem, desta primeira parte destaco isto: Zungu já devia ter sido expulso por entrada assassina sobre B.César e há um penalty (claro) sobre o Hernâni. Se fosse na outra área, era penalty. De resto, estamos a fazer o tipo de jogo que mais gostamos: sair em contra-ataque. Mas também estamos a defender muito mal." É só recuares umas páginas. Editado 5 Março 2017 por vsc_1922 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Março 2017 essa é gira por acaso. vejo tanta gente orgulhosa das suas cidades, e que a gastronomia tipica é a melhor do mundo e o diabo a quatro mas quando chega a futebol já se estão a cagar pro clube da sua terra. E têm todo o direito a isso. As pessoas associam-se a clubes pelos quais têm afinidades, seja a influência familiar, a localização geográfica ou o palmarés, entre outros. Nada garante que as pessoas venham a torcer "apenas" pelo clube da terra até porque essas afinidades se criam, geralmente, numa idade precoce em que não se tem noção da distribuição geográfica dos clubes. Mais tarde pode-se criar alguma afinidade também com o clube da terra, mas já vai tarde para ser o clube principal pelo qual bate o coração. Da maneira como falas até parece que a escolha de um clube é algo pensado e racional. Não é. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 5 Março 2017 Bardamerda é o novo meme feito pelo BdC? Compartilhar este post Link para o post
End Publicado 5 Março 2017 Tu falas do penalty ou não te apetece? Porque acaba por ser indiferente aquilo que os adeptos do Vitória pensam ou não. Por que razão eu tenho que falar do penalty? Só falei agora do vermelho porque vocês só falam do penalty quando há um lance mais claro que vos beneficiou. Compartilhar este post Link para o post
vsc_1922 Publicado 5 Março 2017 (editado) Penalty de Esgaio sobre Hernâni. Editado 5 Março 2017 por vsc_1922 Compartilhar este post Link para o post
End Publicado 5 Março 2017 "Ora bem, desta primeira parte destaco isto: Zungu já devia ter sido expulso por entrada assassina sobre B.César e há um penalty (claro) sobre o Hernâni. Se fosse na outra área, era penalty. De resto, estamos a fazer o tipo de jogo que mais gostamos: sair em contra-ataque. Mas também estamos a defender muito mal." É só recuares umas páginas. Vou ser sincero, não vi esse post, desculpa :compinchas: Mas o meu é válido para o Vimaranes... Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 5 Março 2017 (editado) Por que razão eu tenho que falar do penalty? Só falei agora do vermelho porque vocês só falam do penalty quando há um lance mais claro que vos beneficiou. Que artista que me saíste. Porque razão é mais claro esse lance? Porque nos favoreceu nessa situação? Sim, deveria ter sido expulso. Vai dar-te mais alegria agora sabendo que 2 adeptos do Vitória acham que deveria ter sido expulso? edit: But whatever para discussões de arbitragem. O Vitória podia e deveria ter feito mais. Editado 5 Março 2017 por Vimaranes1922 Compartilhar este post Link para o post