Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
El Shafto

PJ investiga caso de abuso sexual em autocarro no Porto

Publicações recomendadas

A gaja quando se levanta parece ciente do que se tinha passado e nem pareceu sequer indignada quanto mais revoltada.

lool o quê

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje almocei e estava a TVI ligada e no Você Na TV disseram praticamente o mesmo que eu. E acrescentaram que as informações que têm é que eles são namorados, nem sequer foi algo que aconteceu naquela noite.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje almocei e estava a TVI ligada e no Você Na TV disseram praticamente o mesmo que eu. E acrescentaram que as informações que têm é que eles são namorados, nem sequer foi algo que aconteceu naquela noite.

Lá se vai a tese de violação :lol:

Quer dizer, pode ser violada na mesma por um namorado. MAs está mais que obvio que não foi o que aconteceu.

Editado por JP_

Compartilhar este post

Link para o post

err, esses gajos percebem 0 de Direito, segundo o meu velhote que é formado na área. aliás, ele à hora de almoço às vezes vê aquilo para se deleitar.

como é óbvio não estou a dizer que estás certo ou errado, apenas que a referência é o que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Já em cima falei que posso estar a ser ignorante relativamente à legalidade da coisa. Segundo sei, e posso estar errado, "abuso sexual" e "violação" só se aplicam em casos de não consentimento e eu vi o vídeo duas vezes e não vejo qualquer sinal que não haja consentimento.

E não me admiro nada que a rapariga estivesse consciente, com álcool a mais, mas consciente.

Foi como disse o Cpt Hills há bocado, isto sempre aconteceu. Não deixa de ser reprovável, mas, no final da história toda, os mais "criminosos" no meio disto tudo são os que filmaram e distribuíram.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei a saber que não há violações entre namorados.

Editei antes de ver o teu post.

Já sabia que tinha de fazer um desenho, não fiz foi a tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é crime filmar e divulgar? Eu pergunto, porque sinceramente não sei.

Legal ou ilegal, é sem dúvida vergonhoso que os "amigos" partilhem isto nas redes sociais e o Correio da Manhã publique o vídeo no site. :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

E não é crime filmar e divulgar? Eu pergunto, porque sinceramente não sei.

Legal ou ilegal, é sem dúvida vergonhoso que os "amigos" partilhem isto nas redes sociais e o Correio da Manhã publique o vídeo no site. :facepalm:

Sim.

Até podem caber vários crimes aí. Crime de devassa da vida privada (se bem que de privado tem pouco lol), crime de devassa por meio de informática, mas sobretudo o crime de gravações e fotografias ilícitas.

Mas são crimes que dependem sempre de queixa.

Compartilhar este post

Link para o post

sao só putos estupidos bebados na vdd

só q daqui a pouco a miuda é capaz de tar a fazer tapes estilo hanna baker

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.

Até podem caber vários crimes aí. Crime de devassa da vida privada (se bem que de privado tem pouco lol), crime de devassa por meio de informática, mas sobretudo o crime de gravações e fotografias ilícitas.

Mas são crimes que dependem sempre de queixa.

É precisamente essa a minha dúvida. Já ouvi dizer que, por exemplo tirar fotos de alguém em topless na praia não é crime, porque as pessoas estão num espaço público e a lei não se aplica. Mas não sei até que ponto as pessoas podem filmar e divulgar o que quiserem.

Devassa da vida privada

Artigo 192.º - Devassa da vida privada

1 - Quem, sem consentimento e com intenção de devassar a vida privada das pessoas, designadamente a intimidade da vida familiar ou sexual:

a) Interceptar, gravar, registar, utilizar, transmitir ou divulgar conversa ou comunicação telefónica;

b) Captar, fotografar, filmar, registar ou divulgar imagem das pessoas ou de objectos ou espaços íntimos;

c) Observar ou escutar às ocultas pessoas que se encontrem em lugar privado; ou

d) Divulgar factos relativos à vida privada ou a doença grave de outra pessoa;

é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias.

2 - O facto previsto na alínea d) do número anterior não é punível quando for praticado como meio adequado para realizar um interesse público legítimo e relevante.

Início de Vigência: 01-10-1995

A b dá entender que é crime, mas lendo a c já não sei. Há algum advogado por aí?

Compartilhar este post

Link para o post

É precisamente essa a minha dúvida. Já ouvi dizer que, por exemplo tirar fotos de alguém em topless na praia não é crime, porque as pessoas estão num espaço público e a lei não se aplica. Mas não sei até que ponto as pessoas podem filmar e divulgar o que quiserem.

Devassa da vida privada

A b dá entender que é crime, mas lendo a c já não sei. Há algum advogado por aí?

Há casos distintos.

Imagina que está numa praia de nudismo e vês um homem com o pénis pequeno. Estás tu a tirar uma foto panorâmica ao sol, apanhas o homem e decides partilhar a imagem, porque nem reparaste quem estava na imagem e o sol estava bonito.

Caso 1:

Partilhas a imagem e, depois de toda a gente ver a foto no FB e comentar, vem à baila o o casal e eles ficam a saber da foto. Neste caso não tinhas intenção de partilhar o órgão sexual e incorres num caso que abrange o artigo 199ª do Código Penal.

Caso 2:

Partilhas a mesma foto mas porque vês o órgão sexual e decides mostrar a toda a gente. Aí incorres num caso de devassa da vida privada.

Caso 3:

Tiras a foto e notas o casal, mas decides não partilhar e guardas no teu pc. Continua a ser ilegal, embora de forma mais ténue porque não há partilha de imagem nem tentativa de "lucrar" com isso.

Isto é um exemplo rápido, mas acho que dá para entender que o que conta é a intenção (difícil de analisar), mas é ilegal tirar uma foto sem o consentimento de alguém.

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

A queixa aconteceu antes ou depois da divulgação do vídeo?

Compartilhar este post

Link para o post

É o que dá nem ler o texto...

Tanta coisa e nem há queixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Há casos distintos.

Imagina que está numa praia de nudismo e vês um homem com o pénis pequeno. Estás tu a tirar uma foto panorâmica ao sol, apanhas o homem e decides partilhar a imagem, porque nem reparaste quem estava na imagem e o sol estava bonito.

Caso 1:

Partilhas a imagem e, depois de toda a gente ver a foto no FB e comentar, vem à baila o o casal e eles ficam a saber da foto. Neste caso não tinhas intenção de partilhar o órgão sexual e incorres num caso que abrange o artigo 199ª do Código Penal.

Caso 2:

Partilhas a mesma foto mas porque vês o órgão sexual e decides mostrar a toda a gente. Aí incorres num caso de devassa da vida privada.

Caso 3:

Tiras a foto e notas o casal, mas decides não partilhar e guardas no teu pc. Continua a ser ilegal, embora de forma mais ténue porque não há partilha de imagem nem tentativa de "lucrar" com isso.

Isto é um exemplo rápido, mas acho que dá para entender que o que conta é a intenção (difícil de analisar), mas é ilegal tirar uma foto sem o consentimento de alguém.

É isto.

Se bem que não é assim tão líquido, há casos excepcionais. Por exemplo, um jornalista tira uma foto a pessoas durante uma manifestação e publica-a no jornal numa notícia sobre essa manifestação. Não há aqui nenhum consentimento mas o facto de a foto ter sido tirada e utilizada no âmbito da sua profissão, não há crime nenhum.

Mas na minha opinião, e carece sempre de prova claro está, o crime mais evidente neste caso é o crime de gravações e fotografias ilícitas.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece é que a rapariga de braga apresentou queixa

"Engraçado" porque ai ela parece estar completamente lúcida e ciente do que se está a passar.

http://observador.pt/2017/05/18/pj-investiga-queixa-de-estudante-filmada-seminua-em-braga/

Lá está, ela está a apresentar queixa contra quem gravou e divulgou. Quer no caso de Braga, quer no caso do Porto, essa é a única questão que vejo. Mas isso sou eu que olho para as sujeitas e parece-me que elas estão completamente conscientes do que está a acontecer e consentem que tal aconteça.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema é que hoje em dia os homens são sempre os maus e as raparigas sempre as puras e inocentes pobre coitadas que sofrem às nossas mãos

Compartilhar este post

Link para o post

o problema é que hoje em dia os homens são sempre os maus e as raparigas sempre as puras e inocentes pobre coitadas que sofrem às nossas mãos

Tendo em conta o comportamento do mundo perante as mulheres em muitos casos e muitos homens, não tenho problema com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse assim nem notava diferença.

Editado por xicantonio

Compartilhar este post

Link para o post

como sempre neste fórum é-se mal interpretado porque ou é 8 ou é 80

quando os casos são ao contrário é sempre giro ver as reações das pessoas por exemplo nos casos de violência doméstica onde a vitima é o homem...

neste momento parte-se sempre do principio que o homem é que tem culpa e a rapariga estava bêbada inconsciente etc etc mesmo sem se conhecer o caso ou estar diretamente envolvido e vão logo para as redes sociais condenar o caso e acusar as pessoas..é que duas pessoas bêbadas a comerem-se ou a pin*r na rua debaixo de uma capa ou similar é o que vê mais numa Queima das Fitas...nestes casos tb se deve prender o homem pq se forçou em alguém bêbado? o facto de terem filmado sim é crime e as pessoas devem ser julgadas...agr se os dois que estavam a ser filmados estavam a fazer aquilo sem nenhum deles estar a ser obrigado isso não é crime..no máximo é atentado ao pudor ou algo do género

e aquele comentário de devido ao facto como as mulheres são tratadas não tem problemas que o mundo ande assim é das maiores parvoíces que já li porque é exatamente a mesma merd* de se dizer que como alguns refugiados são terroristas todos os outros são terroristas tb e portanto devia-se matar todos...têm-se é de mudar a sociedade e todos perceberem que homens e mulheres são iguais em termos de direitos e deveres

lá porque sou homem não tenho de ser automaticamente rotulado como agressor e violento assim como ninguém que seja gay/lésbica/transsexual e por aí fora deve ser rotulado e portanto todos deviam de poder viver a vida em paz

obviamente que nos casos que incorrem em crime aí sim a pessoa seja investigada e julgada (pelas autoridades competentes e não os heróis do facebook) e por mim as penas para quem violasse alguém ou abusasse sexualmente eram muito mais pesadas

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...