Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
del9y

Sporting 2017/2018 - Rumores e Transferências

Publicações recomendadas

O Trabzonspor e o Gençlerbirligi estão interessados no Bruno César.

O Doumbia é um dos nomes desejados pelo Besiktas (além deste, estão interessados no Larin, Slimani e Vágner Love)

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos todos fingir que o Jesus foi o primeiro treinador do Sporting que não pegou no Iuri, assim já podemos dizer que ele faz este ano 19 em vez de 24 e que é uma jovem promessa que saiu demasiado cedo do clube.

É isto. O Iuri até ao momento nunca me pareceu ter estofo mental para jogar ao nível do Sporting. E eu até aprecio as qualidades do Iuri, mas há algo ali para além de uma embirração de treinador como alguns querem fazer passar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Iuri foi "aposta" (não foi - porque ser aposta é fazer aquilo que se fez com um Gélson, com um André Santos, com um João Moutinho e com inúmeros outros jogadores - mas vamos assumir que sim) aos 23 anos. Quantos jogadores da formação foram aposta no Sporting mais novos/com menos épocas como seniores? Dezenas deles. Isto é um facto, não uma opinião, e as razões pelas quais assim aconteceu não interessam agora, porque já está feito. A partir daí, vai de cada pessoa ajuizar a qualidade que ele tem ou não.

De qualquer forma, mais que o Iuri em específico, é aquilo que ele representa aqui que incomoda. Eu estou à vontade para falar porque há ano e meio, pelo menos, que acho que ele tem de ir à vida dele, e que o mal já está irremediavelmente feito. Mas o problema agora deixa de se chamar Iuri, e passa a chamar-se Geraldes, Gauld ou Matheus. Como já antes se chamou Chaby, ou até Dier. E vai continuar a mudar de nome.

Compartilhar este post

Link para o post

O que atrasou o Chaby (e ainda mais com o Wallyson) foram as lesões. O Iuri devia ter sido aposta logo que voltou do Arouca, e o Geraldes depois de explodir no ano passado em Moreira.

Não ando muito atento às equipas B e de júniores, mas do pouco que vejo não tem havido ninguém em particular que seja muito falado portanto não faço ideia de alguém que esteja a correr o mesmo risco. Mas o William também não era...

Compartilhar este post

Link para o post

O Alan deve ser o maior caso de bestial a besta que vi nos últimos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que o Colón tenha esse dinheiro... Mas pode servir de montra para outro clube argentino ou sul-americano mais endinheirado.

Acabo por ter alguma pena, porque acho que há qualidade nele. Mas este desfecho era inevitável. Teve um enorme downgrade desde a lesão.

Editado por C-4

Compartilhar este post

Link para o post

O caso do Iuri é como o de tantos antes dele, sendo que outros virão ainda. Há medo de apostar nos miúdos. E não é problema do Jesus, longe disso. É um problema cultural, mesmo, já vem bem antes dele. Acha-se sempre que quantos mais miúdos tiver a equipa, menos vai render, por estarem "demasiado verdes", que é preciso metê-los a rodar na II Liga, depois na I Liga, se calhar ainda na I Liga outra vez, e aí é que estão prontos para o grande Sporting. E isso não é necessariamente verdade.

"Ah, mas nós até apostamos! Apostámos no Gelson, no Podence, no João Mário, no A, no B e no C". Certo. Mas por cada Gelson há um Iuri, um Gauld, um Matheus, que saem queimados porque podíamos ter metido dois em vez de ter ido buscar algum de qualidade dúbia fora. Mencionei Podence e João Mário pois são dois bons exemplos de jogadores que tiveram que penar antes de serem aposta constante, sendo passados à frente por gajos que fomos buscar e acrescentaram claramente menos, só porque há esse medo.

"Ah, mas não se consegue ganhar só com miúdos". Talvez seja verdade. Mas não é sempre verdade que qualquer um que venha de fora acrescente mais que um miúdo. É esse medo de que falo que nos faz ir buscar um Magrão ou um Maurício quando há um João Mário ou um Dier prontos a assumir. Porque são jogadores "calejados", portanto é menos provável que falhem.

No Sporting os jovens são vítimas do passado do clube. E digo isto pois já são demasiados anos sem ganhar um título, parece que há sempre uma pressão acrescida para apresentar resultados para ontem, e isso faz com que se tente sempre envergar pelo caminho "fácil". Temos uma vaga no plantel principal? Vamos procurar no mercado, então. Ai há um miúdo de 19 anos na equipa B a dar cartas? Ainda não rodou numa primeira liga, há que ter paciência.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o Iuri é um bom jogador mas não serve para o Sporting. Sempre achei isso. O importante agora é preparar o Matheus para subir à equipa principal. Esse sim é um problema. Porque esse gajo sabe que é estrela e ainda não é... Mas pela qualidade que tem, tem de vir a ser. E temos de apostar no rapaz. Para mim é um gajo que bem aproveitado pode tornar-se a nossa próxima estrela. Mais até que o Gelson. Não se compara o Matheus ao Iuri na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

O Iuri foi "aposta" (não foi - porque ser aposta é fazer aquilo que se fez com um Gélson, com um André Santos, com um João Moutinho e com inúmeros outros jogadores - mas vamos assumir que sim) aos 23 anos.

Acho que este é o único problema no meio disto tudo.

Quanto à qualidade do Iuri, ainda não tinha saído do Boavista e já estava com saudades dele e fartinho de saber, mesmo que o treinador não fosse o Jesus, que nunca iria render no Sporting. Acredito que vá ter um percurso à Rúben Ribeiro. Pode ser que a idade lhe dê a maturidade para saber por o talento em prática, até lá, esperemos.

Mas deixando o assunto, mais do que batido, do Iuri, voltando ao Sporting.

Percebo esta frustração de não ter aposta em quem tem qualidade. Também no Bessa levamos uma carrada de jogos com o Julian a titular e o Afonso Figueiredo a ganhar pó no banco.

Até pode ser que muitos tenham o efeito "Ricardo Carvalho" e só rendam em campo mas é incrível pensar como alguns treinadores preferiram Xandões a Diers.

É este o paradigma que temos em Portugal e eu não o percebo.

Parece que há exemplos em todos os clubes.

O Maxi, apesar de parecer que já deu o que tinha a dar e ficar caro como a noite, continua a jogar uns joguinhos e o Dalot a ver passar.

Aqui até parece que uma pessoa tem que dar os parabéns ao Rui Vitória. Não consigo identificar claramente um jogador que mereça a aposta e não a tenha.

Acrescento a este problema, aquele que me parece ser um grave problema do Sporting no timming da venda.

Se já levava as mãos ao céu quando me lembrava que rejeitaram super vendas pelo Carriço e afins, pelo Battaglia é coisa de desistir de tentar perceber o futebol

Editado por Ion Timofte

Compartilhar este post

Link para o post

O iuri é mesmo adeus, a clausula é obrigatória

Mediante objetivos cumpridos.

Acho que este é o único problema no meio disto tudo.

Quanto à qualidade do Iuri, ainda não tinha saído do Boavista e já estava com saudades dele e fartinho de saber, mesmo que o treinador não fosse o Jesus, que nunca iria render no Sporting. Acredito que vá ter um percurso à Rúben Ribeiro. Pode ser que a idade lhe dê a maturidade para saber por o talento em prática, até lá, esperemos.

Mas deixando o assunto, mais do que batido, do Iuri, voltando ao Sporting.

Percebo esta frustração de não ter aposta em quem tem qualidade. Também no Bessa levamos uma carrada de jogos com o Julian a titular e o Afonso Figueiredo a ganhar pó no banco.

Até pode ser que muitos tenham o efeito "Ricardo Carvalho" e só rendam em campo mas é incrível pensar como alguns treinadores preferiram Xandões a Diers.

É este o paradigma que viroga em Portugal e eu não percebo.

Parece que há exemplos em todos os clubes.

O Maxi, apesar de parecer que já deu o que tinha a dar e ficar caro como a noite, continua a jogar uns joguinhos e o Dalot a ver passar.

Aqui até parece que uma pessoa tem que dar os parabéns ao Rui Vitória. Não consigo identificar claramente um jogador que mereça a aposta e não a tenha.

Acrescento a este problema, aquele que me parece ser um grave problema do Sporting no timming da venda.

Se já levava as mãos ao céu quando me lembrava que rejeitaram super vendas pelo Carriço e afins, pelo Battaglia é coisa de desistir de tentar perceber o futebol

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O iuri é mesmo adeus, a clausula é obrigatória

obrigatória mediante o cumprimento de objectivos

Compartilhar este post

Link para o post

O Podence parece estar no radar do Nápoles.

Depois de Partizan e Málaga, parece que o Petrovic tinha tudo acertado com o Depor mas os galegos à última hora abortaram o negócio. É capaz de ficar aí, devendo ser cedido o Palhinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu juro que faço um esforço para não se notar a dislexia :mrgreen:

Deixa lá, é melhor a dislexia do que a burrice :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

O Podence parece estar no radar do Nápoles.

ria-me muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até compreendo que pela "tradição" que temos em formação de jogadores que se deva fazer um esforço para tentar lançar quem vem da academia em detrimento de ir buscar jogadores como o Gerson Magrão, como já se falou a aí. Mas temos de ver que apesar da maioria serem gajos que no seu melhor deixa tudo de boca aberta, pelo menos os recentes, não têm qualidade para jogar regularmente num clube que está a lutar por um campeonato, que, apesar de haver clubes maiores e mais fortes e não ser prioridade, tem um mínimo de possibilidade de vir a atingir uma Liga Europa em termos de qualidade.

O Iúri, por exemplo é um excelente jogador tecnicamente mas tem imensos problemas começando pelas decisões que nunca o deixariam sequer ter possibilidade de ser aquele jogador que entra aos 75 para fazer a diferença quando é preciso. Decide mal e por isso compromete, como aconteceu em Moreira de Cónegos. Aqueles jogadores que todos vimos que eram jogadores de caras ou que acabaram por evoluir para o ser (falando em meses) foram jogadores regulares. Gelson, João Mário, o próprio Eric Dier, etc. O Iuri não foi aposta como já disseram mas teve as suas oportunidades. Na intensidade que tem o futebol profissional, seja dentro de campo ou em termos de competitividade, não se pode dar x chances a um jogador que já teve em dúvida por parte do treinador se as deve ter ou não.

Atualmente têm de haver certezas no que se faz porque a prioridade é ganhar o campeonato e é inadmissível, com o plantel que temos, não conseguirmos aproveitar os deslizes dos outros e acabarmos por fazer o mesmo em jogos ridículos. Isto limita ainda mais as possibilidades que um jovem da academia pode ter. Numa situação destas mais vale ter um jogador que dá certas garantias, como o caso do Rúben Ribeiro do que andar a brincar ao FM e a lançar a torto e a direito. Sabemos como é o Jesus e que tem os seus problemas ao nível de formação, mas eu tenho muitas dúvidas que um jogador que se consiga destacar de forma excecional, constantemente, nos treinos não acabe por ser uma aposta e sinto, até pelo que sei e que me dizem, que é o caso do Iuri, um gajo como o crl que apesar de ser um excelente jogador dá sempre um certo receio a meter em campo. Da mesma forma que o Geraldes, sendo o problema diferente, é um gajo que tem uma intensidade quase nula que acaba por não encaixar no futebol que temos atualmente.

Se me perguntarem se eu não gostaria de andar com uma equipa 100% formada na casa e ser campeão epá, claro que sim, assino já, mas prefiro neste momento conseguir finalmente um campeonato e meter outros objetivos de lado até o conseguir.

Editado por Jimmy Shive Overly

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o problema está mesmo no facto de querermos limpar o campeonato a todo o custo. Não devíamos antes estar preocupados em criar uma base para que isso aconteça de forma naturalmente ? É que eu não quero andar a limpar campeonatos de década em década.

Compartilhar este post

Link para o post

O Nikola Maksimović acabou de ser emprestado ao Spartak...podíamos ter aproveitado visto que vamos despachar o Tobias

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o problema está mesmo no facto de querermos limpar o campeonato a todo o custo. Não devíamos antes estar preocupados em criar uma base para que isso aconteça de forma naturalmente ? É que eu não quero andar a limpar campeonatos de década em década.

nos últimos 40 anos se tivesse-mos limpo campeonatos de década a década tinhamos 2 a mais do que temos. e os que ganhamos foi com a lógica do tudo ou nada. as apostas sustentadas na formação (Cintra primeiro, depois Paulo Bento) deram zero. Eu gosto do meio termo, mas a ter que escolher, há factos para basear a avaliação.

Compartilhar este post

Link para o post

Há factos, pois: apostamos tudo para ser campeões, somos campeões; depois passamos 10 ou 15 anos a apostar na formação porque nos endividámos para conquistar um título.

Compartilhar este post

Link para o post

Apostas sustentadas na formação?

É que nem de perto. Mas a qualquer nível. Aliás, para o volume de talento que sempre possuiu e possui e para a dimensão e notoriedade que possui a nível internacional, o Sporting não faz a mais pequena ideia do que é uma aposta na formação. Quanto mais sustentada. Não é por meter no plantel principal um ou outro jogador por época que aposta claramente na formação.

O Sporting sempre fez e continua a fazer (ainda mais, agora) o que Benfica e Porto tradicionalmente também fazem. Investimentos avultados em jogadores mais velhos e vindos de fora ou já com vários anos de competição interna, com vista à conquista do título. Só num segundo plano aparecem os jovens oriundos da formação, que acabam por ter algum espaço quando são foras-de-série (menos comum) ou quando são aposta por necessidade (o mais comum). A diferença é que, por cá e nos últimos 20/30 anos, a necessidade foi sempre maior que em Benfica e Porto, e vários jovens tiveram mais espaço porque os resultados desportivos eram, constantemente, maus.

Projectos de formação, apostas sustentadas na formação, existem em Barcelona e em Amesterdão. Isto ao nível de clubes com a dimensão que o Sporting tem e ambiciona ter. Isso sim, são verdadeiras apostas na formação. O que nós fazemos por cá é só o inevitável, tal é a quantidade e qualidade do talento que sucessivamente surge no clube. Mas muitíssimo mais deveria ser feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...