Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Sporting x Porto  

69 votos

1. 1. Melhor em campo?

• Rui Patrício
    • Piccini
    • Coates
    • Mathieu
    • Fábio Coentrão
    • William Carvalho
    • Bruno Fernandes
    • Gélson Martins
      0
    • Marcos Acuña
    • Rúben Ribeiro
    • Bas Dost
      0
    • Battaglia
    • Bryan Ruíz
      0
    • Fredy Montero

Publicações recomendadas

Eu até costumo dar um olho de vez em quando pela piada da cena e até nem costuma ser muito mau, honestamente. Desta vez é que foi engraçado :lol:

Eu vou lá quando há fotos do plantel só para ver os comentários sobre o Dala :lol:

e fds "reparei-me" :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até costumo dar um olho de vez em quando pela piada da cena e até nem costuma ser muito mau, honestamente. Desta vez é que foi engraçado :lol:

No outro dia diziam para meterem o Dala no lugar do Bas Dost porque marcaria mais do que ele. Isto tem sido giro.

Compartilhar este post

Link para o post

No outro dia diziam para meterem o Dala no lugar do Bas Dost porque marcaria mais do que ele. Isto tem sido giro.

Ah mas do Dala é sempre assim. Não sei se é um culto qualquer por quererem apoiar jogadores da mesma nacionalidade, se já virou só meme e o pessoal diverte-se, mas desde que ele veio para o Sporting que tem sido isso. :lol: E o Ary Papel é a mesma coisa, mas parece que é um bocado mais underground. Editado por Shaftsuke

Compartilhar este post

Link para o post

Ah mas do Dala é sempre assim. Não sei se é um culto qualquer por quererem apoiar jogadores da mesma nacionalidade, se já virou só meme e o pessoal diverte-se, mas desde que ele veio para o Sporting que tem sido isso. :lol: E o Ary Papel é a mesma coisa, mas parece que é um bocado mais underground.

remember shikabala e slimani :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje já gostei mais qualquer coisa. Tivemos a sorte de marcar contra a corrente do jogo, apesar da boa entrada, e isso deu ânimo à equipa. Defensivamente, acho que estamos longe do ideal mas também levar com Mbappe e Falcão não é levar com o Perdigão e o Rafa Lopes. Já ofensivamente, gostei muito do que vi. Tanto em transição, como em futebol apoiado, principalmente na primeira parte. Na segunda parte o ritmo baixou inevitavelmente, e tirando um ou dois pormenores interessantes (defesa do Patricio e momentos do William), pouco mais tenho a destacar.

Notas muito positivas para Mathieu, Bruno Fernandes e Fábio Coentrão. Nota negativa para Doumbia.

Não nota muito positiva para o Gelsinho? :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

fui ver e reparei me com isto:

UM CAMP BEU

Eheheh exactamente o que eu fiz, e no que eu reparei :mrgreen:

Ah mas do Dala é sempre assim. Não sei se é um culto qualquer por quererem apoiar jogadores da mesma nacionalidade, se já virou só meme e o pessoal diverte-se, mas desde que ele veio para o Sporting que tem sido isso. :lol: E o Ary Papel é a mesma coisa, mas parece que é um bocado mais underground.

É underground porque um é jogador e tem hipóteses de um dia ser um grande jogador e o outro jogava no mesmo clube e veio no mesmo avião 8-)

remember shikabala e slimani :mrgreen:

Não são da mesma nacionalidade, mas são do mesmo continente. Aliás, são os 4.

Não nota muito positiva para o Gelsinho? :cadeirada:

Juntamente com o Bruno, o melhor em campo. Mesmo sabendo que com espaço a falta de definição não se nota muito, a maioria das vezes foi ele a criar o espaço, e fez coisas muito boas, até ajudar a defender mesmo dobrando o DD, quem diria :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eheheh exactamente o que eu fiz, e no que eu reparei :mrgreen:

É underground porque um é jogador e tem hipóteses de um dia ser um grande jogador e o outro jogava no mesmo clube e veio no mesmo avião 8-)

Não são da mesma nacionalidade, mas são do mesmo continente. Aliás, são os 4.

Juntamente com o Bruno, o melhor em campo. Mesmo sabendo que com espaço a falta de definição não se nota muito, a maioria das vezes foi ele a criar o espaço, e fez coisas muito boas, até ajudar a defender mesmo dobrando o DD, quem diria :blink:

O Jesus quer fazer dele o Cuadrado mas melhor

Compartilhar este post

Link para o post

O hype desse ainda é de papel... OK, eu sei onde é a porta...

Já agora, só umas notas soltas deste jogo, pois foi o primeiro que vi integralmente desde que recomeçou a temporada.

O Piccini não é mau jogador. Tem alguns princípios de jogo, sabe posicionar-se, sabe actuar racionalmente e não tenta fazer tudo atabalhoadamente como o Schelotto, mas ainda não é o lateral que espero ver como primeira opção numa equipa como o Sporting. E vamos ter um problema com a profundidade defensiva, pois ele é lento e os centrais ainda são mais, se a bola entra nas costas dele é logo o pânico na defesa.

Do outro lado, por exemplo, o Coentrão desde que esteja bem posicionado consegue fazer a dobra aos centrais, como naquele lance em que o Rui andou aos papéis, ele foi lá resolver e não fosse o Rui soltar a bola teria sido um lance inócuo.

O Battaglia não fez um mau jogo, mas está longe de dar para isto. O rapaz com a bola nos pés treme por todos os lados, ele solta a bola à primeira oportunidade quando está sob pressão e geralmente para trás. É que nem consegue segurar a bola tempo suficiente para permitir aos colegas oferecerem linhas de passe. Por outro lado, foi o primeiro jogo dele pelo Sporting em Alvalade, pode ser que ganhe essa confiança com o tempo.

O Gelson finalmente começa a fazer aquilo por que eu tanto bradava. Descolou da linha, deambulou pela zona central e até pela esquerda, as suas iniciativas foram quase todas longe da linha e notou-se logo a diferença. Ele colado à direita torna-se muitas vezes inconsequente, mas quando vem para dentro pode desequilibrar um jogo com a sua velocidade e a sua irreverência. E assim gosto muito dele.

O Acuña pareceu-me mais jogador do que aquilo que li dele. Não é um extremo, percorre naturalmente toda a zona centro-esquerda e notei que é inteligente a procurar o espaço na zona central para explorar os buracos que as movimentações do Bas Dost criam. E parece ter um bom pé esquerdo.

E o meu puto Podence é o rei desta selva. Um metro e sessenta e dois, mas um metro é sessenta e dois de classe e qualidade.

Se ficarmos com William e Gelson e conseguirmos pelo menos mais dois laterais, o nosso plantel é bastante interessante. O problema é se perdermos algum deles e não trouxermos mais ninguém, porque no ponto em que estamos a diferença entre o sucesso e o insucesso pode passar por uma lesão do Coentrão ou do William, por exemplo. E ficar a depender da Dona Fortuna nunca foi grande plano.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O hype desse ainda é de papel... OK, eu sei onde é a porta...

Já agora, só umas notas soltas deste jogo, pois foi o primeiro que vi integralmente desde que recomeçou a temporada.

O Piccini não é mau jogador. Tem alguns princípios de jogo, sabe posicionar-se, sabe actuar racionalmente e não tenta fazer tudo atabalhoadamente como o Schelotto, mas ainda não é o lateral que espero ver como primeira opção numa equipa como o Sporting. E vamos ter um problema com a profundidade defensiva, pois ele é lento e os centrais ainda são mais, se a bola entra nas costas dele é logo o pânico na defesa.

Do outro lado, por exemplo, o Coentrão desde que esteja bem posicionado consegue fazer a dobra aos centrais, como naquele lance em que o Rui andou aos papéis, ele foi lá resolver e não fosse o Rui soltar a bola teria sido um lance inócuo.

O Battaglia não fez um mau jogo, mas está longe de dar para isto. O rapaz com a bola nos pés treme por todos os lados, ele solta a bola à primeira oportunidade quando está sob pressão e geralmente para trás. É que nem consegue segurar a bola tempo suficiente para permitir aos colegas oferecerem linhas de passe. Por outro lado, foi o primeiro jogo dele pelo Sporting em Alvalade, pode ser que ganhe essa confiança com o tempo.

O Gelson finalmente começa a fazer aquilo por que eu tanto bradava. Descolou da linha, deambulou pela zona central e até pela esquerda, as suas iniciativas foram quase todas longe da linha e notou-se logo a diferença. Ele colado à direita torna-se muitas vezes inconsequente, mas quando vem para dentro pode desequilibrar um jogo com a sua velocidade e a sua irreverência. E assim gosto muito dele.

O Acuña pareceu-me mais jogador do que aquilo que li dele. Não é um extremo, percorre naturalmente toda a zona centro-esquerda e notei que é inteligente a procurar o espaço na zona central para explorar os buracos que as movimentações do Bas Dost criam. E parece ter um bom pé esquerdo.

E o meu puto Podence é o rei desta selva. Um metro e sessenta e dois, mas um metro é sessenta e dois de classe e qualidade.

Se ficarmos com William e Gelson e conseguirmos pelo menos mais dois laterais, o nosso plantel é bastante interessante. O problema é se perdermos algum deles e não trouxermos mais ninguém, porque no ponto em que estamos a diferença entre o sucesso e o insucesso pode passar por uma lesão do Coentrão ou do William, por exemplo. E ficar a depender da Dona Fortuna nunca foi grande plano.

Discordo completamente, o principal problema dele é justamente demorar a soltar a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu concordo contigo. Ele demora a soltar a bola, e quando o faz já só tem os centrais como opção. A questão é mesmo essa: há jogadores que jogam ao primeiro toque ou que seguram a bola até surgir uma linha de passe mais adiantada (como o William, que se sente confortável em ambas as opções), e outros que hesitam em jogar ao primeiro toque e fecham-se as linhas de passe, e acabam por ou soltar a bola à primeira oportunidade para trás, ou a prendem demasiado tempo e empastam o jogo.

O Battaglia hoje enquadrou-se nesta última categoria. Ele hesitou em jogar simples, deixa as opções de passe desaparecerem, e isso levou a que com o passar do tempo acabasse por soltar a bola rapidamente para os colegas soltos mais próximos, que eram quase sempre os centrais. Uma coisa por vezes leva à outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei parvo com o Gelson, fdx. De longe o melhor jogo que já fez no Sporting, a usar as suas potencialidades técnicas e físicas para fazer estragos a sério no adversário, porque procurou usar os colegas para desequilibrar e zonas mais centrais. E, acima de tudo, soube decidir consoante o contexto. Se for para ele jogar isto (vamos ver), mudo já a minha opinião e passo a querer que ele fique.

Compartilhar este post

Link para o post

Seja como for, quero realçar novamente que também pode ser o receio de falhar. Foi o primeiro jogo em Alvalade, está a jogar numa posição diferente da que estava habituado e talvez receie que se falhar o Jesus lhe corte os pés. Vou dar-lhe tempo para ver se isto é pontual e se melhora com o tempo. Eu, tanto como todos nós, quero que ele seja um sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez mais me convenço que o Gelson tem de jogar à direita num sistema de 3 centrais. Falta-os é mais e melhor qualidade na zona central e alternativas credíveis aos laterais.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde andou este Gelson durante a segunda metade da época passada?

Todo rebentado por ser usado todos os jogos 90min.

Compartilhar este post

Link para o post

Gelson :heart:

Foi um jogo agradável de se acompanhar e hoje já gostei mais do Mathieu!

O Acuna também me parece que pode vir a tornar-se muito importante na equipa e parece ser muito bom nas bolas paradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Começa-se a ver um Sporting forte. Não entro na ideia que é partilhada por alguns aqui de que o mercado de transferências está a ser na mesma onda do ano passado. Foram buscar gajos que no tugão fazem a diferença e que são um grande upgrade ao que tinham (Mathieu, Coentrão e Doumbia) e foram buscar o Bruno Fernandes e o Acuña que são dois jogadores de presente e de futuro. Estes 5 a juntar ao plantel que já havia fazem um plantel muito forte. A única coisa mais criticável é terem ido buscar o Battaglia pelos valores que foi. De resto, o Piccini é bem melhor que o Schelotto e o Mattheus é bom jogador e foi uma boa oportunidade mas não o vejo a jogar num 4x4x2 com tantas responsabilidades defensivas para os médios.

Agora, o problema vai aparecer é se o William sai. É um jogador que faz toda a diferença na forma de jogar da equipa. Mais do que o Adrien ou o Gélson (que p*ta de jogão) é o jogador que precisam de segurar. William e Petrovic, Bruno e Battaglia. Acredito que caso o William fique o meio campo vá passar por isto.

Com mais um defesa direito e com o William seguro vejo muito potencial neste Sporting. Como já disse antes sequer da pré-época começar, acredito que este seja o vosso ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Começa-se a ver um Sporting forte. Não entro na ideia que é partilhada por alguns aqui de que o mercado de transferências está a ser na mesma onda do ano passado. Foram buscar gajos que no tugão fazem a diferença e que são um grande upgrade ao que tinham (Mathieu, Coentrão e Doumbia) e foram buscar o Bruno Fernandes e o Acuña que são dois jogadores de presente e de futuro. Estes 5 a juntar ao plantel que já havia fazem um plantel muito forte. A única coisa mais criticável é terem ido buscar o Battaglia pelos valores que foi. De resto, o Piccini é bem melhor que o Schelotto e o Mattheus é bom jogador e foi uma boa oportunidade mas não o vejo a jogar num 4x4x2 com tantas responsabilidades defensivas para os médios.

Agora, o problema vai aparecer é se o William sai. É um jogador que faz toda a diferença na forma de jogar da equipa. Mais do que o Adrien ou o Gélson (que p*ta de jogão) é o jogador que precisam de segurar. William e Petrovic, Bruno e Battaglia. Acredito que caso o William fique o meio campo vá passar por isto.

Com mais um defesa direito e com o William seguro vejo muito potencial neste Sporting. Como já disse antes sequer da pré-época começar, acredito que este seja o vosso ano.

Mais ou menos o que eu penso, mas tá tudo com medo. Gato escaldado...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ou menos o que eu penso, mas tá tudo com medo. Gato escaldado...

Está tudo com medo de duas coisas: saídas e lesões. É que, como disse há uns dias, se algum dos titulares sai levamos logo um rombo na qualidade do onze inicial (principalmente no William); e se alguém se lesiona a sério ficamos agarrados a uma opção sem qualidade durante o ano todo (novamente no caso do William, no do Bruno se o Adrien não ficar, e também no do Coentrão).

Compartilhar este post

Link para o post

Notas soltas:

- o Battaglia não tem "pausa" para ser 6. Só joga lá pela capacidade física e pelo transporte de bola. O Jesus insiste em ignorar os ganhos com bola daquela posição. E logo no modelo de jogo dele, em que é algo que pode fazer toda a diferença na saída de bola e na qualidade ofensiva de toda a equipa. Mais depressa via o Mattheus Oliveira a jogar ali, e até acho que se daria bastante bem. Mas a melhor alternativa ao William é o Petrovic, e a diferença nem é pequena. O Palhinha...meh.

- falta um lateral direito. O Piccini é aquele típico lateral que, se jogar 5/6 jogos numa época, preferencialmente naqueles batatais de Dezembro/Janeiro, não me incomoda muito. Mais que isso já é complicado. Por outro lado, dos que conheço, não gosto dos nomes que se têm falado. But then again, ninguém pode esperar comprar caviar por 50 cêntimos.

- continuo a não ficar muito chateado com Coentrão e Jonathan na lateral esquerda. Salvo erro, se ficar, é a primeira época que o argentino vai ter para trabalhar com o Jesus. Isso pode fazer uma boa diferença, no caso dele. E eu continuo a gostar do que gostava nele. Não serve como titular (mas esse, mantendo-se bem fisicamente, está ao nível de qualquer outro lateral do campeonato, felizmente) e dificilmente servirá, mas gosto da capacidade atlética e da tendência natural para subir muito e procurar o corredor central. Isso só por si faz dele melhor que um bom Jefferson para mim, por exemplo. E o bom Jefferson até se aceitava.

- falta doar o Tobias a uma instituição de caridade. É que só mesmo aí é que o vão aceitar sem termos que pagar.

- Coates e Mathieu é uma excelente dupla, a melhor desde sei lá quando. Nota-se bem a diferença de andamento do francês. Enquanto muitos outros tremem facilmente sob pressão, ele nem na própria área entra em "modo de pânico". Pena ter-se vendido os outros dois bons centrais que tínhamos, no espaço de dias. Como 3º central, vamos ter o André Pinto a varrer tudo pela certa e a dar jeito no jogo aéreo. E fica-se por aí. Tendo em conta o que havia, é pouco. E se um dos centrais calha de se lesionar, vai ser bonito. Metam lá o Petrovic. Ou o Palhinha.

- Sdds William. Parecia um pai a ensinar ao filho (leia-se, Battaglia) o básico da bola. Se ele se vai embora, vou chorar compulsivamente. Com o Adrien já não me preocupo, que o Bruno Fernandes joga muito. É um pouco como ver a transição Enzo - Pizzi no Benfica. Um era bom e rendia bastante em alguns períodos. O outro é um craque do crl, e só por si faz a equipa jogar melhor.

- falta despachar o André Geraldes, o Zeegelaar, o Schelotto e o Douglas (aka "o rapaz que não sabe correr"). Se alguém aceitasse ficar com o pack completo, era de valor oferecê-los de borla e ainda pagar o avião.

- nas alas, gostei muito do Gelson hoje. Fosse sempre assim. A questão é que duvido que ele faça isto contra um Tondela em Alvalade, por exemplo. Quando vir o autocarro à frente da baliza, vai voltar à insistência no 1x1/1x2, e nas bolas aéreas para o Dost. Mas vou-me calar, para não agoirar. Do outro lado, o Acuña também tem bastante qualidade. Não tem quase nada de Gaitán porque tomara ele ter metade da criatividade e da magia. É mais um Salvio da ala esquerda. Bom pé esquerdo, muita intensidade, muita pujança, muito comprometimento com o colectivo, bom remate. Vai render bastante com o Jesus, apesar de não fazer o meu estilo. Sobram o Bruno César, que vai ficar cá até se reformar, e o Iuri, que vai fazer o papel de Matheus Pereira, provavelmente.

- falta perceber que desculpa fará mais sentido, no caso da dispensa do Chico Geraldes. Pessoalmente, ia para a "falta de adaptação do jogador ao modelo de jogo da equipa". Mas a questão das fragilidades físicas também me parece ter potencial.

- falta emprestar o Gauld para um clube random da metade inferior da tabela, porque ele ainda só tem 22 anos, falta emprestar o Leonardo Ruíz ao Boavista (acho eu), falta emprestar o Matheus Pereira a um clube onde faça mais do que apenas jogar contra o Porto, e falta dizer educadamente ao Bryan Ruíz que já nem lugar de estacionamento na Academia tem.

- atrás do Dost, o Podence é craque. Mas isso já todos sabíamos. No entanto, é menino para sentar muitos jogos em detrimento do Alan Ruíz, projecto pessoal do Jesus intitulado de "Talisca v2.0" (mas sem a mesma qualidade no pé esquerdo, já agora) e que vai continuar a jogar demasiado adiantado, e em detrimento do Doumbia, que tem muita qualidade mas que ainda está um pouco às escuras (no pun intended) dentro das dinâmicas ofensivas da equipa. Para ajudar à festa, os únicos jogadores que conjugam qualidade no último passe e boa percepção do timing das suas acções no último terço, ou vão emprestados, ou chamam-se Iuri. Duas características que, para maximizar as qualidades do Doumbia, são essenciais.

- falta despachar o Castaignos. Não quis estar a colocar o rapaz no mesmo saco do entulho ali de cima. Ele até tem alguma qualidade. Falta também emprestar o Gelson Dala a uma equipa de primeira liga (Chaves, Feirense, Moreirense, Rio Ave), porque o miúdo tem qualidade e precisa de jogar, e porque assim também se limita a torrente de comentários de adeptos angolanos nas redes sociais do clube, que acreditam estar ali o novo Pelé.

- falta o Dost...nah, não falta nada. É continuar a fazer o que faz.

- ah, esqueci-me dos guarda-redes. Está tudo bom. Só por um descalabro é que o Jug se vai equipar, portanto não há perigo. Falta emprestar o Pedro a uma equipa de primeira liga, se possível, e deixar o Luís como titular da B e 3º GR.

- colectivamente, acho que vamos continuar a ter algumas dificuldades em organização ofensiva, derivado do perfil da maioria dos jogadores que vão jogar a maioria dos minutos. O Bruno vai ajudar bastante, though, e pode ser que o Podence arrume a concorrência no meio. O 11 que começou hoje do meio-campo para a frente, não sendo o ideal, até me agrada bastante. Se aparecer um lateral direito de outro nível e ficando o William, aceito plenamente.

- por outro lado, vamos ser f*da com espaço, em momentos de transição. Se passarmos a eliminatória da Champions, até espero ver algumas coisas engraçadas em jogos europeus, com maior espaço para se jogar. Melhoramos também nas bolas paradas. O Acuña e o Bruno têm qualidade nesse aspecto, e o Mathieu também é um upgrade aí. Espero também ver melhorias em tudo o que diga respeito ao aspecto defensivo (assim que esta malta toda nova estabilizar). Ter Mathieu e Coentrão do lado esquerdo da defesa, com o ritmo certo, é um upgrade colossal à época passada.

- as contratações adaptam-se bem ao modelo de jogo, salvo raras excepções. Nota-se que houve trabalho na identificação do perfil a contratar para cada posição (ou então não e isto correu muito bem, o que no Sporting também é uma possibilidade real). Este plantel está bem mais à imagem do Jesus agora. Há coisas que não me agradam, mas como sempre, desde que ele chegou, fico calado se ele mostrar resultados. E dava jeito que esta época os mostrasse.

- acho que é tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, uma palavrinha sobre o Mónaco. Parecem-me claramente mais frágeis. Não vi aquelas movimentações ofensivas que criavam o pânico nos adversários na temporada passada e partem-se em dois blocos com demasiada facilidade. As perdas bateram-lhes forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Natural. Perder Mendy, Bakayoko e Bernardo de uma assentada não é fácil. Mas continuam a ter um bom 11 e até se reforçaram bem por isso acredito que com mais um par de meses de trabalho as coisas estejam muito melhores.

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira, quanto ao Geraldes acho que aquela do "Leu o 'Ensaio sobre a Cegueira' no banco numa clara provocação ao treinador, colegas, adeptos e ao Papa Francisco, não volta a calçar com o JJ por causa desse desrespeito" é bastante subvalorizada. Eu ia para uma mistura dessa com a tal da falta de força física, por ser burro e não puxar ferro para ficar forte como o treinador quer. Basta ver o caso do Gauld, que fez isso e... oh, nevermind. A sorte é que ele não é parvo, e já percebeu há muito tempo que tem de se pirar esta época, para jogar um bocadinho...

Subscrevo tudo o que dizes aí, como é mais ou menos habitual. Embora até ache que, com muito trabalho e paciência, o Battaglia até pode dar um 6 decente. Por agora, é um Palhinha com um bocado (bocadinho...) mais de qualidade técnica. Já chegar ao nível do William, nem se fizer um pacto com o diabo. Ou chegar a metade do nível do William, sequer.

Quanto ao lateral-direito, é a tal velinha que tenho acesa há uns 2 meses. Infelizmente já esteve mais acesa, mas ainda não se apagou por completo, a ver no que dá.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...