Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Sporting x Porto  

69 votos

1. 1. Melhor em campo?

• Rui Patrício
    • Piccini
    • Coates
    • Mathieu
    • Fábio Coentrão
    • William Carvalho
    • Bruno Fernandes
    • Gélson Martins
      0
    • Marcos Acuña
    • Rúben Ribeiro
    • Bas Dost
      0
    • Battaglia
    • Bryan Ruíz
      0
    • Fredy Montero

Publicações recomendadas

Gostei muito ontem de ver mais jogo interior dos extremos, tanto o Acuña como o Gelson me parecem bem mais fechados do que é costume. Sobretudo na primeira parte.

E ao vir para dentro, a aproveitarem as tabelinhas e desvios do Dost. Quem diria...

Compartilhar este post

Link para o post

Quem diria que tirar o estorva-estorva do meio campo, fazer recuar um excelente jogador para uma posição onde é capaz de actuar e colocar um elo de ligação entre a zona intermédia e a atacante que permite aproveitar todas as qualidades do avançado além de permitir aos extremos libertarem-se mais para zonas interiores era capaz de resultar. Quem diria mesmo.

Este sistema não é para ser usado mais vezes, este sistema devia ser usado sempre salvo rarissímas excepções.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh piccolo, quem te ler há de pensar que já alguém se havia lembrado dessa possibilidade e a tinha defendido antes :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Oh piccolo, quem te ler há de pensar que já alguém se havia lembrado dessa possibilidade e a tinha defendido antes :mrgreen:

O mestre da tática com certeza que achará que foi o primeiro visionário a pensar em tal solução. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa ideia era defendida por muita gente aqui já antes da época começar.

Compartilhar este post

Link para o post

atenção que há que distiguir: entre os muitos que defendem esta solução há uns poucos (os habituais do contra, onde me incluo) que acham que esta abordagem não resulta nos jogos todos, mas que faz o suf na maioria deles para garantir um campeonato.

pena que o mister não tenha conta no CMPT

e se tivesse? ou não postava ou cheira-me que era BO em menos de 10 minutos 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Oh, isto é como no pedra/papel/tesoura: não há solução táctica que funcione em todos os jogos. O truque deveria ser investir na que se adequa melhor aos meios à nossa disposição e ir fazendo as necessárias adaptações conforme o contexto competitivo.

Agora, em condições normais usar o Battaglia no nosso Tugão é um atentado. O Battaglia é como aqueles pokemons de tipo insecto que perdem contra quase toda a gente, mas depois são fortes contra os pokemons psíquicos :mrgreen: ou seja, mesmo dentro das suas debilidades lá haverá ocasião em que faça sentido a sua utilização.

Compartilhar este post

Link para o post

atenção que há que distiguir: entre os muitos que defendem esta solução há uns poucos (os habituais do contra, onde me incluo) que acham que esta abordagem não resulta nos jogos todos, mas que faz o suf na maioria deles para garantir um campeonato.

Eu também me revejo totalmente nisto.

Eu defendia o Battaglia na equipa neste tipo de jogos quando só havia Alan Ruiz e portanto se era para haver jogo parado na frente mais valia que fosse movimentado a partir de trás, com o Podence o Battaglia serve para outro tipo de jogos e já não é útil pois o trio central do William, Coates e Mathieu serve para limpar o pouco que chega lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o trio William-Coates-Mathieu é uma constante, agora cabe ao treinador decidir se quer ter mais bola ou se a quer cheirar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, em condições normais usar o Battaglia no nosso Tugão é um atentado. O Battaglia é como aqueles pokemons de tipo insecto que perdem contra quase toda a gente, mas depois são fortes contra os pokemons psíquicos :mrgreen: ou seja, mesmo dentro das suas debilidades lá haverá ocasião em que faça sentido a sua utilização.

Fdç, muito bom. Como é que nunca me lembrei disto :lol:

Editado por fornix

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o trio William-Coates-Mathieu é uma constante, agora cabe ao treinador decidir se quer ter mais bola ou se a quer cheirar mais.

Mas há jogos em que não depende do treinador isso, ele até pode querer mas há jogos em que não dá.

E melhor dizendo, se for para ter bola e ser inconsequentes, do que nos raio serve a posse de bola?

Ontem foi um belo exemplo do ter bola e objectividade, o jogo do Moreirense foi um belo exemplo de ter bola e ser completamente inoperante, pelo menos na 1ª parte.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas há jogos em que não depende do treinador isso, ele até pode querer mas há jogos em que não dá.

E melhor dizendo, se for para ter bola e ser inconsequentes, do que nos raio serve a posse de bola?

Ontem foi um belo exemplo do ter bola e objectividade, o jogo do Moreirense foi um belo exemplo de ter bola e ser completamente inoperante, pelo menos na 1ª parte.

E foi dito por muitos aqui o porquê: é inútil ter o Bruno como 8 quando o jogador que é suposto acompanhar o Dost tem a mobilidade de um poio. Ontem viu-se o que pode ser a equipa quando tens como 8 um jogador capaz de ser o elo de ligação entre o sector intermediário e o sector avançado, e quando tens com o Dost um jogador com uma mobilidade incrível, que é muito difícil para qualquer defesa acompanhar.

Ele devia era de uma vez por todas decidir aquilo que quer. Vamos quase em Novembro, e ele ainda não percebeu bem aquilo que quer fazer à equipa, um pouco como o Rui Vitória no Benfica, que escolhe o meio-campo no random.org

Compartilhar este post

Link para o post

O jogo do Moreirense não é exemplo para nada. Mexeu bem no meio-campo para depois fazer borrada na frente, fez zero sentido.

Eu fui dos gajos que defendeu a saída do Alan no verão, principalmente pelos valores falados. Vejo muito mais capacidade e potencial no Podence que no Alan, além do bónus de ser formado por cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo porque é que esta solução não há de funcionar em jogos mais difíceis. É claro que William e Bruno Fernandes abandonados no meio-campo a fazer piscinas para trás e para a frente tem tudo para correr mal, mas com os extremos a fechar dentro e o segundo avançado a baixar para criar superioridade quando necessário, porque não? O que é preciso é bom posicionamento e concentração, não é Battaglias da vida. E nos jogos em vamos ser mais pressionados e vamos ter menos bola, a solução é tirar os jogadores mais capazes de decidir bem e de desfazer zonas de pressão? Para o Battaglia recuperar mais três ou quatro bolas? Sim, porque é disso que se trata. Sinceramente, não entendo o raciocínio. É "só" uma questão de saber jogar com as superioridades numéricas.

E vamos lá a ver uma coisa: o que se está a sugerir não é algo nunca antes visto e que só exista na mente de uns quantos líricos. É só ver a jogatana que o Shakhtar fez contra o City na Champions, com uma equipa recheada de brasileiros que "não defendem". E isto com o Paulo Fonseca. Suponho que, para o mestre da táctica e do treino, operacionalizar isto deva ser piece of cake.

Compartilhar este post

Link para o post

O resultado desse jogo do Shakhtar contra o City, apesar da boa primeira parte que fizeram, acaba por ser o mesmo do nosso contra o Barça.

Uma coisa que não resultou não pode ser considerada um argumento para ele usar outra forma de jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

O resultado desse jogo do Shakhtar contra o City, apesar da boa primeira parte que fizeram, acaba por ser o mesmo do nosso contra o Barça.

Uma coisa que não resultou não pode ser considerada um argumento para ele usar outra forma de jogar.

Mas o que me interessa o resultado? Uma equipa do nosso nível, se jogar 10 vezes contra o Barcelona com a pior estratégia do mundo, perde 9 e se jogar com a melhor estratégia do mundo, perde 8. O Shakhtar com o City é igual. É de probabilidades que estamos a falar.

Também houve uma altura em que achava que tudo o que interessava no futebol era a táctica e que a componente táctica/estratégica era a fórmula mágica do sucesso, mas depois acordei para a vida.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

E foi dito por muitos aqui o porquê: é inútil ter o Bruno como 8 quando o jogador que é suposto acompanhar o Dost tem a mobilidade de um poio. Ontem viu-se o que pode ser a equipa quando tens como 8 um jogador capaz de ser o elo de ligação entre o sector intermediário e o sector avançado, e quando tens com o Dost um jogador com uma mobilidade incrível, que é muito difícil para qualquer defesa acompanhar.

Ele devia era de uma vez por todas decidir aquilo que quer. Vamos quase em Novembro, e ele ainda não percebeu bem aquilo que quer fazer à equipa, um pouco como o Rui Vitória no Benfica, que escolhe o meio-campo no random.org

Mas isso é normal, cada jogo é um jogo, há dois lugares que me parecem cativos o William e o B. Fernandes, o outro é dependente do jogo que é, por mim está bem assim.

O jogo do Moreirense não é exemplo para nada. Mexeu bem no meio-campo para depois fazer borrada na frente, fez zero sentido.

Eu fui dos gajos que defendeu a saída do Alan no verão, principalmente pelos valores falados. Vejo muito mais capacidade e potencial no Podence que no Alan, além do bónus de ser formado por cá.

Ai não é exemplo de que William e Bruno Fernandes no meio campo pode não resultar mediante o jogador que tem na frente deles?

E já te deves ter esquecido do passador que foi aquele meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Podence :heart: Vários furos acima de qualquer outro na quadra. Tem que ser titularíssimo.

Curioso como com o Podence em campo o rendimento do Gelson dispara também.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Podence :heart: Vários furos acima de qualquer outro na quadra. Tem que ser titularíssimo.

Curioso como com o Podence em campo o rendimento do Gelson disparara também.

Apareceu mais solto e em zonas mais perigosas mas o número de disparates que fez não deve ter andado muito longe do habitual.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque a equipa foi um passador por culpa do Bruno Fernandes ser 8...

Foi por causa da equipa e como ele estava na equipa obviamente que também tem a sua culpa.

Mas já agora foi por culpa de quem então?

Compartilhar este post

Link para o post

1º não acho que a equipa tenha sido passador nenhum, simplesmente nunca foi capaz de engrenar porque tinhas um elemento que não estava a contribuir decisivamente para nenhum dos momentos do jogo. A juntar a isso, o facto de a nossa dupla de centrais ter feito um jogo atípico - foi possivelmente o pior jogo de ambos como dupla desde o início da época -, e acho que o Bruno estar a 8 foi o menor dos nossos problemas, ainda para mais que quando ele saiu e entrou o Battaglia, conseguimos ficar ainda pior.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...