Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[F1 2017] Career Mode - A portuguese on Formula One

Publicações recomendadas

Visitante

Boa noite,

Já andava com esta pulga atrás da orelha desde que comprei o jogo, dado que correspondeu perfeitamente às expectativas. Depois de uma primeira fase de habituação, resolvi dar início à partilha do modo de jogo mais aliciante do F1 2017, o modo carreira, que tem uma duração até 10 temporadas.

Para quem não está por dentro do mundo da Fórmula 1, a temporada está estruturada em GP que decorrem com uma periodicidade normalmente semanal ou quinzenal. O total de GP numa temporada são 20. O GP não se resume apenas e só à corrida em si, mas também aos treinos livres e à qualificação que antecede a mesma, com o objectivo de ambientar os pilotos à pista e a definir as posições dos pilotos na grelha de partida.

O meu objectivo para este tópico não podia ser mais ambicioso. O que eu quero é simular verdadeiramente uma temporada de Fórmula 1, na medida em que planeio fazer um GP por semana. Durante a semana, quando tiver tempo, faço a parte dos treinos livres para conhecer a pista e se tiver tempo suficiente faço também a qualificação. Durante o fim de semana, termino a qualificação caso isso não estiver já feito e faço a corrida, com o número de voltas igual à realidade. Eu sei que é realmente ambicioso, e tem tudo para correr mal, mas é a isto que me proponho. Nesta fase tenho motivação para avançar com este projecto.

sMbHFEl.jpg

Dou-vos agora a conhecer a personagem que criei para entrar no mundo da Fórmula 1. Depois de nomes como Pedro Lamy e Tiago Monteiro, teremos agora mais um português a tentar fazer nome na F1. Será o Pedro Gil, e terá como companheiro de equipa nada mais nada menos do que o antigo campeão do mundo, o espanhol Fernando Alonso, na equipa McLaren - Honda.

VVA9Iqm.jpg

Infelizmente a construtora McLaren, outrora um dos nomes mais fortes na hierarquia dos construtores na F1, já não vive esses dias de glória, sendo por agora uma das equipas mais modestas da grelha, a par da Sauber. Por outro lado, temos a Mercedes e a inevitável Ferrari, como as equipas mais poderosa. Por isso, os objectivos da McLaren são relativamente modestos a curto prazo, e relativamente ambiciosos a médio-longo prazo.

I9kLpao.jpg

Esta é a minha página pessoal, que eu vou actualizar depois de todos os GP. Como é possível ver, o objectivo da temporada é fazer o 17º lugar. Pessoalmente, ficarei muito desapontado se não fizer melhor do que 17ª posição.

Para finalizar, algumas notas:

- O nível de dificuldade vai começar nos 75 (level hard). O objectivo é aumentar 5 pontos todas as temporadas, até chegar ao level 100.

- Peço desculpa pela fraca qualidade destas imagens, não há muito que eu consiga fazer em relação a isso, dado que o upload da PS4 para o PC é feito em .jpg.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte com esse motor de GP2 como diria o teu colega :mrgreen:

Vou acompanhar, como já tinha acompanhado o teu Championship no tópico do jogo!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou acompanhar, não tanto opinar porque não tenho o jogo nem percebo muito de F1.

Boa iniciativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Obrigado pelas palavras de incentivo, obrigado também a quem não comentou mas pretende acompanhar na sombra.

Para mim, tal como para muitos de vocês, tudo isto é uma novidade, uma data de coisas novas a acontecerem ao mesmo tempo, um número enorme de menus e um leque infindável de opções sobre todos os componentes de um carro de F1. Por isso, é bem provável que principalmente nesta primeira fase, eu meta os pés pelas mãos em algumas situações, e vá aprendendo ao mesmo ritmo que vocês, que também estão a ler um save de F1 provavelmente pela primeira vez na vida. É também a primeira vez que eu compro uma edição do jogo F1, e consequentemente a primeira vez que início uma carreira deste tipo.

Entretanto já dei o pontapé de saída na temporada, iniciando os treinos livres do 1º GP da época, que se realizará em Melbourne, na Austrália. Os treinos livres, pelas definições iniciais da carreira, que têm como objectivo simular na sua plenitude uma temporada de F1, estão divididos em três sessões, que são de 90' + 90' + 60'. Enquanto que na realidade os treinos livres servem para que haja uma ambientação dos pilotos à pista, o modo carreira adiciona uma especial importância aos treinos livres, porque para além de ficar a conhecer a pista, tem uns programas específicos para realizar, que quando completados com sucesso desbloqueiam pontos de experiência que servem para ser utilizados no desenvolvimento das componentes do carro. Vamos agora olhar para os programas.

i4wP3rV.jpg

- Track Acclimatisation: Com o objectivo de melhorar a linha de corrida e de conhecer as curvas do circuito, neste programa colocam umas "balizas" nas curvas e ganhamos pontos por conseguir passar o carro nessa área.

- Tyre Management: É dado um determinado tempo no qual temos de completar uma volta, e nessa volta temos de fazer a melhor gestão possível dos pneus, a nível de travagens, utilização da caixa e viragens do volante.

- Fuel Saving: Parecido com o programa acima, neste também nos é dado um tempo para completar uma volta, sendo que temos de fazer a condução mais económica possível ao nível do consumo de combustível.

- Qualifying Pace: Consoante o objectivo da equipa para o lugar esperado no GP, é feita uma previsão para o tempo de volta que é necessário fazer, para ter essa posição na grelha de partida, e neste programa temos de bater esse tempo.

- Race Strategy: Durante três voltas consecutivas, temos de conseguir realizar o circuito dentro do tempo esperado.

- Team Strategy: Completando os programas anteriores, por arrasto este fica praticamente feito, se bem que esses Team Objectives podem ser actualizados durante a sessão de treinos livres, como iremos ver mais à frente.

Como eu comecei por escrever, hoje tive tempo durante a tarde, e dei o arranque oficial à season 1 deste meu save. Fiz a sessão nº1 dos treinos livres do GP da Austrália.

ySQsD0b.jpg

Falhei nos programas de poupança dos pneus e do combustível, fiz o mínimo exigível no qualifying pace, e tive um score perfeito quer no reconhecimento da pista, quer na estratégia da equipa. Olhando para a estratégia da equipa, podem ver que os objectivos não são exactamente iguais aos que estavam na imagem anterior.

Embora possa não parecer, comecei por sentir algumas dificuldades nesta sessão de treinos livres, porque nas primeiras voltas à pista, estava consistentemente a fazer voltas cerca de 1s mais lentas do que aquilo que a equipa me pedia, sendo que 1s por volta na F1 é bastante. É certo que fui melhorando a linha de corrida e a aproximação às curvas, mas o tempo por volta só melhorou consideravelmente quando mudei o car setup, e mais tarde quando mudei os pneus para os Ultra Soft.

Aproveitando que falei no car setup.

W5R9xu9.jpg

São cinco as diferentes opções para a constituição e desempenho do carro. Os primeiros setups deixam o carro mais pesado e com maior aderência ao piso, e por isso parecem-me mais indicados para utilizar com condições meteorológicas adversas. Dado que, em Melbourne, estava céu limpo, eu mudei o setup para o maximum top speed e foi aí que os melhores tempos começaram finalmente a aparecer.

9iJKZ5f.jpg

Depois de um início tremido, melhorei bastante, e terminei até com o 12º melhor tempo da primeira sessão de treinos livres. Ainda assim, se virem pela grelha, fui o único dos pilotos a usar os pneus Ultra Soft, que permitem chegar a velocidades mais altas e diminuir ao máximo o tempo por volta. A maioria dos restantes pilotos fizeram os seus melhores tempos com pneus Super Soft, não chegando a utilizar os Ultra Soft, que era o que eu devia de ter feito. O Hamilton, por exemplo, like a boss, nem deve ter utilizado os Super Soft, gastou só os Soft. Isto porque no final de cada uma das sessões de treinos livres, dois jogos de pneus são devolvidos ao fabricante, sendo que são devolvidos aqueles que em pior estado ficaram. Com certeza que um dos meus jogos que ficou em pior estado foram Super Soft, não sei é se desperdicei um jogo de pneus Ultra Soft por causa disto, ou se tive sorte no meio da azelhice, e ainda assim os Ultra Soft que eu utilizei ficaram em melhor estado do que os Soft que também foram utilizados quando no início andava a fazer tempos 1s por volta mais lento do que me pediam.

Para além de não saber desta particularidade da devolução dos pneus após a sessão de treinos livres, também não sabia que os programas eram para concluir ao longo das três sessões de treinos, e não urgentemente na primeira, que foi o que eu fiz. Basicamente, dado que já completei os objectivos da equipa, as duas sessões de treinos livres que faltam, servem só para encher chouriços. Vou aproveitar, ainda assim, para tentar melhorar a minha performance nos programas de poupança dos pneus e de combustível.

Estamos sempre a aprender, há-de correr melhor nas próximas. Espero que estejam a gostar. Dou mais notícias durante, ou após o término da qualificação.

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a acompanhar a carreira de um bacano no youtube que também começou num Mclaren Honda e bem, esse tempo e o lugar, 12º não estão nada mal. O gajo no inicio era só tempos horriveis e 19º lugares. Também ele joga com dificuldade de 105 acho. :mrgreen: Mas tenho uma noção que esse Honda é simplesmente horrivel em termos de velocidade de ponta.

Compartilhar este post

Link para o post

Para ser sicnero fui fazer o download do F1 2014 depois de ler os teus comentários no tópico do novo jogo :lol:

Por isso vou acompanhar, gosto bastante da maneira como narras a história e como vens para aqui com resultados "modestos" (olhando para o carro e como falam dele devem ser super resultados :mrgreen: ) e com o objetivo de ir evoluindo.

Espero que não percas toda esta vontade daqui para a frente.

Uma questão, se o teu objetivo é fazer 10 temporadas e sabendo que vais fazer como na realidade, provavelmente só vais terminar esta história em 2027? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à setup podes ir ao modo Time Trial e copiar a setup do gajo que estiver em 1º na Leaderboard. Quem diz 1º, diz 2º ou 59º. Mas normalmente são quase todas iguais. Teoricamente será a setup melhor optimizada para dada pista e isso dá-te grande vantagem sobre a AI porque eles só fazem ajustes mínimos.

E, se puderes, vai dando os tempos do Alonso também que é para ir tendo um ponto de comparação visto que ambos estão no mesmo carro :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ando a acompanhar a carreira de um bacano no youtube que também começou num Mclaren Honda e bem, esse tempo e o lugar, 12º não estão nada mal. O gajo no inicio era só tempos horriveis e 19º lugares. Também ele joga com dificuldade de 105 acho. :mrgreen: Mas tenho uma noção que esse Honda é simplesmente horrivel em termos de velocidade de ponta.

Acho que a dificuldade máxima será o nível 100 e sem nenhuma assistência.

O McLaren é realmente muito mau na velocidade de ponta, julgo até que seja o carro mais lento de todas as equipas nesse aspecto. O grande trunfo está nas curvas, o carro vira muito bem. Por isso, pistas com longas rectas serão teoricamente mais condenadas ao fracasso, e pistas com curvas mais apertadas, ou curvas e contra-curvas, serão teoricamente mais propícias ao aparecimento de melhores resultados com este carro.

uish, Ferrari. <3

Força nisto JP, vou dando uma olhadela quando posso. :compinchas:

Serás sempre bem-vindo. Obrigado.

Para ser sicnero fui fazer o download do F1 2014 depois de ler os teus comentários no tópico do novo jogo :lol:

Por isso vou acompanhar, gosto bastante da maneira como narras a história e como vens para aqui com resultados "modestos" (olhando para o carro e como falam dele devem ser super resultados :mrgreen: ) e com o objetivo de ir evoluindo.

Espero que não percas toda esta vontade daqui para a frente.

Uma questão, se o teu objetivo é fazer 10 temporadas e sabendo que vais fazer como na realidade, provavelmente só vais terminar esta história em 2027? :mrgreen:

Obrigado pelas palavras.

Eu fiquei de queixo caído com o F1, quando saquei a demo de 2016, que está fantástico. A partir daí decidi que ia comprar o 2017 quando saísse. Na demo do 2016 dá para fazer o primeiro fim de semana da época, ou seja, os treinos livres, qualificação e corrida do GP da Austrália.

Em relação à questão, o objectivo é fazer um GP por semana, com tudo o que isso incluí. São 20 GP por época, para fazer o máximo de 10 épocas, precisaria de 200 semanas, que é à volta de 4 anos. Porque não? Assim não precisaria de comprar mais nenhuma edição do F1 até 2021. :mrgreen:

Em relação à setup podes ir ao modo Time Trial e copiar a setup do gajo que estiver em 1º na Leaderboard. Quem diz 1º, diz 2º ou 59º. Mas normalmente são quase todas iguais. Teoricamente será a setup melhor optimizada para dada pista e isso dá-te grande vantagem sobre a AI porque eles só fazem ajustes mínimos.

E, se puderes, vai dando os tempos do Alonso também que é para ir tendo um ponto de comparação visto que ambos estão no mesmo carro :compinchas:

Obrigado pela sugestão, realmente faz sentido. Mesmo que não copie, posso lá ir tirar ideias. Agora a questão que coloco é, se o setup para o GP de Austrália está lá e depois na minha season as condições meteorológicas são muito diferentes, como posso aproveitar a informação?

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Ui grande JP :prayer:

Depois de grandes saves no FM e do diário do ginásio, estás batido no F1. Confesso que nos últimos anos deixei de acompanhar a modalidade como deve ser, antigamente com Senna, Damon Hill, Schumacher, entre outros, acordava de madrugada para ver as provas.

Curiosamente, na ps3 cheguei a jogar a versão F1 2011 e estava fantástico, a ver se testo o F1 2016 (mas agora com FIFA/PES e FM a chegar é complicado).

Bons treinos livres, e sempre aprender com a questão dos pneus. O jogo na vertente táctica e estratégica parece estar muito interessante, o que óptimo. Curioso para a primeira prova, carga nisso!

Compartilhar este post

Link para o post

Ultimamente tenho ganho de volta o bichinho pela F1, a discussão sobre os jogos no tópico geral deixou-me com vontade de jogar também. Vou acompanhar esta experiência :) boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mais uma vez, obrigado a todos, pelas palavras de incentivo. O obrigado estende-se igualmente a quem ficou curioso com este tópico mas pretende, por agora, acompanhar na sombra.

De ontem para hoje passaram-se algumas coisas, sendo que uma delas foi efectivamente estranha, e eu espero bem que não seja um bug do jogo. Basicamente aconteceu o seguinte, aproveitei uma das duas sessões de treinos livres para tentar perceber como fazer uma condução mais económica, ao nível do combustível gasto, isto porque estava com medo de ir para uma corrida de 50 e tal voltas, e ficar sem combustível para a terminar. Aconteceu-me isso, num championship que já realizei antes desta aventura, numa corrida que tinha apenas 25% da distância normal. Entretanto percebi como melhorar nesse aspecto, estava a trocar demasiadas vezes de mudança, e a travar demasiado com a caixa. Se travar mais com o travão, não preciso de reduzir tanto a mudança, e gasto muito menos combustível. Depois disso, decidi dar por terminada a sessão de treinos livres, e avançar para o qualifying. Foi aí que sucedeu a situação estranha, mas adiante...

Antes de entrar na qualificação, a minha agente notificou-me de que tinha agora uma rivalidade com um outro piloto da F1, que é nem mais nem menos, que o meu colega de equipa, Fernando Alonso. Achei um pouco estúpido, porque se ele é meu colega de equipa, não faz sentido ser o meu rival. Ou então sou eu que não estou a conseguir atingir o sentido que isto faz. De qualquer maneira, o Pedro Gil e o Fernando Alonso são, por agora, simultaneamente colegas de equipas e rivais. Por isso, foram estabelecidos objectivos para a fase de qualificação, um deles era fazer 17º ou melhor tempo, o outro era fazer melhor tempo do que o Alonso. Não consegui nenhum dos dois.

Q1FQniE.jpg

Fiz o 18º melhor tempo da primeira fase de qualificação e o tempo imediatamente abaixo do Alonso. Foi por isso que não consegui atingir nenhum dos objectivos, e dei inicio a esta rivalidade com o pé esquerdo, o que fez baixar ligeiramente a minha reputação no mundo da F1.

odo0Wnx.jpg

Nada que me tire o sono de momento, e será com certeza uma situação que se tudo correr bem, será corrigida rapidamente. O objectivo passa por fazer uma boa campanha e deixar boa imagem, criando assim condições para que outras equipas da grelha primeiro saibam quem eu sou, e depois que tenham interesse em contar comigo. Prefiro neste momento concentrar-me em coisas positivas, que são duas: melhorei bastante no fuel management e até fiz um tempo melhor na qualificação do que fiz nos treinos livres, quando fui o 12º melhor tempo geral, só que desta vez apenas deu para ser 18º

A surpresa aconteceu depois. Como sabem, este save representa o campeonato de F1 na sua totalidade, e por isso, para além de três sessões de treinos livres, há também três sessões de qualificação, e só no final das três é que fica decidido o alinhamento da grelha de partida. Ou, pelo menos, é suposto que seja assim, porque qual não é o meu espanto, quando termino a primeira fase de qualificação e dou comigo a começar a corrida.

Primeiro pensei que tinha feito mal logo ao início do save, quando fiz as configurações, e que podia ter por lapso escolhido a short qualifying, por isso iniciei novo save só para testar, entrei na mesma na McLaren, cheguei até onde estava no save original sem ter feito nenhuma volta nas sessões de treinos livres, nem na sessão de qualificação, isto para ficar com o pior tempo e com certeza pior do que o Alonso, e aconteceu a mesma coisa, saltei logo para a corrida, ou seja, não foi má configuração.

Segundo pensei que tinha feito mal em ter dado a qualificação por terminada, quando ainda faltavam três ou quatro minutos para o final da mesma, e que se calhar a segunda fase começava imediatamente após o final da primeira, por isso iniciei novo save, e chegando lá deixei o tempo correr até final, e no final aconteceu igual.

Portanto, das duas uma, ou está aqui um bug muito, muito, muito chato, ou então só tenho direito a participar na segunda e posteriormente na terceira fase de qualificação, caso atinja os objectivos que são definidos para a 1ª. Nesta caso, teria sido então o 17º lugar e/ou ficar à frente do Alonso. Esta é uma situação que só será possível tirar a limpo no próximo GP, ou caso alguém saiba esclarecer o assunto.

Para concluir, vamos ter de sair da 18ª posição da grelha no GP da Austrália. Em principio amanhã à tarde tenho tempo para realizar a corrida, se não só mesmo no fim de semana. E, como eu já avancei para a corrida sem querer, já tive um spoiler de como serão as condições metereológicas. Depois de treinos livres e qualificação com céu limpo, a corrida será à chuva. :medinho:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se percebi bem a tua dúvida, mas acho que não é bug

https://www.formula1.com/en/championship/inside-f1/rules-regs/Practice_qualifying_and_race_start_procedure.html

Não terá a ver com isto:

Q1: Lasts for 18 minutes, at the end of which time the five slowest drivers are eliminated from qualifying and 15 advance to Q2. Any driver whose best Q1 lap time exceeds 107 percent of the fastest time set during that session fails to qualify and may only race at the stewards' discretion.

Q2: After a short break, the times are reset and the 15 remaining cars run in a 15-minute session, at the end of which the slowest five are eliminated from qualifying, leaving 10 to progress to Q3.

Q3: After a further break, the times are reset and a final 12-minute session is held to decide pole position and the starting order for the top ten grid places.

?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não sei se percebi bem a tua dúvida, mas acho que não é bug

https://www.formula1.com/en/championship/inside-f1/rules-regs/Practice_qualifying_and_race_start_procedure.html

Não terá a ver com isto:

Q1: Lasts for 18 minutes, at the end of which time the five slowest drivers are eliminated from qualifying and 15 advance to Q2. Any driver whose best Q1 lap time exceeds 107 percent of the fastest time set during that session fails to qualify and may only race at the stewards' discretion.

Q2: After a short break, the times are reset and the 15 remaining cars run in a 15-minute session, at the end of which the slowest five are eliminated from qualifying, leaving 10 to progress to Q3.

Q3: After a further break, the times are reset and a final 12-minute session is held to decide pole position and the starting order for the top ten grid places.

?

Obrigado, Lopes.

Tiraste-me um peso de cima. Não sabia nada disso, também não sei assim tanto sobre o mundo da F1. Estava realmente preocupado que isto fosse um problema do jogo.

Assim faz todo o sentido. Quem me manda ser um dos cinco mais pastelões!? :grin:

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos sempre a aprender.

Já não vejo F1 desde que dava na RTP1 e acordava reliogiosamente aos domingos para ver as corridas.

Também estou a pensar comprar o jogo (para PC) e jogar... Mais o FIFA, FM e Battlefield 4... Nao sei se tenho tempo para todos :mrgreen:

Continua aí Johni. A tua ingenuidade sobre as regras e particularidades do jogo vai-me ajudar a mim também que não tenho acompanhado a F1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é o 'novo' sistema de qualificação. Não vou comprar o F1 novo, mas se por acaso o encontrar em 2ª mão compro. Que bichinho que me meteste.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, do que estive a pesquisar, tens de ganhar a "rivalidade" para seres o piloto principal da equipa e ganhar pontos extra para o desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a rivalidade com o colega de equipa, não será para a equipa ver quem é o "cabeça de cartaz"?

Fica aqui só a ideia, porque se não for isso, realmente não faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à rivalidade é completamente normal, não pensem demasiado nisso :mrgreen:

Isto é um artigo de 2014 e entretanto já passaram 3 anos, mas dá para perceber que grande parte das rivalidades na F1 são entre colegas de equipa:

http://www.thesportster.com/racing/top-15-formula-1-rivalries/

A não ser que tenhas um mano como o Massa ou o Barrichelo na equipa, vais andar sempre às turras com o teu companheiro de equipa, porque ambos querem ser campeões mundiais.

A F1 é mais um desporto individual do que colectivo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

É isso. Mas depois isso da rivalidade muda para gajos de outras equipas, tal como a tua reputação em cada equipa cresce e recebes propostas para assinar por eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Fizeste-me ganhar vontade do jogar isto :cadeirada:

Já arranjei o 14 porque é o máximo que o meu pc aguenta :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo nada de F1 e também já estou com o bichinho para jogar o jogo. :lol:

Já agora, a apresentação da corrida também vai ser deste género?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...