Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[F1 2017] Career Mode - A portuguese on Formula One

Publicações recomendadas

Visitante

Obrigado novamente pelas palavras simpáticas que recorrentemente têm vindo a escrever por aqui.

Posso desiludir algumas pessoas, mas eu não conduzo com a camera interior. Eu conduzo com o comando da PS4, infelizmente não tenho nem condições de espaço nem financeiras para ter uma cadeira e um volante e uns pedais. Se tivesse, claro que conduzia de outra maneira, e colocava-me dentro do cockpit do carro, mas dado que conduzo com o comando, viro no analógico, travo com o L2, acelero com o R2, baixo a mudança no quadrado e subo no x, não encontro lógica para me colocar numa posição dentro do carro. Se virasse com o volante, travasse com o pé esquerdo, acelerasse com o direito, baixasse a mudança do lado esquerdo do volante e subisse no lado direito, aí fazia mais sentido colocar-me dentro do carro.

Provavelmente. É um Logitech F310.

Em relação a virar nas curvas, estou como tu estás/estavas, ou viro ao máximo ou viro pouco lol Naquelas curvas longas em aceleração é complicado.

Se me permites a sugestão, nesse tipo de curvas a melhor abordagem, ou pelo menos aquela em que tenho tido melhor aproveitamento, é fazer a travar progressivamente e a desacelerar igualmente progressivamente, enquanto meto também uma ou duas abaixo na mudança (não de uma vez só, primeiro baixo logo no início da curva e depois lá para o meio meto mais uma abaixo).

No GP da China tinha uma curva dessas logo após a meta, grande como o crl.

Epa tive agora a ler com calma as corridas já feitas. Grande desempenho na Austrália, digamos que foi entrar com o pé direito no campeonato (e que salganhada de corrida :mrgreen: ).

Na China fizeste uma qualificação fantástica, e se tens usado os pnéus soft não sei não....até final da época ainda fazes um top 3!

Curiosidades: Em que câmara é que jogas, interior ou exterior? Vais aumentar o grau de dificuldade ou achas que é indicado manter este nível até final da época?

Há conta disto estou com um bichinho do caraças, colocas aqui a velha guarda a suspirar pelo F1! (Isto na ps4 se fosse o preço que o Zimene deu lá tinha de ser eheh).

Salientar o espírito fantástico que criaste neste tópico (para além da tua qualidade na escrita, que é formidável. Saudades do save Cédric!), para além de estarmos todos aprender com todas as regras presentes na F1 e toda a sua magia.

À pergunta da camera já respondi, em relação ao grau de dificuldade, não se deve retirar conclusões precipitadas por causa do 1º GP da época, e da excelente classificação nele obtida. Foi um GP muito acidentado, e não vão ser todos assim. Claro que se eu vir que está demasiado fácil vou ter de subir antes do previsto, mas aquilo que eu queria era subir 5 pontos por época. Comecei nos 75 de dificuldade, seriam para manter na primeira temporada, e começar a segunda nos 80.

Bons tempos esses do save do Cédric, e é bom ver que ainda há gente que se lembra do que eu fiz neste fórum, há cerca de 8 anos atrás. A minha maneira de apresentar é esta, a minha maneira de escrever é assim só posso ficar feliz que agrade a tanta gente, e espero conseguir manter a vossa atenção e preferência.

Estive a ler agora o save todo e muito bom.

E graças aquela confusão toda na primeira corrida, grande resultado.

Já agora, sentes diferenças de jogabilidade entre jogar com câmara interior e exterior?

Respondi à questão da camera lá em cima, obrigado pelo tempo perdido a ler tudo o que foi escrito para trás.

Por fim, deixo aqui um pedido, a quem não reputou o 1º post, para que haja pelo menos mais uma reputação, para que o mesmo e consequentemente o tópico, passem a merecer a distinção de popularidade.

Logo à noite apresento do GP da China.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que te corra bem mal. Tou farto deste tópico!!!

À tua pala acho que vou ficar com a carteira mais leve por ter de ir comprar o jogo.

:mrgreen:

Continua o bom trabalho. Está a ser interessante seguir. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Espero que te corra bem mal. Tou farto deste tópico!!!

À tua pala acho que vou ficar com a carteira mais leve por ter de ir comprar o jogo.

:mrgreen:

Continua o bom trabalho. Está a ser interessante seguir. :compinchas:

Obrigado.

É engraçado ver a reacção do fórum a um save que não é de FM. Não esperava tanta receptividade. Ainda bem que estou a contribuir para a crescente febre deste espaço num jogo que até então passou relativamente despercebido.

Vão por mim, sejam 30€ para o PC ou 70€ para a PS4, o jogo vale o dinheiro. Eu não me arrependo minimamente de ter gasto 70€.

Vou começar agora a preparar o post de apresentação do GP da China.

Até já, pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Season 1

Grande Prémio da China - Circuito de Shanghai

Tempo da Qualificação: 1:39:395 (7º)

À imagem do que aconteceu no primeiro fim-de-semana da época, na Austrália, agora na China voltei a apanhar chuva no início da corrida, quando nada o fazia prever, depois de dois dias de treinos e qualificações com bom tempo. É certo que não foi uma mudança climatérica tão drástica como a que se verificou na Austrália, mas caiam algumas pingas quando chegou a hora de dar início à corrida. Não obrigando à utilização de pneus de chuva (wets), ainda assim toda a gente jogou pelo seguro, e projectou a corrida com pneus intermédios, esperando por boas novas lá de cima para operar mudanças e utilizar pneus mais rápidos.

Infelizmente esqueci-me de retirar a imagem da estratégia da equipa, porém desta vez não a modifiquei. Estava planeado fazer a corrida, de 56 voltas, com apenas uma paragem, precisamente a meio, na 28ª volta, para trocar o jogo de pneus intermédios por outro jogo do mesmo composto. Não dava para editar, dado que estava a chover no início, embora eu soubesse perfeitamente que não era plausível manter este plano, isto porque o tempo semi-chuvoso apenas estava previsto para o primeiro terço da corrida, e sabia que a probabilidade da equipa sugerir uma mudança ao plano original, via rádio, era muito elevada.

aMjeY8H.jpg

Também à imagem da Austrália, e também infelizmente, não consegui evitar uma batida ligeira durante a primeira volta, e fiquei com a frente do carro ligeiramente danificada. É algo a evitar nos próximos GP. Desta vez, este incidente, pode muito bem ter sido determinante no final da corrida, mas já lá vamos. Comecei bem, saí do 7º lugar, mas ganhei algumas posições, e andei em 4º durante algum tempo, apenas atrás dos dois Mercedes do Hamilton e Bottas e do Ferrari do Vettel. Consegui lidar bem com as condições meteorológicas e suas consequências na pista, à excepção da curva muita apertada que antecedia a última viragem antes da meta, e que sucedia a maior recta do circuito. Essa curva deu luta nas primeiras voltas e, por causa do piso, fiz uma trajectória muito mais larga do que aquela que eu queria fazer. Mas, se estava difícil para mim aí, também estava difícil para os outros, e de certeza que não era só nesse sector específico do circuito.

O tempo abriu, mais cedo do que se esperava, e como era previsível, surgiu a sugestão no rádio para mudarmos os pneus para super soft. Depois de terminada a corrida, fiquei a pensar que não fiz bem a escolha neste ponto. Estou arrependido de ter mudado para os super soft aqui, e acho que talvez tivesse ficado a ganhar em ter trocado primeiro para os soft, e só na fase final da corrida, então, utilizar os pneus mais rápidos disponíveis. Aproveitaria, por exemplo, o facto da pista estar mais seca mais perto do fim. E dado que estava numa posição tão boa, em 4º ou 5º, podia utilizar os soft e tentar ao máximo manter um lugar dentro dos cinco ou seis primeiros, e mesmo que não conseguisse, poderia atacar mais perto do fim, com pneus ainda mais rápidos. No entanto, na altura e com pouco tempo para pensar em todas estas condicionantes e opções, fui pela sugestão da equipa, fiz a pit stop e saí de lá com os super soft.

Naturalmente fui perdendo tempo de forma gradual para os carros mais rápidos, nomeadamente para os Red Bull. Por acaso o Raikonnen fez uma corrida algo estranha, sempre com pneus de um composto um bocado duvidoso em relação aos restantes, lembro-me de ele estar com médios quando toda a gente tinha soft por exemplo, e lembro-me igualmente de na rádio me ter chegado a informação de que ele estava a ter problemas com o Ferrari. O sonho de fazer um lugar verdadeiramente espectacular começou a cair, do 4º fui para o 5º, do 5º para o 6º, do 6º voltei para o meu 7º mas mesmo assim caí para 8º e aí sim, fiquei durante muitas voltas.

Entrando no último terço da corrida, pouco depois de ter feito a troca dos super soft para os soft, comecei a ter repetidos azares, e curiosamente sempre no mesmo sector do circuito, que era na longa curva após a recta da meta. O primeiro dos azares foi um momento a quatro, no qual eu, o Massa, o Perez o e Kvyat, fizemos a curva ao mesmo tempo, uma salganhada de todo o tamanho, que terminou comigo a sair da pista, e com os outros três a ultrapassarem-me. Perdi três posições de uma assentada, e não contente parti agressivo para cima deles, tentei recuperar pelo menos uma das posições logo depois e até consegui, mas com a factura de ter voltado a bater com a frente do carro e de a ter deixado em muito mau estado. Não podia no entanto parar, porque se parasse perderia muito tempo, e ficava condenado às últimas posições da grelha, com pouco espaço de manobra e tempo para recuperar. Por isso, tinha de levar o carro assim até ao fim. Segundo dos azares, praticamente na mesma zona do primeiro, e poucas voltas depois, vem o Magnussen no Haas por trás, dá-me uma panada de todo o tamanho e com isso manda-me para fora de pista, e segue a vida dele tranquilão, enquanto eu o chamava de filho da p*ta. Caí para 12º aí, e logo depois vem o Raikonnen furioso atrás de mim, com os problemas do Ferrari resolvidos, passou por mim a abrir mais ou menos como eu passo com o meu Fiat Punto a abrir pelas bicicletas que vão encostadas à direita na estrada. Entrando na última volta, estou em 13º, com o carro claramente em quebra de rendimento, e sou ultrapassado na tal longa recta do lado contrário à meta pelo Jolyan Palmer no Renault, mas respondo-lhe na curva, deixando-o para trás, a apenas uma viragem da meta. Faço essa viragem à frente dele, mas não sei como, naqueles poucos metros que faltavam até à meta, sou ainda ultrapassado. Foi preciso recorrer ao photo finish, mas sim, ele acabou à minha frente.

pgs2d5d.jpg

Um final azarado, e principalmente, muito desapontante para este GP. Depois de uma qualificação belíssima e de um óptimo começo na corrida em si, desenvolvi esperanças em mais uma boa classificação, e em mais um GP com pontos conquistados.

Senti claramente o carro a perder gás à medida que as voltas iam passando. Para isso podem ter contribuído várias coisas. Primeiro a tal situação dos pneus que como eu escrevi, se pudesse repetir teria feito diferente. Segundo a questão de ter sido mandado para fora de pista duas vezes. Terceiro o facto da parte da frente do meu carro ter ficado em muito mau estado e não ter outro remédio a não ser aguentar assim cerca de 7 ou 8 voltas. Quarto e a mais preocupante, apenas após duas provas o meu motor já está a dar de si, sendo que apenas posso substituir peças a partir do 5º GP, sem ser prejudicado por isso.

Esta última questão tem ligação directa com aquela que dará origem à minha próxima actualização, que não terá a ver com o 3º GP, mas sim com a parte do jogo no modo carreira na qual se substituem componentes do motor e se desenvolvem as características do carro.

p17NODl.jpg

O 14º lugar, principalmente por ter acontecido nestas condições, deixa-me triste, mas agora é levantar a cabeça e fazer melhor no Bahrain. Fiquei aquém do desafio da McLaren, que me tinha pedido o 12º lugar e, com isso, a minha reputação no universo da F1 ressentiu-se. Talvez o único ponto positivo, é ter voltado a fazer melhor do que o Fernando Alonso, e estar cada vez mais destacado na liderança desta nossa rivalidade.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Corrida meio atribulada. De facto, após a qualificação e inicio de prova também pensei que fosses fazer melhor lugar. Mas isto na F1 nada é garantido, e este é um excelente exemplo. Continuas na tua curva de aprendizagem, e para o final da época já vais ter uma ideia melhor sobe as situações dos pneus, entre outros.

Salientar a complexidade do jogo, onde não tinha noção que tínhamos de substituir peças do motor e isso. Simplesmente fantástico. e toca tudo aprender por aqui :)

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles toques por trás que nos mandam para fora da pista é algo que irrita mesmo muito :funny:

O resultado não foi mau de todo tendo em conta a equipa onde estás, mas claro, deixa um sabor amargo pelo que aconteceu na parte final da corrida.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim custa-me é quando eles me perguntam se quero manter o plano inicial das paragens ou se quero mudar... Nunca sei como lhes responder, muito menos em andamento :medinho:

Esse GP não correu bem pois tiveste muitos incidentes, o que explica o lugar final. Se conseguires manter a regularidade e não dar toques em ninguém podes conseguir voos mais altos.

Também comecei com 75 de dificuldade (influenciado pelo teu tópico), mas tu ainda usas mudanças manuais e eu não. Portanto só aí já é mais uma coisa que tens de preocupar e portanto mereces um :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a adorar a história, tanto é que já saquei o Formula 1 2015 para o pc. Tens feito bons resultados, mas esta corrida acaba por ter um sabor agridoce para ti certamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também jogo com o comando e uso a câmara do cockpit. Habituei-me facilmente e adiciona um pouco mais de realismo ao jogo. Também penso que é mais fácil controlar as distâncias para a frente sendo assim possível evitar tantos danos na front wing.

Podes usar também a câmara que está por cima do capacete que é a que a maioria dos YouTubers utiliza.

Eu acho impossível jogar nas de fora, parece que dá a sensação de que o carro não vira. Parece um barco :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também jogo com o comando e uso a câmara do cockpit. Habituei-me facilmente e adiciona um pouco mais de realismo ao jogo. Também penso que é mais fácil controlar as distâncias para a frente sendo assim possível evitar tantos danos na front wing.

Podes usar também a câmara que está por cima do capacete que é a que a maioria dos YouTubers utiliza.

Eu acho impossível jogar nas de fora, parece que dá a sensação de que o carro não vira. Parece um barco :lol:

Eu uso essa :happy:

João, tiveste oportunidade de guiar uns F1 antigos entre a corrida da Austrália e a da China? Eu tive, porque o meu jogo é uma Special Edition que traz 4 ou 5 carros icónicos, guiei o Renault campeão em 2006 :prayer: 20 mil rpm :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Corrida meio atribulada. De facto, após a qualificação e inicio de prova também pensei que fosses fazer melhor lugar. Mas isto na F1 nada é garantido, e este é um excelente exemplo. Continuas na tua curva de aprendizagem, e para o final da época já vais ter uma ideia melhor sobe as situações dos pneus, entre outros.

Salientar a complexidade do jogo, onde não tinha noção que tínhamos de substituir peças do motor e isso. Simplesmente fantástico. e toca tudo aprender por aqui :)

Tenho de ir preparar o post sobre esse tema e particularidade do jogo, é meio complexo e bastante detalhado, se calhar vai ser uma boa surpresa para muita gente.

Aqueles toques por trás que nos mandam para fora da pista é algo que irrita mesmo muito :funny:

O resultado não foi mau de todo tendo em conta a equipa onde estás, mas claro, deixa um sabor amargo pelo que aconteceu na parte final da corrida.

Ia a caminho de um lugar bem melhor do que aquele que consegui por isso sim, foi uma desilusão.

Estou a adorar a história, tanto é que já saquei o Formula 1 2015 para o pc. Tens feito bons resultados, mas esta corrida acaba por ter um sabor agridoce para ti certamente.

Obrigado pelo comentário, aconselho-te o 2016 se tiveres maneira de o arranjar, isto porque outras pessoas bastante mais entendidas em jogos deste género, disseram que a verdadeira evolução no F1 aconteceu do 2015 para o 2016, e que o jogo de 2015 não era nada de especial. Eu experimentei a demo do 2016 e foi aí que fiquei rendido ao jogo, ao ponto de comprar o 2017 pouco depois da data de lançamento.

Ri-me com a comparação entre o carro e o barco, mas não acho nada difícil de virar. Se há muita coisa em que o McLaren não presta, pelo menos nas curvas, penso que deve ser dos que vira melhor, se bem que eu ainda só conduzi o McLaren desde que tenho o jogo, e fiz umas voltas num desafio com um Force India. :lol:

Off-topic: Na realidade é o meu GP favorito mas porra lá para o Mónaco no jogo.

Não consegui terminar essa corrida no meu modo championship e estou com medo para quando lá chegar neste modo carreira.

Eu uso essa :happy:

João, tiveste oportunidade de guiar uns F1 antigos entre a corrida da Austrália e a da China? Eu tive, porque o meu jogo é uma Special Edition que traz 4 ou 5 carros icónicos, guiei o Renault campeão em 2006 :prayer: 20 mil rpm :prayer:

Eu também tenho essa versão, mas com estava com tesão para continuar a jogar a carreira, caguei para isso no intervalo entre as corridas da Austrália e da China, mas depois quando explorei melhor os menus de desenvolvimento do carro, percebi que ganho pontos extra por participar nessas provas, por isso na próxima oportunidade vou ter de jogar. Até porque também é bom para desanuviar um pouco do McLaren.

A mim custa-me é quando eles me perguntam se quero manter o plano inicial das paragens ou se quero mudar... Nunca sei como lhes responder, muito menos em andamento :medinho:

Esse GP não correu bem pois tiveste muitos incidentes, o que explica o lugar final. Se conseguires manter a regularidade e não dar toques em ninguém podes conseguir voos mais altos.

Também comecei com 75 de dificuldade (influenciado pelo teu tópico), mas tu ainda usas mudanças manuais e eu não. Portanto só aí já é mais uma coisa que tens de preocupar e portanto mereces um :handclap:

Para aceitar a mudança que eles sugerem é muito fácil, é só carregar L1 e seta para a direita, e automaticamente aceita a alteração. Pior é quando queres fazer coisas com mais pormenor, e ao mesmo tempo tens de guiar o carro, aí é que é um atrofio.

Compartilhar este post

Link para o post

Deviam fazer tipo perguntas pelo radio e nós só respondíamos sim ou nao... Do género "queres mudar para pneus xpto? E nós íamos respondendo sim ou não, era muito mais fácil, mas percebo que queiram aproximar o jogo à realidade.

Tipo, tive a asa dianteira "amarela" e pensei que quando fosse às boxes metessem uma nova, mas quando lá fui só mudaram pneus e mais nada...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Deviam fazer tipo perguntas pelo radio e nós só respondíamos sim ou nao... Do género "queres mudar para pneus xpto? E nós íamos respondendo sim ou não, era muito mais fácil, mas percebo que queiram aproximar o jogo à realidade.

Tipo, tive a asa dianteira "amarela" e pensei que quando fosse às boxes metessem uma nova, mas quando lá fui só mudaram pneus e mais nada...

Só mudam a asa quando o dano é significativo e afecta a performance, que não é o caso quando ainda está amarelo, e como não é suposto que andes a bater com o carro, nessa situação não trocam, porque uma pit stop para mudar os pneus é rápida, para mudar os pneus e mudar a asa é mais lenta, e perdes tempo com isso, por isso só te compensa perder esse tempo quando realmente não consegues conduzir caso não resolvas esse problema. É possível que dê para pedir a troca da asa, mesmo quando só está amarelo, devem ser uns comandos que eu desconheço. Mas quando dás um toque e a asa fica danificada, ou quando está a chover e de repente deixa, o mecânico no rádio diz que há uma alteração viável dos planos e se tu queres ir por essa mudança, caso a tua resposta seja positiva então só tens de fazer aquilo que eu te disse, L1 + seta direita.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível que dê para pedir a troca da asa, mesmo quando só está amarelo, devem ser uns comandos que eu desconheço.

Num menu tens a opção de swap front wing. Normalmente está no Auto mas dá para pôr no Yes ou No.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Num menu tens a opção de swap front wing. Normalmente está no Auto mas dá para pôr no Yes ou No.

Tenho de estudar melhor isso, para ver se dá para fazer pequenas alterações que tornem essa interacção com o menu menos complicada, porque para carregar L1 + seta direita ainda é naquela porque não estorva muito, mas andar por lá a explorar o menu enquanto temos de manter a condução do carro, para mim é humanamente impossível, por isso não me aventuro nessas coisas, e faço só o básico dos básicos.

Não tive tempo hoje, mas amanhã terei, para fazer a tal actualização sobre a parte do jogo no modo carreira que está ligada com a manutenção do motor do carro e também com o desenvolvimento dos vários componentes. Para quem não tem o jogo, é bem provável que fiquem surpreendidos com a complexidade desta parte, e com o nível de detalhe que é possível trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como prometido, e também porque era realmente imperial que o fizesse, dada a importância, o interesse e surpresa que esta parte mais técnica do jogo poderá criar em vocês, segue-se a actualização referente às potencialidade de desenvolvimento do carro nas suas mais variadas componentes, bem como o desgaste que naturalmente as sessões de prática, de treino e corridas em si afectam o motor, e como isso pode influenciar o desempenho geral do carro.

D0y0E4h.jpg

Aproveitando a deixa, começamos por olhar para o menu referente ao desgaste do motor. São seis as diferentes partes que constituem o motor de um carro de F1, e se eu não sabia praticamente nada sobre este jogo antes de o comprar, quando olhei para isto fiz a mesma figura de um burro a olhar para um palácio, e mesmo agora continuo a perceber pouco. Sei apenas o básico. Não sei bem a importância de cada uma das coisas, aquilo que sei é que tenho direito a usar ao longo da época, quatro de cada uma das partes, sem ser penalizado por isso. Caso use mais do que quatro, e tenha de encomendar, por exemplo, mais um Internal Combustion Engine, serei penalizado na corrida seguinte. A penalização passa por perder alguns lugares na grelha de partida. E claro que percebo, mas para isso não é preciso ser um génio, que quando está a verde não há motivo de alarme pois essa parte encontra-se em bom estado, e quando está a amarelo já apresenta algum desgaste.

Dado que esta imagem foi tirada logo após ter terminado o 2º GP da época, na China, e de algumas partes do meu motor já apresentarem este desgaste, fico um pouco reticente e com medo do que poderá acontecer nas próximas corridas, dado que relembro, apenas posso usar até um máximo de quatro de cada uma ao longo de toda a época. A época tem 20 provas, se no final da 2ª já estou assim, provavelmente no final da 3ª terei de fazer alterações, e mantendo este ritmo, quatro mudanças não chegarão até ao final da temporada.

Há no entanto um pormenor que me dá esperança, no sentido de que isto melhorará com o tempo, mas já lá vamos, quando abordarmos a questão do desenvolvimento do carro. Por enquanto ainda estamos na parte do desgaste. Já demos uma olhada no desgaste do motor, vamos ver agora a caixa.

owIp5xv.jpg

As regras para a mudança da caixa, que para quem não sabe, é a responsável pela subida e descida das mudanças do carro, são ligeiramente diferentes das regras para a mudança das partes do motor. Aqui podemos na mesma utilizar até um máximo de quatro por época, sem ser penalizados por isso, no entanto a mesma caixa tem de ser utilizada durante 5 ou 6 (não confirmei ainda) corridas consecutivas, antes de poder ser alterada sem qualquer penalização. Por enquanto, findados que estão dois GP, a caixa ainda não apresenta sinais de desgaste, por isso é menos uma dor de cabeça por agora.

KOuwmmF.jpg

Passando então ao outro assunto, são 4+1 os componentes que podemos melhorar no nosso carro, ao longo do tempo. Para conseguirmos desenvolver, o jogo trabalha com um sistema de pontos de experiência, que nós ganhamos por completar os programas dos treinos livres, por completar os objectivos da equipa nas qualificações, e pelo desempenho que temos na corrida em si, e depois esses pontos de experiência podem então ser aplicados no desenvolvimento do carro.

À direita podem ver a árvore hierárquica da F1, no qual se vê que o carro da equipa Mercedes é, no cômputo geral, o melhor, seguido do carro da Ferrari. Os piores são o carro da McLaren, que eu conduzo, e o da Sauber. Em baixo, podem ver que aquilo que faz o carro da McLaren realmente mau, é mesmo a questão do motor, já que na aerodinâmica e nos chassis, estamos na média.

- Durability: Aplicando esforços nesta área, podemos conseguir reduzir o desgaste das peças do motor, bem como da caixa, e era por aqui que eu me sentia relativamente esperançado em fazer com que as partes do motor não durassem apenas duas ou três corridas, que é o que parece que vai acontecer nesta primeira fase.

- Chassis: Este departamento é responsável pela carroçaria do carro, bem como pela distribuição do peso no mesmo, que tem um impacto importante no desgaste, durabilidade e eficiência dos pneus.

- Aerodynamics: Área que está ligada àquela parte na qual escolhemos se queremos um carro mais pesado, para condições climatéricas mais perigosas, ou um carro mais leve, quando a pista esta seca. O desenvolvimento deste componente permite optimizar o comportamento do carro, quer numa quer noutra situação.

- Powertrain: O grande tendão de Aquiles do carro da equipa McLaren, e consequentemente o departamento que mais merece a nossa atenção, nesta fase. Melhorando aqui, vamos conseguir outro nível de performance do motor, que é o mais fraco de toda a grelha, bem como consumos mais económicos de combustível.

IvbaetQ.jpg

- Competencies: Há, para além das quatro grandes áreas, mais uma, pensada para desbloquear através do curso natural de uma carreira na F1, que conferem um extra a vários níveis no desenvolvimento do carro. Como nunca fiz nenhuma carreira, e nunca mudei de equipa, não sei se estas competências me seguem, mas só faz sentido se assim for. Ao escalar este desafio das competências, posso ganhar pontos de experiência extra para aplicar no desenvolvimento do carro (First Driver Bonus), posso conseguir que o tempo necessário para concluir os upgrades no carro sejam mais curtos (Upgrade Speed), posso aumentar o número de upgrades a serem trabalhados ao mesmo tempo (Simultaneous Development) e, por fim, posso ter direito a pit stops mais rápidas durante os GP.

mZ9rbyr.jpg

Decidi, no final da segunda corrida, começar a utilizar os pontos de experiências amealhados até então, no desenvolvimento do carro, mais especificamente nas duas áreas que me chamaram mais a atenção, e que considerei mais importantes de desenvolver nesta fase, que são as de durability e powertrain.

Próximo paragem: Bahrain.

Compartilhar este post

Link para o post

O uso da caixa são 6 corridas. Aliás, na imagem refere isso ( 2 of 6 completed races).

Como já referiram aí, é aproveitar para levar as penalizações em pistas que não vás conseguir fazer boa figura, ou usar as peças mais desgastadas nesses mesmos GP. Tipo o do Monaco :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Senti verdadeiras dificuldades nas sessões de treinos livres do Bahrain, e por diversos motivos. Iniciei o primeiro programa, de reconhecimento da pista, e achei o traçado bem mais complicado, a nível de curvas, do que os dois anteriores, da Austrália e China. Não consegui manter a linha de corrida durante todo o percurso, e falhei mais vezes do que é costume. Nota também para a primeira intervenção do mecânico, via rádio, assim que meti o carro em pista, que foi logo um alerta para o estado actual do motor, indicando que o desgaste se encontrava demasiado alto, e para eu ter em atenção esse aspecto, e não puxar demasiado pelo carro. Ao início não liguei, mas quando avancei nos programas, nomeadamente para aqueles nos quais era necessário fazer abaixo de um certo tempo, aí sim, percebi as reservas do mecânico.

Basicamente, na primeira sessão de treinos livres, não consegui fazer uma única volta abaixo do tempo mínimo pedido pela equipa. Alterei o setup para o maximum top speed, utilizei o mínimo possível de combustível para não sobrecarregar o carro, e mesmo assim não deu. Em recta e com o DRS activo, o carro chorava para conseguir bater nos 300 Km/h. No final do dia 1, tinha o 20º e pior tempo, a 1s de distância do 19º. Muito mau. Resolvi, por isso, antecipar as mudanças das peças do motor, que inicialmente tinha previsto fazer só no final deste 3º GP da temporada. Se não as fizesse já, então mais valia nem participar no Bahrain, porque não ia lá fazer nada.

Só que, as mudanças, no total, exigiam um tempo de trabalho no carro de 45', que começou a contar a partir do início da segunda sessão de treinos livres, que tem uma duração total de 90'. Fiquei, por isso, com metade do tempo útil de sessão, e resolvi não participar no segundo dia, porque não ia ter tempo de completar todos os programas e assim, ao menos, não iria desgastar os pneus.

eWSeFX6.jpg

Foi então que, só na terceira e última sessão de treinos livres, tive o carro minimamente em condições para ir para a pista mostrar o que valia. Ainda assim, os resultados não foram muito animadores. Continuei sem conseguir realizar o traçado de forma perfeita, e falhei uma das curvas. A questão da poupança de combustível já não é um problema, e acho que já nem vale mais a pena falar sobre isso, dado que passo nesse programa sem qualquer problema. O mesmo não se pode dizer da questão da poupança dos pneus, que continua a ser o programa mais problemático e que mais luta dá para perceber como optimizar neste aspecto.

Chegando ao que realmente interessa, que são os tempos realizados, melhorei o 20º lugar da primeira sessão de treinos livres, mas também não fiz uma classificação muito famosa. A pista, para além das curvas difíceis, tem quatro rectas longas como podem ver na imagem acima, e isso não favorece em nada o meu McLaren.

ybAuOjn.jpg

Fiz apenas o 15º melhor tempo, havendo por isso apenas cinco condutores mais lentos do que eu. Depois, avancei para a qualificação, ainda na esperança que pudesse correr melhor, e isso não aconteceu. A McLaren pediu-me que igualasse o que fiz nos treinos treinos livres, ou seja, o 15º tempo, e desafiou-me igualmente a ser mais rápido do que o Alonso. Apenas fiz o 16º tempo, e fui cortado logo na primeira ronda. Pior do que isso, esqueci-me de retirar a imagem, e é também por isso que decidi colar esta informação aqui, em vez de fazer uma actualização dedicada apenas à qualificação. Não sei ao certo qual foi o tempo que fiz, o que é uma pena. Do mal o menos, fiquei à frente do Alonso, que se classificou precisamente na posição atrás da minha, em 17º.

Partiremos assim do 16º lugar da grelha de partida no GP do Bahrain.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Season 1

Grande Prémio do Bahrain - Circuito de Sakhir

Grelha de Partida: 16º lugar

Cheguei ao GP do Bahrain num estado de espírito diferente do que tive na Austrália e na China. Na Austrália estava com a adrenalina do início da época e da carreira, na China estava com a motivação em alta depois das sessões de treinos livres e de qualificação muito acima das expectativas. No Bahrain desci um pouco à Terra, depois das dificuldades sentidas nas sessões de treinos livres, nomeadamente nos programas de reconhecimento da pista, e de me ter espalhado ao comprido na qualificação, realizando um tempo bem modesto, que me colocava apenas na 16ª posição da grelha. Por isso, sem grandes expectativas pessoais, bem como da própria McLaren, que apenas queria um 15º lugar, lá marquei presença no Bahrain, para o início do 3º GP da época.

Bgm6BoJ.jpg

Pela primeira vez foi possível manter-me fiel à estratégia definida antes do começo, mas foi também a primeira corrida que manteve condições atmosféricas estáveis desde o início ao fim. Modifiquei, ainda assim, algumas coisas, nomeadamente a ordem de utilização dos pneus, e o número de voltas feito com cada um dos jogos à minha disposição. Por defeito, a ordem era super soft + super soft + soft, e foi por iniciativa própria que resolvi intercalar os dois compostos, começando e acabando a corrida com o composto mais rápido, e fazendo uma parte intermédia com os pneus soft. A decisão teve a ver com o facto de eu planear um início agressivo para ganhar algumas posições, uma manutenção desse mesmo lugar ao longo da corrida, e mais um final igualmente agressivo, caso fosse preciso tentar alguma ultrapassagem ou segurar alguma posição.

NJg1Ay3.jpg

Um dia solarengo, como de resto deve ser habitual, no Bahrain, com os carros alinhados para o arranque do 3º GP da temporada. Ao meu lado o Palmer da Renault, à minha frente o Carlos Sainz, o Kvyat e o Ricciardo, que sentiu dificuldades na qualificação, e teve igualmente problemas ao longo da corrida. Atrás de mim o meu colega de equipa e rival, Fernando Alonso.

Como já vem sendo hábito, um bom início com várias ultrapassagens, quer na primeira, quer na segunda curva, e uma escalada significativa de posição, até ao 7º lugar. Sim, dei novamente um toque em alguém na primeira volta, ainda não foi desta que consegui contrariar esse mau hábito. Do mal o menos, aguentei toda a corrida sem tocar em mais ninguém, e sem ter problemas com a performance do carro.

No Bahrain tivemos um GP relativamente tranquilo, e definitivamente menos atribulado dos que os dois primeiros. Relembro que na Austrália foram cinco os pilotos que não terminaram, e na China tive duas saídas de pista, "empurrado" pelos meus adversários. No Bahrain, saí uma vez de pista, mas já lá vamos. Houve também uma situação pontual de Virtual Safety Car, aquando de uma desistência. Consegui manter uma posição dentro do Top 10 durante toda a corrida, com as oscilações naturais das paragens nas boxes. Fiquei um bocado sentido nomeadamente com a segunda das paragens, isto porque entrei lá na 7ª posição e saí de lá na 10ª, acreditando que como faltavam cerca de 18 voltas para terminar a corrida, ainda ia recuperar pelo menos duas das posições perdidas, já que estava numa luta interessante com o Pérez pelo 7º lugar. Parei e cedi essa posição ao Pérez, bem com a 8ª e 9ª ao Kvyat e ao Grosjean, respectivamente, que vinham mais atrás, só que depois nenhum deles fez mais alguma paragem, e devido a algumas contingências, não mais os consegui apanhar.

A dada altura, quando procurava reentrar na luta com os dois pilotos acima referidos, tive a minha saída de pista, no sector mais difícil do Bahrain, que era uma curva super apertada à esquerda, que vinha depois de um período de aceleração. Vá lá que não cheguei a bater nas barreiras, e vinha tão destacado do Felipe Massa, que nem assim ele se aproximou, mas fez-me perder segundos importantes na luta por um lugar melhor. Ainda assim, realizei após esta saída de pista, mais umas quantas boas voltas, que me voltaram a colocar na luta, e depois a situação mais chata da corrida aconteceu. O Raikonnen já estava com uma volta de avanço de alguns pilotos e chegou à minha vez de o deixar passar, só que como não queria perder segundos importantes para os da frente, não abrandei, pois apenas o queria deixar passar em recta, onde o Ferrari é muito melhor que o McLaren. Só que o Raikonnen não me ultrapassou na primeira recta, nem na segunda, nem na terceira, e finalmente na quarta, ultrapassou-me ao mesmo tempo que levei um penalização de 5s por, supostamente, não ter respeitado a blue flag (bandeira azul que sinaliza a passagem dos carros que estão com uma volta de avanço). Esta blue flag praticamente acabou com o meu sonho de fazer melhor do que 10º, porque mesmo que ultrapassasse o Kvyat ou o Grosjean, não lhes ia ganhar 5s, e depois no final iria perder na mesma a posição. O sonho ficou desfeito quando se aproximou o Hamilton, e aí travei para o deixar passar e não levar nova penalização, porque se levasse ainda corria o risco de cair de 10º para 11º. E, com estes acontecimentos, disse definitivamente adeus à possibilidade de fazer 9º ou até 8º.

ifRMXTP.jpg

Terminei no último dos lugar pontuáveis, em 10º, juntando mais 1 pontos aos 6 conquistados com o 7º lugar da Austrália. Foi uma posição acima das expectativas da equipa, e pessoalmente também estou satisfeito com este resultado, depois de um início de fim de semana algo atribulado. Confirmaram-se os problemas de adaptação do Ricciardo à pista, que depois de uma má qualificação não conseguiu corrigir em corrida, ficando numa posição que não se coaduna com a equipa que representa e o carro que conduz. Acontece.

PI9fzRd.jpg

Para além dos pontos ganhos no Mundial de F1, também somei "pontos" para o respeito e reputação no universo da F1.

Vamos ver que continuidade é possível dar no próximo GP, em Sochi, na Rússia.

Compartilhar este post

Link para o post

Ui fiquei uns dias sem vir aqui ao tópico e já tenho um testamento para ler :medinho:

Ainda assim, já vi que conseguiste sacar um pontinho nesta primeira passagem pelas Arábias, o que é um muito bom resultado.

P.S: Ai ai esse erro da blue flag não se pode cometer. Gostei da tua estratégia de pneus para a corrida, sendo que na parte final com menos combustível e com os pneus mais rápidos podias ter obtido uma classificação bem melhor. Pena o descuido na saída de pista e do teu erro (ingénuo) de não obedecer a uma regra da F1. Se o tivesses deixado passar mais cedo, podias tentar ir na traseira dele aproveitando o momento de ultrapassagem (obrigatória) deste carro rápido aos teus adversários e assim talvez os apanhes desprevenidos, conseguindo assim subir na classificação.

Editado por zunaiki

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom João, boa explicação sobre os componentes e o seu desgaste. Na development tree, também escolhi esses 2 itens.

Também já tive situações de blue flag em que os gajos tentam sempre passar por nós nos sitios mais complicados e eu como sou fdd raramente abrando para os deixar passar, simplesmente afasto-me e eles que passem se quiserem/conseguirem :mrgreen:

Estou na China e ainda só fiz uma volta para testar um comando "novo".

Já tens a Williams atrás de ti... Perspectivas de futuro? Fica e desenvolver o carro, ou passar logo para uma equipa do top 4?

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de tudo,um 10 lugar não acaba por ser mau, pontuar é sempre bom, principalmente quando estás numa equipa em que os carros para chegar aos 300km/h é preciso puxar bem por eles :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive uns dias sem ler e já vais adiantado.

Salientar a excelente revisão que fizeste à parte mecânica que o jogo apresenta, de facto é necessário uma linha de aprendizagem e não jogar só por jogar. Belo trabalho da codemaster, e também novamente da tua apresentação com uma qualidade fantástica e perceptível para qualquer um entender.

Passando para a corrida do Bahrein, optima prova! Nota-se o teu crescimento como jogador de corrida para corrida, e esta tua selecção de uma estratégia/abordagem diferente é mais um sinal de evolução. Foi pena teres sido penalizado nesses 5s, porque provavelmente tinhas chegado perto da malta da frente (seria uma ponta final bem dura).

A tua reputação contínua a crescer, e a Williams começa a querer chegar-se à frente tal como o Zimene referiu. Na próxima época vais estar lá por cima (pode-se assinar contrato no decorrer da época?)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...